Parece também que já era esperado e, por conseguinte, já estava "precificado" pelo Mercado, notar o que aconteceu às ações desde o dia 30 (quinta-feira passada):
Claro que a EMBRAER faz muitos outros negócios mas este é o prenúncio de um GAME CHANGER (pode puxar Índia, Arábia Saudita, sabe-se lá quem mais*), e gera grandes expectativas.
(*) - Para muitos a USAF é o pote de ouro, mas vendo o que está acontecendo com sua Economia, diferente dos dados dos pasquins comuns, EMBR3 estaria arriscando tomar o maior calote de sua história.
PS: talvez isto ajude com a quantidade e valor do contrato inicial:
S. Korea selects Embraer's C-390 for new military transport aircraft
South Korea's defense authorities on Monday chose Brazilian company Embraer's C-390 for the Air Force's new large transport aircraft over contenders from aerospace heavyweights Lockheed Martin and Airbus.
The Defense Project Promotion Committee selected the model for the 710 billion won ($543.4 million) acquisition project set to run through 2026, according to the Defense Acquisition Program Administration (DAPA).
The agency did not disclose the number of new aircraft to be introduced under the project, although South Korea is expected to purchase three units.
The South Korean Air Force currently operates Lockheed Martin C-130J as its large military transport aircraft.
"Through this project, capabilities in air transport and peace keeping operations are expected to be enhanced," DAPA said in a release.
South Korea has increasingly mobilized its military transport aircraft for global airlift operations, such as transporting 163 South Koreans and 57 other nationals out of Israel in October following the outbreak of the Israel-Hamas war.
Cassio escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 12:29 pm
Os que achavam que o KC não venderia, que seria um fracasso, e etc... Devem estar envergonhados!!!! Kkk
É o que já foi falado aqui várias vezes, esperaram o IOC e vai descambar de vender, especialmente na Ásia.
Quanto a USAF, não sei, pois minha visão é que politicamente pode ser um soco no saco da Lockheed pelos problemas que ainda atingem o F-35 ou a Lockheed vai botar o pau na mesa dos Congressistas. Acredito mais no segundo caso, mas o KC-390 é um mundo à frente do C-130G (Gambiarra).
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Dez 04, 2023 1:18 pm
por gabriel219
jumentodonordeste escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 11:32 am
Isso nao teria que ser antes?
Aqui nesse sádico e sério país tropical, a única maneira de se argumentar em prol de compra de armamento é como troca comercial.
Eles já escolheram o C390 sem nenhuma compensação da nossa parte...como vamos justificar a compra de equipamento deles? Para a defesa e soberania do país? PFFFFF.
Acredito que não necessariamente, só se tivesse atrelado como off-set no acordo, porém também é uma abertura pros Sul-Coreanos chegarem aqui e tentarem forçar, pois existem mais C-130 para serem substituídos, além desses seis em potencial. Um condicional pra um segundo lote, muito provavelmente, será este.
E haverá, mais cedo ou mais tarde, essa requisição pra um segundo lote.
S. Korea selects Embraer's C-390 for new military transport aircraft
South Korea's defense authorities on Monday chose Brazilian company Embraer's C-390 for the Air Force's new large transport aircraft over contenders from aerospace heavyweights Lockheed Martin and Airbus.
The Defense Project Promotion Committee selected the model for the 710 billion won ($543.4 million) acquisition project set to run through 2026, according to the Defense Acquisition Program Administration (DAPA).
The agency did not disclose the number of new aircraft to be introduced under the project, although South Korea is expected to purchase three units.
The South Korean Air Force currently operates Lockheed Martin C-130J as its large military transport aircraft.
"Through this project, capabilities in air transport and peace keeping operations are expected to be enhanced," DAPA said in a release.
South Korea has increasingly mobilized its military transport aircraft for global airlift operations, such as transporting 163 South Koreans and 57 other nationals out of Israel in October following the outbreak of the Israel-Hamas war.
Pelo valor seriam 5,6 unidades. Alguém sabe com mais precisão o número de KC390 no negócio?
O Bosco falou em 3 unidades.
(...)
“We have many other conversations in place,” da Costa Junior says of the company’s sales prospects. “We expect to have an announcement coming from South Korea no later than the end of this year,” he adds, referring to Seoul’s LTA-2 tactical transport acquisition.
The requirement is expected to be for three aircraft, with the C-390 squaring up against Lockheed Martin’s C-130J: a model already operated by the Republic of Korea Air Force.
(...)
EduClau escreveu: ↑Seg Dez 04, 2023 6:07 pm
Falar que com meio bi de USD eles levam meia dúzia de kc vai revoltar a portuguesada, não pagaram 800M de EUROS por 5 e sendo sócios do programa ?
Essa é a consequência de ser investidor. Paga mais caro no início mesmo. Mas lucram muito mais que essa diferença tendo o direito de fabricar parte das peças em Portugal em qualquer encomenda que será feita.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Dez 05, 2023 11:06 am
por FCarvalho
Em 2024 a Embraer deve apresentar ao menos mais duas vendas na Europa, com Grécia e Suécia sendo os compradores. Por tabela, temos ainda a Finlândia que andou testando o KC-390, além de Suíça e Croácia. Países onde o avião da Embraer esteve ao longo deste ano.
A venda para a Coréia do Sul deve ampliar os pedidos e interessados na Europa pelo avião. A Polônia tende a ser uma grande compradora, mas está enrolada até o fio dos cabelos com compras de armamento para o exército. Operam apenas 4 ou 5 C-130B, que serão substituídos por C-130H, também usados do deserto norte americano. Não há perspectiva no curto e médio prazo ali.
No leste europeu a Bulgária pode ser um cliente no futuro a curto prazo, pois estão renovando a frota da força aérea. Eslováquia também deve entrar para o clube quando os checos começarem a operar os seus. A Romênia está recebendo C-130H usados, que devem ser substituídos no médio e longo prazo, dada a prioridade à renovação da aviação de caça, por motivos óbvios.
Continuo apostando que Noruega e Dinamarca entrarão para o clube também, já que Suécia e Finlândia devem fechar com o KC-390. As vantagens serão demonstradas in loco na operação dele com os -J destes países, que duram até 2028, quando haverá uma decisão sobre o prosseguimento ou não de seu uso. A Turquia seria a grande tacada de vendas para a Europa. E se o Erdogan continuar por lá até o fim do mandato, teremos boas chances de colocar o avião da Embraer na força aérea turca.
A venda para a Arábia Saudita e Índia pode-se dar como favas contadas a meu ver, pois estes países estão buscando ou sair da esfera de dependência norte americana, no caso do primeiro, e manter a sua autonomia geopolítica em relação a eles. E o KC-390 é a chave para isso. Ambos processos devem alavancar as vendas do avião em suas respectivas regiões de influência. Estamos falando de negócios que podem ultrapassar 200 unidades. Só isso vai fazer o pessoal da LM ter um infarto coletivo. E deixar o avião da Embraer quiçá mais próximo da USAF.
ps: eu tenho aqui comigo que a US Navy e o USMC só não compram o KC-390 porque o lobby político da LM em Washington é pesadíssimo; via de regra, o avião da Embraer cabe como uma luva nas necessidades de ambas forças armadas; não estou falando de vender centenas de unidades, mas algo na casa de 30 a 50 aviões para as duas; em todo caso, se o avião vencer o Agile Tanker, ele fica mais próximo de servir aos marines e na marinha norte americana; claro, tudo fabricado nos USA.
Aproximação final, a 127 nós (235 km/h) de velocidade e a 340 pés (105 metros) de altitude, à pista da Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, Ovar, Portugal, por parte do KC-390 (26901) da Esquadra 506 – "Rinocerontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a 5 de Dezembro de 2023. A primeira missão deste KC-390 teve lugar a 26 de Outubro de 2023, voando com o "callsign" AFP11, chegando a Ovar, cerca das 22h20, após percorrer, em cerca de 6 horas, mais de 5 mil km sobre o Oceano Atlântico.(...)
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Dez 07, 2023 9:54 am
por cabeça de martelo
Um KC390 aterrar em Ovar não deve ser a coisa mais fácil do mundo, digo eu que não percebo nada disto.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Dez 07, 2023 10:54 am
por FCarvalho
O que tem de especial nesta base da FAP. A pista é curta, ventos contrários, tempo ruim, pouca infraestrutura?
O KC-390 já até chegou a operar aqui em pistas de 1800 metros no PEF de Estirão do Equador no vale do Javari, área do Comando Alto Solimões do exército.
E tem coisas bem piores aqui em termos de pistas nos PEF.
Para quem fez uma viagem tão longa quanto o avião acima, é de se esperar que estivesse mais leve quando do pouso. O que facilita, em termos, os procedimentos de aterrisagem.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qui Dez 07, 2023 11:46 am
por cabeça de martelo
FCarvalho escreveu: ↑Qui Dez 07, 2023 10:54 am
O que tem de especial nesta base da FAP. A pista é curta, ventos contrários, tempo ruim, pouca infraestrutura?
O KC-390 já até chegou a operar aqui em pistas de 1800 metros no PEF de Estirão do Equador no vale do Javari, área do Comando Alto Solimões do exército.
E tem coisas bem piores aqui em termos de pistas nos PEF.
Para quem fez uma viagem tão longa quanto o avião acima, é de se esperar que estivesse mais leve quando do pouso. O que facilita, em termos, os procedimentos de aterrisagem.
A Base Aérea N.° 8 (BA8), localizada em Maceda, Ovar, nasceu em 24 de novembro de 2023 por transformação do anterior Aeródromo de Manobra N.º 1 em base aérea.
Ou seja, durante décadas tinha um Helicóptero como destacamento permanente para SAR e transporte de orgãos e pouco mais. Atualmente tem a Esquadra 551 - "Panteras", que opera o UH-60 Black Hawk. Não sei se as condições da BA serão as melhores para um meio pesado como o KC-390.