Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Eu só não entendo o que a Embraer vai fazer lá mostrar avião, e gastar quiçá dinheiro à toa, sabendo da situação da SAAF e da própria Defesa no país.
Se eles não põe dinheiro em 6 Hércules velhos, e ainda arrendam aviões de outros países para cobrir suas necessidades, ao invés de investir na própria frota que tem, como é que vão pagar por um único KC-390, que vale mais do que a SAAF consegue dispor para operar seus aviões de transporte?
Sei lá, me parece que estão metendo os pés pelas mãos neste negócio. Há outros mercados na África que podem de fato pagar e usar os KC-390. O caso sul africano é de desordem total. E sem prazo para acabar.
Se eles não põe dinheiro em 6 Hércules velhos, e ainda arrendam aviões de outros países para cobrir suas necessidades, ao invés de investir na própria frota que tem, como é que vão pagar por um único KC-390, que vale mais do que a SAAF consegue dispor para operar seus aviões de transporte?
Sei lá, me parece que estão metendo os pés pelas mãos neste negócio. Há outros mercados na África que podem de fato pagar e usar os KC-390. O caso sul africano é de desordem total. E sem prazo para acabar.
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Re: Sobre o KC-390
A Embraer sabe o que faz. Se vai para lá é porque reconhece potencial mercado, e foram convidados a demonstrar a aeronave. A empresa não rasga dinheiro.
A aeronave estava no oriente médio já, então aproveitou a ida... E já passa por outros países que poderão ver a aeronave.
Se quer vender tem que mostrar!!! Ora...
O KC já esteve num monte de países sendo demonstrado.
A aeronave estava no oriente médio já, então aproveitou a ida... E já passa por outros países que poderão ver a aeronave.
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Concordo que esta viagem de volta dos EAU pode ser usada para mostrar o avião para muitos clientes em potencial. Isto não é problema. Já fizeram e fazem isso sempre que possível e quando for de interesse.Cassio escreveu: ↑Qua Nov 22, 2023 5:33 pm A Embraer sabe o que faz. Se vai para lá é porque reconhece potencial mercado, e foram convidados a demonstrar a aeronave. A empresa não rasga dinheiro.
A aeronave estava no oriente médio já, então aproveitou a ida... E já passa por outros países que poderão ver a aeronave.
Se quer vender tem que mostrar!!! Ora...
O KC já esteve num monte de países sendo demonstrado.
O problema é: faz mais de trinta anos que a África do Sul desinveste no setor de defesa e, como disse, os cortes e desmandos da indústria e das ffaa's é visto de longe. Como um país assim que deixa toda a sua defesa aérea no chão por quase dois anos sem maiores preocupações pode de fato comprar e operar qualquer quantidade de KC-390 que seja?
Fica a dúvida.
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Re: Sobre o KC-390
Mas com certeza o pessoal da Embraer tem muito mais informações que você sobre o interesse e as possibilidades de uma venda por lá.
Ademais uma aeronave como o KC presta uma série de serviços que podem melhor justificar sua aquisição do que continuar gastando com arrendamentos, e ainda cumprir outras missões de interesse do governo.
Então...
Ademais uma aeronave como o KC presta uma série de serviços que podem melhor justificar sua aquisição do que continuar gastando com arrendamentos, e ainda cumprir outras missões de interesse do governo.
Então...
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Re: Sobre o KC-390
Óbvio que os mascates da Embraer tem muito mais informações que qualquer um de nós aqui, mas isto por si só não invalida a minha questão.Cassio escreveu: ↑Qua Nov 22, 2023 9:01 pm Mas com certeza o pessoal da Embraer tem muito mais informações que você sobre o interesse e as possibilidades de uma venda por lá.
Ademais uma aeronave como o KC presta uma série de serviços que podem melhor justificar sua aquisição do que continuar gastando com arrendamentos, e ainda cumprir outras missões de interesse do governo.
Então...
A SAAF está há quase dois anos sem tirar os Gripen do chão, a frota inteira de Hércules está praticamente jogada ao léu, e até os treinadores Hawk não voam mais. Para não falar que operacionalmente ela não tem qualquer capacidade hoje de defender o país. Quase tudo naquela instituição está parado ou deixou de funcionar há anos, não foi de outro dia para cá. É sintomático. Idem para exército e marinha do país.
Claro, a África do Sul tem economia mais que suficiente para comprar e operar a contento se quiser o KC-390 ou qualquer outro. Mas a dúvida persiste. Com o histórico recente do país no setor de defesa, há de fato empenho e vontade política no país de investir tudo o que não fez nos últimos trinta e poucos anos, independente da crise econômica pela qual o país vem passando e tenta sair há vários anos sem muito sucesso?
Torço e faço votos que este negócio saia. Mas é preciso lembrar também que esta mesma África do Sul estava na lista inicial de investidores do KC-390 e desde então jamais fez sinal de interesse concreto de comprar o mesmo esses anos todos. O que mudou agora que fez com que eles de uma hora para outra arrumaram dinheiro para comprar o avião e operá-lo como se nada tivesse acontecido?
Do nada é que eles não inventaram os recursos para comprar estes aviões. Novamente, não sou contra a venda para eles, mas me resigno pensar que vender um produto a um país que não leva a sério sua defesa, pelo contrário, se omite e negligencia tudo o que pode nos últimos anos, tem que ser muito bem analisado.
Enfim, boa sorte para eles e para nós também. E que não nos metamos em nenhuma enrascada no afã de vender o KC-390.
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Re: Sobre o KC-390
Segundo sua lógica não deveríamos vender o KC para a FAB... Pois você vive falando que somos um país que não leva sua defesa a sério!!!
Só uma questão de lógica e coerência... Kkkk
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Re: Sobre o KC-390
Não vamos confundir as coisas. O KC-390 foi uma ideia da Embraer, que ofereceu à FAB e ela comprou, e o governo à época resolveu bancar por motivos menos meritórios do projeto do que pelos dividendos políticos tirados dele.
E não esqueças que a mesma FAB que bancou 28 unidades foi a que ano passado queria cortar 15 unidades da encomenda, e parou em 19 porque a Embraer ameaçou, literalmente, mandar a conta para a justiça.
Defesa continua sendo um assunto nada sério no Brasil, como sempre foi. E isso tu e a torcida do Flamengo sabe tão bem disso quanto todos aqui.
Novamente, não estou dizendo, e nunca disse que não é para vender para a África do Sul, mas que o negócio tem que ser muito bem avaliado a fim de que não se torne um problema mais para frente à empresa. Tenho certeza que tu entendestes.
No mais, bola para frente, porque ainda tem muito chão para o avião da Embraer começar a se tornar um incômodo real para o Hércules e sua fabricante. E não vai ser 2, 4 ou 6 aviões para os sul africanos que irá mudar isso.
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Re: Sobre o KC-390
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Sobre o KC-390
Deixem as pessoalidades para outros espaços da internet. O assunto aqui é KC-390. Se querem debater o debatedor e não o tema do tópico melhor ficar calado.
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Re: Sobre o KC-390
Prezados colegas, saudações.
Em minha opinião deveria haver um esforço em aumentar a atual encomenda para pelo menos 24 exemplares.
Sds
Em minha opinião deveria haver um esforço em aumentar a atual encomenda para pelo menos 24 exemplares.
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Re: Sobre o KC-390
Será um pequeno grande milagre a FAB conseguir retomar os 28 originalmente propostos, vistos os custos unitários em dólar ou euros de cada aeronave. Valores que simplesmente não cabem na realidade do orçamento da FAB. E que só aumentam, já que a escala de produção é literalmente mínima, apenas a nível de subsistência.
Talvez uma forma de tentar burlar a voracidade da tesoura da fazendo nacional seria cobrar na prática a promessa do governo de não cortar os parcos recursos de investimentos dos programas estratégicos das ffaa's, o tal PAC Defesa, e adicionar 1 avião através das ementas parlamentares, possibilitando a entrega de 2 aeronaves por ano ao invés de apenas uma.
Como foram cortadas 9 unidades da encomenda original, sendo que a repetência destas emendas poderia reaver este número. Mas isto dependeria obviamente de muita negociação, e interesse, de todas as partes envolvidas. Algo que não vemos e nem é possível se esperar que aconteça em futuro previsível.
Talvez com as possíveis encomendas da Índia e países do golfo pérsico e Egito, que tem em perspectiva aquisições de em quantidades muito acima do que se vê até o momento, os custos gerais de cada aeronaves possam diminuir no médio e longo prazo, facilitando um pouco a vida da FAB.
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Re: Sobre o KC-390
Na vizinhança na Proxima década deve ter comprador ,Chile e Colombia quem sabe
Gogogas !
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Re: Sobre o KC-390
O Departamento de Defesa e o Departamento de Estado norte americanos junto com a LM estão oferecendo neste momento um programa de apoio à manutenção e operacionalidade para os C-130 Hércules mais antigos em toda a América Latina, que são não a grande maioria, mas a totalidade das frotas latinas. E tudo a preço de pinga. Não espere que haja compras do avião da Embraer na vizinhança tão cedo. E isso também não é em função dos lindos olhos azuis dos latinos americanos.
É uma resposta ao KC-390. Podem até deixar aqui e ali que vendas do avião da Embraer aconteçam, e que por ventura sejam menos interessantes a eles, mas, em termos de "quintal de casa" e em lugares mais sensíveis, vender o cargo brasileiro não será exatamente algo fácil e natural. Por mais que a América Latina seja um zero a esquerda em política internacional para os norte americanos.
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- FIGHTERCOM
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Re: Sobre o KC-390
Esses países comprarão o KC-390 quando eles forem retirados de serviço de forças áreas de países europeus.
Brincadeiras à parte, o cenário sulamericano não é nada promissor no curto e médio prazo. Para muitos já é certo uma redução das forças da região, por motivos diversos.
Abraços,
Wesley
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