Cassio escreveu: Qua Nov 22, 2023 9:01 pm
Mas com certeza o pessoal da Embraer tem muito mais informações que você sobre o interesse e as possibilidades de uma venda por lá.
Ademais uma aeronave como o KC presta uma série de serviços que podem melhor justificar sua aquisição do que continuar gastando com arrendamentos, e ainda cumprir outras missões de interesse do governo.
Então...
Óbvio que os mascates da Embraer tem muito mais informações que qualquer um de nós aqui, mas isto por si só não invalida a minha questão.
A SAAF está há quase dois anos sem tirar os Gripen do chão, a frota inteira de Hércules está praticamente jogada ao léu, e até os treinadores Hawk não voam mais. Para não falar que operacionalmente ela não tem qualquer capacidade hoje de defender o país. Quase tudo naquela instituição está parado ou deixou de funcionar há anos, não foi de outro dia para cá. É sintomático. Idem para exército e marinha do país.
Claro, a África do Sul tem economia mais que suficiente para comprar e operar a contento se quiser o KC-390 ou qualquer outro. Mas a dúvida persiste. Com o histórico recente do país no setor de defesa, há de fato empenho e vontade política no país de investir tudo o que não fez nos últimos trinta e poucos anos, independente da crise econômica pela qual o país vem passando e tenta sair há vários anos sem muito sucesso?
Torço e faço votos que este negócio saia. Mas é preciso lembrar também que esta mesma África do Sul estava na lista inicial de investidores do KC-390 e desde então jamais fez sinal de interesse concreto de comprar o mesmo esses anos todos. O que mudou agora que fez com que eles de uma hora para outra arrumaram dinheiro para comprar o avião e operá-lo como se nada tivesse acontecido?
Do nada é que eles não inventaram os recursos para comprar estes aviões. Novamente, não sou contra a venda para eles, mas me resigno pensar que vender um produto a um país que não leva a sério sua defesa, pelo contrário, se omite e negligencia tudo o que pode nos últimos anos, tem que ser muito bem analisado.
Enfim, boa sorte para eles e para nós também. E que não nos metamos em nenhuma enrascada no afã de vender o KC-390.