Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

#736 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 27, 2022 6:13 pm

E estamos a poucos dias da entrega do primeiro dos Scorpênis para iniciar sua vida operativa no COMFORSUB. Não espero maiores novidades sobre ele (ou o Gripen, BTW) para 2022, mas ano que vem podemos ter umas belas surpresas, é o bizu por aí...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

#737 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 27, 2022 11:52 pm

Túlio escreveu: Sáb Ago 27, 2022 6:13 pm
E estamos a poucos dias da entrega do primeiro dos Scorpênis para iniciar sua vida operativa no COMFORSUB. Não espero maiores novidades sobre ele (ou o Gripen, BTW) para 2022, mas ano que vem podemos ter umas belas surpresas, é o bizu por aí...
Para qual das Forças: MB, EB ou FAB?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

#738 Mensagem por Túlio » Dom Ago 28, 2022 12:34 am

A charla nem era sobre isso, apenas mencionei datas e de repente me sai com essa de "belas novidades para o ano que vem" e não do tipo declarações, artigos e etc, mas coisas concretas em subs e caças (estes presumi serem os Gripen).

Como confio, para temas que domino, na pessoa com quem estava falando, não vejo mal em aguardar com uma saudável sensação de que algo de bueno acontecerá (notar que estava no plural) em 2023 (a expressão exata foi "a contar de") sobre estes dois temas.

Não perguntei mais porque não gosto de saber coisas que não posso contar, o pouco que me foi dito está aí. Meu CHUTE PESSOAL - pura dedução, sem embasamento algum além do acima - seria sobre determinadas características dos subs (talvez uma nova encomenda até) e talvez a instalação (finalmente) dos IRST (os dos Suecos parece que também estão voando sem) e quem sabe disparos reais de mísseis, talvez até um de que nem saibamos ainda (embora alguns de nós já tenham desconfiado).

Mas é chute, o que me foi dito está aí.

PS: as "belas surpresas" pode ser ironia também, meses atrás eu nem sabia o que era Discord, e ainda não domino bem este tipo de comunicação.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Lucubus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 158 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#739 Mensagem por Lucubus » Qua Ago 31, 2022 1:49 pm

Submarino “Humaitá” inicia Provas Finais de Aceitação

PorRedação Defesa News -31 de agosto de 2022

Imagem

Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), informa o importante avanço no calendário de entrega ao Setor Operativo do Submarino “Humaitá”, o segundo dos quatro submarinos da classe “Riachuelo” (S-BR2) em construção, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Na manhã de hoje (31), o “Humaitá” realizou a sua flutuação operacional. Um marco de segurança que define o início da última fase do projeto de construção, executado pela Empresa Itaguaí Construções Navais (ICN). Os sistemas de segurança e operação do submarino estão prontos para as provas de aceitação de cais e de mar, os quais prosseguirão de acordo com um extenso cronograma até sua transferência definitiva para a MB, a fim de iniciar seu ciclo operativo na Esquadra brasileira.

A execução do PROSUB e as atividades relacionadas aos S-BR “Tonelero” (S42), “Angostura” (S43) e ao Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto” permanecem em andamento conforme planejadas e avançam em diferentes estágios de prontificação.

Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente.

Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#740 Mensagem por Guilherme » Qui Set 01, 2022 8:58 am

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

#741 Mensagem por arcanjo » Qui Set 01, 2022 5:01 pm

Submarino “Riachuelo” reforça a soberania do País na Amazônia Azul
Construção do submarino permitiu a transferência de tecnologia, a utilização de mão de obra brasileira e o desenvolvimento da indústria nacional

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBAmDx4kRhrfJihbY0_ZjlsOTUWF5X2A5fP18Q3dYARilBBzY_isBGThKTGbkN7r_b1GSQADVJjr7lD016eMVGRT0nj-9C4pRMw2yhyvpfT7srPftjcSlvWIIeYppV-kVE0uaiTg-Q_t_NeEyAV5JVewpP_6fXDxcaJXwqctIZa-QRncjiOSxGnZZsVA/s1170/foto0001.jpg

Por Segundo-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira Francisco - Itaguaí, RJ

Revolucionando a tecnologia brasileira e a indústria naval, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) representa um significativo avanço tecnológico no País, pautado em capital intelectual, engenharia sensível e tecnologia de ponta, além de incentivar a política de defesa, impulsionar a capacitação de pessoal e fortalecer a soberania nacional. Um importante avanço do PROSUB foi a Mostra de Armamento do Submarino (S40) “Riachuelo”, realizada hoje (01), no município de Itaguaí (RJ).

O “Riachuelo” é o primeiro da classe dos quatro submarinos convencionais com propulsão diesel-elétrica que permitirão maior poder de dissuasão nos 5,7 milhões de km2 da Amazônia Azul, cuja riqueza das águas, do leito e do subsolo marinho são importantes para o desenvolvimento econômico, científico e ambiental. É nessa área marítima que os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, por onde trafegam 95% do nosso comércio exterior e exploram recursos biológicos e minerais.

Para proteger esse patrimônio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil (MB) investe na expansão da força naval, como é o caso do S40, um importante elemento surpresa indispensável para negar o acesso de embarcações inimigas em território nacional, aumentando o poder dissuasório das Forças Armadas brasileiras. Para atingir esse efeito, esse tipo de navio se vale de suas características particulares, notadamente, a capacidade de ocultação e o poder de causar danos a forças navais adversárias.

Leia a matéria completa :arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... rania.html

abs.

arcanjo

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#742 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Set 01, 2022 10:07 pm

Não sei se eu que estou desatualizado....ou se a notícia é realmente nova...ou se eu não entendi o vídeo direito.

Maaaas para mim é uma completa novidade que o Riachuelo já disparou um Exocet!!! E estou muito feliz com isso. Até onde eu sei (me corrijam se estiver errado) é um marco para a MB um sub lançar um míssil.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
knigh7
Sênior
Sênior

#743 Mensagem por knigh7 » Sex Set 02, 2022 1:34 am

PROSUB PLOA 2023 (aumentaram R$100 milhões o orçamento para a construção da Classe Riachuelo e diminuíram R$230 mi o do Álvaro Alberto):

Imagem

Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#744 Mensagem por Super Flanker » Sex Set 02, 2022 6:16 am

Pessoal, algumas dúvidas:
1) Os subs classe Riachuelo foram construídos para substituir os classe Tupi? Se sim, serão na proporção 1x1?
2) Quais subs classe Tupi ainda estão em operação?
3) Já existe conversa para assinar a construção de mais algumas unidades classe Riachuelo?

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#745 Mensagem por gusmano » Sex Set 02, 2022 11:24 am

Marcelo Ponciano escreveu: Qui Set 01, 2022 10:07 pm Não sei se eu que estou desatualizado....ou se a notícia é realmente nova...ou se eu não entendi o vídeo direito.

Maaaas para mim é uma completa novidade que o Riachuelo já disparou um Exocet!!! E estou muito feliz com isso. Até onde eu sei (me corrijam se estiver errado) é um marco para a MB um sub lançar um míssil.
Tb seria novidade para mim. Ainda mais que um evento como esse deveria ser bem divulgado...

abs

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#746 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 02, 2022 2:50 pm

Super Flanker escreveu: Sex Set 02, 2022 6:16 am Pessoal, algumas dúvidas:
1) Os subs classe Riachuelo foram construídos para substituir os classe Tupi? Se sim, serão na proporção 1x1?
3) Já existe conversa para assinar a construção de mais algumas unidades classe Riachuelo?
Tentativa de resposta:

1) teoricamente sim, mas não existe qualquer ligação direta entre o Prosub e a substituição dos Tupi advogada pela MB. Então, pelo menos do ponto de vista prático, ambas as classes continuam sua vida operacional na MB independentes uma da outra.

2) somente dois submarinos estão operacionais. Os nomes eu não lembro.

3) nem sombra sobre o assunto. se está ocorrendo deve estar sendo tratado com o máximo sigilo. por outro lado, presumo que a MB só irá falar em segundo lote da Classe Riachuelo quando conseguir colocar o seu subnuc na água e operacional. Até lá ela se vira com os 4 novos subs e com o que sobrar dos IKL.

Carpe Diem
Lucubus
Avançado
Avançado

#747 Mensagem por Lucubus » Sex Set 02, 2022 5:59 pm

FCarvalho escreveu: Sex Set 02, 2022 2:50 pm
Super Flanker escreveu: Sex Set 02, 2022 6:16 am Pessoal, algumas dúvidas:
Tentativa de resposta:

2) somente dois submarinos estão operacionais. Os nomes eu não lembro.
Parece que so o Timbira esta "preservado"

Lucubus
Avançado
Avançado

#748 Mensagem por Lucubus » Sex Set 02, 2022 6:01 pm

Video da mostra de armamento do Riachuelo do Naval News

PS: Sem desmerecer a imprensa brasileira, para mim foi o melhor vídeo que vi sobre o tema

knigh7
Sênior
Sênior

#749 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 03, 2022 4:07 pm

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#750 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 03, 2022 6:12 pm

Quando o primeiro da classe foi lançado ao mar já era para nós estarmos assinando o contrato para o segundo lote desta classe. Mas a MB vai passar os próximos dez anos, no mínimo, pensando em como manter os 4 navios que irá receber e ainda terminar o projeto do subnuc.
Parabéns para nós pela displicência em relação ao mar à nossa frente.
Um dia a conta chega.

Carpe Diem
Responder