Marechal-do-ar escreveu: ↑Qua Ago 01, 2018 3:04 pm
Deixa eu reescrever:
Ao mesmo tempo, em Países decentes, todo mundo tinha telefone ou pelo menos podia ter se quisesse.
Porque tenho dois exemplos: EUA e Japão, nos EUA, pelo que sei, a telefonia era privada, no Japão era pela estatal NTT (até 1985) e pela velocidade de expansão da telefonia, nos dois países quem quisesse poderia ter uma linha telefônica, no Japão a demora era de um dia útil, não encontrei os preços históricos para o Japão, mas é possível que fossem até menores do que nos EUA visto que a expansão foi mais rápida.
Ótimos exemplos. Tenho a mais pura certeza de que uma estatal no Japão é tão "bem administrada" quando outra igualzinha no Brasil.
Nem tentei provar que estatal é melhor do que privada, nem é o tópico para isso, mas, posso argumentar que:
1) Não é ruim por ser estatal;
2) A única forma da Embraer expandir para mais segmentos da aviação é através de um aporte de capital público.
1) De fato, e podemos ver o caso da França que, na iminência de perder capacidades por causa de um estaleiro que ia ser vendido aos Italianos, o estatizou. Assim, concordo: não é ruim por ser estatal, é ruim por ser estatal
BRASILEIRA!
2) Não e não! E novamente NÃO! Tirar dinheiro do meu bolso para capitalizar empresa privada? NECAS! Até toparia para fazer algo importante e necessário, tipo uma EMBRACARRO (nunca vou entender isso de
DAR $$$ dos meus impostos para
montadoras estrangeiras, p ex só a Anta programou mais de 80B e duvido que ela tenha inventado o esquema, creio que isso vem desde antes da Redentora); sério, nunca te perguntaste por que o Brasil sabe fazer avião mas não carro e moto, jipe e caminhão? Porque me parece brabo de crer que desenvolver tipo um Uno BR é mais difícil do que um E-2...
Claro que esse não é o argumento de um liberal, como já disse um tempo atrás, o argumento liberal é que o Brasil não precisa de uma Embraer.
Não, o argumento Liberal é de que não precisa de uma EMBRAER
estatal! Ou seja, o Brasil precisa, o Estado não. É bem diferente...
E leio isso pouco depois do Roda Viva entrevistar o Bolsonaro e ele dizer que os militares são mais honestos...
E precisas do Roda Viva para constatar o óbvio, ou seja, que o militar Brasileiro é um civil fardado (como no mundo todo) e que todo cesto tem sua maçã podre? Não fui eu (nem tu, aliás) quem inventou esse
mito de patriotismo e honestidade serem qualidades exclusivas de quem usa farda; o Bozonaro não está fazendo mais do que vender o peixe podre dele, igual ao CangaCiro...