EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%

Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#736 Mensagem por Túlio » Ter Jul 31, 2018 11:32 am

Marechal-do-ar escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:17 am
Não, a Embraer não quase quebrou por causa disso, não vejo necessidade de repetir tudo o que o Leandro já escreveu sobre o assunto.
Do mesmo modo que tu, o Leandro véio é meu cupincha. Isso não quer dizer que sejamos obrigados a pensar igual, ou nem estaríamos debatendo e sim dizendo amém um pro outro, felizes da vida. Assim, embora eu não conheça pessoalmente o Coronel Ozires Silva, prefiro as opiniões dele às do Leandro, não sei BEM por que... :lol: :lol: :lol: :lol:
Marechal-do-ar escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:17 am E o que te faz achar que o rebaixamento do risco Brasil não vai afetar a Embraer enquanto empresa privada?
Claro que vai, até grandes bancos como Itaú e Bradesco o estão sendo. Agora imagines se o governo os estatiza, CREDO!

Mas vou te dar um exemplo melhor: reestatizar as telecomunicações*! Não creio que tinhas idade para entender como eram as coisas quando a telefonia era estatal mas eu sim, e te digo: FILME DE TERROR!

* - O que te parece mais estratégico, Aviação ou Comunicações? Estas estão em mãos estrangeiras faz teeeeempo. Deve ser por isso que véio que nem eu não é xenófobo, tem coisa que estrangeiro vem aqui e faz muito melhor e com preço mais em conta do que nós mesmos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#737 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 31, 2018 12:13 pm

Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 11:32 am Mas vou te dar um exemplo melhor: reestatizar as telecomunicações*! Não creio que tinhas idade para entender como eram as coisas quando a telefonia era estatal mas eu sim, e te digo: FILME DE TERROR!
Sim, eu já tinha idade para saber como eram as telecomunicações, e depois ainda fui trabalhar próximo a esse setor.

Em primeiro lugar, não estou dizendo que um governo não consegue fornecer serviços ruins, é claro que consegue, e se ainda, quer fornecer serviços ruins para justificar privatizações então por certo os serviços são ruins, alias, esse foi um truque usado com muita frequência no início da redemocratização, cagar as estatais para depois vendê-las por um preço baixo e falar das maravilhas que a iniciativa privada fez.

Deu tão certo que de acordo com pesquisas 70% da população hoje é contra as privatizações. Vai ver o povo não é tão idiota quanto quem bolou essa estratégia achava.

E tem uma outra estratégia usada, botar os ganhos com tecnologia na conta das privatizações, o nível de integração de microchips aumenta 1000 vezes a cada 20 anos, falando de outra forma, um equipamento de telefonia para atender x usuários que em 1980 custava um milhão de dolares, em 2000 custava apenas mil dolares, é óbvio que o custo das linhas e das tarifas telefônicas vai cair com o tempo, a evolução da computação permite isso, mas o Brasil observou um estranho fenômeno, o custo das linhas caiu, mas as tarifas subiram, hoje é uma das maiores tarifas do mundo com direito a empresas de telecomunicações tentando na justiça acabar com serviços como Netflix e Whats App.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#738 Mensagem por Túlio » Ter Jul 31, 2018 12:36 pm

Marechal-do-ar escreveu: Ter Jul 31, 2018 12:13 pm Sim, eu já tinha idade para saber como eram as telecomunicações, e depois ainda fui trabalhar próximo a esse setor.

Em primeiro lugar, não estou dizendo que um governo não consegue fornecer serviços ruins, é claro que consegue, e se ainda, quer fornecer serviços ruins para justificar privatizações então por certo os serviços são ruins, alias, esse foi um truque usado com muita frequência no início da redemocratização, cagar as estatais para depois vendê-las por um preço baixo e falar das maravilhas que a iniciativa privada fez.

Deu tão certo que de acordo com pesquisas 70% da população hoje é contra as privatizações. Vai ver o povo não é tão idiota quanto quem bolou essa estratégia achava.

E tem uma outra estratégia usada, botar os ganhos com tecnologia na conta das privatizações, o nível de integração de microchips aumenta 1000 vezes a cada 20 anos, falando de outra forma, um equipamento de telefonia para atender x usuários que em 1980 custava um milhão de dolares, em 2000 custava apenas mil dolares, é óbvio que o custo das linhas e das tarifas telefônicas vai cair com o tempo, a evolução da computação permite isso, mas o Brasil observou um estranho fenômeno, o custo das linhas caiu, mas as tarifas subiram, hoje é uma das maiores tarifas do mundo com direito a empresas de telecomunicações tentando na justiça acabar com serviços como Netflix e Whats App.
Na verdade estes serviços eram BEM ruins mesmo na famigerada e maligna Dita Dura do satanás de verde-oliva que, até onde sei, não queria privatizar josta nenhuma, adorava estatal (quando me liguei nisso, passei a achá-los uns COMUNAZZZ :mrgreen: )! Ao mesmo tempo, em Países onde era privatizada, todo mundo tinha telefone ou pelo menos podia ter se quisesse. E, que eu saiba, os custos dos equipamentos eram os mesmos no mundo todo (claro, tarifas mais baixas eram para quem estimulava a competitividade, o que nunca foi muito o nosso caso; aliás, como já conheces bem o assunto, por certo deves saber que existia mais de um tipo de tarifa/linha e que para os governos telefone era de graça, bem como tarifa zero, pois o burro de carga de sempre pagava seus gastos e os deles).

Cupincha véio, tu podes espernear até o inferno ter uma nevasca mas provar que estatal é melhor do que empresa privada - claro, onde é cabível a comparação. Por exemplo, não consigo sequer vislumbrar o que seria uma Polícia privada, ou um Exército, etc - vai ser brabo. Aliás, notei que não desmentiste meu exemplo, apenas tentaste suavizar a paulada mas num tem jeito, ainda mais se viveste na época e tinhas consciência do que ocorria e como.

Tipo ires tentar comprar uma linha, te dizerem o preço e quanto tempo leva para instalarem (mínimo dois anos, creio que ambos sabemos), perguntares por que e te darem a verdadeira razão. Tu eu não sei, eu fiquei puto da vida (e sem telefone)!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#739 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 31, 2018 3:04 pm

O governo não precisa estatizar a Embraer, basta fazer como qualquer investidor na bolsa e comprar um número de ações tal que satisfaça seus interesses.
Não precisa controlar a empresa para isso. Já temos a golden share neste aspecto.
A empresa está muito bem obrigado nas mãos da iniciativa privada e assim deve continuar.
Cabe ao governo conquanto zelar para que os interesses nacionais sejam adequadamente observados e respeitados na gestão da mesma, já que a Embraer não é como qualquer outra empresa do país.

Abs
Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#740 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 31, 2018 3:10 pm

Curiosidade: a Embraer - 8 toda ela - é uma empresa estratégica de defesa.
Se o negócio com a Boeing rolar, como é que fica esta questão? Ela perde o status?
Se sim, como vai ser com os próximos projetos ou participação da empresa em produtos e ações das ffaa's e MD?

Abs
Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#741 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 31, 2018 5:03 pm

Simples,

A Embraer vira uma nova AEL.

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2575 vezes
Agradeceram: 1047 vezes

#742 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 31, 2018 5:24 pm

O caso das telecomunicações foi gritante, sei disso pois vivi muito bem esse período, onde linhas telefônicas entravam no inventário e eram deixados como herança.
Tinha até consórcio de linha telefônica, não dá pra comparar.
O Banespa foi um absurdo o que o governo de SP fez com este banco, o Quércia/Fleury/PMDB destruíram ele.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Cassio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 481 vezes

#743 Mensagem por Cassio » Ter Jul 31, 2018 6:34 pm

Embraer Estatal outra vez... Nunca mais, por favor!!!! E sim, é mais do que provado que uma das principais razões para ela ter quase quebrado (na verdade quebrou), foi realmente porque era Estatal, com todos os problemas decorrentes disso.

Não estou dizendo que não possam existir estatais eficientes, claro que podem, e existem.

Mas a Embraer começou estatal... e foi muito bom em sua primeira década... mas a coisa começou a desandar na década de 80 por uma série de razões, muitas ligadas ao fato de ser Estatal.

A redenção veio quando se tornou uma empresa privada, e os problemas da "estatal" foram resolvidos ou reduzidos, e se focou no que ela tinha de melhor.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#744 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 31, 2018 8:31 pm

Carlos Lima escreveu: Ter Jul 31, 2018 5:03 pm Simples,
A Embraer vira uma nova AEL.
[]s
CB
A AEL salvo engano não é uma EDS, ou é?

Abs
Carpe Diem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#745 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Ago 01, 2018 3:04 pm

Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 12:36 pmAo mesmo tempo, em Países onde era privatizada, todo mundo tinha telefone ou pelo menos podia ter se quisesse.
Deixa eu reescrever:
Ao mesmo tempo, em Países decentes, todo mundo tinha telefone ou pelo menos podia ter se quisesse.
Porque tenho dois exemplos: EUA e Japão, nos EUA, pelo que sei, a telefonia era privada, no Japão era pela estatal NTT (até 1985) e pela velocidade de expansão da telefonia, nos dois países quem quisesse poderia ter uma linha telefônica, no Japão a demora era de um dia útil, não encontrei os preços históricos para o Japão, mas é possível que fossem até menores do que nos EUA visto que a expansão foi mais rápida.
Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 12:36 pmCupincha véio, tu podes espernear até o inferno ter uma nevasca mas provar que estatal é melhor do que empresa privada
Nem tentei provar que estatal é melhor do que privada, nem é o tópico para isso, mas, posso argumentar que:
1) Não é ruim por ser estatal;
2) A única forma da Embraer expandir para mais segmentos da aviação é através de um aporte de capital público.

Claro que esse não é o argumento de um liberal, como já disse um tempo atrás, o argumento liberal é que o Brasil não precisa de uma Embraer.
Túlio escreveu: Ter Jul 31, 2018 12:36 pmTipo ires tentar comprar uma linha, te dizerem o preço e quanto tempo leva para instalarem (mínimo dois anos, creio que ambos sabemos), perguntares por que e te darem a verdadeira razão. Tu eu não sei, eu fiquei puto da vida (e sem telefone)!!!
E leio isso pouco depois do Roda Viva entrevistar o Bolsonaro e ele dizer que os militares são mais honestos...
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#746 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Ago 01, 2018 3:07 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 31, 2018 8:31 pm A AEL salvo engano não é uma EDS, ou é?
Não sei eu estou confundindo a sigla ou se você que está, mas o que é uma EDS?
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#747 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 01, 2018 3:31 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:07 pm
FCarvalho escreveu: Ter Jul 31, 2018 8:31 pm A AEL salvo engano não é uma EDS, ou é?
Não sei eu estou confundindo a sigla ou se você que está, mas o que é uma EDS?
Não seria uma EED - Empresa Estratégica de Defesa?
No caso, a AEL é apenas uma ED - Empresa de Defesa. Creio que seja por não cumprir os requisitos de EED (Lei 12458/2012).
Lista do Ministério da Defesa das empresas classificadas como ED e EED: https://www.defesa.gov.br/arquivos/indu ... _e_eed.pdf
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#748 Mensagem por Túlio » Qua Ago 01, 2018 3:36 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:04 pm
Deixa eu reescrever:
Ao mesmo tempo, em Países decentes, todo mundo tinha telefone ou pelo menos podia ter se quisesse.
Porque tenho dois exemplos: EUA e Japão, nos EUA, pelo que sei, a telefonia era privada, no Japão era pela estatal NTT (até 1985) e pela velocidade de expansão da telefonia, nos dois países quem quisesse poderia ter uma linha telefônica, no Japão a demora era de um dia útil, não encontrei os preços históricos para o Japão, mas é possível que fossem até menores do que nos EUA visto que a expansão foi mais rápida.
Ótimos exemplos. Tenho a mais pura certeza de que uma estatal no Japão é tão "bem administrada" quando outra igualzinha no Brasil. :lol: :lol: :lol: :lol:

Marechal-do-ar escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:04 pm Nem tentei provar que estatal é melhor do que privada, nem é o tópico para isso, mas, posso argumentar que:
1) Não é ruim por ser estatal;
2) A única forma da Embraer expandir para mais segmentos da aviação é através de um aporte de capital público.
1) De fato, e podemos ver o caso da França que, na iminência de perder capacidades por causa de um estaleiro que ia ser vendido aos Italianos, o estatizou. Assim, concordo: não é ruim por ser estatal, é ruim por ser estatal BRASILEIRA!

2) Não e não! E novamente NÃO! Tirar dinheiro do meu bolso para capitalizar empresa privada? NECAS! Até toparia para fazer algo importante e necessário, tipo uma EMBRACARRO (nunca vou entender isso de DAR $$$ dos meus impostos para montadoras estrangeiras, p ex só a Anta programou mais de 80B e duvido que ela tenha inventado o esquema, creio que isso vem desde antes da Redentora); sério, nunca te perguntaste por que o Brasil sabe fazer avião mas não carro e moto, jipe e caminhão? Porque me parece brabo de crer que desenvolver tipo um Uno BR é mais difícil do que um E-2...

Marechal-do-ar escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:04 pm Claro que esse não é o argumento de um liberal, como já disse um tempo atrás, o argumento liberal é que o Brasil não precisa de uma Embraer.
Não, o argumento Liberal é de que não precisa de uma EMBRAER estatal! Ou seja, o Brasil precisa, o Estado não. É bem diferente...

Marechal-do-ar escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:04 pm E leio isso pouco depois do Roda Viva entrevistar o Bolsonaro e ele dizer que os militares são mais honestos...

E precisas do Roda Viva para constatar o óbvio, ou seja, que o militar Brasileiro é um civil fardado (como no mundo todo) e que todo cesto tem sua maçã podre? Não fui eu (nem tu, aliás) quem inventou esse mito de patriotismo e honestidade serem qualidades exclusivas de quem usa farda; o Bozonaro não está fazendo mais do que vender o peixe podre dele, igual ao CangaCiro...

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#749 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Ago 01, 2018 3:56 pm

Túlio escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:36 pmpor que o Brasil sabe fazer avião mas não carro e moto, jipe e caminhão?
É a lógica do mercado.
Túlio escreveu: Qua Ago 01, 2018 3:36 pm Não, o argumento Liberal é de que não precisa de uma EMBRAER estatal! Ou seja, o Brasil precisa, o Estado não. É bem diferente...
O que, devido a tal lógica do mercado, da na mesma, sem a tal da "Golden Share" a Embraer não seria mais nacional a muito tempo, e todo liberal sabe disso, o jeito é dizer que o Brasil não precisa da Embraer.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#750 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 01, 2018 3:59 pm

Grato Bolovo pela correção.
Então fica a pergunta,: o que a Embraer será no caso de perder a classificação de EED? E como isso influencia o futuro da sua participação nos projetos da defesa?

Abs
Carpe Diem
Trancado