Na medida em que a Otan defende os interesses de seus países associados Cabeça. E a Bélgica é um deles.cabeça de martelo escreveu:É uma ML, o que interessa se é ou não de um país da OTAN? Para além da MAG o que não faltam para aí são ML em vários calibres.
Ou seja, se um dia viermos a divergir política e/ou militarmente de algum país relacionado aquela organização, adeus fontes de suprimentos para nós. Foi o que aconteceu a 36 anos atrás com os hermanos. Conosco não seria diferente penso eu.
Ademais, como comentei, metralhadora leves, tal como um fuzil é um insumo básico de primeira necessidade de qualquer exército. Por aqui fabricamos mísseis, fuzis, morteiros e até partes e peças para programas da Nasa, mas não conseguimos fazer uma simples metralhadora?
A levar em consideração o acima exposto, e considerando que as quantidades envolvidas seriam na casa do milhar, é de se esperar que um projeto nacional fosse algo tão natural quanto lógico. Mas como por aqui não levamos defesa a sério, viria a calhar começarmo do básico e fazer o dever de casa fabricando uma ML por licença, até que tenhamos competência para fazer um projeto próprio. Se vier de um país não alinhado a Otan e seus interesses, melhor ainda.
Digo isso não por temeridade, mas por precaução, dado o histórico que temos de baixo investimento em P&D de defesa e modernização e manutenção de nossas ffaa's.
Nas minhas contas de padaria, somente para a infantaria um ML em 5,56 a demanda em torno das 6 mil undes. Se contar as 7,62 e outros usos que podem ser feitos dela noutras armas e serviços, passa fácil das 10 mil undes. Mas isso sou eu pensando alto.
Aonde vamos conseguir tudo isso, ou melhor dizendo, como vamos conseguir manter tais números com modelos importados, além de seus suprimentos e manutenção? É por aí que as coisas se complicam. Em um entrevero qualquer, mesmo que possamos comprar outro modelo/marca de ML, quanto tempo levaríamos entre comprar, receber, treinar e colocar em uso com qualidade tanta coisa?
Uma coisa é comprar, e até poderíamos, bem outra é saber usar bem. Isso já demora mais um pouquinho.
abs.