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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 1:50 pm
por FCarvalho
A FAB ao que parece comprou ou irá comprar os Lightning IV e RecceLight IV para os Gripen E\F. Eles já são operados por aqui em versões anteriores nos AMX modernizados.

Os israelenses tem uma variedade grande de pods que podem ser utilizados nos KC-390 para diversos tipos de missão. E como a aeronave é grande, o que não falta é espaço e possibilidades de uso dos mais diversos tipos.


Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 1:52 pm
por FCarvalho

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 1:52 pm
por Túlio
Me parece que uma das poucas capacidades que o 390 ainda NÃO demonstrou foi a de operar na Antártida (falo em pouso e decolagem com carga/pessoal), coisa que o 130 é useiro e vezeiro em fazer. Alaska é uma coisa, lá é outra...


Imagem

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 1:56 pm
por FCarvalho
Acho que só na próximo verão antártico isso irá acontecer. O avião já fez lançamento de cargas este ano ou ano passado, salvo engano, para ressuprir a base brasileira no continente. E como não vai haver mais Hércules para fazer o serviço, então vai ser o KC-390. E o avião já mostrou que está pronto para mais essa missão.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 2:01 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Ter Jul 04, 2023 1:56 pm Acho que só na próximo verão antártico isso irá acontecer. O avião já fez lançamento de cargas este ano ou ano passado, salvo engano, para ressuprir a base brasileira no continente. E como não vai haver mais Hércules para fazer o serviço, então vai ser o KC-390. E o avião já mostrou que está pronto para mais essa missão.
Esperança é uma coisa, falo em fato concreto, inegável como a própria operação no Alaska ou o lançamento de cargas com paraquedas. SNME seria o primeiro Cargo "jato puro" a operar por lá.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 2:13 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Ter Jul 04, 2023 2:01 pm
FCarvalho escreveu: Ter Jul 04, 2023 1:56 pm Acho que só na próximo verão antártico isso irá acontecer. O avião já fez lançamento de cargas este ano ou ano passado, salvo engano, para ressuprir a base brasileira no continente. E como não vai haver mais Hércules para fazer o serviço, então vai ser o KC-390. E o avião já mostrou que está pronto para mais essa missão.
Esperança é uma coisa, falo em fato concreto, inegável como a própria operação no Alaska ou o lançamento de cargas com paraquedas. SNME seria o primeiro Cargo "jato puro" a operar por lá.
Se nada mudar nas falas do cmdo da FAB, o último C-130 pega o beco ano que vem. Isso se não defenestrarem ele ainda este ano. Se não estou enganado, a próxima campanha de verão antártico deve acontecer entre dezembro\22 e abril\23.

O avião já fez lançamento de cargas como disse. É o primeiro passo para começar a treinar os pousos na pista chilena de apoio à base brasileira.

KC-390 Millennium realiza, pela primeira vez, lançamento de carga na Antártida
Suprimentos como medicamentos, equipamentos e mantimentos são levados, periodicamente, à Estação Antártica Comandante Ferraz

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... C3%A1rtida

KC-390 realizou segundo lançamento de cargas na Antártida

https://forcaaerea.com.br/kc-390-realiz ... antartida/

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 2:16 pm
por FCarvalho
Millennium em ação
KC-390 transporta equipamento científico que vai para a Antártica
Equipamento brasileiro irá coletar dados ambientais na Antártica e foi transportado até o Chile por um KC-390 da FAB

Imagem

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... rtica.html

O avião já fez várias visitas ao continente antártico. E também à base chilena de Punta Arenas, que não é exatamente um lugar aprazível para operações aéreas.

Vamos aguardar a próxima campanha antártica de verão, onde muito provavelmente a FAB irá destacar o KC-390 para realizar as missões de suprimento da base Alte Ferraz.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 10:03 pm
por Strike91
Vocês sabem pq a Suécia nunca comprou o KC-390 da Embraer? Mesmo com a "parceria" para produção dos caças Gripens para FAB no Brasil, as grandes possibilidades e qualidades do cargueiro brasileiro....
Pq invés dela ser usuária do avião brasileiro, ela quer ser concorrente da Embraer!!
O Caiafa, recebeu informações via jornalistas espanhóis parceiros de infodefesa.com, que durante a Paris Air Show foi firmado um acordo para desenvolver uma versão menor do A400M na categoria do nosso KC-390!! Detalhe, uma das principais empresas parceiras do projeto junto a MDBA, Airbus é a Saab....

https://www.youtube.com/live/C_hGMrEsuKs?feature=share

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2023 10:14 pm
por Túlio
Strike91 escreveu: Ter Jul 04, 2023 10:03 pm Vocês sabem pq a Suécia nunca comprou o KC-390 da Embraer? Mesmo com a "parceria" para produção dos caças Gripens para FAB no Brasil, as grandes possibilidades e qualidades do cargueiro brasileiro....
Pq invés dela ser usuária do avião brasileiro, ela quer ser concorrente da Embraer!!
O Caiafa, recebeu informações via jornalistas espanhóis parceiros de infodefesa.com, que durante a Paris Air Show foi firmado um acordo para desenvolver uma versão menor do A400M na categoria do nosso KC-390!! Detalhe, uma das principais empresas parceiras do projeto junto a MDBA, Airbus é a Saab....

https://www.youtube.com/live/C_hGMrEsuKs?feature=share

O Caiafa? Que que deu, cortaram o patrocínio? [003] [003] [003] [003]

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2023 12:28 am
por FCarvalho
@Strike91, a força aérea sueca precisa de novos aviões pra ontem. Ou vai ser KC -390 ou C-130J.

Os europeus falam dessa suposta versão menor do A400M por pura e simples pressão da Airbus, que está vendo o avião brasileiro avançar célere dentro de casa e não tem nada para concorrer. E onde o nosso avião não prosperou, ainda, o Hércules é a bola da vez, novo ou usado.

É só olhar a lista, crescente, de países por lá interessados no cargo da Embraer. E se todos os que até agora demonstraram interesse ou estão negociando com a Embraer se tornarem vendas concretas, e essa é a tendência, a Europa vai ter o prazer de ostentar ao menos 1/3 da sua frota de aviões táticos de transporte militar como sendo brasileira. E isso não é pouca coisa.

Não é à toa que a Embraer está focada no mercado do velho continente.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2023 7:16 am
por gabriel219
Mais uma tentativa de mela o segundo lote do Gripen e tentar empurrar o M-346.

É ridículo pensar que a Airbus, que nem quis colocar a atual Leonardo no projeto pros Italianos, vai querer colocar a SAAB pra desenvolver uma aeronave que os Suecos precisam pra ontem, sendo eles já tendo a opção do KC-390 e o C-130J.

O pior disso é assinarem um acordo num evento desse, pra uma proposta dessa dimensão e só quem sabe disso é o tal do Caiafa.

Tem gente que cai em cada conversa fiada...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2023 7:40 am
por Strike91
FCarvalho escreveu: Qua Jul 05, 2023 12:28 am @Strike91, a força aérea sueca precisa de novos aviões pra ontem. Ou vai ser KC -390 ou C-130J.

Os europeus falam dessa suposta versão menor do A400M por pura e simples pressão da Airbus, que está vendo o avião brasileiro avançar célere dentro de casa e não tem nada para concorrer. E onde o nosso avião não prosperou, ainda, o Hércules é a bola da vez, novo ou usado.

É só olhar a lista, crescente, de países por lá interessados no cargo da Embraer. E se todos os que até agora demonstraram interesse ou estão negociando com a Embraer se tornarem vendas concretas, e essa é a tendência, a Europa vai ter o prazer de ostentar ao menos 1/3 da sua frota de aviões táticos de transporte militar como sendo brasileira. E isso não é pouca coisa.

Não é à toa que a Embraer está focada no mercado do velho continente.
A Embraer desenvolveu uma excelente aeronave no "time" ideal de mercado para a mesma!!! O conflito na Ucrânia só ressaltou e aprofundou esta necessidade latente.
O KC-390 está "fardado" a ser dono de uma boa parte desta "corrida" por novas aerenoves de transporte mediana que surge no horizonte...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jul 06, 2023 2:16 am
por FCarvalho
Strike91 escreveu: Qua Jul 05, 2023 7:40 am
FCarvalho escreveu: Qua Jul 05, 2023 12:28 am @Strike91, a força aérea sueca precisa de novos aviões pra ontem. Ou vai ser KC -390 ou C-130J.
Os europeus falam dessa suposta versão menor do A400M por pura e simples pressão da Airbus, que está vendo o avião brasileiro avançar célere dentro de casa e não tem nada para concorrer. E onde o nosso avião não prosperou, ainda, o Hércules é a bola da vez, novo ou usado.
É só olhar a lista, crescente, de países por lá interessados no cargo da Embraer. E se todos os que até agora demonstraram interesse ou estão negociando com a Embraer se tornarem vendas concretas, e essa é a tendência, a Europa vai ter o prazer de ostentar ao menos 1/3 da sua frota de aviões táticos de transporte militar como sendo brasileira. E isso não é pouca coisa.
Não é à toa que a Embraer está focada no mercado do velho continente.
A Embraer desenvolveu uma excelente aeronave no "time" ideal de mercado para a mesma!!! O conflito na Ucrânia só ressaltou e aprofundou esta necessidade latente.
O KC-390 está "fadado" a ser dono de uma boa parte desta "corrida" por novas aerenoves de transporte mediana que surge no horizonte...
Aproveitando a deixa, olha só o que temos hoje na OTAN nos 31 países para o transporte tático militar:

1. Albânia - sem cargo tático militar;
2. Alemanha - A400M, C-130J-30 e C-160 Transall
3. Bélgica - A400M e C-130
4. Bulgária - Antonov :?:
5. Canadá - C-130J
6. Chéquia - KC-390 :?:
7. Croácia - KC-390 :?:
8. Dinamarca - C-130H
9. Eslováquia - KC-390 :?:
10. Eslovênia - Antonov :?:
11. Espanha - C-130H
12. Estados Unidos - C-130E\H\J
13. Estónia - sem aviação militar;
14. Finlândia - KC-390 :?:
15. França - A400M, c-130J-30 e C-160 Transall
16. Grécia - C-130 e KC-390 :?:
17. Hungria - KC-390
18. Islândia - sem aviação militar;
19. Itália - C-130J
20. Letónia - sem aviação militar;
21. Lituânia - sem aviação militar;
22. Luxemburgo - A400M
23. Macedônia do Norte - sem cargo tático militar;
24. Montenegro - sem cargo tático militar;
25. Noruega - C-130H
26. Países Baixos - KC-390
27. Polónia - C-130B\H
28. Portugal - KC-390
29. Reino Unido - A400M
30. Roménia - C-130B
31. Turquia - A400M e C-130H

32. Suécia* - C-130H

fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/empregos/nat ... 3%A9nia%2C

Como se pode ver, a Suécia será o 32o país a aderir á aliança atlântica, mas é quase certo que adotará o KC-390.
No mais, dos 32 países, vamos considerar assim, temos o seguinte:

3 países não operam cargo tático militar;
4 países não operam aviação militar;
6 países operam A400M;
2 países operam Antonov (?)
2 países operam C-160 Transall
13 países operam C-130 Hércules
3 países operam\operarão KC-390
6 países negociam KC-390

Da lista acima podemos abstrair que dos 32 países, ao menos 9(28%) até o momento estão negociando ou fechados para se tornarem operadores de KC-390. O A400M tem 6 operadores (18%), enquanto os C-130 Hércules possuem 12 operadores(40%). 7 países (21%) não possuem avião tático militar ou aviação militar.

Podemos anotar Áustria e Suíça como prováveis futuros operadores do KC-390 ainda que não pertençam à OTAN, visto que estão negociando a aeronave junto à Embraer, o que eleva o potencial de usuários certos e negociação na Europa para 11 países.

Dos 13 operadores de Hércules, a Grécia negocia o KC-390, enquanto a Polônia recebeu recentemente 4 ou 5 C-130H usados ex-USAF é séria candidata no médio e longo prazo ao cargo brasileiro. A Romênia que possui uns poucos C-130B tem potencial para negociar o KC-390 no médio e longo prazo, caso os recursos forem envidados, o que parece ser certo, visto a guerra bem ao lado de suas fronteiras. Correndo por fora, a Itália poderá vir a ser no futuro a médio e longo prazo um novo cliente do K-390, já que aposentou a maioria dos seus C-130J e não se prevê novas aquisições do modelo.

A Turquia pode ser uma operadora também do KC-390 caso decida substituir seus antigos Hércules, todos já muito usados e com vastos anos de vida operacional nas costas. Seriam complementares aos poucos A400M que o país dispõe. Lembrar que eles tentaram fazer uma joint venture com a Ucrânia para desenvolver um cargo militar quadrijato baseado no An-70, mas que não saiu da fase de proposta.

Por fim, um possível mas bem mais difícil negócio será a substituição dos C-130H noruegueses e dinamarqueses, que tiveram sua vida útil esticada até o final desta década. A confirmar a compra por suecos e finlandeses do avião brasileiro, à luz da iniciativa de uma força aérea conjunta entre estes 4 países, a adoção do cargo brasileiro pode se tornar apenas questão de tempo.

Assim, podemos observar que de 13 países usuários atualmente no continente europeu dentro da OTAN, ao menos metade reúne condições em potencial no médio e longo prazo a tornarem-se novos clientes do KC-390, seja pela questão da frota envelhecida, seja por força da influência da guerra na Ucrânia.

Aliás, diga-se de passagem que por mais improvável que pareça, o KC-390 é sim um candidato a ser considerado para a força aérea ucraniana. E isto pode ser dito tendo em vista que no leste europeu Chéquia, Eslováquia, Hungria estão encaminhados para operar o avião da Embraer. E nesta mesma linha, Bulgária e Romênia também podem seguir o mesmo caminho, assim como seu principal apoiador na OTAN, a Polônia.

É sonhar demais? Talvez não. Vendemos para os holandeses contra todas as possibilidades. Natural que outros países vejam no cargo brasileiro a solução mais adequada inclusive para flexibilizar sua já alta dependência da ajuda e préstimos norte americanos.

E como fica o A400M, ou o hipotético A200M nessa história? Simples. Não fica.

A ver.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Jul 07, 2023 1:58 pm
por arcanjo
Operação Zeus: KC-390 transporta com sucesso o Astros LMU Mk6
O Exercício iniciou na segunda-feira (03/07) e permanecerá até essa sexta-feira (07/07)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM8THn_I7pg25SD6aIhf12JOKbBt8qGZLwAg28L_QA2X6PXumO3Q3-b5XMWz-7TV7NZpV-R7R62IS9W36G9EYfCkqZA4pl-YCFtGYZUewzsdHI8otfqP0aauDj89ckGvfee2Pz2FDko4WLPnN_CbzvNzmx39zcOr6VNstW8LO1rG3ZMNABUBYZYoA3DCsF/s4928/kc-390-astros-mk6%20%281%29.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... a-com.html

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Dom Jul 09, 2023 4:40 pm
por Viking
Em minha opinião considerando a tal Dimensão 22 a FAB ter mantido aa 28 unidades previstas para o programa KC 390, e talvez até o numero de unidades.
Eu considero uma grande falácia a questão de aero mobilidade de sistemas, como por exemplo o ASTROS. Porque para transportar uma única bateria, somente os veículos, são necessários 13 KC 390, além de outros para as munições. E possível, sim desde que tenha as aeronaves disponíveis e uma situação de crise ou não guerra evolua para um conflito. Entretanto se houver intempestividade de uma agressão o cenário vai trazer grandes dificuldades aos planejadores.



Sds