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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Mai 23, 2023 6:32 pm
por EduClau
FCarvalho escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:08 pm
cabeça de martelo escreveu: Ter Mai 23, 2023 2:20 pm Revista Mais Alto:
:arrow: https://maisalto.emfa.pt/flipbook-2459-2
Edição especial - KC390.
Confessa @cabeça de martelo :mrgreen:

O povo da terrinha está completamente apaixonado pelo kcetão. :lol:
Mmm acho que não.

Cada vez que miram a foto de um kcetão pensam que dava para comprar 1,5 A-400, sem contar que enquanto 2 KCs não levam 1 Pandur até Praia esse A400 leva 3 mais uns fuzos até Luanda e sobra troco.


:mrgreen:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Mai 23, 2023 6:56 pm
por FCarvalho
EduClau escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:32 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:08 pm Confessa @cabeça de martelo :mrgreen:
O povo da terrinha está completamente apaixonado pelo kcetão. :lol:
Mmm acho que não.
Cada vez que miram a foto de um kcetão pensam que dava para comprar 1,5 A-400, sem contar que enquanto 2 KCs não levam 1 Pandur até Praia esse A400 leva 3 mais uns fuzos até Luanda e sobra troco.
:mrgreen:
O tempo e a realidade irá mostrar o quanto eu estou certo. :twisted:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Mai 23, 2023 7:16 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:56 pm
EduClau escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:32 pm
Mmm acho que não.
Cada vez que miram a foto de um kcetão pensam que dava para comprar 1,5 A-400, sem contar que enquanto 2 KCs não levam 1 Pandur até Praia esse A400 leva 3 mais uns fuzos até Luanda e sobra troco.
:mrgreen:
O tempo e a realidade irá mostrar o quanto eu estou certo. :twisted:
Me parece mais um lance do tipo "vamos comprar só o que é Europeu, mesmo sem poder sustentar depois"; e o 390 já decolou e chegou a altitude de cruzeiro com um Pandur 8 x 8 completo, e se precisar ir mais longe ele sempre pode receber REVO, até de outro 390.

Assim, acho que é só ranço mesmo, pois o 400 jamais foi pensado como substituto do 130.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Mai 23, 2023 8:29 pm
por FCarvalho
Atlas é outro nível, outra categoria. Nem concorre com o KC-390. É só birra mesmo.
No mais, quando começar a mostrar serviço efetivamente na FAP e nas demais forças aéreas clientes pelo velho continente, a única coisa que irá restar e... "e não é que o bicho é bom mesmo, ora pois."

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Mai 23, 2023 8:45 pm
por Cassio

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Mai 23, 2023 9:50 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Sex Mai 19, 2023 7:43 pm
knigh7 escreveu: Qui Mai 18, 2023 8:29 pm A FAB é a que menos me preocupa pois partiu dela própria o interesse de mudança de rumo nos últimos anos para corrigir a ineficiência.
Já o EB, nem Comandante e Ministro da Defesa conseguiu tira-lo dos vícios que produzem uma força cara e ineficiente. Aliás a maioria dele não está nem aí, só está afim de pegar o soldo e tchau.
A FAB é novinha em relação as demais forças armadas, que são instituições montadas em séculos de tradicionalismos, burrocracia e visões de mundo, e de si mesmos, a partir de arcabouços pouco afetos à realidade. Vivem em um mundo fora à parte só deles.
As vezes eu fico feliz que vez em quando a realidade vem lembrar esse povo que a vida não é feita apenas e tão somente de ordem unida e marchas de 8 km para exercitar os egos.
Quem sabe se metade da frota da MB for para o brejo o almirantado, e mais alguém em Brasília, se dispõe de fato a mudar a sua visão de mundo e institucional. Idem para o EB, em relação à sua frota de veículos.
Travestir-se com um pouco mais de humildade e consciência de que não são a última bolacha do pacote já seria um bom começo.
Ou vai virar todo mundo guarda costeira e de fronteira que é o que muita gente quer no planalto central.
O Comandante Olsen parecia muito preocupado. Eu já vi ele falar na CRE/CREDEN umas outras 3 vezes como Alte de Esquadra funções importantes. Ele lembra o antigo chefe do COMGAR (outra importante), o Ten. Brig José Carlos Pereira, que ocupou o cargo até dez 2002. Não tinha papas na língua e se tivesse de incomodar, incomodava.

Como chefe do PROSUB, o Alte Olsen reportou em audiência pública na CREDN (não foi questionado sobre) que os franceses não estavam respondendo a determinadas solicitações de transferência de tecnologia e isso era um dos responáveis pelos atrasos. Não me lembro se eles apenas especificou o SSN ou incluiu na reclamação também os SSK. Se essas tecnologias não tivessem no escopo do contrato de ToT ao custo (não offset) de 1 bilhão de Euros em 2009, bastavam negativar. O problema é que os franceses não querem produzir provas contra si mesmos e a multa contratual deve ser muito alta dado os valores envolvidos.

Pelo menos se sacanearem a MB, o Olsen vai expor e demandar no foro correto. Menos mal.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mai 24, 2023 12:14 am
por knigh7
EduClau escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:32 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:08 pm

Confessa @cabeça de martelo :mrgreen:

O povo da terrinha está completamente apaixonado pelo kcetão. :lol:
Mmm acho que não.

Cada vez que miram a foto de um kcetão pensam que dava para comprar 1,5 A-400, sem contar que enquanto 2 KCs não levam 1 Pandur até Praia esse A400 leva 3 mais uns fuzos até Luanda e sobra troco.


:mrgreen:
Como? De quando eles estão utilizando o preço do A-400M como comparação?

Aliás um estudo realizado de valores pelo Instituto Internacional de Aviação e Espaço americana o valor do Kawasaki C-2 é 300% o valor de um KC-390.

E nem colocaram Hercules como comparação. A capacidade de carga simplesmente não define uma aeronave para servir de comparação. São desempenhos diferentes.

Os portugueses do Fórum Defesa discutem CAS colocando em pauta aeronaves de asa fixa e rotativas de desempenos bem diferentes como se apenas 1 modelo pudesse englobar tudo. As Forças Aéreas não fazem CAS com um modelo só por causa disso.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mai 24, 2023 4:26 am
por cabeça de martelo
FCarvalho escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:08 pm
cabeça de martelo escreveu: Ter Mai 23, 2023 2:20 pm Revista Mais Alto:
:arrow: https://maisalto.emfa.pt/flipbook-2459-2
Edição especial - KC390.
Confessa @cabeça de martelo :mrgreen:

O povo da terrinha está completamente apaixonado pelo kcetão. :lol:

Meio Portugal nem sabe o que é o Kc390 e que a FAP já tem o mesmo.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mai 24, 2023 5:52 pm
por arcanjo
15 cm impiden embarcar una desalinizadora, requerida con urgencia, en un Hércules de la Fuerza Aérea Uruguaya

https://www.defensa.com/adjuntos/fichero_33968_20230524.jpg

https://www.defensa.com/uruguay/n-15-cm ... cia-fuerza

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Mai 24, 2023 5:52 pm
por arcanjo


abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Mai 25, 2023 1:58 pm
por FCarvalho
cabeça de martelo escreveu: Qua Mai 24, 2023 4:26 am
FCarvalho escreveu: Ter Mai 23, 2023 6:08 pm Confessa @cabeça de martelo :mrgreen:
O povo da terrinha está completamente apaixonado pelo kcetão. :lol:
Meio Portugal nem sabe o que é o Kc390 e que a FAP já tem o mesmo.
Está explicado porque no Brasil quando se fala em defesa o povo pensa que se trata da zaga da seleção. [003]

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jun 06, 2023 6:49 pm
por arcanjo
KC-390 Millennium realiza primeira operação com equipamento de visão noturna
Atividade aconteceu na Base Aérea de Anápolis entre os dias 02 e 07/06

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCbYA3D3MmwysRS3DQSXvKLPAwP5MmEpgEkp64guAnUYj0P3IiK3_2WS5FfeHmIRynQA3h9Uixmjgyy8woxx3xkljPIsHbQjnRr-z46WSEwdouuQycDdbcFfJdMz6mmfCd5G2s4Sb0_2mQK6S62opQWF9iuKH7MnqP0EnJ-pPa5OZ2Dd7xYFwOA54J2Q/s800/KC_390_Millennium_1.jpg

Uma operação conjunta entre o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus, e o Primeiro do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), Esquadrão Gordo, criou um marco inicial nas operações com óculos de visão noturna na aeronave KC-390 Millenium. A ação aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) entre os dias 02 e 07/06.

O equipamento, que passou a ser incorporado, também chamado de NVG (Night Vision Goggles), amplifica, em até 50 mil vezes, a luminosidade ambiente e aproveita a luz da lua e das estrelas para que os pilotos e demais tripulantes consigam voar com elevada capacidade operacional, mesmo em condições de baixíssima iluminação. Nesse cenário, o primeiro voo somente com tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB) na aeronave KC-390, ocorreu durante a madrugada do dia 03/06, tendo representado um significativo avanço nas possibilidades de emprego dessa aeronave.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o objetivo da missão foi desenvolver uma doutrina de atuação a qualquer hora do dia ou da noite. “Todas as missões com o KC-390 Millennium poderão ser realizadas com o NVG, ampliando a capacidade de emprego desta aeronave em qualquer tipo de cenário. Infiltração e Exfiltração Aérea, Assalto Aeroterrestre, Ressuprimento Aéreo e Reabastecimento em Voo são exemplos de missões que poderão ser realizadas”, explicou o Oficial.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCxjRCJWCG3foBHhDcUWvQGLMQWzOEwfajBySdAdK-9gGoC83BrGhGOZOHokJxGS--aiAt-Syjp-5CLjIOLhCZRIh6F0LEIytAJF00kgiMozE_3ktg7QaTXVOYYhZzSNxaNW_mw7O2QpXI08MYqawtXymldeC-Bt0hGYkWi9hUPI0sXrRmWEwxJ0rJ0A/s800/KC_390_Millennium_2.jpg

O treinamento, na BAAN, contempla decolagens, navegações táticas para ambientação dos tripulantes e pousos com equipamentos de visão noturna. A incorporação da técnica de voo com NVG, no KC-390 da FAB, aumenta ainda mais a versatilidade da aeronave, pois permite ampliar a pouca luz disponível no ambiente noturno, possibilitando o cumprimento das missões de forma plena, 24 horas por dia.

Segundo o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, o NVG deu uma nova dimensão operacional para os tripulantes da FAB e agora dará também para os operadores do KC-390 Millennium. "A incorporação e consolidação do NGV no KC-390, técnica já consagrada na FAB, representa um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar efetivamente em qualquer hora do dia ou da noite. As novas aeronaves KC-390, com sua capacidade de transporte, alcance e com a visão noturna aprimorada, fortalece e potencializa o Brasil no cenário da Aviação Militar da América do Sul”, concluiu.

O NVG tem seu emprego consolidado em muitas aeronaves militares, sendo que a FAB já o opera há mais de uma década em aeronaves como a A-29 Super Tucano, C-105 Amazonas, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk e a A-1. O KC-390, a partir de agora, passa também a fazer parte desse seleto grupo.

Fotos: 1º GTT
Fonte: 1º GTT
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres


https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... meira.html

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jun 06, 2023 7:51 pm
por FCarvalho
Operações noturnas com equipamentos adequados e modernos. Uma capacidade que a FAB possui, o EB corre atrás sem muita vontade e é coisa de forças especiais, e a MB tem mas a conta gotas, mesmo há mais tempos que as outras duas.
Operacionalidade. Esse é o calcanhar de Aquiles de qualquer tropa militar, por melhor que seja.
Treinar como se fosse uma guerra real, e quando tiver de lutar de verdade, vai doer menos. Todo mundo sabe disso.
Só aqui no Brasil que isso não é levado a sério para todo mundo. Afinal, sempre podemos "dar um jeitinho".

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jun 06, 2023 7:55 pm
por Strike91

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jun 06, 2023 8:37 pm
por FCarvalho
Esse contrato com a India é só questão de tempo até ser anunciado. A IAF está quase fechada com o avião da Embraer, falta arrumar questões legais, burocráticas, comerciais e industriais entre os dois governos. Os indianos vão querer algo em troca.
Temos uma enorme oportunidade para fazer andar vários projetos na área de defesa, aeroespacial e industrial no país a partir desta parceria com a Índia. Em todos os três ramos das forças armadas. É questão de saber aproveitar.
O caça indiano de 5a G é apenas uma das muitas possibilidades.
Tomara algum inepto por aqui não estrague esse negócio, o qual estamos com as duas mãos no contrato.