Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Embraer apresenta portfólio de defesa na IDEX em Abu Dhabi
https://forcaaerea.com.br/embraer-apres ... abu-dhabi/
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Re: Sobre o KC-390
Concordo plenamente.FCarvalho escreveu: ↑Qua Fev 15, 2023 9:22 pm O único argumento que a RAAF possui atualmente vai neste sentido de operar material comum com a USAF e demais forças norte americanas, mas até isso pode cair por terra quando se olha as capacidades que o KC-390 possui em termos de manutenção, operação, logística e apoio pós venda da Embraer.
Dizer que o Brasil por não ser um país alinhado dificultaria o emprego dos aviões também é algo que não se sustenta no mundo real, visto que quase tudo no avião da Embraer tem procedência norte americana ou simplesmente pode ser conseguido de prateleira no mercado internacional sem restrições. Algo que foi requisito da FAB corroborado pela Embraer no projeto do avião. Então, eles na verdade se postos frente a frente, não tem nada que sustente a compra dos Hércules a não ser uma resposta política, já que de resto, o produto brasileiro supera em tudo o Hércules técnica, logística e operacionalmente. Enfim, a relação custo x benefício é sempre amplamente favorável ao KC-390 quando comparados diretamente. Daí o desespero para não admitir um processo aberto, público e igual para todos os concorrentes.
Foi uma jogada de carta marcada essa compra dos C-130J. Mas para o azar deles, o avião brasileiro está jogando na cara de todo mundo por aí que não é simplesmente melhor, é imbatível tirando o peso político do Hércules.
Agora, a decisão final é sempre deles. Onde eles vão querer colocar o dinheiro deles é uma problema que eles tem de resolver.
Torço para que pelo menos se abra um novo processo de seleção, e que desta vez e que se dê publicidade e condições iguais a todos os concorrentes. Nestes termos, já sabemos quem leva a melhor. Do contrário, deixa eles se ferrarem com os Hércules e a dependência da USAF.
Mas compras militares continuam sendo decisões geo-políticas. Não vejo chances realistas na Austrália. Já na caso da India sou bem mais otimista.
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Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
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Re: Sobre o KC-390
Creio também que vender para a RAAF é muito difícil. Mas não impossível. Para isso conto com o peso que a venda do KC-390 para a força aérea indiana, que tem lá suas relações com os australianos, possa influir no resultado final, ao menos no sentido de fazer os políticos lá repensarem a forma como o processo foi levado a termo.
Não que o resultado final possa ser alterado, mas só a propagada de "ganhar mas não levar" que o avião da Embraer teria na Austrália, por si só poderia nos render mais algumas vendas não só naquela região, como ajudar a confirmar outras mundo afora.
Vamos torcer para que o senado resolva mandar os caras refazerem o processo só para passarem o vexame de ter de justificar escolher um produto inferior por questões "geopolíticas".
Não que o resultado final possa ser alterado, mas só a propagada de "ganhar mas não levar" que o avião da Embraer teria na Austrália, por si só poderia nos render mais algumas vendas não só naquela região, como ajudar a confirmar outras mundo afora.
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Re: Sobre o KC-390
Uma informação interessante observando o Flight Radar sobre o FAB 2853 que está sendo usado como "garoto propaganda" da Embraer na India e Abu Dhabi, na Idex, é que ele não apenas esteve no Kasaquistão como fez três voos por lá entre os dias 19 e 21 de fevereiro. De lá ele retornou para Abu Dhabi, e foi para... Cairo, Egito.
De lá ele rumou para Faro, Portugal e depois Ihas Canárias, de onde seguiu até Recife, onde estava até hoje.
Duas paradas a serem vistas como importantes nos negócios no oriente médio.
A ver os resultados mais para frente.
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Re: Sobre o KC-390
Parceria Embraer-HAL pode alavancar vendas para o C-390 Millennium
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... millennium
A HAL é a Embraer indiana, só que estatal.
Nada oficial, mas se rolar, o KC-390 está com os dois pés dentro da IAF. E com sérias chances de se atingir as 80 unidades previstas na solicitação. Até para justificar a transferência de tecnologia e a produção local.
Um contrato aí por baixo de uns US$ 6.8 bilhões de dólares, só os aviões.
Como os indianos não tem muitas frescuras com os preços das coisas que compram, desde que se adequem aos seus requisitos de made in Índia, o negócio pode facilmente passar do dez bilhões com todos os adendos contratuais inclusos.
Pessoal da Embraer se ganhar esse contrato, vai ficar com aquele sorriso de orelha a orelha como se tivesse em férias de Natal e Ano Novo pelo resto do ano.
Se ganharmos na Índia, além dos royalties que a FAB irá receber, os custos gerais do projeto e do próprio avião poderão ser amenizados em contratos futuros, inclusive para a força área aqui.
Egito e Arábia Saudita ainda não estão completamente fechados com o C-130, e também são clientes com frotas de peso a ser vistas.
Há se o Irã não fosse o patinho feito do oriente médio.
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... millennium
A HAL é a Embraer indiana, só que estatal.
Nada oficial, mas se rolar, o KC-390 está com os dois pés dentro da IAF. E com sérias chances de se atingir as 80 unidades previstas na solicitação. Até para justificar a transferência de tecnologia e a produção local.
Um contrato aí por baixo de uns US$ 6.8 bilhões de dólares, só os aviões.
Como os indianos não tem muitas frescuras com os preços das coisas que compram, desde que se adequem aos seus requisitos de made in Índia, o negócio pode facilmente passar do dez bilhões com todos os adendos contratuais inclusos.
Pessoal da Embraer se ganhar esse contrato, vai ficar com aquele sorriso de orelha a orelha como se tivesse em férias de Natal e Ano Novo pelo resto do ano.
Se ganharmos na Índia, além dos royalties que a FAB irá receber, os custos gerais do projeto e do próprio avião poderão ser amenizados em contratos futuros, inclusive para a força área aqui.
Egito e Arábia Saudita ainda não estão completamente fechados com o C-130, e também são clientes com frotas de peso a ser vistas.
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- gabriel219
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Re: Sobre o KC-390
https://idrw.org/26-ton-c-390-fits-perf ... g-embraer/
A propaganda pró-KC390 na Índia está bem forte. O GF tem que entrar de cabeça junto a Embraer pra garantir esses 40 para a Índia, além de ir em busca de equipamentos deles como off-set.
Aproveitar que o EUA está apertando a Índia e ir atrás da decisão política pró-KC-390. Nossas relações estavam no melhor nível em anos, não é a hora de parar de ter as reuniões.
A propaganda pró-KC390 na Índia está bem forte. O GF tem que entrar de cabeça junto a Embraer pra garantir esses 40 para a Índia, além de ir em busca de equipamentos deles como off-set.
Aproveitar que o EUA está apertando a Índia e ir atrás da decisão política pró-KC-390. Nossas relações estavam no melhor nível em anos, não é a hora de parar de ter as reuniões.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Sendo os indianos como são na área de defesa, e o avião brasileiro ganhar, talvez seja até possível rolar aquela versão strech do KC-390 tão comentda, e com direitos autorais para Nova Dheli.
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Eles tem hoje que substituir desde os Antonov mais antigos, como os AN-12, 24, 30, 32 que são contados as centenas na frota da IAF.
O projeto do MTA visava principalmente substituir, com vantagens, toda essa frota por um único modelo.
Em todo caso, eles estão comprando dezenas de C-295M da Airbus, e agora vão atrás de arrumar um substituto para os An-12, principalmente, que era o homólogo soviético ao Hércules.
Assim, se tudo der certo, a frota de transporte da IAF para a próxima década será formada por:
1. C-295M Airbus (9 ton)
2. KC-390 Embraer (23 ton)
3. C-130 Lookheed Martin (19 ton)
4. C-17 Boeing (77 ton)
5. A330 MRTT Airbus (45 ton\Revo)
6. IL-76 Ilyushin (50 ton)
7. IL-78MKI Ilyushin (50 ton\Revo)
No longo prazo há se verificar os espaços que podem ser criados com a retiradas dos Ilyushin da frota indiana, já que são aviões antigos, e não foram modernizados com os novos motores PS-90, e carecem de maior manutenção e custos mais altos. Além disso os números destes aviões na frota da IAF são pequenos.
Como haverá esse hiato entre os KC-390 de 23 ton e os C-17 e suas 77 ton de carga, pode ser que eles resolvam incluir um novo cargueiro militar naquela faixa de operação dos aviões russos, ou podem, se for o caso, pegar o C-390 e derivar dele uma versão strech que se não alcançar as 50 ton dos Ilyushin, podem chegar bem perto. Com a vantagem de serem projetados e produzidos na Índia.
No momento não existem aviões em projeto ou voando capazes de equalizar a substituição dos IL-76 para os indianos no curto e médio prazo.
A Rússia continua com o seu projeto de substituição da frota no longo prazo na forma do IL-476 que não se sabe quando se tornará viável. Mas é certo que os russos como de praxe devem "convidar" a Índia para participar do projeto. Se eles vão se empolgar com a ideia depois do MTA, a ver.
O projeto do MTA visava principalmente substituir, com vantagens, toda essa frota por um único modelo.
Em todo caso, eles estão comprando dezenas de C-295M da Airbus, e agora vão atrás de arrumar um substituto para os An-12, principalmente, que era o homólogo soviético ao Hércules.
Assim, se tudo der certo, a frota de transporte da IAF para a próxima década será formada por:
1. C-295M Airbus (9 ton)
2. KC-390 Embraer (23 ton)
3. C-130 Lookheed Martin (19 ton)
4. C-17 Boeing (77 ton)
5. A330 MRTT Airbus (45 ton\Revo)
6. IL-76 Ilyushin (50 ton)
7. IL-78MKI Ilyushin (50 ton\Revo)
No longo prazo há se verificar os espaços que podem ser criados com a retiradas dos Ilyushin da frota indiana, já que são aviões antigos, e não foram modernizados com os novos motores PS-90, e carecem de maior manutenção e custos mais altos. Além disso os números destes aviões na frota da IAF são pequenos.
Como haverá esse hiato entre os KC-390 de 23 ton e os C-17 e suas 77 ton de carga, pode ser que eles resolvam incluir um novo cargueiro militar naquela faixa de operação dos aviões russos, ou podem, se for o caso, pegar o C-390 e derivar dele uma versão strech que se não alcançar as 50 ton dos Ilyushin, podem chegar bem perto. Com a vantagem de serem projetados e produzidos na Índia.
No momento não existem aviões em projeto ou voando capazes de equalizar a substituição dos IL-76 para os indianos no curto e médio prazo.
A Rússia continua com o seu projeto de substituição da frota no longo prazo na forma do IL-476 que não se sabe quando se tornará viável. Mas é certo que os russos como de praxe devem "convidar" a Índia para participar do projeto. Se eles vão se empolgar com a ideia depois do MTA, a ver.
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Re: Sobre o KC-390
Srs, boa noite... Fato bem curioso essa semana, acompanhando o flight radar. Já é o segundo vôo de KC-390 do Brasil para CHATEAUROUX Centre Marcel Dassault Airport na França essa semana. No primeiro pensei que poderia ser algo sobre o Humaitá que está realizando os testes finais de imersão e deve estar se aproximando dos testes com armamento (busca de torpedos e mísseis). Mas com esse segundo vôo hj, fiquei na dúvida... Alguém sabe do que se trata esses vôos? Grato!
https://www.flightradar24.com/BRS56/2f679081
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
O site Cavok saiu notícia no mínimo curiosa.
A Suécia não vai mais comprar os J italianos.
E ainda vão discutir o que fazer agora.
Veremos se o KC-390 entra nas opções.
A Suécia não vai mais comprar os J italianos.
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Re: Sobre o KC-390
Se os suecos decidirem fazer o MLU dos seus C-130, creio que as chances do KC-390 sobem razoavelmente, pois isso diminuirá a necessidade de adquirir uma aeronave com entrega a curto prazo.
Um abraço e t+
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Re: Sobre o KC-390
FAB 2856, tá no FR; foi o quarto a ser recebido:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390
Pelo que eles dizem, modernizar os C-130 deles não seria uma opção viável dado a idade, o estado das aeronaves e o tempo que levaria para fazer isso em toda a frota. Apenas 5\6 aviões, salvo engano. Essa foi a justificativa para comprar os -J italianos, que seria uma opção mais rápida. Não sei se esta solução estaria na mesa, já que contraditória à justificativa apresentada.Pablo Maica escreveu: ↑Dom Mar 05, 2023 2:07 pm Se os suecos decidirem fazer o MLU dos seus C-130, creio que as chances do KC-390 sobem razoavelmente, pois isso diminuirá a necessidade de adquirir uma aeronave com entrega a curto prazo.
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Por outro lado a RAF está baixando a sua frota de C-130J-30. Talvez eles consigam algo com os britânicos, como solução de curtíssimo prazo, caso realmente haja essa pressa toda que se fala sobre retirar os atuais Hércules de linha.
Em tempo, como a Embraer está com apenas os aviões da FAB, da FAP e 1 da Hungria - os holandeses ainda nem começaram a ser construídos - existe em teoria espaço na linha de produção para entregas mais aceleradas para eventuais clientes com pressa, e que se disponham a pagar por isso. Não lembro quando foi que alguém aqui falou, ou se foi na imprensa que havia algo como 9 aeronaves na linha de produção da Embraer em diversas etapas de montagem.
Se isto for mesmo que em parte verdade, e como a FAB só está recebendo 1 avião este ano, o que não deve mudar tão cedo, é o caso de se pensar se a Embraer\FAB não poderiam negociar estes espaços e as unidades em construção com os suecos.
A ver.
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