P44 escreveu: ↑Dom Jan 15, 2023 1:49 pmMelhor em quê?
Em tudo. Até no ciclo de vida o KC-390 se mostra mais vantajoso do que os Hércules, sob quaisquer aspectos de análise.
No mais, é só procurar por aí que se encontra os motivos pelos quais holandeses, húngaros e portugueses o escolheram, mesmo quando podiam ter optado pelo avião norte americano.
O avião só tem recebido elogios por onde passa, até nos yankees.
Se vocês acham que ele foi apenas uma compra fruto de corrupção, aí já é outra coisa.
abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Jan 16, 2023 11:44 am
por FCarvalho
Viking escreveu: ↑Dom Jan 15, 2023 5:49 pm
Em minha opinião em relação a aviação de transporte em algum momento em médio prazo, considerando as dimensões do país e as necessidades táticas e estratégicas, a FAB deveria retomar a meta original de 28 KC 390 e adquirir unidades adicionais do A 330 MRTT.
A substituição dos C 95 deveria também ser observada com atenção.
Sds
Eu tenho aqui com os meus botões que essas 9 unidades retiradas do contrato voltarão em momento oportuno assim que as condições orçamentárias puderem ser melhoradas, sem prejuízo de outros interesses governamentais. Lembro até hoje de ter lido e algum lugar que um dos sonhos de consumo da FAB seria operar o KC-390 em Manaus, no 1o\9o Gav na BAMN. Isto pode ser conseguido na medida em que o tempo for passando e os ajustes da economia feitos.
Com 28 unidades, dá até para colocar estes aviões em Campo Grande sem problemas, também. Com apenas 4 esquadrões de transporte, ou 5 esquadrões, caso o 1o\1o GT fosse aquinhoado, seria possível distribuir 4 a 5 aviões por cada uma destas OM. Nada demais para quem está acostumado a sempre dispor de poucos recursos. E com certeza traria à FAB um outro nível em termos de transporte tático.
É de se prever que ao menos mais 2 A-330 MRTT sejam adquiridos no mercado, mas eu conto com o ego do atual PR e demais cumpanheiros para isso se tornar realidade bem antes do que se pretenda. A transformação dos aviões atuais deve terminar entre 2025 e 2026. Com isso a FAB vai se ver livre para voltar seus recursos para a aquisição de mais aeronaves.
Quanto aos Bandeirante, Brasília e Caravan, a Embraer de antemão já afirmou que irá continuar o desenvolvimento do STOUT. Ou seja, daqui a pouco, quase com certeza iremos ver um novo contrato entre a empresa e MD para financiar o avião. É só a poeira baixar. E ainda tem por aí o ATL-100 e ATL-300 que devem ganhar a atenção do governo, e dos recursos públicos, também. Bom para nós.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Jan 16, 2023 11:52 am
por FCarvalho
@P44 e @arcanjo
Quanto a essa parceria entre UAE e Coréia do Sul, ainda vai rolar muita água debaixo dessa ponte. Não foram especificados quais seriam os projetos dentro das áreas citada para investimento, mas como os árabes até outro dia andaram flertando com o C-2 japonês, e com o F-35, ambos defenestrados, aparentemente, por motivos diversos, podemos admitir que no longo prazo eles possam resolver colocar alguns petrodólares nos projetos de aviões sul coreanos.
O KF-21 sabidamente tem a pretensão de se tornar stealh daqui a dois ou três blocks. Já o cargo sul coreano receberia com muito bom grado qualquer investimento árabe, já que por enquanto não tem encomendas e nem recursos públicos para sair do papel.
A ver.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Jan 16, 2023 6:14 pm
por Viking
Prezados colegas, saudações.
Segue live do Base Militar Vídeo Magazine, muito boa, sobre o KC 390 e a concorrência australiana.
Viking escreveu: ↑Dom Jan 15, 2023 5:49 pm
Em minha opinião em relação a aviação de transporte em algum momento em médio prazo, considerando as dimensões do país e as necessidades táticas e estratégicas, a FAB deveria retomar a meta original de 28 KC 390 e adquirir unidades adicionais do A 330 MRTT.
A substituição dos C 95 deveria também ser observada com atenção.
Sds
Eu tenho aqui com os meus botões que essas 9 unidades retiradas do contrato voltarão em momento oportuno assim que as condições orçamentárias puderem ser melhoradas, sem prejuízo de outros interesses governamentais. Lembro até hoje de ter lido e algum lugar que um dos sonhos de consumo da FAB seria operar o KC-390 em Manaus, no 1o\9o Gav na BAMN. Isto pode ser conseguido na medida em que o tempo for passando e os ajustes da economia feitos.
Com 28 unidades, dá até para colocar estes aviões em Campo Grande sem problemas, também. Com apenas 4 esquadrões de transporte, ou 5 esquadrões, caso o 1o\1o GT fosse aquinhoado, seria possível distribuir 4 a 5 aviões por cada uma destas OM. Nada demais para quem está acostumado a sempre dispor de poucos recursos. E com certeza traria à FAB um outro nível em termos de transporte tático.
É de se prever que ao menos mais 2 A-330 MRTT sejam adquiridos no mercado, mas eu conto com o ego do atual PR e demais cumpanheiros para isso se tornar realidade bem antes do que se pretenda. A transformação dos aviões atuais deve terminar entre 2025 e 2026. Com isso a FAB vai se ver livre para voltar seus recursos para a aquisição de mais aeronaves.
Quanto aos Bandeirante, Brasília e Caravan, a Embraer de antemão já afirmou que irá continuar o desenvolvimento do STOUT. Ou seja, daqui a pouco, quase com certeza iremos ver um novo contrato entre a empresa e MD para financiar o avião. É só a poeira baixar. E ainda tem por aí o ATL-100 e ATL-300 que devem ganhar a atenção do governo, e dos recursos públicos, também. Bom para nós.
Eu tenho aqui com os meus botões que essas 9 unidades retiradas do contrato voltarão em momento oportuno assim que as condições orçamentárias puderem ser melhoradas, sem prejuízo de outros interesses governamentais. Lembro até hoje de ter lido e algum lugar que um dos sonhos de consumo da FAB seria operar o KC-390 em Manaus, no 1o\9o Gav na BAMN. Isto pode ser conseguido na medida em que o tempo for passando e os ajustes da economia feitos.
Com 28 unidades, dá até para colocar estes aviões em Campo Grande sem problemas, também. Com apenas 4 esquadrões de transporte, ou 5 esquadrões, caso o 1o\1o GT fosse aquinhoado, seria possível distribuir 4 a 5 aviões por cada uma destas OM. Nada demais para quem está acostumado a sempre dispor de poucos recursos. E com certeza traria à FAB um outro nível em termos de transporte tático.
É de se prever que ao menos mais 2 A-330 MRTT sejam adquiridos no mercado, mas eu conto com o ego do atual PR e demais cumpanheiros para isso se tornar realidade bem antes do que se pretenda. A transformação dos aviões atuais deve terminar entre 2025 e 2026. Com isso a FAB vai se ver livre para voltar seus recursos para a aquisição de mais aeronaves.
Quanto aos Bandeirante, Brasília e Caravan, a Embraer de antemão já afirmou que irá continuar o desenvolvimento do STOUT. Ou seja, daqui a pouco, quase com certeza iremos ver um novo contrato entre a empresa e MD para financiar o avião. É só a poeira baixar. E ainda tem por aí o ATL-100 e ATL-300 que devem ganhar a atenção do governo, e dos recursos públicos, também. Bom para nós.
Voto com o relator.
POWS, desse jeito o cupincha véio vai ler a T&D até o inferno congelar, nice move...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Jan 16, 2023 10:56 pm
por FCarvalho
Eu leio a T&D desde muito antes da invenção da informática no Brasil.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Jan 17, 2023 10:03 am
por Poti
P44 escreveu: ↑Dom Jan 15, 2023 1:49 pmMelhor em quê?
É sério P44?
São projetos com meio-século de diferença é até difícil comparar. Fora que a motorização é diferente.
Alguns exemplos, o C130 para dar de mamar pro Gripen vai obrigar o caça a sair da sua altitude e velocidades de cruzeiro, o KC390 não.
A logística é mais simples com o 390, notadamente pela motorização.
Mas o principal é a eficácia e eficiência no consumo de combustivel e a melhora na ergonomia.
A melhora na ergonomia é absurda, para inserer e retirar cargas ou até mesmo para o conforto de quem viaja.
Vou dar só um exemplo, se alguém quer mijar vai no C130
P44 escreveu: ↑Dom Jan 15, 2023 1:49 pmMelhor em quê?
É sério cabeça?
São projetos com meio-século de diferença é até difícil comparar. Fora que a motorização é diferente.
Alguns exemplos, o C130 para dar de mamar pro Gripen vai obrigar o caça a sair da sua altitude e velocidades de cruzeiro, o KC390 não.
A logística é mais simples com o 390, notadamente pela motorização.
Mas o principal é a eficácia e eficiência no consumo de combustivel e a melhora na ergonomia.
A melhora na ergonomia é absurda, para inserer e retirar cargas ou até mesmo para o conforto de quem viaja.
Vou dar só um exemplo, se alguém quer mijar vai no C130
e no 390
É sério que quer comparar os dois projetos?
Sensacional, em duas imagens singelas, a demonstração cabal do hiato tecnológico que separa os dois projetos.
P44 escreveu: ↑Dom Jan 15, 2023 1:49 pmMelhor em quê?
É sério cabeça?
São projetos com meio-século de diferença é até difícil comparar. Fora que a motorização é diferente.
Alguns exemplos, o C130 para dar de mamar pro Gripen vai obrigar o caça a sair da sua altitude e velocidades de cruzeiro, o KC390 não.
A logística é mais simples com o 390, notadamente pela motorização.
Mas o principal é a eficácia e eficiência no consumo de combustivel e a melhora na ergonomia.
A melhora na ergonomia é absurda, para inserer e retirar cargas ou até mesmo para o conforto de quem viaja.
Vou dar só um exemplo, se alguém quer mijar vai no C130
e no 390
É sério que quer comparar os dois projetos?
Acho que o Prepe véio (não é o @cabeça de martelo), como todo mundo, se refere ao fato (e é fato mesmo) que foram fabricados milhares de Hércules desde seu primeiro voo, quase setenta anos atrás; só o Juliet, cujo Maiden Flight foi quase vinte anos antes do -390, já tem mais de 500 unidades em operação, ou seja, deve ter manutenção fácil no mundo inteiro.
Isso, no entanto, não ajudou a manter o estupendo (e onipresente no mundo todo) C-47 na primeira linha para sempre; soluções mais custo-efetivas vão surgindo e as que são menos vão tendo que ceder espaço. Mas dá pena, QUE BICHO LINDO, POWS!!!
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jan 18, 2023 3:03 pm
por FCarvalho
Os Hércules podem durar aí por mais vinte ou trinta anos, dada a continuidade de seu processo produtivo até hoje. Mas em algum momento a USAF e demais forças estadunidenses irão perceber que o seu vetor não os atenderá mais na justa medida de suas necessidades. E pior, que estará deixando eles para trás no quesito transporte tático militar. E todos sabem que os norte americanos não aceitam de forma alguma menos do que o melhor do melhor na seara da defesa.
Outro dia, em uma atividade conjunta na Colombia, o próprio pessoal da USAF se surpreendeu positivamente com o KC-390 da FAB ao verificar que ele foi o único avião do exercício a manter 100% de disponibilidade o tempo todo, enquanto os C-130H e -J ficaram muito atrás do desempenho demonstrado pelo avião brasileiro. O avião da Embraer foi o único que atendeu a todas as missões, sem panes, sem chiliques, sem limitações. Ao final, todos foram só elogios ao mesmo, e ao pessoal da FAB. E deixaram os colombianos babando.
Enfim, não é apenas uma questão de idade do projeto ou capacidades comprovadas, é a realidade das linhas de voo que mais impactará as decisões que irão prover ao esquadrões de transporte a melhor solução para si. Se isto será combinado com o poder político de cada país, é por conta e risco dos gestores.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Jan 22, 2023 2:26 pm
por arcanjo
De olho no KC-390, República Tcheca avalia experiência de Portugal