Página 458 de 517

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Out 21, 2022 3:55 pm
por Juliano Lisboa
Túlio escreveu: Sex Out 21, 2022 2:08 pm
Lucubus escreveu: Sex Out 21, 2022 1:30 pm FAB reduz mais 3 KC-390

https://www.airway.com.br/forca-aerea-b ... a-embraer/
É o que digo faz tempo e só levo paulada: a prioridade do cajuzinho parece ser salvar A SAAB, o resto é só se sobrar dinheiro e não tiver mais o que fazer com ele... 🙄

(...) Desde então, o novo comandante tem imprimido uma gestão personalista, focada em ampliar gastos com os caças Saab Gripen e a compra de aeronaves Airbus A330-200 para serem convertidas para o padrão MRTT. Ao mesmo tempo, Baptista Junior, alegando restrições orçamentárias, encerrou projetos como o de um avião híbrido, além de tentar reduzir o pedido de KC-390 pela metade.
Porque não pensa assim, está tentando salvar a aviação de caça... em outros tempos ia arrumar mais F-5 usado pra voar até 2100, agora o cara ta tentando manter o Gripen, tanto que aumentou de 36 pra 40 e negocia o segundo lote.

Outra coisa, nunca tivemos tantos Hércules na FAB, sendo o KC-390 mais capaz, porque não pode reduzir?

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Out 21, 2022 4:31 pm
por Túlio
Juliano Lisboa escreveu: Sex Out 21, 2022 3:55 pm
Porque não pensa assim, está tentando salvar a aviação de caça... em outros tempos ia arrumar mais F-5 usado pra voar até 2100, agora o cara ta tentando manter o Gripen, tanto que aumentou de 36 pra 40 e negocia o segundo lote.
SALVAR??? [085] [085] [085] [085]

Salvar do quê? 36 Gripen fazem mais estrago, melhor e mais longe do que toda a atual frota de F-5 + AMX em disponibilidade para operação; e o que há de tão perigoso na vizinhança? Os três maiores (Argentina, Colômbia e Venezuela) não conseguem juntar entre si nem 30 caças operativos, e todos com tecnologia do século passado, não state-of-the-art como o Gripen E.

Só se a intenção não é exatamente DEFENSIVA, aí sim, até 360 é pouco... [003] [003] [003] [003]
Juliano Lisboa escreveu: Sex Out 21, 2022 3:55 pm Outra coisa, nunca tivemos tantos Hércules na FAB, sendo o KC-390 mais capaz, porque não pode reduzir?
Ter uma dúzia e meia de 130 num cenário em que mal e mal um ou dois estão operacionais de cada vez não é exatamente confortável num País de 8,5M km²; lembremos, o que a vizinhança tem de mais forte fica no chão, Infantaria de Selva principalmente, que a nossa é das buenas mas as deles também não são um bando de escoteiros fraquinhos e medrosos.

Daí fico cá a pensaire, quantos pelotões um Gripen poderia levar de cada vez em uma situação DEFENSIVA dessas, porque uma coisa é o que se pode transportar em alguns Hércules do tempo do guaraná de rolha, tudo pifando; outra são 14 390 novos em folha, tudo FULL-OP e outra melhor ainda seria o original, o dobro disso.

Aliás, foi empurrado goela abaixo da FAB o número de 28 Cargos a jato Made In Brazil ou seu Alto Comando é que considerou necessário? Idem 36 Gripen, BTW...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Out 27, 2022 9:12 am
por arcanjo
Embraer assina memorandos de entendimento para cooperação com a indústria aeroespacial da Coreia do Sul
• Principal objetivo é fortalecer a colaboração com parceiros sul-coreanos
• Os memorandos têm como objetivo a criação de relacionamentos de longo prazo, para além do Programa LTA II


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGpNJ2rFgt0tv3dfEpA5SqaHFinHUrhBT8EmdPX-hmPiCn-nE9GKdan2hmWtzSXN5s4RyawWm9jpfGvjOphA-knq09dxg1WOzB9YkSlXset36_vhGmiKCMv5IxVeXo2_oAIJn2E-leTwzCMZ3ukXZyuXns3Lsnq_W6Ggm3ysWnoUsewd0ud81nY7hCmA/s2480/C-390%20MILLENNIUM%20MEDIA%20GALERY%20%2886%29.jpg

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... os-de.html

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Dom Out 30, 2022 10:31 pm
por FCarvalho
Vou lembrar novamente aos colegas que temos apenas dois esquadrões de transporte que operam\operavam o C-130: o 1o GTT, agora em Anápolis, e o 1o\1o GT no Galeão.

Quando da definição das quantidades a serem adquiridas, Embraer, FAB e MD sentaram juntos, colocaram na mesa cada um suas necessidades, todas elas, e chegaram ao consenso de produzir 28 unidades, de forma que o projeto pudesse sair do papel e fosse orçamentária e financeiramente viável para todos.

Horas, a FAB nunca chegou nem perto de operar 14 C-130 em um único esquadrão em seus mais de 50 anos de serviço, mesmo sendo aviões usados e comprados a preços módicos desde 1965. Imagina fazer isso com um avião novo, a jato e com tudo do bom e do melhor dentro dele... com orçamentos que nunca evoluíram para se adaptar aos quantitativos então propostos, seja para custeio, seja para a manutenção do processo de aquisição.

Sejamos honestos. Ninguém naquela época estava preocupado com quem iria pagar a conta depois dos contratos assinados.

Nem cmdtes da FAB, nem governo, nem MD, nem Embraer, e mais ninguém. E isso não é nenhuma novidade na seara da administração pública no Brasil. Até aí nenhuma novidade.

Agora, a FAB tem um problema seríssimo que é manter o nariz fora d'água em relação a todos os seus projetos, inclusive o KC-390, que sozinho leva uma bolada de dinheiro todo ano, considerando que o que a FAB recebe hoje para investimento e custeio mal e porcamente chega à metade do que é necessário, e pedido anualmente nas LOA ano após ano para poder se manter.

Então, tomaram uma decisão simples. Repito, tomaram, não tomou: ou somos uma força aérea de verdade ou não somos nada. A decisão foi por ser uma força aérea, coisa que ela vinha sendo de forma duvidosa, com uma concentração maciça em investir e manter a BID aeroespacial no país, servir de táxi aéreo e de quebra galho de programa social dos vários governos de plantão que passaram ao longo dos anos e que nunca se preocuparam se a FAB poderia, ou não, realizar suas missões primárias de defesa aérea, dentre outras, com eficiência, senão alguma eficácia, ainda que duvidosa.

Enfim, a Embraer sabe se virar sozinha, e se aquiesceu mais esta redução é porque sabe que pode manter o seu cargo militar em dias com seus contratos atuais, e com os futuros que estão por vir. Algo que qualquer empresa multinacional como ela sabe tratar a contento sem melindres.

A FAB precisa de caças para fazer uma coisa simples que nunca foi prioridade de fato em seu planejamento, que é fazer defesa aérea. Controlar, Vigiar, Integrar, Defender, como eles dizem. A diferença é que agora a parte de integração vai ficar para outro dia. Antes tarde do que nunca. E se vai ser com 36, 40, ou 66 Gripen E\F o tempo dirá.

Precisamos de uma força aérea bem balanceada. Mas principalmente que seja efetivamente capaz de realizar suas missões primárias sem deixar arestas em outras áreas. E para isso, é necessário priorizar o que é mais importante do ponto de vista de uma força aérea, e não de quem só consegue vê-la como uma simples transportadora de seus interesses imediatos.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Nov 03, 2022 1:29 pm
por FCarvalho
O KC-390 perdeu mais uma. Mas esta já era bola cantada desde o início. Logo onde.

Austrália vai encomendar novos C-130J, descartando o Embraer KC-390
https://www.airway.com.br/australia-vai ... er-kc-390/

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Nov 03, 2022 5:54 pm
por FCarvalho
Pessoal da Embraer na fila para falar "e dar um abraço" no PR eleito no dia da posse. :mrgreen: :twisted: [003]

Imagem

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Nov 10, 2022 3:48 pm
por Wolfgang
Embraer emplacou o Schneider na Transição. Cqd...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Nov 10, 2022 4:08 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Qui Nov 03, 2022 5:54 pm Pessoal da Embraer na fila para falar "e dar um abraço" no PR eleito no dia da posse. :mrgreen: :twisted: [003]

Imagem
E eu iria junto; só o prazer de saber que o nefando cajuzinho anti-EMBRAER ia baixar as calças do pijama (será? Tenho uma ideiazinha aqui que, se se realizar, menciono, mas não vou ficar lançando suspeita por enquanto, sempre parto da presunção de inocência) pra morder as próprias hemorróidas de raiva ao ver (na torcida aqui 🤞) a encomenda original de 390 ser restaurada já ia valer a viagem... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Nov 11, 2022 11:23 am
por FCarvalho
Túlio escreveu: Qui Nov 10, 2022 4:08 pm
E eu iria junto; só o prazer de saber que o nefando cajuzinho anti-EMBRAER ia baixar as calças do pijama (será? Tenho uma ideiazinha aqui que, se se realizar, menciono, mas não vou ficar lançando suspeita por enquanto, sempre parto da presunção de inocência) pra morder as próprias hemorróidas de raiva ao ver (na torcida aqui 🤞) a encomenda original de 390 ser restaurada já ia valer a viagem... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu não acompanho com frequência o noticiário político faz muito tempo. Tenho zelo pela minha saúde mental.
No caso, a última que ouvi falar, é de que o novo governo está tentando emplacar um rombo no orçamento de cerca de 200 bilhões via PEC no congresso. Como o trabalho de cooptação de apoio político já começou por lá, vamos ver de onde eles vão tirar dinheiro público para restabelecer os números pré-acordados do KC-390, e porque não dizer, de todos os programas e projetos da FAB que em 13 anos de governo não conseguiram tirar do ostracismo e da irrelevância de sempre do tratamento da Defesa.
Eu particularmente tenho um pé atrás com qualquer medida de curtíssimo prazo que vise atribuir importância e recursos que os projetos da defesa nunca tiveram em tempo algum.
E penso aqui com os meus botões que não vai ser desta vez que os militares irão se deixar levar, outra vez, pelos planos e arroubos mirabolantes e irresponsáveis de discursos políticos da hora, que visam, minha opinião, apenas angariar o silêncio e\ou omissão das ffaa's nos assuntos políticos do país. Nada demais até aí, não fosse o nosso histórico militar em termos de intervenções na vida política do país.
Pessoalmente acredito que sem levar em consideração o médio e longo prazo, nenhum dos próximos comandantes militares, e seus respectivos estados maiores, irá se deixar levar por propaganda e ofertas tipo 'Casas Bahia' para manter seus projetos, vide que, sem perspectivas concretas e seguras de que a coisa toda seja de fato tratada como política de Estado, para poder continuar surtindo seus efeitos no médio e longo prazo, não haverá apoio e tão pouco irá se aquiescer tais medidas.
E venhamos e convenhamos, ao menos a nível de alto comando, todos nas ffaa's tem bem nítido na lembrança os muitos problemas causados pela visão míope, fisiológica e partidária dos vários governos que passaram nos últimos 30 anos em relação ao tema Defesa.
Tomara dessa vez ninguém se deixe levar por mais nenhum canto da sereia do marketing político tupiniquim. Assim espero.
Seria no mínimo irresponsável.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Nov 11, 2022 11:23 am
por FCarvalho
Wolfgang escreveu: Qui Nov 10, 2022 3:48 pm Embraer emplacou o Schneider na Transição. Cqd...
Está garantido o dindin dela.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Nov 11, 2022 1:01 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Sex Nov 11, 2022 11:23 am
Túlio escreveu: Qui Nov 10, 2022 4:08 pm
E eu iria junto; só o prazer de saber que o nefando cajuzinho anti-EMBRAER ia baixar as calças do pijama (será? Tenho uma ideiazinha aqui que, se se realizar, menciono, mas não vou ficar lançando suspeita por enquanto, sempre parto da presunção de inocência) pra morder as próprias hemorróidas de raiva ao ver (na torcida aqui 🤞) a encomenda original de 390 ser restaurada já ia valer a viagem... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu não acompanho com frequência o noticiário político faz muito tempo. Tenho zelo pela minha saúde mental.
No caso, a última que ouvi falar, é de que o novo governo está tentando emplacar um rombo no orçamento de cerca de 200 bilhões via PEC no congresso. Como o trabalho de cooptação de apoio político já começou por lá, vamos ver de onde eles vão tirar dinheiro público para restabelecer os números pré-acordados do KC-390, e porque não dizer, de todos os programas e projetos da FAB que em 13 anos de governo não conseguiram tirar do ostracismo e da irrelevância de sempre do tratamento da Defesa.
Mas onde que eu falei de POLÍTICA? Aqui não é o SMEoS, onde "isso" tá liberado, aqui é tópico-fulcro; claro, impossível dissociar totalmente do tema Defesa, e é o que tu e eu fizemos, tocar no tema mas com o escopo apenas no que interessa.

No teu caso são enxames de caças importados, apenas montados aqui (o Meteor também era, BTW), azar se isso prejudicar - como está - Programas Nacionais; no meu é priorizar estes últimos, pois para mim apenas os oito Gripen F produzidos na SAAB e vetorando cada um uns quatro UCAVs furtivos a jato, desenvolvidos e produzidos na EMBRAER, gerariam um poder de destruição/dissuasão muito maior do que todo o atual lote de Gripen E/F (36).

E de resto mesmo 28 KC-390 não dão nem para a saída na defesa de um País com 8,5M km², tinha que ser muito mais, e com STOUT para suprir PEF e outras unidades desdobradas em pontos específicos para determinada Missão, estas caracterizadas pela constante mobilidade. Lembres da trabalheira que os ianques tiveram para abastecer minimamente os "Lurps" no Vietnam, o que tinha que ser feito pelo ar num TO mais ou menos do tamanho de Santa Catarina (a parte do então Vietnã do Sul que estava em disputa, com foco especialmente na chamada "Trilha Ho Chi Minh"); entregar suprimentos, fazer EVAM, CAS etc era sodas, e isso com o maior Poder Aéreo do mundo à disposição.

Agora imagines sem isso e numa área dúzias de vezes maior...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Nov 11, 2022 5:29 pm
por Wolfgang
Meus posts sobre política são excluídos, mas outros não. Isso já foi melhor. Bem melhor.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Nov 11, 2022 5:42 pm
por Túlio
Wolfgang escreveu: Sex Nov 11, 2022 5:29 pm Meus posts sobre política são excluídos, mas outros não. Isso já foi melhor. Bem melhor.

Teus posts são sobre "isso": vás para o SMEoS, que é lugar para essas coisas.

Na dúvida, releias o Regulamento, até para evitar choradeira em público.

Não haverá novo aviso.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sáb Nov 12, 2022 10:51 am
por FCarvalho
Túlio escreveu: Sex Nov 11, 2022 1:01 pm
FCarvalho escreveu: Sex Nov 11, 2022 11:23 am Eu não acompanho com frequência o noticiário político faz muito tempo. Tenho zelo pela minha saúde mental.
No caso, a última que ouvi falar, é de que o novo governo está tentando emplacar um rombo no orçamento de cerca de 200 bilhões via PEC no congresso. Como o trabalho de cooptação de apoio político já começou por lá, vamos ver de onde eles vão tirar dinheiro público para restabelecer os números pré-acordados do KC-390, e porque não dizer, de todos os programas e projetos da FAB que em 13 anos de governo não conseguiram tirar do ostracismo e da irrelevância de sempre do tratamento da Defesa.
Mas onde que eu falei de POLÍTICA? Aqui não é o SMEoS, onde "isso" tá liberado, aqui é tópico-fulcro; claro, impossível dissociar totalmente do tema Defesa, e é o que tu e eu fizemos, tocar no tema mas com o escopo apenas no que interessa.
No teu caso são enxames de caças importados, apenas montados aqui (o Meteor também era, BTW), azar se isso prejudicar - como está - Programas Nacionais; no meu é priorizar estes últimos, pois para mim apenas os oito Gripen F produzidos na SAAB e vetorando cada um uns quatro UCAVs furtivos a jato, desenvolvidos e produzidos na EMBRAER, gerariam um poder de destruição/dissuasão muito maior do que todo o atual lote de Gripen E/F (36).
E de resto mesmo 28 KC-390 não dão nem para a saída na defesa de um País com 8,5M km², tinha que ser muito mais, e com STOUT para suprir PEF e outras unidades desdobradas em pontos específicos para determinada Missão, estas caracterizadas pela constante mobilidade. Lembres da trabalheira que os ianques tiveram para abastecer minimamente os "Lurps" no Vietnam, o que tinha que ser feito pelo ar num TO mais ou menos do tamanho de Santa Catarina (a parte do então Vietnã do Sul que estava em disputa, com foco especialmente na chamada "Trilha Ho Chi Minh"); entregar suprimentos, fazer EVAM, CAS etc era sodas, e isso com o maior Poder Aéreo do mundo à disposição.
Agora imagines sem isso e numa área dúzias de vezes maior...
Eu vejo que a logística é o nosso maior "calcanhar de Aquiles", mas isso não é apenas uma deficiência particular do Brasil, mas ela é fato em todo o TO sul americano, e diria, latino americano. Para resolver isso, temos que investir em diferentes vetores em quantidades e qualidade que sabemos a FAB jamais terá condições de alcançar a bem da falta de vontade de se investir em defesa no país.
Em todo caso, basta-nos reativar o projeto do STOUT e\ou aproveitar os da DESAER, porque isso também é investimento em defesa, para oferecer aos 6 ETA uma capacidade bem maior do que eles tem com a frota atual. E aí depende do que a FAB entende como sendo necessário, e possível, de ser sustentado pelo orçamento que recebe. Com 12 aeronaves em cada ETA já seria uma encomenda fixa para 72 aviões. Mas este e qualquer outro governo tem vontade e intencionalidade de tirar do bolso mais de US 100 milhões para desenvolver o avião da Embraer do zero e pagar mais US 500 milhões, por baixo, para comprar aquela quantidade de STOUT, ATL-100 ou qualquer outro :?: Eu duvido que tão cedo veremos algo neste sentido, por mais benéfico que isso seja para nós.
O problema não é a FAB ter ou não ter 28 KC-390, mas se ela consegue manter dentro dos níveis de exigências cobrados à aviação de transporte, com o orçamento que tem, os custos de operar tais aviões. Pelo que temos visto, novamente, uma decisão do comando da aeronáutica, e não apenas do seu comandante, afirma que do jeito que está, financeiramente é impossível à FAB conseguir pagar anualmente a encomenda dos números originais do projeto, e pari passu, operar tais quantidades. Não porque a instituição não queira, mas porque o poder público (diga-se político) não oferece e não tem interesse em aportar os recursos necessários para tal. Simples assim. Ou tu achas mesmo que os brigadeiros não iriam querer uma frota bem maior do que os 28 inicialmente adquiridos se pudessem :?:
E diante disso, temos aqui também a questão da frota de aviões para a Avex e Aviação Naval, que a FAB faz vista grossa, ou no mínimo, desaprova qualquer tipo de investimento sem antes passar pelo seu crivo, que não por acaso, só seria dado se ela mesma recebesse os recursos de que precisa para operar uma frota de aviões de transporte dentro do que entende ser necessário a si. Mas isso também é uma questão de decisão política que começa pelo MD, que como se sabe, não manda em nada e ninguém nos projetos e decisões das ffaa's.
Por fim, na seara dos helos vemos até hoje como o projeto HX-BR enfiado goela abaixo e à revelia do desejo das forças sofreu anos com repetidos cortes de verba, entregas e operação dos helos, que sabemos, são 50 unidades que irão demorar quase vinte anos para serem totalmente dispostas. Hoje FAB e MB trocaram 3 ou 4 unidades dos H225M para poder receber H125 em troca porque o poder público simplesmente se negou a resolver um problema simples de comprar um helo leve para treinamento. E isso tem quase dez anos que está na pauta da MB, e agora da FAB. Há, mais 50 helos é muita coisa para as forças armadas... diria que não, tanto que eles seguem querendo arrumar mais BH de qualquer jeito. Mas os investimentos em helos por aqui também segue o mesmo dilema dos Gripen, que é termos qualidade mas não quantidade, porque alguém no planalto central acha que não precisamos... :roll:
A Avex tem os mesmos 4 Bavex de 40 anos atrás quando foi criada. A MB idem com os seus HU, FAB do mesmo jeito, e nem por isso estas OM tem suas dotações na íntegra até hoje, seja por falta de investimento, seja por falta de vontade de quem por obrigação deveria resolver isso. Mas não quer.
Enfim, temos aqui algumas possibilidades de resolver os nossos muitos problemas com logística militar, ainda que a preços nada amigáveis. Mas não vi, e não vejo, vontade e disposição de ninguém em resolver isto a partir de soluções endógenas, mesmo que beneficiando a BID. Se não fazemos nem o básico que é ter uma logística decente, vamos dizer o que da defesa aérea que nunca tivemos.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sáb Nov 12, 2022 1:48 pm
por FCarvalho