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Re: Sobre o C-390
Enviado: Sex Fev 27, 2009 11:47 am
por Slip Junior
Não tenho a menor idéia se realmente tem alguma relação com o C-390 mas já que o povo daqui já anda discutindo um possível envolvimento da Boeing no projeto, acho que essa notícia cabe bem nesse tópico.
Boeing, Alenia part ways on C-27J final assembly talks
By Stephen Trimble
Boeing and Alenia Aeronautica have severed three-year-old partnership talks for the C-27J Joint Cargo Aircraft (JCA) programme.
The US Army and the US Air Force have ordered 78 C-27Js, with L-3 Communications as prime contractor and mission systems integrator and Alenia as the manufacturer. Alenia and Boeing had previously agreed in principle to have the latter perform final assembly at a greenfield site in Jacksonville, Florida.
However, the two companies have jointly decided to break off discussions permanently.
"The two companies were not able to reach a business agreement that was satisfactory," says Alenia. "A lot of it was driven by the global economy."
Boeing also blames the "current global economic climate" for the decision, as the company could not reach an agreement that would satisfy its shareholders given wider financial circumstances.
The decision leaves Boeing relying solely on continued C-17 production to maintain a military airlift industrial capacity.
For its part, Alenia plans to move forward with completing a final assembly plant itself for C-27Js at Jacksonville's Cecil Field industrial park. The factory is scheduled to open in spring 2010. Alenia says the army and USAF customers should notice no changes to aircraft quality or production schedule with Boeing out of the JCA industrial team.
The army plans to buy at least 54 C-27Js to replace a fleet of about 40 Shorts C-23B Sherpa transports. The USAF is considering proposals to buy as many as 120, although the final number could depend on the results of a mobility requirements study due later this year.
DATE:27/02/09
SOURCE:Flight International
Abraços
Re: Sobre o C-390
Enviado: Sex Fev 27, 2009 2:37 pm
por Grifon
Justiça concede liminar que suspende 4.200 demissões na Embraer
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) concedeu liminar nesta sexta-feira suspendendo, até a próxima quinta, as mais de 4.200 demissões feita pela Embraer na semana passada. A liminar é resultado de ação das centrais Força Sindical e Conlutas, que ontem protocolaram no TRT de Campinas (93 km de SP) uma ação de dissídio coletivo para pedir a anulação das demissões.
O TRT informou ter avisado os sindicatos e a Embraer. Procurada pela Folha Online, a fabricante de aviões não confirmou o recebimento do texto que comunica a decisão.
Saiba mais sobre a fabricante de aviões Embraer
Ontem, o tribunal já havia agendado para a próxima quinta uma audiência de conciliação entre a Embraer e as entidades sindicais para analisar as dispensas, motivadas pela crise internacional e pela queda da demanda por aeronaves.
O presidente do TRT da 15ª Região, em Campinas, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, disse ontem em entrevista à Agência Folha que uma negociação prévia poderia resultar em alternativas à rescisão: "Você pode reduzir a jornada, reduzir salário; são mecanismos que podem mitigar esta situação mais grave", afirmou.
Na ação protocolada, as entidades sindicais argumentam que a Embraer ignorou os sindicatos e não estabeleceu nenhum tipo de negociação antes de oficializar a demissão em massa. A decisão de hoje foi classificada pelo presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, como "um gol de placa".
As centrais alegaram ainda que a empresa tem alta lucratividade, o que poderia, na opinião deles, evitar as demissões no momento de crise.
A Força e a Conlutas agendaram um protesto para hoje, a partir das 14h, em São José dos Campos, onde fica a sede da Embraer.
Antes disso, na segunda-feira (2), deve ocorrer uma audiência de mediação entre a Embraer e representantes dos funcionários, agendada pelo Ministério Público do Trabalho. A audiência atende a representação registrada pelo sindicato para pedir que as demissões da Embraer sejam anuladas.
Demissões
A Embraer alegou que os efeitos da crise financeira internacional são os responsáveis pela queda das encomendas, o que gerou a necessidade de demissões.
O corte representa cerca de 20% do efetivo de 21.362 empregados, e se concentram na mão-de-obra operacional, administrativa e lideranças, incluindo a 'eliminação de um nível hierárquico de sua estrutura gerencial.
A Embraer também revisou suas estimativas para 2009. A empresa calcula entregar 242 aeronaves no período (ante 270 na previsão anterior), com uma receita prevista de US$ 5,5 bilhões (ante US$ 6,3 bilhões). Por conta da redução da estimativa de receita, a empresa refez sua previsão de investimentos para US$ 350 milhões neste ano (ante US$ 450 milhões).
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 0305.shtml
Re: Sobre o C-390
Enviado: Qua Mar 04, 2009 9:37 pm
por marcos-Brasil
assisti hoje no "Record News Brasil" que o governo federal iniciou a compra de cinco C-390 da EMBRAER para uma possivel readimissão dos empregados
Re: Sobre o C-390
Enviado: Qui Mar 05, 2009 1:58 am
por Brasileiro
Como assim comprar 5 C-390 se o projeto ainda é figura de CAD?
abraços]
Re: Sobre o C-390
Enviado: Qui Mar 05, 2009 2:54 pm
por marcos-Brasil
Procurei me informar sobre o assunto e foi uma compra "meia-boca" que o governo fez para garantir o inicio da produção e principalmente garantir o empregos foi feita durante e executivos da embraer e o governo, infelismente não encontrei o video no site da record news mas vou tentar de novo para o outros tirarem suas duvidas!
abraços
Re: Sobre o C-390
Enviado: Qui Mar 05, 2009 3:11 pm
por Glauber Prestes
Deveria ter comprado logo uns 50, pra resolver o problema de transporte/REVO/SAR
Re: Sobre o C-390
Enviado: Qui Mar 05, 2009 3:31 pm
por Bender
Lula diz avaliar como aumentar a produção da Embraer
Leonencio Nossa e Tânia Monteiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em encontro com sindicalistas, que está avaliando medidas para incrementar e incentivar a aviação regional e, com isso, aumentar as demandas da Embraer. Lula, segundo relato dos participantes, se comprometeu ainda se empenhar para que a Força Aérea Brasileira adquira um tipo de aeronave que está sendo elaborada pela Embraer, o C-390, para substituir o avião de transporte Hércules, usado hoje pelos militares.
No encontro com representantes da Frente Sindical Conlutas, Lula disse também que ainda ontem pretendia se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e outros representantes do governo para discutir medidas para os setor. Mas o encontro não foi confirmado pelo Palácio do Planalto. O presidente informou aos sindicalistas que telefonaria para o presidente da Embraer, Frederico Curado, para pedir que a empresa negocie com o sindicato dos trabalhadores a questão das demissões dos 4.270 funcionários.
Na reunião, os sindicalistas disseram para o presidente que a Embraer, só este ano, recebeu encomenda de 242 aeronaves, enquanto no ano passado o número não passou de 204 encomendas. Lula teria demonstrado surpresa. Isso porque, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Adilson dos Santos, o presidente da Embraer, numa reunião que teve com o Lula, no mês passado, disse que a empresa teve o cancelamento de 30% das encomendas.
Re: Sobre o C-390
Enviado: Qui Mar 05, 2009 5:30 pm
por Wolfgang
TRT prorroga suspensão de demissões da Embraer até o dia 13
Da Agência Estado:
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou nesta quinta-feira, 5, que a suspensão das 4.270 demissões da Embraer seja prorrogada até 13 de março, quando acontece uma nova audiência de conciliação entre a empresa e os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e de Botucatu. As informações são do próprio sindicato de São José dos Campos, onde fica a sede da fabricante de aviões.
Segundo a entidade, a empresa manteve-se inflexível em audiência que aconteceu na manhã desta quinta-feira em Campinas e não quis apresentar propostas ou reverter as demissões. A audiência foi conduzida pelo presidente do TRT, desembargador Luiz Carlos Cândido Martins Sotero da Silva.
O sindicato informou ainda que, atendendo à determinação do TRT, a Embraer apresentou relatórios financeiros que, segundo seus representantes, justificariam as demissões. Já o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos apresentou um estudo econômico rebatendo as informações. Os documentos foram anexados ao processo.
Entre os dados citados no documento apresentado pelos sindicalistas estão dados do site oficial da própria Embraer, como a estimativa de faturamento em torno de R$ 10 bilhões para 2008. Segundo o documento, a empresa teria em caixa R$ 3,6 bilhões - dinheiro suficiente para pagar os salários de todos os seus funcionários no mundo durante dois anos, segundo contas do sindicato. "A carteira de pedidos firmes da empresa continua em cerca de US$ 20 bilhões e a cadência de produção em 2009 será maior em relação a 2008", argumentaram os sindicalistas.
Antes da próxima audiência acontecerá uma reunião informal entre as partes, no dia 9, às 15h, no gabinete do presidente do TRT. Caso a Embraer e os sindicatos não cheguem a um acordo nos próximos encontros, o caso seguirá para julgamento. Para o sindicato, o resultado da audiência desta quinta-feira dá mais fôlego à luta pela readmissão dos trabalhadores da Embraer.
Encontro com Lula
Na quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com sindicalistas dos trabalhadores para discutir as demissões. Lula disse que está avaliando medidas para incrementar e incentivar a aviação regional e com isso aumentar as demandas da Embraer. O presidente disse que se reunirá ainda hoje com o ministro da Defesa, Nelson Jobim e outros representantes do governo, para discutir medidas para os setor. Mas até o momento esse encontro não foi confirmado pelo Palácio do Planalto.
O presidente, segundo relato dos participantes, se comprometeu a se empenhar para que a Força Aérea Brasileira adquira uma aeronave que está sendo elaborada pela Embraer, a C-390, para substituir o avião Hércules, usado atualmente pelos militares, e com isso ajudar a empresa a sair das dificuldades.
Nova reunião
O presidente do TRT, Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, marcou para a próxima segunda-feira, às 15 horas, uma reunião informal em seu gabinete, para uma nova negociação, e outra audiência de conciliação para a sexta-feira (13), às 9 horas.
Um dos cinco advogados da empresa presentes na audiência desta quinta-feira Newton dos Anjos informou que as dispensas são irreversíveis, que os funcionários já receberam seus haveres rescisórios, aguardam apenas a homologação e que a companhia está disposta a ouvir outras alternativas para beneficiar os funcionários demitidos.
Os representantes do sindicato e das centrais sindicais criticaram a postura da empresa e disseram que a decisão só dificultará o avanço da negociação. "Se a empresa disser que não vai readmitir os funcionários a tendência é o tribunal julgar isso", afirmou o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva. O advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Aristeu Pinto Neto, disse que os representantes dos trabalhadores não aceitam redução de jornada com redução de salário.
O presidente do TRT disse acreditar em uma negociação, ainda que não seja pela reintegração dos funcionários. "Há outros tipos de saídas. Não quero antecipar nada pra que as partes encontrem essa solução", afirmou.
Sotero da Silva manteve a liminar que suspende os efeitos das demissões dos funcionários da Embraer até o dia 13, ou seja, até lá, a empresa teria de pagar os dias dos trabalhadores. "A prorrogação da liminar, enquanto vigente, importa no cumprimento dos direitos trabalhistas. Evidentemente, a solução final é o mérito que será decidido posteriormente."
Re: Sobre o C-390
Enviado: Sex Mar 06, 2009 1:05 pm
por Marino
Da declaração assinada pelo Lula e pelo Uribe por ocasião da visita deste último ao Brasil:
19. Os Mandatários saudaram a continuidade das tratativas, entre EMBRAER, Força Aérea Brasileira e Força Aérea Colombiana, para desenvolvimento da aeronave KC-390, iniciativa que incrementará o nível tecnológico da indústria aeronáutica dos dois países.
Re: Sobre o C-390
Enviado: Sex Mar 06, 2009 4:28 pm
por Bender
Governo estuda medidas para aviação regional
Tânia Monteiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o governo estuda o fortalecimento da aviação regional como forma de reativar a fabricação de aviões e fortalecer a Embraer. "Estou marcando com a Anac, e o Jobim (ministro Nelson Jobim, da Defesa) está preparando proposta para discutir aviação regional no Brasil. Tá na hora de ter aviação regional forte. Isso pode ser ajuda muito grande para a indústria, mesmo com avião para passageiro", disse o presidente, ao ?Estado?, após falar por telefone com o presidente do Conselho Administrativo da Embraer, Maurício Botelho.
Na conversa com Botelho, segundo Lula, ficou claro que não há como reverter as mais de 4 mil demissões anunciadas pela empresa. "Eu não diria reverter, até porque empresa só poderá reverter se tiver encomenda. Mas há chance de um negócio", declarou o presidente, sem querer revelar os termos da conversa com Botelho. "Ele certamente está ligando agora para o Frederico (Fleury Curado, atual presidente da Embraer) com as sugestões que dei. Vamos ver", prosseguiu Lula, insistindo que "não podia" contar o que conversaram .
Lula confirmou, porém, a inclusão no orçamento de recursos para construção de aviões C-390, de transporte, que substituirão os Hércules usados pela Aeronáutica, para serem usados no transporte de carga e tropa e no reabastecimento em voo. Segundo ele, não será uma compra aleatória da Força Aérea.
Re: Sobre o C-390
Enviado: Sex Mar 06, 2009 9:29 pm
por WalterGaudério
A coisa vai sair, deve demorar um mês, mas vai sair.
Re: Sobre o C-390
Enviado: Sex Mar 06, 2009 9:32 pm
por brisa
Assim seja...Amem.....vou acender uma vela como dizia o sumido do Deschamps
Re: Sobre o C-390
Enviado: Sáb Mar 07, 2009 8:57 pm
por Bourne
O govenro pode até comprar cinco de facto só para viabilizar o termino do projeto e viabilizar a produção. Entretanto, nesse ato emerge uma forte intenção de adquirir mais unidades num curto prazo. É claro que o ideal seria encomendar uns 20 - 25 de uma vez só, mas cinco é melhor que nada. Sem contar que se o produto existir, pode ser vendido para empresas civis e outras FA's interessadas. Além de outras cositas a más
Essa estória da EMBRAER não conseguir vender os seus aviões para empresas brasileiras é uma aberração, que deveria ter sido solucionada a muito tempo.
Re: Sobre o C-390
Enviado: Dom Mar 08, 2009 1:39 am
por Valdemort
Aberração é o sistema tributário brasileiro .
Vcs sabiam que as empresas brasileiras pagam COFINS pelo combustivel e as estrangeiras não quando abastecem no Brasil ? Isso encarece o preço das passagens e diminui a competitividade das Aéreas Brazukas .
Re: Sobre o C-390
Enviado: Dom Mar 08, 2009 11:11 am
por binfa
Governo banca cargueiro da Embraer - Defesa investe em projeto de avião militar e depois deve comprar jatos de empresa que acaba de demitir 4,2 mil (Roberto Godoy)
O governo vai aplicar entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões no programa do novo cargueiro militar da Embraer, o KC-390. Esse aporte inicial é equivalente a 5% do investimento na etapa de desenvolvimento. O detalhamento da participação será anunciado até abril. O Comando da Aeronáutica incluiu o jato médio de transporte no plano de longo prazo, que fixa metas até 2023.
O contrato de venda só entrará na pauta mais adiante. Todavia, os primeiros estudos do negócio consideram a encomenda de 22 a 30 aeronaves com entregas previstas a partir de 2015. O valor do pacote é estimado em US$ 1,3 bilhão.
A entrada da Força Aérea no empreendimento havia sido revelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro entre sindicalistas e executivos da Embraer, no Palácio do Planalto, dia 4. A empresa demitiu 4,2 mil funcionários há três semanas. O processo do cargueiro pode ajudar a evitar novos cortes. Para o presidente da Embraer, Frederico Curado, "o KC-390 é um produto com muita chance de sucesso nas vendas internacionais; vai representar demanda por mão de obra de engenharia - e permitirá sustentar centenas de profissionais, que trabalharão nos primeiros seis anos de desenvolvimento e depois disso, por muito tempo".
Com desenho novo e agora com capacidade para cumprir missões de reabastecimento em voo, mudanças especificadas em conjunto com especialistas do Comando da Aeronáutica, o KC-390 é um ambicioso projeto preparado para disputar um mercado internacional avaliado em 700 aviões dessa classe que serão trocados ou comprados até 2020 em 77 países. Um negócio, total, de US$ 13 bilhões.
Durante o Salão Aero India, em Bangalore, o diretor para o mercado asiático, Sérgio Bellato, disse que a corporação discute a venda de uma configuração civil da aeronave. Os prováveis clientes são a Federal Express (FedEx) e a DHL.
O birreator adota um desenho avançado - a integração da asa alta foi reprojetada - com grande porta traseira e eletrônica digital de última geração. Voa a 850 km/hora. Cobre 6,3 mil km levando 12,5 mil quilos ou 2,4 mil km com 19 toneladas. Pode ser convertido em avião tanque e sairá da fábrica preparado para ser reabastecido - por outro KC-390.
O plano estratégico da FAB precisa expandir a sua frota de transporte rápido para atender ao conceito do Plano Nacional Estratégico que definiu a arquitetura de forças de deslocamento rápido para todo o País como padrão.Segundo Frederico Curado, presidente da Embraer, o programa do KC-390 exige recursos situados entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões. A empresa negocia parceria com corporações internacionais.
As mudanças feitas no projeto são significativas. Foram determinadas pela agência tecnológica da Aeronáutica. Um certo número de "potenciais clientes selecionados" entrou na pesquisa.O KC-390 preserva pontos comuns com o modelo de passageiros o Emb-190/95 , para 122 passageiros, "em benefício da redução dos custos", afirma Curado. Na última versão, a empenagem traseira, onde fica o leme, foi elevada e adotou o formato em T. Os motores devem ser mais potentes. A imagem mostra alterações para melhorar o fluxo aerodinâmico.
Peritos militares acreditam que o KC-390 tenha mais de 30 metros de comprimento, aproximadamente 29 metros de envergadura e 10 de altura. A carga útil é de 19 toneladas. A fuselagem abriga 64 paraquedistas equipados para combate ou 84 soldados de infantaria convencional. Há outros arranjos, combinando um blindado leve e 13 homens; ou suprimentos e dois veículos leves. A Aeronáutica quer, ainda, uma configuração para a retirada de feridos ou doentes em zonas de alto risco ou conflito.
O vice-presidente de Defesa, Orlando Ferreira Neto, considera a FAB "reconhecida por definir requisitos operacionais muito eficazes, o que tem resultado em produtos competitivos". Na prática, significa que a escolha do KC-390 para substituir ao longo dos próximos 20 anos o Hércules C-130 como principal transportador da FAB vai alavancar as negociações junto a compradores externos
fonte O Estado de S. Paulo (notimp)