Odessa de novo:
Mykolaiv:

Depoimento de tropas Ucranianas em Lyman:
Tropas Russas avançam em Severodonetsk através da cidade de Voeivodvka, avançando através de Rubiznhe e Shedrysheve:
Moderador: Conselho de Moderação
Show.gabriel219 escreveu: Sex Mai 06, 2022 3:28 pmSuetham escreveu: Sex Mai 06, 2022 3:10 pm
As forças russas estão intensificando desde o início da guerra o reconhecimento aéreo para realizar a avaliação de danos(Bomb damage assessment - BDA) e identificar posições ucranianas. É muito provável que seja o drone Orlan-10 fazendo esse reconhecimento.
Suetham escreveu: Sex Mai 06, 2022 1:09 pm
Eu acho que a carga explosiva está faltando, então este foi provavelmente foi ataque bem-sucedido.
Nesta altura do campeonato, qualquer documento publicado eu desconfio porque são fáceis de serem falsificados, até mesmo vídeos estão sendo alterados, imagina documentos. A Rússia não fica atrás nessa guerra de desinformação, um pouco antes e também durante a guerra, alguns documentos ucranianos apareceram na internet e mais tarde foram concluídos que eram falsos.gabriel219 escreveu: Sex Mai 06, 2022 5:23 pm Mas é o resumo da Marinha Russa. Tirando os novos navios e os submarinos, o resto é basicamente museu combatente.
Agora tá explicado porque os Ucranianos pensaram que tinham acertado. Era só a fumaça habitual.Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 9:34 amEsta foto é dada como sendo atual e... da Admiral Makarov, tranquilamente no porto. É como eu digo, tá cada vez mais brabo de saber qual lado MENTE MENOS:
PS.: dois dias para sei lá o que o Putin vai aprontar no Dia da Vitória...![]()
![]()
![]()
![]()
Estavam regulando o motor diesel para o desfile do dia 9, tá explicado, heheca_metal escreveu: Sáb Mai 07, 2022 11:48 amAgora tá explicado porque os Ucranianos pensaram que tinham acertado. Era só a fumaça habitual.Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 9:34 amEsta foto é dada como sendo atual e... da Admiral Makarov, tranquilamente no porto. É como eu digo, tá cada vez mais brabo de saber qual lado MENTE MENOS:
PS.: dois dias para sei lá o que o Putin vai aprontar no Dia da Vitória...![]()
![]()
![]()
![]()
Edit: O povo fica nessa punheta mental de que algo vai acontecer no dia 9. Parece que não conhecem o Putin. Ele prefere a surpresa. Se ele for fazer algo, não vai ser em um dia especial. No máximo vai fazer um discurso pra levantar a moral.
Aliás, talvez leve anos pra ele cobrar dos países da OTAN essa ajuda toda que estão dando lá na Ucrânia.
Matheus escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:07 pmEstavam regulando o motor diesel para o desfile do dia 9, tá explicado, heheca_metal escreveu: Sáb Mai 07, 2022 11:48 am
Agora tá explicado porque os Ucranianos pensaram que tinham acertado. Era só a fumaça habitual.
Edit: O povo fica nessa punheta mental de que algo vai acontecer no dia 9. Parece que não conhecem o Putin. Ele prefere a surpresa. Se ele for fazer algo, não vai ser em um dia especial. No máximo vai fazer um discurso pra levantar a moral.
Aliás, talvez leve anos pra ele cobrar dos países da OTAN essa ajuda toda que estão dando lá na Ucrânia.
As pessoas estão muito focadas em coisas que não mudam nada o quadro… se afundou ou não o navio, se a Rússia está ou não sem munição, se a Ucrânia tem ou não defesa anti-aérea. Isso é tudo fog of war e vai sempre ser usado como tal. Eu ando olhando apenas os avanços e os detalhes do grande quadro.Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:25 pmMatheus escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:07 pm
Estavam regulando o motor diesel para o desfile do dia 9, tá explicado, heheAí é que está, e repito: cada vez mais brabo saber quem MENTE MENOS: qual a garantia de que a foto é mesmo atual? O Moskva já tinha até chegado rebocado ao porto, nenhuma vítima fatal a reportar e... deu no que mesmo?
No caso do Putin, me reservo também a dúvida: ele não vai falar apenas para o Ocidente mas também ao Povo Russo, talvez precise mesmo anunciar algo importante.
SE FOSSE EU: tigrada véia, vamos ter que apertar um pouco mais o cinto, pois estou suspendendo totalmente por seis meses - no mínimo - todo o gás, petróleo e qualquer outra commodity, incluindo alimentos, para a UE (quebrava em uma semana).![]()
![]()
![]()
![]()
Na verdade tem um valor militar importantíssimo, LM: essas lanchas Russas são vistas cada vez mais na costa Ucraniana entre Vylkove até Ochakiv. O que me parece é que os Russos estão usando lanchas para lançar pequenos destacamento de algo deles que pra nós seriam Comandos para fazer reconhecimento terrestre nesses locais sem chamar a atenção com drones na área. Isso não é ilação minha, pois em Ochakiv, moradores locais afirmam terem vistos Russos desembarcando nas praias e recuando de volta pro mar depois.LM escreveu: Sáb Mai 07, 2022 6:37 am
Não é este ataque específico - sem grande valor militar - mas sobre drones: a Rússia deve ser quem tem melhor defesa aérea; se os drones são um desafio "na frente", com milhares de km e potenciais alvo, não seria relativamente fácil defender a Ilha das Serpentes? Entre meios em terra e navais?
ca_metal escreveu: Sáb Mai 07, 2022 1:21 pmAs pessoas estão muito focadas em coisas que não mudam nada o quadro… se afundou ou não o navio, se a Rússia está ou não sem munição, se a Ucrânia tem ou não defesa anti-aérea. Isso é tudo fog of war e vai sempre ser usado como tal. Eu ando olhando apenas os avanços e os detalhes do grande quadro.Túlio escreveu: Sáb Mai 07, 2022 12:25 pm
Aí é que está, e repito: cada vez mais brabo saber quem MENTE MENOS: qual a garantia de que a foto é mesmo atual? O Moskva já tinha até chegado rebocado ao porto, nenhuma vítima fatal a reportar e... deu no que mesmo?
No caso do Putin, me reservo também a dúvida: ele não vai falar apenas para o Ocidente mas também ao Povo Russo, talvez precise mesmo anunciar algo importante.
SE FOSSE EU: tigrada véia, vamos ter que apertar um pouco mais o cinto, pois estou suspendendo totalmente por seis meses - no mínimo - todo o gás, petróleo e qualquer outra commodity, incluindo alimentos, para a UE (quebrava em uma semana).![]()
![]()
![]()
![]()
Quanto ao gás. Você realmente acha uma boa jogada cortar o gás a qualquer custo? Se os europeus estão pagando em rublos, por que ele faria isso agora? É dinheiro pra ajudar a pagar os custos da guerra. Vai cortando pros mais rebeldes que não aceitem as novas regras, e quem estiver pagando certinho (segundo o Órban, existem 10 países pagando em rublos já), deixa o gás fluir.
Hoje eu ando mais interessado nessa parte da guerra, a comercial/econômica/diplomática. A Rússia de certa forma, ao menos por agora, inverteu a balança no comercial/econômico. No diplomático ainda tem muitos em cima do muro (Brasil por exemplo). Creio que diplomaticamente falando, se a Rússia quiser ganhar espaço, não é muito vantajoso que ela corte o gás agora. Seria justificado se cortasse por inadimplência por parte dos Europeus, então deixa eles descumprirem os novos acordos pra cortar.
É... Eu também havia lido que no segundo ataque do Azerbaijão os drones Bayaraktar tiveram grandes perdas contra os Tor M2KM, eles conseguiram destruir alguns sistemas AAes inoperantes mas não conseguiram nenhuma grande vantagem além disso.gabriel219 escreveu: Sáb Mai 07, 2022 1:40 pmQuanto aos drones, apesar de estarem fazendo estrago, vemos que estes estão agindo muito, mas MUITO menos do que em Nagorno-Karabahk e na Síria, aonde o Pantsir até estava tomando um pau dos drones Israelenses, fora a Armênia. Os Russos e também os Ucranianos, todos os dias, vem abatendo uns 3-6 drones por dia e é louvável, um excelente trabalho de ambos os lados.LM escreveu: Sáb Mai 07, 2022 6:37 am
Não é este ataque específico - sem grande valor militar - mas sobre drones: a Rússia deve ser quem tem melhor defesa aérea; se os drones são um desafio "na frente", com milhares de km e potenciais alvo, não seria relativamente fácil defender a Ilha das Serpentes? Entre meios em terra e navais?