TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#62596 Mensagem por DELTA22 » Ter Dez 06, 2011 4:54 pm

Pois é... :wink:

A indústria de aviação mundial NÃO vive de caças, mesmo! Quem faz isso, está hoje com a corda no pescoço e com o pires (vazio) na mão.

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#62597 Mensagem por GDA_Fear » Ter Dez 06, 2011 5:02 pm

É bom lembrarmos que a Dassault não se mete na aviação civil.

Já outras por exemplo como Boeing atuam nos dois, é briga de cachorro grande sim, mas quem quer faz por onde.

No caso da Embraer, ela poderia viver tanto de caças, como de ERJs, EJETs, STs, Phenom, Legacy e por ai vai.

Caso o FX-2 morra, coisa que eu acho bem provável, seria a opção mais interessante de custo x benefício,
tendo em vista que o Gripen não é um projeto totalmente novo, ou seja não pode ser considerada uma
aeronave totalmente nova o NG, o que reduz e muito os custos.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3022 vezes
Agradeceram: 1202 vezes

#62598 Mensagem por J.Ricardo » Ter Dez 06, 2011 5:19 pm

GDA, a Dassault tem uma forte participação na aviação exectiva, que diga Abílio Diniz...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#62599 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 06, 2011 5:24 pm

Acho que eles (Dassault) estão muito felizes ganhando o $$$$$$ com os seus Falcon da vida.

Quanto o NG... é um papo que a própria SAAB fez questão de criar uma confusão só para 'não' definir o que vem a ser.

E em um mercado abarrotado de caças, mesmo eles sabem que essa confusão que criaram é benéfica.

Como eu disse antes, eu acho que a Embraer tem outras prioridades e em termos estratégicos o KC-390 está muito a frente do F-X 2.0.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3022 vezes
Agradeceram: 1202 vezes

#62600 Mensagem por J.Ricardo » Ter Dez 06, 2011 5:37 pm

A Embraer deve estar mais interessa nas tecnologias inerentes ao FX, como novos materiais e desenvolvimento de projetos...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Bender

#62601 Mensagem por Bender » Ter Dez 06, 2011 5:40 pm

Carlos Lima escreveu:Acho que eles (Dassault) estão muito felizes ganhando o $$$$$$ com os seus Falcon da vida.

Quanto o NG... é um papo que a própria SAAB fez questão de criar uma confusão só para 'não' definir o que vem a ser.

E em um mercado abarrotado de caças, mesmo eles sabem que essa confusão que criaram é benéfica.

Como eu disse antes, eu acho que a Embraer tem outras prioridades e em termos estratégicos o KC-390 está muito a frente do F-X 2.0.

[]s
CB_Lima
E ganhando com o estado Frances sem a mínima necessidade de fazer qualquer concessão tanto econômica quanto política,estão em casa na zona de conforto.

Lembra,aquele comentário que voce fez sobre como orientou um cliente com um bom produto nas mãos a ganhar mercado mesmo tendo um maior preço? 8-]

Pois é,esperar isso da familia Dassault é acreditar em Duende,já estão muito ricos para ter que dar molesa pra vender uns caças. Para mim são burros,mas se também tivesse o cofre recheado deles... :roll:

SDS.

pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#62602 Mensagem por pampa_01 » Ter Dez 06, 2011 7:08 pm

Boss escreveu:Diziam que o problema do FX-2 eram as "vozes internas", o GF tinha que acalmá-las para decidir com tranquilidade. Em um governo onde ministros (veja bem, ministros) caem que nem chuva em Manaus, meio ridículo meras vozes anônimas continuarem intactas.

Depois, virou a chantagem americana. Se o Brasil consegue travar um programa como o FX-2 por anos porque simplesmente os americanos estão chantageando, que bela bosta de soberania temos.

Por fim, alguns assumiram que falta grana. É o mais fácil de engolir, mesmo que seja ridículo a sétima economia do mundo não ter 10 bilhões de dólares para reforçar sua própria defesa.

Resumindo, esse programa é uma vergonha para o Brasil. O programa, quem o conduz, quem cagou nele, enfim, tudo nele é uma vergonha.
Buenas tchê, impossivel saber pq diabos o FX ainda não saiu, mas eu acredito que tenhamos mais de um 'culpado'. Certamente devemos ter pressão 'by US' (seria a primeira vez na história se fosse o contrário), temos o KC-390.....
temos a FAB e os vazamentos? aqui tenho dúvidas se não foi prosital (a pedido do governo, pois ninguém caiu depois da lambança) e claro a defesa não é levada a sério em nosso país.

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#62603 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 06, 2011 7:39 pm

Bender escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acho que eles (Dassault) estão muito felizes ganhando o $$$$$$ com os seus Falcon da vida.

[]s
CB_Lima
E ganhando com o estado Frances sem a mínima necessidade de fazer qualquer concessão tanto econômica quanto política,estão em casa na zona de conforto.

Lembra,aquele comentário que voce fez sobre como orientou um cliente com um bom produto nas mãos a ganhar mercado mesmo tendo um maior preço? 8-]

Pois é,esperar isso da familia Dassault é acreditar em Duende,já estão muito ricos para ter que dar molesa pra vender uns caças. Para mim são burros,mas se também tivesse o cofre recheado deles... :roll:

SDS.
Pois é...

Cada empresa tem lá a sua filosofia e 'história' e isso pode levar a decisões muito acertadas, mas também pode levar a decisões muito 'burras'. A Dassault (Aviação) garante boa parte do seu lucro através das vendas do Falcon e Rafale é uma necessidade do Estado Francês.

Além disso o pensamento 'filosófico' do Rafale é muito semelhante ao pensamento do F-35 (uma solução para 'todos' os seus problemas) e isso tem um preço $$$$$$ e possui benefícios a longo prazo, e serve muito bem para a França.

Resta saber se quem tem interesse em comprar essas aeronaves concorda com tal linha de pensamento e é a partir daí que os problemas começam.

Por isso que eu sempre achei que o Hardware (caças) deveria ser a parte mais 'fácil' dessa equação... a partir do momento em que você tivesse a definição do que 'quer ser quando crescer'.

Afinal, tem hardware para todos os gostos... de MLU, a 2 mão a Leasing, a "parceria", a avião zero km, a versões "personalizadas"... e por aí vai.

Acho que o nosso problema começa muito antes de qualquer hardware desses...

[]s
CB_Lima

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#62604 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 06, 2011 7:51 pm

GDA_Fear escreveu:Será que não seria o caso da Embraer se associar a SAAB por exemplo e desenvolver o tal NG ? e Negociar algumas TOTs dos Gripen E/F ou próprio C/D, mercado por mercado poderíamos ter o mercado Sul-Americano como Compradores, mas claro aí teríamos entrantes potenciais com LM com F-16 querendo ''tacar água no chopp'' e até a África do Sul como cliente, visto os Gripens que já estão lá.

Se for pra ficar com tampão, so mais cancelar o FX-2 e partir pro Gripen com projeção para outros projetos, com alguns leasings.

Penso eu que se nao sair algo das organizações privadas, das públicas não vai sair, afinal o tema defesa nunca teve relevância no contexto brasileiro afinal somos 'pacíficos' né :roll:
Com F-35, F-22, Pak-Fa, J-20, fora o Japão, a Coréia do Sul e a Turquia que querem desenvolver caças de nova geração..... você acha interessante investirmos em um caça de 4ª geração???

Eu acho que poderiamos desenvolver um caça de 5ª geração em conjunto com a SAAB.
Poderia até ser um caça baseado no Gripen. Um caça monoturbina com dimensões parecidas, etc.
Ai a exigência seria que o caça fosse 100% binacional. ressuscita o NORA, ressuscita um turbofan e por ai vai.

AI sim acho que teria mercado. Um caça de 5ª geração, parecido com o F-35, porém menor e mais BARATO.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62605 Mensagem por GDA_Fear » Ter Dez 06, 2011 7:53 pm

J.Ricardo escreveu:GDA, a Dassault tem uma forte participação na aviação exectiva, que diga Abílio Diniz...
Humm não tinha essa informação...mas seria algo parecido com que a Embraer faz ? Com os ERJ, EJets Phenons Legacys ?

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62606 Mensagem por GDA_Fear » Ter Dez 06, 2011 7:59 pm

Luís Henrique escreveu:
GDA_Fear escreveu:Será que não seria o caso da Embraer se associar a SAAB por exemplo e desenvolver o tal NG ? e Negociar algumas TOTs dos Gripen E/F ou próprio C/D, mercado por mercado poderíamos ter o mercado Sul-Americano como Compradores, mas claro aí teríamos entrantes potenciais com LM com F-16 querendo ''tacar água no chopp'' e até a África do Sul como cliente, visto os Gripens que já estão lá.

Se for pra ficar com tampão, so mais cancelar o FX-2 e partir pro Gripen com projeção para outros projetos, com alguns leasings.

Penso eu que se nao sair algo das organizações privadas, das públicas não vai sair, afinal o tema defesa nunca teve relevância no contexto brasileiro afinal somos 'pacíficos' né :roll:
Com F-35, F-22, Pak-Fa, J-20, fora o Japão, a Coréia do Sul e a Turquia que querem desenvolver caças de nova geração..... você acha interessante investirmos em um caça de 4ª geração???

Eu acho que poderiamos desenvolver um caça de 5ª geração em conjunto com a SAAB.
Poderia até ser um caça baseado no Gripen. Um caça monoturbina com dimensões parecidas, etc.
Ai a exigência seria que o caça fosse 100% binacional. ressuscita o NORA, ressuscita um turbofan e por ai vai.

AI sim acho que teria mercado. Um caça de 5ª geração, parecido com o F-35, porém menor e mais BARATO.

Mas para um governo que não quer gastar, um 5ºG já sai dos padrões de ''custo" hoje..

Objetivo não é investir no caça em si, mas sim dar um desfecho pro FX utilizando outros métodos como adquirir essa tecnologia do Gripen para aí sim desenvolver o 5ªG por meio de EMBRAER/SAAB diretamente sem o governo se meter, tendo em vista que os custos de desenvolvimento do Gripen devem ser menores, por isso o Gripen e não outros e sendo que segundo a END é o governo 'apoiar' empresas nacionais é lógico que o Gripen seria adquirido pela FAB

Tendo em vista o parâmetro, em que os nossos F-5M e os M-2000 estão prestes a parar...sim investiria como curto prazo e assim conseguir algum 'know-how' e logo em seguida Desenvolver junto com a SAAB um 5º G como política de Longo Prazo.

Editado pela última vez por GDA_Fear em Ter Dez 06, 2011 8:05 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#62607 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 06, 2011 7:59 pm

GDA_Fear escreveu:
J.Ricardo escreveu:GDA, a Dassault tem uma forte participação na aviação exectiva, que diga Abílio Diniz...
Humm não tinha essa informação...mas seria algo parecido com que a Embraer faz ? Com os ERJ, EJets Phenons Legacys ?
Mais info...

http://www.dassaultfalcon.com/aircraft/

[]s
CB_Lima

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62608 Mensagem por GDA_Fear » Ter Dez 06, 2011 8:03 pm

Carlos Lima escreveu:
GDA_Fear escreveu: Humm não tinha essa informação...mas seria algo parecido com que a Embraer faz ? Com os ERJ, EJets Phenons Legacys ?
Mais info...

http://www.dassaultfalcon.com/aircraft/

[]s
CB_Lima
Valeu CL,

Parecem 'competir' com os Legacys 600 e talvez algum na classe ERJ...

Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#62609 Mensagem por Justin Case » Ter Dez 06, 2011 8:11 pm

Carlos Lima escreveu:
Bender escreveu: E ganhando com o estado Frances sem a mínima necessidade de fazer qualquer concessão tanto econômica quanto política,estão em casa na zona de conforto.

SDS.
Pois é...

Cada empresa tem lá a sua filosofia e 'história' e isso pode levar a decisões muito acertadas, mas também pode levar a decisões muito 'burras'. A Dassault (Aviação) garante boa parte do seu lucro através das vendas do Falcon e Rafale é uma necessidade do Estado Francês.

Além disso o pensamento 'filosófico' do Rafale é muito semelhante ao pensamento do F-35 (uma solução para 'todos' os seus problemas) e isso tem um preço $$$$$$ e possui benefícios a longo prazo, e serve muito bem para a França.

Resta saber se quem tem interesse em comprar essas aeronaves concorda com tal linha de pensamento e é a partir daí que os problemas começam.

Por isso que eu sempre achei que o Hardware (caças) deveria ser a parte mais 'fácil' dessa equação... a partir do momento em que você tivesse a definição do que 'quer ser quando crescer'.

Afinal, tem hardware para todos os gostos... de MLU, a 2 mão a Leasing, a "parceria", a avião zero km, a versões "personalizadas"... e por aí vai.

Acho que o nosso problema começa muito antes de qualquer hardware desses...

[]s
CB_Lima
Lima, boa noite.

O programa F-X requereu, desde sua origem, uma aeronave para substituir, no futuro, todas os caças da FAB (F-5, F-103/2000 e A-1). Com a END, esse requisito estendeu-se também ao caça naval.
Pode-se entender que, na concepção brasileira, não há algo semelhante a "low", "high", caça do curto prazo, caça do médio prazo, tampões e assemelhados.
Qualquer semelhança com F-35 ou Rafale é mera coincidência.

Abraço,

GDA_Fear
Sênior
Sênior

#62610 Mensagem por GDA_Fear » Ter Dez 06, 2011 8:17 pm

Sinceramente eu acho muito díficil ter somente um vetor.

Pegamos o F-35, imagina se esses problemas estruturais dessem em 8,9 anos depois de a maioria dos F-16 serem substituidos...a m* que não daria.

Enfim eu ainda sou da tese do "Low-High" penso eu que para a MB deveria ser um processo diferente, tendo em vistas as peculiaridades das operações embarcadas.

Responder