Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6831 vezes
Agradeceram: 7124 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6121 Mensagem por Túlio » Ter Jan 24, 2017 3:47 am

Clermont escreveu: Um exemplo prático postado em outra seção.
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, achei importante postar esse vídeo, pois mostra que os veículos blindados do CFN; em sua maioria deve ser sobre lagartas, pois a atividade fim do CFN é Operações Anfíbias, e no próprio corpo havia uma corrente que defendia mais veículo sobre rodas na instituição; por isso achei essa OPERAÇÃO DRAGÃO2016 importantíssima; a partir do minuto(3:43) :

Interessante exemplo e me permite ilustrar um ponto que, até onde me lembre, jamais abordei: deves ter notado que volta e meia reclamo dos Bldos do EB mas não dos do CFN, em especial o SK-105. Bueno, o caso dos Navais é mais complicado que o do EB, eles devem ser desdobrados quase 100% das vezes a partir de terrenos onde o EB sequer botaria VTR (praias de terreno fofo, manguezais e o escambau), pois quase todas (talvez à exceção do M-113) atolariam. Assim, como sabemos, a fraca blindagem e anêmico poder de fogo do SK são compensados por sua excelente mobilidade em terrenos onde MBTs sequer entrariam (se entrassem, ficariam atolados, tornando-se sittin' ducks). E, ao contrário dos típicos cenários operacionais do EB, que contemplam sempre a possibilidade de encontrar vias carroçáveis para contornar terrenos ruins, não existe estrada da beira do mar até terrenos melhores, tem que encarar o que aparecer pela frente.

E aí chego ao ponto: em minha opinião, o ÚNICO Bldo de combate que há no Brasil e que julgo digno de receber investimentos em melhorias mais amplas (torre CT-CV 105, por exemplo) é precisamente o Kuerassier, pois conservaria sua mobilidade, melhoraria razoavelmente a blindagem da torre ao mesmo tempo em que reduziria a altura/CG e teria agora um poder de fogo considerável (a peça da torre usada como exemplo, além de poder disparar as mais violentas munições APFSDS 105, ainda tem a opção de Msl AC com alcance de 5 km lançado pelo tubo e capaz de botar fora de combate qualquer coisa que se mova em sua direção), capaz de incapacitar/destruir qualquer MBT da vizinhança a partir da própria praia e no próprio desembarque, pois pode disparar em movimento. A meu ver, seria um belo uso para os meus impostos.

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1261 vezes
Agradeceram: 3251 vezes

#6122 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 24, 2017 9:27 am

Eu já li muito sobre a compra dos Leopard 1 pelo Exército Brasileiro e muitos de vocês vão chamar-me nomes, mas eu concordo com o Túlio num aspecto, o EB fez uma boa escolha quando adquiriu esse modelo em detrimento dos Leopord 2 A4.

Agora que escrevi isto vou passar a explicar o porquê desta minha opinião.

Como se calhar sabem o Exército Português recebeu perto de 100 M60 A3 TTS para serem usados pelo GCC da Brigada Mecanizada e EPC. Desses neste momento ainda são usados num dos Esquadrões de Carros de Combate, visto o nosso número de Leopard 2 A6 ser insuficiente. Como tal temos dois CC de distintas gerações e respectivos custos de utilização e manutenção também eles bastante diferentes. O que passa cá para fora é que o Leopard 2 é muitíssimo mais caro de manter, precisa de uma manutenção muito mais "apurada", teve que se construir abrigos de propósito para este CC, etc. Ou seja, vocês até podiam ter uma batelada de Leopard 2 A4, mas depois... onde é que iam buscar o orçamento? É que o Exército Português teve que aumentar o orçamento para a dita unidade e o número de CC diminui e muito. Mas nós somos do tamanho de um ovo e estamos inseridos na OTAN.

Vocês diminuíram para metade o número de CC quando adquiriram os vossos Leopard 1? Agora pensem bem nas consequências do querer por querer um meio. Não é preferível ter um meio menos actual, mas que está a funcionar? É que como já foi dito noutros tópicos, ter não é a mesma coisa que utilizar.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6296 vezes
Agradeceram: 3535 vezes

#6123 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 24, 2017 10:03 am

O pensamento do EB vai na direção do seu cabeça. O pessoal sabe muito bem aonde os calos lhes apertam o orçamento.
E assim como a artilharia de campanha, a cavalaria não sobe morro e não faz MMI/ACISO.
Por aqui é assim.

abs.

Carpe Diem
Crisaman
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 46 vezes

#6124 Mensagem por Crisaman » Ter Jan 24, 2017 11:08 am

cabeça de martelo escreveu:Eu já li muito sobre a compra dos Leopard 1 pelo Exército Brasileiro e muitos de vocês vão chamar-me nomes, mas eu concordo com o Túlio num aspecto, o EB fez uma boa escolha quando adquiriu esse modelo em detrimento dos Leopord 2 A4.

Como se calhar sabem o Exército Português recebeu perto de 100 M60 A3 TTS para serem usados pelo GCC da Brigada Mecanizada e EPC. Desses neste momento ainda são usados num dos Esquadrões de Carros de Combate, visto o nosso número de Leopard 2 A6 ser insuficiente. Como tal temos dois CC de distintas gerações e respectivos custos de utilização e manutenção também eles bastante diferentes. O que passa cá para fora é que o Leopard 2 é muitíssimo mais caro de manter, precisa de uma manutenção muito mais "apurada", teve que se construir abrigos de propósito para este CC, etc. Ou seja, vocês até podiam ter uma batelada de Leopard 2 A4, mas depois... onde é que iam buscar o orçamento? É que o Exército Português teve que aumentar o orçamento para a dita unidade e o número de CC diminui e muito. Mas nós somos do tamanho de um ovo e estamos inseridos na OTAN.

Vocês diminuíram para metade o número de CC quando adquiriram os vossos Leopard 1? Agora pensem bem nas consequências do querer por querer um meio. Não é preferível ter um meio menos actual, mas que está a funcionar? É que como já foi dito noutros tópicos, ter não é a mesma coisa que utilizar.
Sem contar que junto com o Leopard 1A5 veio todo um novo conceito de treinamento e manutenção. Ao que parece o EB esta bastante satisfeito com o Leo 1 e provavelmente vai prolongar sua vida útil com um programa de modernização ou atualização. Também acho que os M-60 serão modernizados com unidades adicionais vindo por doação dos estoques do exército americano.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#6125 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 24, 2017 2:39 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu já li muito sobre a compra dos Leopard 1 pelo Exército Brasileiro e muitos de vocês vão chamar-me nomes, mas eu concordo com o Túlio num aspecto, o EB fez uma boa escolha quando adquiriu esse modelo em detrimento dos Leopord 2 A4.

Cabeça, para um exército que só precisa preencher vagas o Leo 1 é ótimo, veio praticamente de graça, mas, se formos falar de um exército que supostamente precisa combater ai a coisa muda de figura, mesmo o Leo 2A4 (que alias, só o gabriel insiste nele) já mostra o peso da idade na Síria tendo sido perfurado pelas laterais, justamente onde o Leo 2A7 recebeu mais blindagem além das defesas ativas.

Se fossemos comprar CCs mais atuais realmente não haveria dinheiro para comprar tantos, mas ai é uma questão de planejamento de uma força que supostamente deveria estar pronta para o combate, nosso orçamento é muito maior que o de Portugal mas a maior parte dele é gasto com pessoal, não com aquisição ou manutenção de material.

Eu já vivi tempo o bastante para concluir que meu país não tem dinheiro dobrando para ficar mantendo exército de mentirinha, se (democraticamente, que é algo raro por aqui) chegar a conclusão que não é necessário um exército pronto para o combate então o melhor é dissolver o exército, esse dinheiro gasto com um exército incapaz de combater está fazendo falta em outras áreas.

Imagem

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6126 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 24, 2017 3:11 pm

Cada país é uma realidade distinta, por isso qualquer comparação por norma peca por não incluir todos os dados relevantes. Na Europa há neste momento casos muito interessantes, temos países que tinham tudo do bom e do melhor e em quantidades bastantes substanciais e que neste momento ou perderam os seus Carros de Combate (ex.: Bélgica), ou que reduziram para valores quase simbólicos (ex.: Holanda). Depois temos países que reforçaram as suas unidades de CC, como a Polónia, a Finlândia, etc.

O que isto quer dizer? Que a percepção do perigo instantâneo em cada país variou brutalmente e que na Europa há países onde a Defesa nunca foi relegado para segundo plano enquanto outros a dita área foi completamente desprezada.

O Brasil é um país colossal, com problemas colossais e onde a percepção de perigo eminente nunca houve em grande parte da população. Como por norma os governos tendem a tender-se pelas suas necessidades e vontades populares. Como tal as vossas Forças Armadas nunca tiveram um aumento real do orçamento. O que houve foi apenas o aumento do dito orçamento graças ao aumento do PIB. Isso significa que como a vossa economia está a patinar, as vossas Forças Armadas vão passar por um mau bocado. Tudo o que é meios extremamente caros de operar ou vão ser parados, ou vão estar em banho Maria...

Por isso penso que a aquisição dos Leopard 1 A5 foi uma aposta segura e racional.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#6127 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 24, 2017 3:19 pm

cabeça de martelo escreveu:que reduziram para valores quase simbólicos (ex.: Holanda).
Coloquei em negrito a palavra chave, se não há perigo perceptível, o mais racional não seria reduzir o número ao invés de comprar sucata? Em especial, reduzir o números de salários a serem pagos?

Por que com crise ou sem crise, com capacidade ou não de combater, aqueles 300 mil soldos precisam ser pagos, não seria muito mais racional reduzir esse número e deixar o que sobrar com equipamentos adequados?

Alias, tem algum país na Europa que, diante da necessidade de reduzir os gastos militares, não tenho feito exatamente o que eu escrevi aqui?

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#6128 Mensagem por Clermont » Ter Jan 24, 2017 3:26 pm

cabeça de martelo escreveu:Cada país é uma realidade distinta, por isso qualquer comparação por norma peca por não incluir todos os dados relevantes. Na Europa há neste momento casos muito interessantes, temos países que tinham tudo do bom e do melhor e em quantidades bastantes substanciais e que neste momento ou perderam os seus Carros de Combate (ex.: Bélgica), ou que reduziram para valores quase simbólicos (ex.: Holanda). Depois temos países que reforçaram as suas unidades de CC, como a Polónia, a Finlândia, etc.

O que isto quer dizer? Que a percepção do perigo instantâneo em cada país variou brutalmente e que na Europa há países onde a Defesa nunca foi relegado para segundo plano enquanto outros a dita área foi completamente desprezada.

O Brasil é um país colossal, com problemas colossais e onde a percepção de perigo eminente nunca houve em grande parte da população. Como por norma os governos tendem a tender-se pelas suas necessidades e vontades populares. Como tal as vossas Forças Armadas nunca tiveram um aumento real do orçamento. O que houve foi apenas o aumento do dito orçamento graças ao aumento do PIB. Isso significa que como a vossa economia está a patinar, as vossas Forças Armadas vão passar por um mau bocado. Tudo o que é meios extremamente caros de operar ou vão ser parados, ou vão estar em banho Maria...

Por isso penso que a aquisição dos Leopard 1 A5 foi uma aposta segura e racional.
Duas mensagens notáveis. Deviam servir para reflexão profunda para os interessados em defesa sobre bases realísticas, não em sonhos.

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#6129 Mensagem por alex » Ter Jan 24, 2017 3:58 pm

Eu gostaria de falar sobre a FAB neste tópico. Ela foi praticamente sucateada e levou 5 mandatos presidenciais para voltar a se recuperar e ter alguma importancia. Durante o FX2 ela se preocupou desde que o avião escolhido coubesse nos hangaretes e ate usasse a atual escada para os pilotos chegarem na cabine. Muitos aqui (inclusive eu ) falaram mal sobre estas atitudes e hoje vejo que eles estavam com razão. O Brasil é assim, infelizmente.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#6130 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 24, 2017 4:01 pm

alex escreveu:Eu gostaria de falar sobre a FAB neste tópico. Ela foi praticamente sucateada e levou 5 mandatos presidenciais para voltar a se recuperar e ter alguma importancia. Durante o FX2 ela se preocupou desde que o avião escolhido coubesse nos hangaretes e ate usasse a atual escada para os pilotos chegarem na cabine. Muitos aqui (inclusive eu ) falaram mal sobre estas atitudes e hoje vejo que eles estavam com razão. O Brasil é assim, infelizmente.
Esse é justamente o pensamento de "preencher vagas".

joaolx
Sênior
Sênior
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#6131 Mensagem por joaolx » Ter Jan 24, 2017 4:58 pm

cabeça de martelo escreveu:Cada país é uma realidade distinta, por isso qualquer comparação por norma peca por não incluir todos os dados relevantes. Na Europa há neste momento casos muito interessantes, temos países que tinham tudo do bom e do melhor e em quantidades bastantes substanciais e que neste momento ou perderam os seus Carros de Combate (ex.: Bélgica), ou que reduziram para valores quase simbólicos (ex.: Holanda). Depois temos países que reforçaram as suas unidades de CC, como a Polónia, a Finlândia, etc.

Acrescenta a isto o fato do Brasil ser um exercito de conscrição e não profissional logo fica melhor servido pelo binómio "mais quantidade e mais simplicidade" que o contrário como no caminho escolhido pelo nosso exercito cabeça

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#6132 Mensagem por eligioep » Ter Jan 24, 2017 6:24 pm

Túlio escreveu: Pior, Clermont véio, é que os sete Leos BergePanzer (VBE Soc) não foram compradas para canibalizar peças, volta e meia estão desatolando Leo1A5 também... [003] [003] [003] [003]
GAudério,
aos Bergpanzer não vieram para serem canibalizadas. Aliás, são de extrema importância para nós, pois só eles conseguem lidar com os 1A5.
No CIBld exite um que é MAI - Meio Auxilar de Instrução, sem poder ser empregado. Mas funciona. E bem.....

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6831 vezes
Agradeceram: 7124 vezes
Contato:

#6133 Mensagem por Túlio » Ter Jan 24, 2017 7:05 pm

eligioep escreveu:
Túlio escreveu: Pior, Clermont véio, é que os sete Leos BergePanzer (VBE Soc) não foram compradas para canibalizar peças, volta e meia estão desatolando Leo1A5 também... [003] [003] [003] [003]
GAudério,
aos Bergpanzer não vieram para serem canibalizadas. Aliás, são de extrema importância para nós, pois só eles conseguem lidar com os 1A5.
No CIBld exite um que é MAI - Meio Auxilar de Instrução, sem poder ser empregado. Mas funciona. E bem.....

Grande Mestre Elígio, prazer em rever!!! :D :D :D :D

Falei em tom de ironia, no sentido de que todos eles têm sido necessários, ou seja, ao contrário de parte da frota dos Leo1, os BergePanzer não vieram como fonte de nada, exceto de serviços.

Abração! Bueno te rever mesmo!

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6296 vezes
Agradeceram: 3535 vezes

#6134 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 24, 2017 10:20 pm

É sempre importante lembrar que, assim como cada povo tem o governo que merece, da mesma forma também terá a sua defesa. Ou a falta dela.

Como por aqui defesa ainda é classificada como assunto que só interessa a milicos e a um "bando de abestados na internet e fãs da ditadura", fica claro entender quais são, foram e sempre serão as prioridades por aqui.

Não adianta sonhar com coisas com as quais o populacho sequer lembra que existem ou para quê. Brasileiro leva a vida assim: só fecha a porta depois que é assaltado. Essa mania ridícula nacional de achar que coisas ruins só acontecem com os outros, e que nós não temos nada a ver com os problemas alheios, faz deste país um verdadeiro oásis de abestados imaturos e tão pedintes quanto dependentes das benesses sociológicas do Estado-mãezona.

Traduzindo em miúdos, não adianta esperar que o EB se apronte para a guerra, quando o único convite que ele recebe do Estado e da sociedade é para ir ali na esquina comprar pão ou passar o pano no chão de casa. E isso não é de agora, é secular.

Como mudar isso? Tempo, (re)educação e planejamento. Para as ffaa's, a sociedade e consequentemente para a classe política. Enquanto houver neste país quem troque seu voto por rancho, boia, marmita, espetinhos e coisas afins, nada irá mudar na defesa. A defesa muda quando a sociedade muda. E só quem pode mudar a defesa é a classe política, que só pode ser mudada pela sociedade.

Estamos em um sinuca de bico como diria alguém.

abs.

Carpe Diem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6135 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 25, 2017 8:52 am

Marechal-do-ar escreveu:
cabeça de martelo escreveu:que reduziram para valores quase simbólicos (ex.: Holanda).
Coloquei em negrito a palavra chave, se não há perigo perceptível, o mais racional não seria reduzir o número ao invés de comprar sucata? Em especial, reduzir o números de salários a serem pagos?

Por que com crise ou sem crise, com capacidade ou não de combater, aqueles 300 mil soldos precisam ser pagos, não seria muito mais racional reduzir esse número e deixar o que sobrar com equipamentos adequados?

Alias, tem algum país na Europa que, diante da necessidade de reduzir os gastos militares, não tenho feito exatamente o que eu escrevi aqui?
O que é que um soldado do SMO recebe no Brasil? Eu por cá, só comecei a receber um salário digno de nota quando acabei o meu tempo de instrução militar, por até aí recebia para umas canecas e pouco mais. E comecei a receber porque era voluntário, porque o tempo em que se demorava a chegar a pronto nos Páras, era o tempo de SMO para o Exército normal (6 meses).

Marechal a questão é que para vocês conseguirem ter orçamento para terem Leopards 2 A4, precisavam de fechar grande parte das vossas unidades. O Leopard 2 é muitissimo mais caro de manter e de operar. Para o EB seria uma furada.

Responder