gogogas escreveu: Dom Mar 23, 2025 1:07 pm
Até mesmo países que possuem caças zero Bala ! China tem velharia , americanos tem velharia , ingleses , franceses e por aí vai … aposto que os nossos F-5 os últimos que foram modernizados vai estar firme e forte pra lá de 2030 , não é o que eu quero ,porém a realidade é outra
Sim, é o que tem, com todos os (crescentes)riscos inerentes à células que se já não ultrapassaram a vida operacional que tinham, estão sendo mantidas quase que por milagre.
O F-5 teve o seu tempo, e já deveria estar aposentado há pelo menos 10 anos.
Mas, é como disse, coisa de país subdesenvolvido e sem responsabilidade.
Túlio escreveu: Dom Mar 23, 2025 2:37 pm
Não entendi: pelo que havia lido sobre os contratos originais era a GE-CELMA que faria isso.
Então, não sei, mas eu vou participar disso lá. Vão receber motores lá e vão fazer teste completo de célular e dos compressores. Como não assinei NDA, posso falar, mas visitei eles em Março.
Talvez a FAB esteja pensando numa segundo sítio.
Creio que seja mais um dos efeitos colaterais do Donald Duck de topete. E presumo não vai parar por aí.
Pode ser que a manutenção seja feita no PAMA pelo pessoal e com logística da CELMA em conjunto com a FAB. Lembro que no ESM da BASM havia presença perene de pessoal da RR lotado na seção de motores, dando manutenção nos spey junto com o pessoal do esquadrão, inclusive tinham seu próprio no estoque de peças e ferramentaria.
Pablo Maica escreveu: Ter Mar 25, 2025 7:00 pm
Pode ser que a manutenção seja feita no PAMA pelo pessoal e com logística da CELMA em conjunto com a FAB. Lembro que no ESM da BASM havia presença perene de pessoal da RR lotado na seção de motores, dando manutenção nos spey junto com o pessoal do esquadrão, inclusive tinham seu próprio no estoque de peças e ferramentaria.
A LAAD nunca teve em nenhuma de suas edições eventos voltados para material aeronáutico ao vivo e a cores. E não existe no momento nenhuma indicação de que a feira venha a ter tal espaço.
Portanto, o anúncio da vinda destes caças ao Brasil não passa de má interpretação do anúncio da Rusoboronexport.
Se continuar neste ritmo, em breve a FAB se reduzirá na prática, e de fato, apenas ao GTE.
E vai virar de vez, se é que já não é mesmo, um aeroclube de luxo para formar pilotos e técnicos ao custo do erário público para o mercado privado.
Agora a pergunta que não quer calar: o que uma pessoa que não tem competência e nem representatividade em nenhum nível dentro do governo, seja institucional, administrativo, gestão ou diplomática faz na Rússia sem o PR, ao qual está ligada, e só por isso é mantida pelo erário público, se não decide porra nenhuma?
Se tivesse alguém na FAB com o mínimo de vergonha na cara, já tinha colocado esses 330 pra venda, pois foram sequestrados e viraram meros carregadores de parasitas que se acham muito importantes para fazer 2 ou 3 escalas a bordo de uma aeronave VIP.
Revo? Recuperar nossa capacidade de transporte estratégico? Nada... é um escárnio com a coisa pública, uma aeronave desse tamanho pra carregar essa inutil e seu séquito de uma duzia de puxa sacos. E ainda tem que levar o ex presidiário pra russia, ou seja, ou essa aeronave vai ter que voltar, ou vamos envolver os 2 330 que temos nesse circo ridículo.
Salvo engano um dos A330 estava em manutenção por esse dias. Se já está de volta à ativa não sei dizer.
É capaz dessa sombra ficar por lá a fim de fazer turismo com dinheiro público e levar a cambada que foi junto com ela para tirar self na praça vermelha.
Com tantos C-99B no GTE, daria para arrumar por troca alguns Praetor 600 dando bobeira no mercado internacional com a Embraer. Só para levar esse tipo de gente que não fede e nem cheira dentro do governo. Pelo menos economizava na gasolina.
Tem um 319 ACJ novo no inventário da FAB comprado pelo marido dessa parasita que se acha blogueirinha aos custos do estado brasileiro, que foi literalmente aposentado por apresentar uma pane, mas que na realidade não cumpria os desejos da nossa "realeza" pq precisava fazer escalas, e todo mundo sabe o quão desumano é ter que esperar dentro de uma aeronave VIP com tudo que tem de mais confortável disponivel na industria enquanto se faz viagens custeadas pelo pagador de imposto.
Essa gente está com tanto medo de parar em qualquer lugar por aí e ser abordada, que não suporta a hipótese de ficar esperando, mesmo dentro de um avião VVIP.
No mais, mesmo com uma classe executiva simples, como é a que está disponível nos A330 da FAB, uma viagem non stop de Brasília a Moscou não leva menos de 12 a 14 horas. Mesmo em um wide body isso é massacrante para qualquer um. Mas, para eles é bem menos ruim do que ter de lidar com tupiniquins desgarrados e aborrecidos ao longo do caminho. Ou alguma entrevista incômoda que saia do script.