C-212 poderão ser montados no PAMA-LS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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juarez castro
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#61 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 14, 2007 2:58 pm

Adriano escreveu:
Bolovo escreveu:
morcego escreveu:
Jacobs escreveu:
Bolovo escreveu:...poderia fechar alguns dos milhares de ETAs inúteis que temos no país.


Concordo!

Pra que será que a FAB tem tanto grupo de transporte??? Por acaso estamos terceirizando transporte de cargas pra FEDEX e eu não to sabendo???

...ou será que todos esses aviões são necessários só pra "jogar marmita pros indios"?


DEVIDO ao nosso tamanho CONTINENTAL, e a impossibilidade de fazer todo o serviço em estradas e rios que nem sempre são navegaveis.

assim sendo penso que a doutrina de nosso pensamento estratégico é meio assim ROMANA, os romanos construiam estradas para seus exércitos se moverem rapidamente, nos temos aviões de transporte as pencas para poder trasportar os nosso recursos LIMITADOS com velocidade suficiente para serem empregados em pontos distantes do território.

MAS ASSIM, é só uma analise minha, PODE EXISTIR OUTRA RAZÃO.

A questão é que dá pra fazer isso sem os ETAs, sem os 80 Bandecos, sem os 50 C-212. O ETA é tão útil, que serviu uma vez para meu irmão ir de SP pra RJ, sem pagar nada. Serio, só serve pra isso mesmo, nada mais. Tinha um amigo meu que é filho de Coronel, que viaja uma vez por semana de graça nos Bandecos, fazendo a rota SP-RJ. :mrgreen:


Já que a questão foi levantada, qual a real necessidade dos ETA´s na FAB?
1 - Tranporte de materiais em regiões difíceis?
Mas tá cheio de ETA no sudeste, nordeste.... ou não?

2 - É pra levar a galera pra passear nos fins de semana? Tipo uma GOL particular de militar? (Essa é minha impressão, pra falar a verdade...)

3 - Quanto da FAB os ETA´s representam em termos de pessoal e material operacional? Será um mal necessário manter isso funcionando? Tipo: o que fazer com esse pessoal todo se desativar esses esquadrões? :roll:

Realmente eu não sei mas gostaria de saber suas opiniões.

Abraços!


Em resposta a sua pergunta não fariam nenhuma falta, pois ações como liberalização da asa fixa baseada em terra para EB e MB, e reestruturação das forças fariam melhor, mais e por menos, mas enquanto isto a maioria dos ETAs está com disponibilidade de 20%, ou seja em um esquadrão que eu conheço tem 04 na dotação e um somente voando a uns 60 dias e assim nós vamos......

Grande abraço




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#62 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 3:10 pm

juarez castro escreveu:
Adriano escreveu:
Bolovo escreveu:
morcego escreveu:
Jacobs escreveu:
Bolovo escreveu:...poderia fechar alguns dos milhares de ETAs inúteis que temos no país.


Concordo!

Pra que será que a FAB tem tanto grupo de transporte??? Por acaso estamos terceirizando transporte de cargas pra FEDEX e eu não to sabendo???

...ou será que todos esses aviões são necessários só pra "jogar marmita pros indios"?


DEVIDO ao nosso tamanho CONTINENTAL, e a impossibilidade de fazer todo o serviço em estradas e rios que nem sempre são navegaveis.

assim sendo penso que a doutrina de nosso pensamento estratégico é meio assim ROMANA, os romanos construiam estradas para seus exércitos se moverem rapidamente, nos temos aviões de transporte as pencas para poder trasportar os nosso recursos LIMITADOS com velocidade suficiente para serem empregados em pontos distantes do território.

MAS ASSIM, é só uma analise minha, PODE EXISTIR OUTRA RAZÃO.

A questão é que dá pra fazer isso sem os ETAs, sem os 80 Bandecos, sem os 50 C-212. O ETA é tão útil, que serviu uma vez para meu irmão ir de SP pra RJ, sem pagar nada. Serio, só serve pra isso mesmo, nada mais. Tinha um amigo meu que é filho de Coronel, que viaja uma vez por semana de graça nos Bandecos, fazendo a rota SP-RJ. :mrgreen:


Já que a questão foi levantada, qual a real necessidade dos ETA´s na FAB?
1 - Tranporte de materiais em regiões difíceis?
Mas tá cheio de ETA no sudeste, nordeste.... ou não?

2 - É pra levar a galera pra passear nos fins de semana? Tipo uma GOL particular de militar? (Essa é minha impressão, pra falar a verdade...)

3 - Quanto da FAB os ETA´s representam em termos de pessoal e material operacional? Será um mal necessário manter isso funcionando? Tipo: o que fazer com esse pessoal todo se desativar esses esquadrões? :roll:

Realmente eu não sei mas gostaria de saber suas opiniões.

Abraços!


Em resposta a sua pergunta não fariam nenhuma falta, pois ações como liberalização da asa fixa baseada em terra para EB e MB, e reestruturação das forças fariam melhor, mais e por menos, mas enquanto isto a maioria dos ETAs está com disponibilidade de 20%, ou seja em um esquadrão que eu conheço tem 04 na dotação e um somente voando a uns 60 dias e assim nós vamos......

Grande abraço


Acho que a questão do ETA realmente deveria ser reavaliada pela FAB já que os motivos que motivaram a sua criação já não existem tanto quanto antigamente... Acho que a eliminação dos ETA pura e simplesmente talvez não seja o que deve ser feito, mas com certesa não sou contra a eliminação de alguns e a reavaliação da missão de outros (inclusive com realocação de unidades se necessário).

Quanto a liberar o Transporte aéreo para a Marinha e para o Exército, acho que isso é legal, mas existe o potencial de termos aeronaves de transporte da Marinha e do Exército :? na mesma base aérea. Aumento de custo novamente entra em cena!

Votaria por deixar a missão de transporte por conta da FAB e "racionalizar" (diminuir e redefinir funções) dos ETA.

[]s
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#63 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 14, 2007 3:18 pm

cb_lima escreveu:
juarez castro escreveu:
Adriano escreveu:
Bolovo escreveu:
morcego escreveu:
Jacobs escreveu:
Bolovo escreveu:...poderia fechar alguns dos milhares de ETAs inúteis que temos no país.


Concordo!

Pra que será que a FAB tem tanto grupo de transporte??? Por acaso estamos terceirizando transporte de cargas pra FEDEX e eu não to sabendo???

...ou será que todos esses aviões são necessários só pra "jogar marmita pros indios"?


DEVIDO ao nosso tamanho CONTINENTAL, e a impossibilidade de fazer todo o serviço em estradas e rios que nem sempre são navegaveis.

assim sendo penso que a doutrina de nosso pensamento estratégico é meio assim ROMANA, os romanos construiam estradas para seus exércitos se moverem rapidamente, nos temos aviões de transporte as pencas para poder trasportar os nosso recursos LIMITADOS com velocidade suficiente para serem empregados em pontos distantes do território.

MAS ASSIM, é só uma analise minha, PODE EXISTIR OUTRA RAZÃO.

A questão é que dá pra fazer isso sem os ETAs, sem os 80 Bandecos, sem os 50 C-212. O ETA é tão útil, que serviu uma vez para meu irmão ir de SP pra RJ, sem pagar nada. Serio, só serve pra isso mesmo, nada mais. Tinha um amigo meu que é filho de Coronel, que viaja uma vez por semana de graça nos Bandecos, fazendo a rota SP-RJ. :mrgreen:


Já que a questão foi levantada, qual a real necessidade dos ETA´s na FAB?
1 - Tranporte de materiais em regiões difíceis?
Mas tá cheio de ETA no sudeste, nordeste.... ou não?

2 - É pra levar a galera pra passear nos fins de semana? Tipo uma GOL particular de militar? (Essa é minha impressão, pra falar a verdade...)

3 - Quanto da FAB os ETA´s representam em termos de pessoal e material operacional? Será um mal necessário manter isso funcionando? Tipo: o que fazer com esse pessoal todo se desativar esses esquadrões? :roll:

Realmente eu não sei mas gostaria de saber suas opiniões.

Abraços!


Em resposta a sua pergunta não fariam nenhuma falta, pois ações como liberalização da asa fixa baseada em terra para EB e MB, e reestruturação das forças fariam melhor, mais e por menos, mas enquanto isto a maioria dos ETAs está com disponibilidade de 20%, ou seja em um esquadrão que eu conheço tem 04 na dotação e um somente voando a uns 60 dias e assim nós vamos......

Grande abraço


Acho que a questão do ETA realmente deveria ser reavaliada pela FAB já que os motivos que motivaram a sua criação já não existem tanto quanto antigamente... Acho que a eliminação dos ETA pura e simplesmente talvez não seja o que deve ser feito, mas com certesa não sou contra a eliminação de alguns e a reavaliação da missão de outros (inclusive com realocação de unidades se necessário).

Quanto a liberar o Transporte aéreo para a Marinha e para o Exército, acho que isso é legal, mas existe o potencial de termos aeronaves de transporte da Marinha e do Exército :? na mesma base aérea. Aumento de custo novamente entra em cena!

Votaria por deixar a missão de transporte por conta da FAB e "racionalizar" (diminuir e redefinir funções) dos ETA.

[]s
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Não haveria sobreposição de tarefas e sim planejamento e priorização, pois hoje a MB quando tem fazer ligação o trazer alguma coisa urgente para Ex Rio Grande vem helo que é caro pra burro, dava para vir de Gran Caravan, ou de 235 OK

O EB é que economizaria muito mais, pos dava ´pra ressuprir com avião ao invés de helo, e iam parar com esta história de mandar engalonado passear de Bandeco pra cima e pra baixo as custas dos outros.

O Uso de pistas poderia ser consorciado.

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#64 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 3:21 pm

juarez castro escreveu:
cb_lima escreveu:
juarez castro escreveu:
Adriano escreveu:
Bolovo escreveu:
morcego escreveu:
Jacobs escreveu:
Bolovo escreveu:...poderia fechar alguns dos milhares de ETAs inúteis que temos no país.


Concordo!

Pra que será que a FAB tem tanto grupo de transporte??? Por acaso estamos terceirizando transporte de cargas pra FEDEX e eu não to sabendo???

...ou será que todos esses aviões são necessários só pra "jogar marmita pros indios"?


DEVIDO ao nosso tamanho CONTINENTAL, e a impossibilidade de fazer todo o serviço em estradas e rios que nem sempre são navegaveis.

assim sendo penso que a doutrina de nosso pensamento estratégico é meio assim ROMANA, os romanos construiam estradas para seus exércitos se moverem rapidamente, nos temos aviões de transporte as pencas para poder trasportar os nosso recursos LIMITADOS com velocidade suficiente para serem empregados em pontos distantes do território.

MAS ASSIM, é só uma analise minha, PODE EXISTIR OUTRA RAZÃO.

A questão é que dá pra fazer isso sem os ETAs, sem os 80 Bandecos, sem os 50 C-212. O ETA é tão útil, que serviu uma vez para meu irmão ir de SP pra RJ, sem pagar nada. Serio, só serve pra isso mesmo, nada mais. Tinha um amigo meu que é filho de Coronel, que viaja uma vez por semana de graça nos Bandecos, fazendo a rota SP-RJ. :mrgreen:


Já que a questão foi levantada, qual a real necessidade dos ETA´s na FAB?
1 - Tranporte de materiais em regiões difíceis?
Mas tá cheio de ETA no sudeste, nordeste.... ou não?

2 - É pra levar a galera pra passear nos fins de semana? Tipo uma GOL particular de militar? (Essa é minha impressão, pra falar a verdade...)

3 - Quanto da FAB os ETA´s representam em termos de pessoal e material operacional? Será um mal necessário manter isso funcionando? Tipo: o que fazer com esse pessoal todo se desativar esses esquadrões? :roll:

Realmente eu não sei mas gostaria de saber suas opiniões.

Abraços!


Em resposta a sua pergunta não fariam nenhuma falta, pois ações como liberalização da asa fixa baseada em terra para EB e MB, e reestruturação das forças fariam melhor, mais e por menos, mas enquanto isto a maioria dos ETAs está com disponibilidade de 20%, ou seja em um esquadrão que eu conheço tem 04 na dotação e um somente voando a uns 60 dias e assim nós vamos......

Grande abraço


Acho que a questão do ETA realmente deveria ser reavaliada pela FAB já que os motivos que motivaram a sua criação já não existem tanto quanto antigamente... Acho que a eliminação dos ETA pura e simplesmente talvez não seja o que deve ser feito, mas com certesa não sou contra a eliminação de alguns e a reavaliação da missão de outros (inclusive com realocação de unidades se necessário).

Quanto a liberar o Transporte aéreo para a Marinha e para o Exército, acho que isso é legal, mas existe o potencial de termos aeronaves de transporte da Marinha e do Exército :? na mesma base aérea. Aumento de custo novamente entra em cena!

Votaria por deixar a missão de transporte por conta da FAB e "racionalizar" (diminuir e redefinir funções) dos ETA.

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Não haveria sobreposição de tarefas e sim planejamento e priorização, pois hoje a MB quando tem fazer ligação o trazer alguma coisa urgente para Ex Rio Grande vem helo que é caro pra burro, dava para vir de Gran Caravan, ou de 235 OK

O EB é que economizaria muito mais, pos dava ´pra ressuprir com avião ao invés de helo, e iam parar com esta história de mandar engalonado passear de Bandeco pra cima e pra baixo as custas dos outros.

O Uso de pistas poderia ser consorciado.

Grande abraço


O que você falou faria todo sentido se as nossas FA's vivessem uma realidade de racionalização e não houvessem galonados com interesses próprios no meio do caminho.

Já que você falou que o problema é suprir, por que então com os esquadrões de transporte "racionalizados", a FAB não poderia fazer esse papel de suprir?

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#65 Mensagem por Adriano » Qua Mar 14, 2007 3:23 pm

Juarez, se os esquadrões estão com disponibilidade tão baixa, parece-me que a "razão" (ou questão) 3 que assinalei deve estar correta... Reestruturação parece-me ser então fundamental, como o cb_lima colocou. Mas isso é complicado, pois não? Muitos interesses/gente em jogo?
Mas do jeito que está é inviável... isso corrói a força...
:?

Grande abraço,

Adriano.




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#66 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 14, 2007 3:26 pm

Adriano escreveu:Juarez, se os esquadrões estão com disponibilidade tão baixa, parece-me que a "razão" (ou questão) 3 que assinalei deve estar correta... Reestruturação parece-me ser então fundamental, como o cb_lima colocou. Mas isso é complicado, pois não? Muitos interesses/gente em jogo?
Mas do jeito que está é inviável... isso corrói a força...
:?

Grande abraço,

Adriano.


Muito "cargos" em jogo meu amigo, uma estrutura que dá de "mamar" a muita gente inesccrupulosa.

Grande abraço




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#67 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 3:27 pm

juarez castro escreveu:
Adriano escreveu:Juarez, se os esquadrões estão com disponibilidade tão baixa, parece-me que a "razão" (ou questão) 3 que assinalei deve estar correta... Reestruturação parece-me ser então fundamental, como o cb_lima colocou. Mas isso é complicado, pois não? Muitos interesses/gente em jogo?
Mas do jeito que está é inviável... isso corrói a força...
:?

Grande abraço,

Adriano.


Muito "cargos" em jogo meu amigo, uma estrutura que dá de "mamar" a muita gente inesccrupulosa.

Grande abraço


Mas você não acha que "dividir" o transporte com a MB/EB não vai agravar o problema?




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#68 Mensagem por A-29 » Qua Mar 14, 2007 3:33 pm

Concordo com o Cb_lima, tirar aviões de transporte da FAB ao mesmo tempo que se dá aviões para MB e Eb é só mudar o problema de lugar, com o agravante que o pessoal dos ETAs da FAB ficaria sem ter o que fazer e as outras forças teriam que alocar pessoal para pilotar e manter as novas aeronaves.

Creio que o ideal seria o transporte continuar nas mãos da FAB, mas de forma racionalizada e integrada dentro do MD, disponibilizando aeronaves às outras forças onde e quando fosse necessário.




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#69 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 14, 2007 3:46 pm

Desculpe! ^Não me fiz entender, as tarefas de transporte estratégico, logistico e tático continuariam com a FAB, apenas cada força faria suas tarefas de ligação e leve OK, ou seja você tira 60 bandecos de circulação e subtitui por 1/3 de gran caravan ou assemelhado OK, distribuidos entre EB e MB a economia de escala e combustívelsedria imensa.

Grande abraço




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#70 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 3:52 pm

juarez castro escreveu:Desculpe! ^Não me fiz entender, as tarefas de transporte estratégico, logistico e tático continuariam com a FAB, apenas cada força faria suas tarefas de ligação e leve OK, ou seja você tira 60 bandecos de circulação e subtitui por 1/3 de gran caravan ou assemelhado OK, distribuidos entre EB e MB a economia de escala e combustívelsedria imensa.

Grande abraço


Faz sentido... :). E ainda manteríamos o taxi dos galonados (afinal de contas isso ainda vai acontecer por muito tempo) :wink: .

Mas já que estamos falando em "hipóteses" será que se o problema for transporte leve e ligação não poderíamos então termos aeronaves utilizadas em conjunto (ao invés de Marinha / EB / FAB) para essas tarefas?

Acho que a economia seria maior ainda!

[]s
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#71 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 14, 2007 4:07 pm

cb_lima escreveu:
juarez castro escreveu:Desculpe! ^Não me fiz entender, as tarefas de transporte estratégico, logistico e tático continuariam com a FAB, apenas cada força faria suas tarefas de ligação e leve OK, ou seja você tira 60 bandecos de circulação e subtitui por 1/3 de gran caravan ou assemelhado OK, distribuidos entre EB e MB a economia de escala e combustívelsedria imensa.

Grande abraço


Faz sentido... :). E ainda manteríamos o taxi dos galonados (afinal de contas isso ainda vai acontecer por muito tempo) :wink: .

Mas já que estamos falando em "hipóteses" será que se o problema for transporte leve e ligação não poderíamos então termos aeronaves utilizadas em conjunto (ao invés de Marinha / EB / FAB) para essas tarefas?

Acho que a economia seria maior ainda!

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Sonho erótico de uma noite de verão, funcionaria bem pra c.... mas na terra de avilã, no primeiro embarque ia dar crise ciúmes....

Grande abraço




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#72 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 4:37 pm

juarez castro escreveu:
cb_lima escreveu:
juarez castro escreveu:Desculpe! ^Não me fiz entender, as tarefas de transporte estratégico, logistico e tático continuariam com a FAB, apenas cada força faria suas tarefas de ligação e leve OK, ou seja você tira 60 bandecos de circulação e subtitui por 1/3 de gran caravan ou assemelhado OK, distribuidos entre EB e MB a economia de escala e combustívelsedria imensa.

Grande abraço


Faz sentido... :). E ainda manteríamos o taxi dos galonados (afinal de contas isso ainda vai acontecer por muito tempo) :wink: .

Mas já que estamos falando em "hipóteses" será que se o problema for transporte leve e ligação não poderíamos então termos aeronaves utilizadas em conjunto (ao invés de Marinha / EB / FAB) para essas tarefas?

Acho que a economia seria maior ainda!

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Sonho erótico de uma noite de verão, funcionaria bem pra c.... mas na terra de avilã, no primeiro embarque ia dar crise ciúmes....

Grande abraço


Bom Juarez, desculpe mas o tópico é todo sobre isso... sonhos eróticos de uma noite de verão...

Acho que todo mundo sabe bem que não é possível... assim como não é possível passar tudo para a Marinha/EB.

Só estamos trocando idéias.

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#73 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 22, 2007 7:12 pm

Deu no Notaer...

http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/2007/03_mar/2203_7eta_c-98.htm

7º ETA receberá quatro aeronaves C-98 Caravan

O Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo, sediado em Manaus, deixará de operar o C-95 Bandeirante e passará a voar exclusivamente os C-98 Caravan e C-97 Brasília em suas missões pela Amazônia. Inclusive, receberá mais quatro aeronaves C-98 até o final de 2007.

A população do interior da Amazônia acostumou-se a contemplar o perfil do C-95Bandeirante emoldurado pela exuberância da floresta Na mente, esses amazônidas reconhecem o ronco dos bimotores do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7ºETA), pois eles muitas vezes trouxeram o alimento, o remédio e o médico, enfim, a esperança e o socorro vindos do céu. Tanto, que as tripulações deste esquadrão são conhecidas pelos ribeirinhos como “Anjos da Amazônia”.

As aeronaves Bandeirante já deixaram o esquadrão. O FAB 2318 foi entregue, em meados de fevereiro ao 4º ETA, na Base Aérea de São Paulo, enquanto o 2º ETA, sediado em Recife, recebeu o FAB 2314, no último dia 9 de março. Os outros dois C-95 foram entregues ao DSM-MN (Destacamento de Suprimento e Manutenção de Manaus) e posteriormente serão distribuídos a outras Unidades do Comando da Aeronáutica.

Dos C-95 B do 7ºETA fica a imagem de quem cumpriu com louvor suas missões e marcou presença por levar em suas asas os Anjos da Amazônia.

Fonte: VII COMAR


Interessante ver que o Bandeirante está dando lugar na Amazônia ao Caravan/Brasilia...

Será que o 212 "subiu no telhado"?

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#74 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 22, 2007 7:16 pm

cb_lima escreveu:Será que o 212 "subiu no telhado"?

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Acho que isso é o efeito Saito (nosso Jaspion, o super-herói).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#75 Mensagem por Benke » Qui Mar 22, 2007 7:18 pm

SIM [091]




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