Pelo menos o EDA tem o que comemorar

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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sapao
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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#61 Mensagem por sapao » Seg Ago 12, 2013 9:35 pm

BrasileiroBR escreveu:mais 2 que ejetam e não sobrevivem...

essa parada não ta funcionando!!
O fato do assento se 0/0 não significa que ele garante salvação em todos os caso.
Para isso existe um envelope de ejeção em que em determinadas situações a chance de sobrevivência diminui drasticamente.
Em situações de razão de afundamento negativo a performance é bastante prejudicada, como parece ter sido o caso.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#62 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 12, 2013 10:36 pm

FOXTROT escreveu:Olha Bolovo, o pessoal tá contando 8 baixas na frota em pouscos anos de operação, para um avião novo isso é um absurdo!

Saudações
8? cite-as.




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#63 Mensagem por Túlio » Seg Ago 12, 2013 11:38 pm

sapao escreveu:
BrasileiroBR escreveu:mais 2 que ejetam e não sobrevivem...

essa parada não ta funcionando!!
O fato do assento se 0/0 não significa que ele garante salvação em todos os caso.
Para isso existe um envelope de ejeção em que em determinadas situações a chance de sobrevivência diminui drasticamente.
Em situações de razão de afundamento negativo a performance é bastante prejudicada, como parece ter sido o caso.

Verdade! Lembras do F-104? Os índios ejetavam PARA BAIXO! Assim, presumo que, se houver um jeito legal de matar Piloto, os caras acham.




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#64 Mensagem por Hermes » Ter Ago 13, 2013 2:16 am

Já saíram ou sairão algum dia os relatórios sobre às quedas dos outros ST? Acho que só assim, caso algum fator se repita é que poderemos falar que há algum problema com a aeronave ou com o assento. Se alguém tiver acesso a esses dados, pública aí.




...
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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#65 Mensagem por arcanjo » Ter Ago 13, 2013 10:30 am

Novas Informações sobre acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

Começaram a ser divulgadas as primeiras informações sobre o acidente A-29 Super Tucano, em entrevista ao comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tenente coronel Marcelo Gobett Cardoso afirmou detalhes sobre as circunstancias “Era um voo de treinamento, na fase de desenvolvimento de manobras durante a implantação da nova aeronave. No momento de recuperação, na descida, essa aeronave entrou em atitude anormal e colidiu com o solo. Não sabemos o que gerou essa atitude. Houve uma pequena explosão, mas não houve tempo para socorro”. O Coronel também destacou que, “A aeronave estava se recuperando de uma manobra e não estava nas condições propícias para a ejeção. Nós dependemos da investigação para saber por que a ejeção não teve sucesso. Vamos aguardar o laudo inicial para que a gente possa avaliar. Esperamos poder continuar esse processo de implantação do Super Tucano”.

Segundo o comandante da AFA, o brigadeiro do ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, os pilotos treinavam juntos porque ocupavam a mesma posição na esquadrilha e faziam as mesmas manobras. "Informações, imagens, peças e análise de caixa preta vão montar um quebra-cabeça para mostrar o que aconteceu".

As aeronaves da esquadrilha da fumaça foram adquiridas recentemente para substituir os T-27, que serviram por 29 anos na esquadrilha. Fabricado pela EMBRAER o A-29 é uma aeronave duas vezes mais pesada e 140 Km/h mais velozes. A esquadrilha estava realizando treinamentos com a nova aeronave desde março de 2013.

A Esquadrilha da fumaça tem 61 anos de existência e já passou por 10 acidentes totalizando 13 mortes, o mais recente ocorreu em abril de 2010 quando uma aeronave modelo T-27 caiu durante uma exibição na cidade de Lages, SC.

(...)

http://www.alide.com.br/joomla/componen ... -da-fumaca


arcanjo




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#66 Mensagem por FOXTROT » Ter Ago 13, 2013 12:37 pm

Bolovo, se queres saber quantos ST caíram faça você mesmo a pesquisa, mas foram vários!

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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#67 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 13, 2013 1:04 pm

FOXTROT escreveu:Bolovo, se queres saber quantos ST caíram faça você mesmo a pesquisa, mas foram vários!

Saudações
Mas quem afirmou que caíram oito aviões foi você. Vc é quem tem que provar! Eu vou fazer porra nenhuma além de tomar aguinha de coco.




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#68 Mensagem por FOXTROT » Ter Ago 13, 2013 1:31 pm

Bolovo escreveu:
FOXTROT escreveu:Bolovo, se queres saber quantos ST caíram faça você mesmo a pesquisa, mas foram vários!

Saudações
Mas quem afirmou que caíram oito aviões foi você. Vc é quem tem que provar! Eu vou fazer porra nenhuma além de tomar aguinha de coco.

Cara, pensei que você acompanhava as notícias aéreas......


Não tenho a menor intenção de seguir discutindo isso! Fui....



Saudações




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#69 Mensagem por joao fernando » Ter Ago 13, 2013 1:38 pm

luidpossan escreveu:mas pessoal esta contando 8 perdas, quantas foram problemas técnicos e quantos foram erros dos pilotos.
2 ou 3 caíram porque pegaram uma baita chuva lá no Amazonas. Dai bateram numa torre de celular, creio eu. Logo, pelo menos 2 não tem nada a ver com o avião, e sim, a operar num ambiente rústico demais




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#70 Mensagem por Cassio » Ter Ago 13, 2013 7:17 pm

Já que o colega não prova o que diz... vou colocar aqui o que possuo de informações: Dos 99 recebidos pela FAB.

04/04/2007 - uma esquadrilha é apanhada por uma forte tempestade quando se aproximava para o pouso em Boa Vista... 3 aviões fizeram pousos forçados (um pousou numa pista particular, sem danos), outro pousou num campo, aparentemente sem danos graves, e outro pousou numa rodovia, mas saiu da pista e teve asa, trem de pouso e hélices bem danificados, provavelmente sendo um dos perdidos. Neste mesmo episódio, uma quarta aeronave tentou pousar em Boa Vista, mas veio a se chocar com uma antena de celular, a aeronave virou de dorso e se chocou com o solo. Os dois pilotos ejetaram, um deles sobreviveu e o outro caiu a poucos metros do avião, sendo que faleceu no local (ejeção muito próxima ao solo e fora de envelope de operação).

25/02/2011 - Um A-29 apresenta problemas mecânicos e o piloto (1o Ten) ejeta e depois é resgatado por um helicóptero sem ferimentos graves. A aeronave caiu próximo a Porto Velho.

12/05/2011 - Um A-29 caiu próximo a Natal. O piloto era um aspirante a oficial e tinha efetuado seu primeiro vôo solo apenas dois dias antes do acidente. O piloto morreu na queda (mas não citam que tenha ejetado).

07/07/2012 - Um A-29 em vôo de treinamento caiu próximo a Campo Grande. O piloto ejetou mas não sobreviveu. Na hora do acidente a aeronave executava manobras e se precipitou ao solo a grande velocidade (abriu uma cratera no solo).

Além desses, teve um exemplar (um dos protótipos) que caiu num córrego na região de Caçapava. O piloto de testes da Embraer se ejetou sendo resgatado sem ferimentos. (mas neste não está na conta dos 99 entregues a FAB).

O que tenho é isso (as informações não são oficiais) sendo que as informações foram tiradas de reportagens da época dos acidentes.... Se for isso são 5 aeronaves perdidas (com esta da fumaça, são seis). Para mim este número apesar de lamentável (todo acidente é lamentável) não indica qualquer exagero para o tipo de aeronave e de operação.

Só para vcs terem uma idéia, durante a operação do EMB-326 Xavante na FAB, nada menos do que 74 (número aproximado) aeronaves foram perdidas em acidentes, dos mais variados tipos. Fazendo uma pesquisa em meus arquivos, do EMB-312 tivemos algo em torno de 30 perdas operacionais...

É preciso considerar que é uma frota que acumula muitas horas de vôo, é numerosa, operada muitas vezes em missões de maior risco, e pilotada, em muitas ocasiões por pilotos menos experientes.

Se alguém tiver outras informações... fique à vontade.

Cassio




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#71 Mensagem por FOXTROT » Ter Ago 13, 2013 7:57 pm

Cassio, não tenho que provar nada, informalmente um colega postou o número "8" como sendo o de perdas e eu lembrei que li várias notícias de queda de ST, mas não me dei ao trabalho de fazer um levantamento!

Nessa sua conta não entra as perdas dos ST que foram exportados e lembro que na Colômbia houver perda (s), ninguém aqui estas a dizer que o ST é isso ou aquilo, mas que fica estranho uma aeronave nova e com tanta reputação (concorrência nos EUA) ter diversas perdas em tão pouco tempo, isso fica.

Saudações




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#72 Mensagem por Cassio » Ter Ago 13, 2013 9:45 pm

Pois eu não acho o número de perdas alto não... estão perfeitamente dentro de um faixa razoável para o tipo de aeronave e de operação...

MInha opinião.

Cassio




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#73 Mensagem por rodrigo » Qua Ago 14, 2013 11:40 am

Pois eu não acho o número de perdas alto não... estão perfeitamente dentro de um faixa razoável para o tipo de aeronave e de operação...
Concordo. Ainda mais se trata de uma aeronave nova, que a FAB opera em grande quantidade, porque a disponibilidade é alta, ainda mais com hora de vôo mais barata. Os que voam muito caem muito, como os MIG-21 da India e os F-16 da USAF.




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aperta e daí afrouxa,
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O que ela quer da gente é coragem."

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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#74 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 14, 2013 12:00 pm

"Além desses, teve um exemplar (um dos protótipos) que caiu num córrego na região de Caçapava. O piloto de testes da Embraer se ejetou sendo resgatado sem ferimentos. (mas neste não está na conta dos 99 entregues a FAB)"

Tinha lido que foi num córrego mas do Amazonas. Era um teste para verificar a eficiência da avionica e, ambiente real de umidade. Depois de 2 dias na agua, o avião foi resgatado, e a avionica ainda funcionava. Mesmo tendo estado na agua




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#75 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 14, 2013 12:13 pm

Foi em Caçapava... aqui perto de São José, eu lembro. Se não me engano era aquele cinza com a boca de tubarão.




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