Novas Informações sobre acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça
Começaram a ser divulgadas as primeiras informações sobre o acidente A-29 Super Tucano, em entrevista ao comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tenente coronel Marcelo Gobett Cardoso afirmou detalhes sobre as circunstancias “Era um voo de treinamento, na fase de desenvolvimento de manobras durante a implantação da nova aeronave. No momento de recuperação, na descida, essa aeronave entrou em atitude anormal e colidiu com o solo. Não sabemos o que gerou essa atitude. Houve uma pequena explosão, mas não houve tempo para socorro”. O Coronel também destacou que, “A aeronave estava se recuperando de uma manobra e não estava nas condições propícias para a ejeção. Nós dependemos da investigação para saber por que a ejeção não teve sucesso. Vamos aguardar o laudo inicial para que a gente possa avaliar. Esperamos poder continuar esse processo de implantação do Super Tucano”.
Segundo o comandante da AFA, o brigadeiro do ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, os pilotos treinavam juntos porque ocupavam a mesma posição na esquadrilha e faziam as mesmas manobras. "Informações, imagens, peças e análise de caixa preta vão montar um quebra-cabeça para mostrar o que aconteceu".
As aeronaves da esquadrilha da fumaça foram adquiridas recentemente para substituir os T-27, que serviram por 29 anos na esquadrilha. Fabricado pela EMBRAER o A-29 é uma aeronave duas vezes mais pesada e 140 Km/h mais velozes. A esquadrilha estava realizando treinamentos com a nova aeronave desde março de 2013.
A Esquadrilha da fumaça tem 61 anos de existência e já passou por 10 acidentes totalizando 13 mortes, o mais recente ocorreu em abril de 2010 quando uma aeronave modelo T-27 caiu durante uma exibição na cidade de Lages, SC.
(...)
http://www.alide.com.br/joomla/componen ... -da-fumaca
arcanjo