PRATELEIRA para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça você escolhe na prateleira para a FAB ?

F-16 (dos homens bons)
29
13%
F-18 (dos homens bons)
14
6%
Mais F-5 de algum deserto aí (modernização rules)
12
5%
Eurofighter Typhoon
12
5%
Rafale
19
8%
JAS 39 Gripen
39
17%
J-10 (atenção: é COMMUNNA BERMEIO)
11
5%
Alguma daquelas porcarias russas que são feitas em fábricas têxteis e que não voam (Su-30, Su-35)
58
25%
Eu acredito que o FX-2 sai antes de 2016
35
15%

Total de votos: 229

Mensagem
Autor
Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: PRATELEIRA para a FAB

#61 Mensagem por Loki » Sex Nov 11, 2011 12:05 pm

Bender escreveu:
Carcará escreveu:Prezados Santiago e Bender,

Muito obrigado pela atenção dispensada. Realmente o post acima tem uma lista grande.

Desculpe-me se estou sendo repetitivo e até mesmo chato, mas, no meu último post eu indaguei - o que vem na esteira da ToT do Fx2 que faz esse item pesar tanto?

Nas listas apresentadas acima, (além de alguns itens que só servem para deixar a lista grande) vejo muito “integração disso” e “integração daquilo”, além de realmente possuir alguns itens de certa importância para nosso desenvolvimento tecnológico.

Mas, e aí? O que nós vamos fazer com este know-how adquirido? Qual o degrau nós vamos pular? Para fazer o que depois?

Exemplo simplista: PROSUB

O Projeto: Obtenção de Submarinos com propulsão diesel elétrica com transferência de
tecnologia “on the job” na elaboração de projetos, construção de meios e na construção de estaleiro.

O objetivo Final: Ter a capacidade de projetar e construir cascos de submarinos com propulsão diesel elétrica e nuclear objetivando uma próxima classe nacional de submarinos convencionais e nucleares.

Desculpem o exemplo simplista.

Podemos descrever a mesma situação acima para o projeto Guarani e o PROSUPER.

E no FX-2? O que vem após? Está delineado? O que vamos conseguir nesta compra nos gabarita a um projeto de 5ª geração, 4/5ª geração, 4ª geração? Ou que essas “integrações todas” que vão transferir estamos apenas preocupados no momento de realizarmos o MLU?

Temos que ter cuidado para não batermos tanto o pé com essa tal ToT, e depois não sabermos o que faremos com ela. Porque se não estiver bem delineado o próximo passo, daqui a pouco tempo esta ToT não servirá mais para nada (caducará).

Grande abraço para todos,

Mascarenhas

PS: De forma alguma sou contra a tal ToT. Mas existe um mantra no FX2 deste ToT, pelo menos para mim, que está meio nebuloso.
Pegando a frase tua na qual fiz o grifo,te digo que tenho as mesmas indagações que voce Mascarenhas ,aliás muitos de nosso colegas aqui também tem,e porque?

Por uma série de discussões que já tivemos sobre muitos aspectos,o aspecto primário é o de uma força aérea que faz um plano de renovação com uma visada de 40 próximos anos e se dá ao luxo de não escolher nenhum fornecedor em sua lista final que já conte com um projeto de 5G em seu portifólio,e não falo só da Sukhoy,incluo aí a L&M também,ambos excluidos.

De uma força aérea que inclui na sua lista final um reprojeto de caça,que sequer o próprio país fabricante vai ter em seu arsenal. (GripenNG)

De uma força aérea que inclui na sua lista final um caça que já tem seus anos contados para ser substituido por um de 5G que já está pronto e em testes.(F18SH)

Muito já perguntei aqui mesmo neste forum,sobre as ambições de nossa força aérea,do que ela vislumbra ser,e ao contrário das outras forças EB e MB que sofrem dos mesmos males das verbas curtas e irregulares e da negligência de muitos anos dos governos,me parece que é a unica que foca seu planejamento mais na preocupação do adestramento puro e simples e não na preocupação com uma futura guerra,pelo menos é o que me passa esta short list.

A minha opinião não vale merd@ nenhuma,mas eu acho que independente de verbas,sucatas ou qualquer outra mazela,pelo menos na intenção e planejamento deve se ficar preso a questão absoluta de um possível conflito futuro,que tomara que não aconteça,não vejo isso na força aérea,vejo isso no EB e MB.

Então a preocupação maior deste FX2,talvez seja ter um bom caça,com operação barata e confiável para muitos anos de treinamento avançado,por isso as preocupações operacionais tem maior relevância,e não um projeto industrial que crie independência e estado da arte próprio derivado de um já existente.

SDS.

Senhores, as dúvidas são extremamente inteligentes e pertinentes e acho que praticamente todos participantes do DB temos.

Minha Opinião, que também não vale de nada, é que os ToTs não são visando a fabricação local de um caça de 5G, acho que, inclusive pelo número reduzidos de aeronaves, que a principal intenção é resolver gargalos tecnológicos críticos, no Know Why and Know how que resumindo sobremaneira seriam de:

a) desenvolvimento de Equipamentos

b) integração de sistemas

c) tecnologia de materiais

Tentando simplificar e explicar meu pensamento:

Não estou falando em saber desenvolver por exemplo um novo radar e sim em algum sistema novo (que não exista ainda) que complemente a utilização de um sistema global de detecção e contra-detecção.

Não sei se fui claro, bem esse é meu pensamento.

Abraço

Loki

Carlos Mathias

#62 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 11, 2011 12:08 pm

O caminho estava traçado antes da bost-list. Era claro e conciso.

Compra de 4,5ºG com o máximo de ToT, e posterior fabricação de um sucedâneo, sozinhos ou em parceria.

A bost-list simplesmente matou todo o planejamento.

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sex Nov 11, 2011 3:03 pm, em um total de 1 vez.
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#63 Mensagem por Justin Case » Sex Nov 11, 2011 12:13 pm

Amigos,

Para mim, a TOT faz sentido, quanto às tecnologias críticas, para nos levar do estágio atual ao "estado da arte".
Esse "estado da arte", no entanto, é evolutivo. Estacionar com o conhecimento adquirido não é opção válida.
A concepção que entendo necessária é, após essa elevação de nível, prosseguir em parceria para desenvolver e implementar novos projetos de conteúdo tecnológico, tentando manter-se em dia com o tal "estado da arte".
Como disseram os companheiros, é necessário identificar o cenário e definir os objetivos futuros.
Sobre a enquete, também não respondi, pois não sei o que os "TAMPAX" (lixo atômico ou hospitalar, aviões desativados, inservíveis) estão fazendo na lista das opções.
Eu entendo "prateleira" como um avião novo, disponível, com o melhor que pode ser incorporado e esteja "off-the-shelf" (na prateleira), com foco apenas operacional, sem preocupação em atualizar nossa capacitação tecnológica.
Abraços,

Justin

Bender

#64 Mensagem por Bender » Sex Nov 11, 2011 12:34 pm

Carlos Mathias escreveu:O caminho estava traçado antes da bost-list. Era claro e conciso.

Compra de 4,5ºG com o máximo de ToT, e posterior fabricação de um sucedâneo, sozInhos ou em parceria.
Isso não vai ocorrer,dos escolhidos: americanos já tem seus caças 5G,a Suécia tem um a montanha de caças que não usa enfiados na montanha,e a França tem um caça que só ela opera que tem que ter seus custos de criação e produção pelo menos amortizados.

Nosso projeto industrial não tem horizonte dentro desta short list,ele não existe,isso diante da realidade que o QUS destes treis guardadas as reticências que cada um deles carrega nas nossas opiniões pessoais,levariam a Fab ao paraíso do carro 0Km.

Precisamos cair na real e assumir que o FX2 tratá-se de uma prateleira disfarçada somente com ganhos operacionais.

E diante deste quadro a short list é uma porcaria quando se leva em conta 40 anos a frente,pois para prateleira disfarçada era mais lógico que a seleção de compra já fosse de um caça de 5G.

Esperar o que em termos industriais vindos um destes 3? Um treinador avançado sub-sônico? Sairia também da compra de um 5G,quiça até com certas caracteristicas stealth! :shock: :mrgreen:

Vamos fazer junto com a Turkia que tem grande capacidade nesta área...

SDS.

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#65 Mensagem por Carcará » Sex Nov 11, 2011 1:00 pm

Hummmmm! " ...ganhos operacionais." Será que a chave nao esta' aí?

PS: O que e' QUS?

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 265 vezes
Agradeceram: 108 vezes

#66 Mensagem por FOXTROT » Sex Nov 11, 2011 1:04 pm

Só para constar, votei na "tranqueira russa", os outros (exceto Eurofighter Typhoon, Rafale e J-10) são próprios para FAU. :twisted:

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Bender

#67 Mensagem por Bender » Sex Nov 11, 2011 1:08 pm

Carcará escreveu:Hummmmm! " ...ganhos operacionais." Será que a chave nao esta' aí?

É o já consagrado Qualquer Um Serve @Mathias.

SDS.

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#68 Mensagem por Carcará » Sex Nov 11, 2011 1:12 pm

Kkkkkkk. Só poderia ter vindo do Mathias!

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#69 Mensagem por Cunha » Sex Nov 11, 2011 1:13 pm

Bender escreveu:
Carcará escreveu:Hummmmm! " ...ganhos operacionais." Será que a chave nao esta' aí?

É o já consagrado Qualquer Um Serve @Mathias.

SDS.
Qualquer Um Serve desde que seja estrelado e listrado! :wink:

Carlos Mathias

#70 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 11, 2011 3:04 pm

Exato, cunha!

QUS, desde que seja......... :wink: :mrgreen:

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#71 Mensagem por nveras » Sex Nov 11, 2011 3:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Exato, cunha!

QUS, desde que seja......... :wink: :mrgreen:
No dos outros...num resisti.. :mrgreen:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Carlos Mathias

#72 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 11, 2011 4:16 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Então vou melhorar e dar uma pista de quem é QUS.

QUS, desde que seja F-1...E Super Horn.... :roll: :mrgreen:

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#73 Mensagem por guilhermecn » Sex Nov 11, 2011 4:39 pm

QUS :lol: . Vou começar a aplicar essa nova sigla no meu vocabulário :mrgreen:

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#74 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 11, 2011 4:56 pm

Bender escreveu:
Carlos Mathias escreveu:O caminho estava traçado antes da bost-list. Era claro e conciso.

Compra de 4,5ºG com o máximo de ToT, e posterior fabricação de um sucedâneo, sozInhos ou em parceria.
Isso não vai ocorrer,dos escolhidos: americanos já tem seus caças 5G,a Suécia tem um a montanha de caças que não usa enfiados na montanha,e a França tem um caça que só ela opera que tem que ter seus custos de criação e produção pelo menos amortizados.

Nosso projeto industrial não tem horizonte dentro desta short list,ele não existe,isso diante da realidade que o QUS destes treis guardadas as reticências que cada um deles carrega nas nossas opiniões pessoais,levariam a Fab ao paraíso do carro 0Km.

Precisamos cair na real e assumir que o FX2 tratá-se de uma prateleira disfarçada somente com ganhos operacionais.

E diante deste quadro a short list é uma porcaria quando se leva em conta 40 anos a frente,pois para prateleira disfarçada era mais lógico que a seleção de compra já fosse de um caça de 5G.

Esperar o que em termos industriais vindos um destes 3? Um treinador avançado sub-sônico? Sairia também da compra de um 5G,quiça até com certas caracteristicas stealth! :shock: :mrgreen:

Vamos fazer junto com a Turkia que tem grande capacidade nesta área...

SDS.
[100] [009]

O único porém é que o projeto da Turquia só vai ser uma realidade se os EUA permitirem... além disso como eles serão fabricantes de partes do F-35 essa história toda de projeto turco pode ser somente pressão para fazer mais pedaços do F-35.

De resto eu concordo com os amigos :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

#75 Mensagem por Bender » Sex Nov 11, 2011 7:46 pm

No caso dos turcos,eu fui irônico Lima,mas esqueci de deixar claro o: ironic mode on :mrgreen:

Acho esta especulação inviável.

Abraços!

Responder