Moccelin escreveu:Vou te dar uns argumentos. Primeiramente não se esqueça nunca, MESMO QUE VOCÊ NÃO SERVIR VOCÊ AINDA É UM RESERVISTA, ou esqueceu que fez um juramento à bandeira? A partir daquele momento você se comprometeu ao Estado que, em caso de necessidade, você pode ser convocado. Ou seja, faz parte da força de reserva do EB, e depois que o EB chamar o pessoal que serviu até uns 5 anos antes (não sei o número correto) a próxima "leva" são os que não serviram mais novos. Num exército profissional esse comprometimento (que é regido por lei, inclusive) não existiria.
A segunda coisa é o seguinte, nossa força é defensiva somente, ou seja, nos preparamos para DEFENDER o Estado (e todos os seus constituintes como território, povo, e por aí vai), e pode ver, todos os países com exércitos profissionais possuem algum tipo de Guarda Nacional com conscritos (os EUA são assim, com a National Guard)... O que faríamos pra juntar 500... 600 mil militares do dia pra noite sem o SMO? Treinaríamos os 400 mil que faltam do zero? Não se esqueça JAMAIS que mesmo que o soldado que cumpriu seus 10 meses de SMO se esqueça de tudo que aprendeu sobre a atividade fim, ele ainda terá incutido no sangue a questão de hierarquia e disciplina, a mais difícil de se formar em pouco tempo... Com o SMO temos uma força de mais de 400 mil homens (últimos 5 a 6 anos) aptos a serem transformados em soldados em uns 5 meses (apenas a especialização)... Ao contrário de se transformar um homem que nunca pisou num quartel em soldado, que demanda os tais 10 meses de SMO.
E agora me diga UM bom argumento CONTRA o SMO. Mas sem apelar pra trabalho escravo (o recruta está ganhando mais que um salárío mínimo), nem aquela velha história de que o cara perde um ano, porque, SE o serviço está sendo quase totalmente voluntariado pro carinha instruido fugir é só pedir, não é??? Ah, não se esqueça do tal detalhe, se não for obrigatório teremos um problema GRAVE de evasão durante o período básico, já que, como eu relatei anteriormente, os caras são voluntários até a adaptação... E claro, não force a barra achando que o Congresso vai passar a entregar a verba dieitinho todo ano sem contingenciamento só porque o Exército é profissional... Em dois ou três anos estaremos com um EB com menos de 200 mil militares sem renovação por falta de verba.
Escravo é quando a pessoa está sendo coagida a trabalhar em algo que não deseja, independente de quanto o "patrão" queira pagar.
E bem, se o governo não se interessa em ter um exército com verba e bem preparado, que assim seja, é da atual cultura nacional não valorizar as forças armadas, e SMO não ajuda em nada esse quadro. O exército acaba sendo visto como aquela chateação em faz você ter que ter um documento a mais. Já me passou pela cabeça servir quando eu tinha 16 anos, mas quando fui olhar a situação das forças armadas, decidi que tinha coisa melhor para fazer.
E se a pessoa acha que não vale a pena lutar por um território invadido ou coisa similar, ela tem todo direito, como tem todo direito em querer lutar.
E sim, fico feliz que na prática o serviço está mais para facultativo, no dia que tiver mais gente a contra gosto nos quartéis do que voluntários, o exército vira uma piada total.
NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?