Abolição do alistamento obrigatório.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vitor
Sênior
Sênior

Re: Abolição do alistamento obrigatório.

#61 Mensagem por Vitor » Qui Mai 21, 2009 10:21 pm

FCarvalho escreveu:Stg. Guerra, a propósto desta "dispensa" do serviço militar por questões filosóficas ou religiosas, a legislação prevê - corrijam-me se estiver errado, por favor - que a pessoa que alegar tal impedimento, tem de provar materialmente, vamos dizer assim, seu vínculo com a sua argumentação; do contrário não tem negócio.

Não conheço nenhum caso de dispensa do SMO por questão de cunho político-filosíco. Até porque é muito complicado você argumentar tal situação no nível teórico. Já apelar para religião, também é contraditório, visto que, se "apenas" o fato do sujeito dizer, por exemplo, que é cristão e que por isso não pode servir, estariamos com todas as fa's esvaziadas. Então a coisa não é tão simples. Este tipo de desculpa para não servir é ato falho de quem realmente não se identifica com a carreira(vida) militar, acho melhor que fiquem fora mesmo. Se não quer ajudar, então que não atrapalhe.

Outra coisa é estado de beligerância, quando o governo determina mobilização geral. Ai num tem negócio de padre, pastor, evangélico, mulher, viado, travesti, punk, maconheiro, revoltado com a vida... ou qualquer outra coisa que o valha. Vai todo mundo pro pau. :twisted:

Agora, o que me preocupa mais é também o fato de que a atual estrutura do SMO não estar devidamente atingindo seus objetivos em virtude dos contingenciamentos de verba ano após ano. Aí é aquela coisa. Sujeito entra em julho, sai em abril do ano seguinte. Não dá nem um ano de serviço. E neste "ano de serviço" o que é que ele de fato aprende para se tornar um bom reservista, se pegar uma unidade que não seja de primeira linha, ou um tiro de guerra, que é mais uma escola de civismo ocupacional e fonte de divisas para prefeituras e comadres e compadres.

Creio que devamos buscar respostas para estas questões, o quanto antes, já que a propria evolução dos sistemas operacionais do EB estarão cada vez mais demandando mão-de-obra, também, cada vez mais especializada; e com a atual circunscrição militar não vamos poder atender plenamente a estes requesitos. Então ou profissionaliza de vez ou faz um SM voluntário para quem quiser e escolhe os melhores, como já acontece na FAB e na MB.

abraços
Isso me lembra o filme Ardil-22 :mrgreen:

NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#62 Mensagem por Moccelin » Sex Mai 22, 2009 7:02 pm

Vitor, eu fugi do SMO, um sargento até brincou: Ih, esse é filho do Sub Moccelin (ao ver a minha ID), quer entrar por cima! (sacaneando o fato de que eu queria ir pra AMAN)

Também sou a favor de um exército profissional PORÉM isso é IMPOSSÍVEL na nossa atual situação de orçamento de Defesa. Pra mantermos nossa capacidade de mobilização é necessário o SMO. Motivo? É simples, com o SMO temos maomenos 60mil recrutas/ano... Em 3 anos (as últimas 3 "turmas") temos 180mil soldados que, a princípio, precisam de um treinamento mais básico em relação a uma pessoa que nunca serviu. Dobramos o EB na base da canetada!

Agora, sobre a teoria de que nada pode ser feito por coerção... Experimenta descriminar o homicídio... Esperimenta descriminar o roubo, e por aí vai... Você gostaria de viver na anarquia? Ok, mas desde que seja longe daqui! Pra manter a atual estrutura do Estado são necessários impostos? Sim. São necessárias leis coercitivas? Sim. É necessário o SMO? Sim!

Sobre a questão de que a mairia são voluntários... São voluntários enquanto não tiver nenhum problema. Os EUA ainda tem voluntários porque oferecem N vantagens, como o GI Bill (tu fica um determinado tempo nas FFAA e ganha um cheque de 50k pra pagar seus estudos)!!!

Cara, se você foi "abraçado" pelo SMO, é aquilo, azar militar, faz parte das atribuições de ser um cidadão brasileiro pleno. Assim como eu sou obrigado a pagar um imposto altíssimo pra andar em estradas ruins, ter que pagar um plano de saúde se quiser ser bem atendido, e por aí vai... São as injustiças...

Agora vou dar um exemplo interessante, tem um cara porra louca na minha turma da faculdade, doidão mesmo, tipo do cara que você olha e fala: Esse aí é um que NUNCA viu um quartel... Estava conversando com ele outro dia e ele falou, foi "abraçado" pelo SMO... Sabe quanto tempo ficou? 3 anos!!! Agora me explique essa situação... O cara não era voluntário, e ficou 3 anos! Será que isso aconteceria se não existisse SMO?

Ah, e não se esqueça de uma coisa, essa massa de voluntários acaba no 3o dia... Meu primo, que acabou de cumprir o dele (entrou como voluntário), falou que no primeiro dia uns 95% eram voluntários, no fim da primeira semana uns 5% ainda eram voluntários! Serviço militar é assim cara... Agora, se fosse voluntário teríamos um problema GRAVE com relação a isso, se é voluntário eu posso sair a hora que eu quero! E os voluntários voluntários de verdade estão nas Escolas de carreira!

The cake is a lie...
Vitor
Sênior
Sênior

#63 Mensagem por Vitor » Sex Mai 22, 2009 7:15 pm

Ahmm, roubo e homicídio são formas extrema de coerção.

Claro que tudo pode ser feito por coerção, mas o resultado é inferior do que se fosse por livre e espontânea vontade. E bem, se abolir SMO implica aumenta de verba para os militares, até seria boa os militares defenderem tal abolição para barganhar a verba.

Editado pela última vez por Vitor em Sex Mai 22, 2009 7:17 pm, em um total de 1 vez.
NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Vitor
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por Vitor » Sex Mai 22, 2009 7:16 pm

E até agora ninguém deu um bom argumento de como a falta de SMO levaria o país ao caos. Muita retórica e pouca argumentação.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#65 Mensagem por Moccelin » Sex Mai 22, 2009 10:12 pm

Vou te dar uns argumentos. Primeiramente não se esqueça nunca, MESMO QUE VOCÊ NÃO SERVIR VOCÊ AINDA É UM RESERVISTA, ou esqueceu que fez um juramento à bandeira? A partir daquele momento você se comprometeu ao Estado que, em caso de necessidade, você pode ser convocado. Ou seja, faz parte da força de reserva do EB, e depois que o EB chamar o pessoal que serviu até uns 5 anos antes (não sei o número correto) a próxima "leva" são os que não serviram mais novos. Num exército profissional esse comprometimento (que é regido por lei, inclusive) não existiria.

A segunda coisa é o seguinte, nossa força é defensiva somente, ou seja, nos preparamos para DEFENDER o Estado (e todos os seus constituintes como território, povo, e por aí vai), e pode ver, todos os países com exércitos profissionais possuem algum tipo de Guarda Nacional com conscritos (os EUA são assim, com a National Guard)... O que faríamos pra juntar 500... 600 mil militares do dia pra noite sem o SMO? Treinaríamos os 400 mil que faltam do zero? Não se esqueça JAMAIS que mesmo que o soldado que cumpriu seus 10 meses de SMO se esqueça de tudo que aprendeu sobre a atividade fim, ele ainda terá incutido no sangue a questão de hierarquia e disciplina, a mais difícil de se formar em pouco tempo... Com o SMO temos uma força de mais de 400 mil homens (últimos 5 a 6 anos) aptos a serem transformados em soldados em uns 5 meses (apenas a especialização)... Ao contrário de se transformar um homem que nunca pisou num quartel em soldado, que demanda os tais 10 meses de SMO.

E agora me diga UM bom argumento CONTRA o SMO. Mas sem apelar pra trabalho escravo (o recruta está ganhando mais que um salárío mínimo), nem aquela velha história de que o cara perde um ano, porque, SE o serviço está sendo quase totalmente voluntariado pro carinha instruido fugir é só pedir, não é??? Ah, não se esqueça do tal detalhe, se não for obrigatório teremos um problema GRAVE de evasão durante o período básico, já que, como eu relatei anteriormente, os caras são voluntários até a adaptação... E claro, não force a barra achando que o Congresso vai passar a entregar a verba dieitinho todo ano sem contingenciamento só porque o Exército é profissional... Em dois ou três anos estaremos com um EB com menos de 200 mil militares sem renovação por falta de verba.

The cake is a lie...
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#66 Mensagem por Guerra » Sáb Mai 23, 2009 10:34 am

Vitor escreveu:E até agora ninguém deu um bom argumento de como a falta de SMO levaria o país ao caos. Muita retórica e pouca argumentação.
Eu não preciso de dar argumentos, basta você pegar um livro de história e comparar as FAs antes e depois. Quem esta viajando na maionese e querendo aplicar no Brasil o que a Suiça ou a Zambia fez é você.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#67 Mensagem por Pereira » Sáb Mai 23, 2009 10:37 am

Alguém pode me explicar como e quando as PMs são chamadas para servir nas FAs ?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#68 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 25, 2009 7:35 pm

Alistamento pelo mundo

Sem Forças Armadas
Exército Voluntário/Profissional
Exército Conscrito, previsto para ser abolido, num futuro próximo, em menos de 3 anos
Exército Conscrito
Sem Informação

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vitor
Sênior
Sênior

#69 Mensagem por Vitor » Seg Mai 25, 2009 10:09 pm

Moccelin escreveu:Vou te dar uns argumentos. Primeiramente não se esqueça nunca, MESMO QUE VOCÊ NÃO SERVIR VOCÊ AINDA É UM RESERVISTA, ou esqueceu que fez um juramento à bandeira? A partir daquele momento você se comprometeu ao Estado que, em caso de necessidade, você pode ser convocado. Ou seja, faz parte da força de reserva do EB, e depois que o EB chamar o pessoal que serviu até uns 5 anos antes (não sei o número correto) a próxima "leva" são os que não serviram mais novos. Num exército profissional esse comprometimento (que é regido por lei, inclusive) não existiria.

A segunda coisa é o seguinte, nossa força é defensiva somente, ou seja, nos preparamos para DEFENDER o Estado (e todos os seus constituintes como território, povo, e por aí vai), e pode ver, todos os países com exércitos profissionais possuem algum tipo de Guarda Nacional com conscritos (os EUA são assim, com a National Guard)... O que faríamos pra juntar 500... 600 mil militares do dia pra noite sem o SMO? Treinaríamos os 400 mil que faltam do zero? Não se esqueça JAMAIS que mesmo que o soldado que cumpriu seus 10 meses de SMO se esqueça de tudo que aprendeu sobre a atividade fim, ele ainda terá incutido no sangue a questão de hierarquia e disciplina, a mais difícil de se formar em pouco tempo... Com o SMO temos uma força de mais de 400 mil homens (últimos 5 a 6 anos) aptos a serem transformados em soldados em uns 5 meses (apenas a especialização)... Ao contrário de se transformar um homem que nunca pisou num quartel em soldado, que demanda os tais 10 meses de SMO.

E agora me diga UM bom argumento CONTRA o SMO. Mas sem apelar pra trabalho escravo (o recruta está ganhando mais que um salárío mínimo), nem aquela velha história de que o cara perde um ano, porque, SE o serviço está sendo quase totalmente voluntariado pro carinha instruido fugir é só pedir, não é??? Ah, não se esqueça do tal detalhe, se não for obrigatório teremos um problema GRAVE de evasão durante o período básico, já que, como eu relatei anteriormente, os caras são voluntários até a adaptação... E claro, não force a barra achando que o Congresso vai passar a entregar a verba dieitinho todo ano sem contingenciamento só porque o Exército é profissional... Em dois ou três anos estaremos com um EB com menos de 200 mil militares sem renovação por falta de verba.
Escravo é quando a pessoa está sendo coagida a trabalhar em algo que não deseja, independente de quanto o "patrão" queira pagar.

E bem, se o governo não se interessa em ter um exército com verba e bem preparado, que assim seja, é da atual cultura nacional não valorizar as forças armadas, e SMO não ajuda em nada esse quadro. O exército acaba sendo visto como aquela chateação em faz você ter que ter um documento a mais. Já me passou pela cabeça servir quando eu tinha 16 anos, mas quando fui olhar a situação das forças armadas, decidi que tinha coisa melhor para fazer.

E se a pessoa acha que não vale a pena lutar por um território invadido ou coisa similar, ela tem todo direito, como tem todo direito em querer lutar.

E sim, fico feliz que na prática o serviço está mais para facultativo, no dia que tiver mais gente a contra gosto nos quartéis do que voluntários, o exército vira uma piada total.

Vitor
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por Vitor » Seg Mai 25, 2009 10:23 pm

Bolovo escreveu:Alistamento pelo mundo

Sem Forças Armadas
Exército Voluntário/Profissional
Exército Conscrito, previsto para ser abolido, num futuro próximo, em menos de 3 anos
Exército Conscrito
Sem Informação

Imagem
Bem interessante o mapa. Vários países latinos como Espanha, Portugal, Itália e Argentina são profissa...

Engraçado como a Ucrânia, que poderia ser super paranóica com a Rússia logo em cima, vai abolir o SMO e a Polônia já aboliu.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#71 Mensagem por Guerra » Seg Mai 25, 2009 10:32 pm

Vitor escreveu: E se a pessoa acha que não vale a pena lutar por um território invadido ou coisa similar, ela tem todo direito, como tem todo direito em querer lutar.
É uma filosofia linda, mas não foi assim que as nações foram construidas.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Vitor
Sênior
Sênior

#72 Mensagem por Vitor » Seg Mai 25, 2009 10:49 pm

SGT GUERRA escreveu:
Vitor escreveu: E se a pessoa acha que não vale a pena lutar por um território invadido ou coisa similar, ela tem todo direito, como tem todo direito em querer lutar.
É uma filosofia linda, mas não foi assim que as nações foram construidas.
Foi sim em certos casos. Os brasileiros não quiseram lutar pelo território uruguaio.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

#73 Mensagem por delmar » Ter Mai 26, 2009 12:29 am

Vitor escreveu:
SGT GUERRA escreveu: É uma filosofia linda, mas não foi assim que as nações foram construidas.
Foi sim em certos casos. Os brasileiros não quiseram lutar pelo território uruguaio.
Não sei o que o companheiro anda lendo ou matutando, mas o Brasil lutou sim para manter a provincia Cisplatina. Infelizmente, por várias razões, perdemos a guerra. Na mesma época houveram outras tentativas de independência de provincias brasileiras. Por pouco não acabamos como as colônias espanholas, divididos em vários países de lingua portuguesa.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Vitor
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por Vitor » Ter Mai 26, 2009 12:55 am

delmar escreveu:Não sei o que o companheiro anda lendo ou matutando, mas o Brasil lutou sim para manter a provincia Cisplatina. Infelizmente, por várias razões, perdemos a guerra. Na mesma época houveram outras tentativas de independência de provincias brasileiras. Por pouco não acabamos como as colônias espanholas, divididos em vários países de lingua portuguesa.

saudações
Sei que houve luta, mas aí que tá, não foi uma que a população se importou, apesar da ladainha do governo na época. A Cisplatina já era de grande maioria de língua espanhola, querer assimilá-los ao Brasil seria e foi um esforço inútil. Ou alguém se resente e se sente traído pelos uruguaios?

U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#75 Mensagem por U-27 » Ter Mai 26, 2009 1:16 am

duvida minha

eu sou reservista sem servir...
mas bem
se euq uiser, eu posso me voluntariar em caso de guerra antes de ser convocado?

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Responder