Concordo. Mas existem alternativas.Vinicius Pimenta escreveu:Será mesmo que essa questão do tamanho versus capacidade já foi superada? Já é senso comum que um Exército de 100 mil homens é melhor do que um de 200 mil?
Olha, não tenho dúvidas que em um conflito aos moldes da última guerra no Iraque, uma força menor altamente preparada e equipada é suficiente para derrotar o inimigo convencionalmente. Mas e depois? Como manter? Como fazer um rodízio de tropas? Os EUA sozinhos têm cerca de 150 mil soldados no Iraque. A coalização tem ao todo cerca de 300 mil soldados, dizem. Só em empresas de segurança há quase 50 mil homens por lá. Isso sem falar nas forças de segurança iraquianas. E mesmo assim acho que é dispensável dizer como foram as coisas por lá. Detalhe, o Iraque tem pouco mais de 438 mil km² de área. O Brasil tem mais de 8,5 milhões km²...
Alguém pode afirmar que não é mais preciso Exércitos numerosos em guerras? Sim, porque se for pra destruir o inimigo, de repente nem precisa de Exército, só de Força Aérea e Marinha bombardeando. Mas se é preciso entrar, conquistar terreno, manter ocupação, você vai precisar de um Exército razoavelmente grande.
Serviço militar obrigatório, serviço civil, etc.
Preparar as forças para terem a capacidade de se expandirem RAPIDAMENTE.
Em caso de guerra total, sa forças se espandem mantendo a MODERNIDADE.,
Eu acho que o Brasil tem forças armadas em tamanho bom. Não precisa de mais e nem de menos. Porém, ainda não conseguimos alocar dinheiro suficiente para equipa-las a contento.
EU sou favorável a uma redução do exército no número de homens. Sou favorável porque acho que o crescimento tem que partir mantendo o conceito de um exército moderno e bem equipado.
O Exército israelente ou o exército britânico, ou o exército francês, perderiam para o EB???
Esses países estão MUITO MAIS ATIVOS no mundo, enfrentando conflitos e possuem exércitos BEM MENORES que o nosso, mas MUITO mais poderosos.
O Brasil tem mais de 300 mil homes nas 3 forças armadas.
Creio que o número seja 320 a 350 mil.
Eu diria que uma redução de cerca de 30%, mantendo a força aérea com cerca de 50 mil homens, 50 mil na marinha e um exército com 120 mil homens BEM equipados e TREINADOS seria muito melhor do que o que temos hoje.
Investimos cerca de R$ 35 bi com pessoal. Economizariamos R$ 10 bi ou quase isso.
É um dinheiro que poderia ser muito bem aplicado no DESENVOLVIMENTO de novos produtos, aquisições, treinamentos, etc.
Não é pouco dinheiro. São 2 FX2 por ANO. Da pra equipar nossas forças com equipamentos realmente modernos.