O Exército que temos e o Exército que precisamos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#61 Mensagem por Luís Henrique » Qui Abr 02, 2009 10:29 am

Vinicius Pimenta escreveu:Será mesmo que essa questão do tamanho versus capacidade já foi superada? Já é senso comum que um Exército de 100 mil homens é melhor do que um de 200 mil?

Olha, não tenho dúvidas que em um conflito aos moldes da última guerra no Iraque, uma força menor altamente preparada e equipada é suficiente para derrotar o inimigo convencionalmente. Mas e depois? Como manter? Como fazer um rodízio de tropas? Os EUA sozinhos têm cerca de 150 mil soldados no Iraque. A coalização tem ao todo cerca de 300 mil soldados, dizem. Só em empresas de segurança há quase 50 mil homens por lá. Isso sem falar nas forças de segurança iraquianas. E mesmo assim acho que é dispensável dizer como foram as coisas por lá. Detalhe, o Iraque tem pouco mais de 438 mil km² de área. O Brasil tem mais de 8,5 milhões km²...

Alguém pode afirmar que não é mais preciso Exércitos numerosos em guerras? Sim, porque se for pra destruir o inimigo, de repente nem precisa de Exército, só de Força Aérea e Marinha bombardeando. Mas se é preciso entrar, conquistar terreno, manter ocupação, você vai precisar de um Exército razoavelmente grande.
Concordo. Mas existem alternativas.
Serviço militar obrigatório, serviço civil, etc.

Preparar as forças para terem a capacidade de se expandirem RAPIDAMENTE.
Em caso de guerra total, sa forças se espandem mantendo a MODERNIDADE.,

Eu acho que o Brasil tem forças armadas em tamanho bom. Não precisa de mais e nem de menos. Porém, ainda não conseguimos alocar dinheiro suficiente para equipa-las a contento.

EU sou favorável a uma redução do exército no número de homens. Sou favorável porque acho que o crescimento tem que partir mantendo o conceito de um exército moderno e bem equipado.

O Exército israelente ou o exército britânico, ou o exército francês, perderiam para o EB???

Esses países estão MUITO MAIS ATIVOS no mundo, enfrentando conflitos e possuem exércitos BEM MENORES que o nosso, mas MUITO mais poderosos.

O Brasil tem mais de 300 mil homes nas 3 forças armadas.
Creio que o número seja 320 a 350 mil.
Eu diria que uma redução de cerca de 30%, mantendo a força aérea com cerca de 50 mil homens, 50 mil na marinha e um exército com 120 mil homens BEM equipados e TREINADOS seria muito melhor do que o que temos hoje.

Investimos cerca de R$ 35 bi com pessoal. Economizariamos R$ 10 bi ou quase isso.
É um dinheiro que poderia ser muito bem aplicado no DESENVOLVIMENTO de novos produtos, aquisições, treinamentos, etc.

Não é pouco dinheiro. São 2 FX2 por ANO. Da pra equipar nossas forças com equipamentos realmente modernos.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#62 Mensagem por Guerra » Qui Abr 02, 2009 10:37 am

Eu acho que dá para diminuir o efetivo. E da para fazer isso sem mexer na força terrestre. E o idela seria isso. Enxugar sem mexer nas bda e unidades divisionárias

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#63 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Abr 02, 2009 10:45 am

Dá pra enxugar sim. Mas nas cabeças... diminui o número de generais, enxuga a estrutura, racionaliza meios e gasta de maneira inteligente, que nem vão precisar mexer no resto.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Abr 02, 2009 11:09 am

glauberprestes escreveu:Dá pra enxugar sim. Mas nas cabeças... diminui o número de generais, enxuga a estrutura, racionaliza meios e gasta de maneira inteligente, que nem vão precisar mexer no resto.

Com essa proposta, você iria arrumar dor de cabeça pra ti :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#65 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Abr 02, 2009 1:35 pm

Pois é.... pra que né? :twisted:

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Guerra
Sênior
Sênior

#66 Mensagem por Guerra » Qui Abr 02, 2009 2:03 pm

Luís Henrique escreveu:
Investimos cerca de R$ 35 bi com pessoal. Economizariamos R$ 10 bi ou quase isso.
É um dinheiro que poderia ser muito bem aplicado no DESENVOLVIMENTO de novos produtos, aquisições, treinamentos, etc.

Não é pouco dinheiro. São 2 FX2 por ANO. Da pra equipar nossas forças com equipamentos realmente modernos.
Po, mas 35 bi menos 10 é 25. Tirando os inativos pensionistas que deve levar pelo menos uns 12, sobra 13. Cara, isso dividido por 100 mil homens (que já é uma redução de 50%) vai dar uns 130 reais para cada integrante.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#67 Mensagem por Moccelin » Qui Abr 02, 2009 6:11 pm

Realmente dá pra enxugar, mas como o Guerra disse, sem mexer no número de homens segurando fuzis, operando aeronaves e guarnecendo os navios...

Era só pegar toda as estruturas que são triplicadas e criar uma unificada no MD... Compras, pagamento, e toda essa máquina administrativa poderia muito bem ser unificada, com membros das 3 forças misturados, comando variando, e por aí vai...

The cake is a lie...
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#68 Mensagem por ciclope » Qui Abr 02, 2009 11:40 pm

Acredito que devemos investir no homem tanto quanto nos equipamentos.
Infelismente isso só será possivel com a redução dos quadros totais e a proficionalizalçao da tropa!
Não podemos continuar com uma tropa númerosa, mal treinada e equipada que no caso dos recrutas, ganha um salario minimo por mês. Como exigir de um exército com essas condições de trabalho? :shock:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#69 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Abr 02, 2009 11:56 pm

200.000 homens nao eh numeroso... acredite. Algumas unidades estao com falta de efetivo ateh mesmo para tirar guarda. Eu acredito que uma tropa profissional melhora 200% as capacidades das FA´s, mas o numero deve se manter. Talvez substituir a tropa por profissionais, mas gradualmente, e sem cortes nessa parte. Uma redistribuicao de pessoal (depois de profissionalizados) cai bem, muito bem.

Cuidado com os sintomas.

ciclope
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por ciclope » Sex Abr 03, 2009 12:32 am

A falta de pessoal de serviço se deve a falta de planejamento na distribuição da tropa. Desativa algumas unidades e distribui o seu pessoal pelas demais unidades de preferência na região norte!
Alguém tem alguma duvida que e isso que eles vão fazer com a transferência de unidades prá lá?
:roll:

Guerra
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por Guerra » Sex Abr 03, 2009 11:13 am

ciclope escreveu:A falta de pessoal de serviço se deve a falta de planejamento na distribuição da tropa. Desativa algumas unidades e distribui o seu pessoal pelas demais unidades de preferência na região norte!
Alguém tem alguma duvida que e isso que eles vão fazer com a transferência de unidades prá lá?
:roll:
Não é isso não. Estava previsto uma incorporação com redução de 30%, depois aumentaram para 50%. Não tem planejamento que resista a isso.

Teoricamente é muito facil. Se é preciso reduzir o efetivo basta fechar OMs e manter as outras 100%. Só que para fechar uma OM vai uma bolada. Não se fecha OM sem dinheiro, muito menos da noite para o dia.

Eu acho que o EB as vezes erra nessa politica de reduzir recruta para economizar. Eu trabalhava no setor de pessoal e meu chefe disse que todas as seções teriam que apresentar sugestões para economizar. Eu não tive duvida, minha sugestão foi para mandar embora os ofciais e sgt temporarios e manter os recrutas.
Se o objetivo de ter um militar temporario é constituir uma reserva mobilizavel, e se o cara já tem um ano de serviço além da formação, o objetivo esta alcançado (pelo menos em tese). O que vamos pagar a um tenente em um ano, paga o salario e forma um soldado sem prejuizo nenhum para instrução. E no final teremos tanto um soldado como um tenente (ou sgt) mobilizavel.
Solução de miséravel, mas miséria requer uma solução miseravel.

PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#72 Mensagem por PQD » Sex Abr 03, 2009 11:21 am

SGT GUERRA escreveu: Solução de miséravel, mas miséria requer uma solução miseravel.
essa frase tem que ir para o topico "Posts e respostas imortais dos usuários " :lol:

Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
ciclope
Sênior
Sênior

#73 Mensagem por ciclope » Sex Abr 03, 2009 11:36 am

x2 [003]

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#74 Mensagem por Luís Henrique » Sex Abr 03, 2009 4:18 pm

SGT GUERRA escreveu:
Luís Henrique escreveu:

Po, mas 35 bi menos 10 é 25. Tirando os inativos pensionistas que deve levar pelo menos uns 12, sobra 13. Cara, isso dividido por 100 mil homens (que já é uma redução de 50%) vai dar uns 130 reais para cada integrante.
Que seja Guerra,.

Subtraia 12 bi dos inativos. Teremos 23 bi para os ATIVOS.
(sem trocadilhos).
Subtraia 30% desse valor e teremos 7 bi para investirmos em equipamentos e treinamento.

TB sou favorável passar os inativos para a previdência social comum.
Como tb sou favorável a uma mudança radical na previdência social, pagando um máximo de 1 salário mínimo. O resto fica com a previdência privada pra quem quiser.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
ciclope
Sênior
Sênior

#75 Mensagem por ciclope » Sex Abr 03, 2009 5:41 pm

Luís Henrique, concordo com você em relação a transferência dos militares para a previdência comum mais só se todos os funcionários do governo também forem prá La. Incluindo o pessoal da Petrobras e do congresso e judiciário.
Mesmo assim o sistema de como um todo deveria passar por uma reforma séria antes.
Com relação ao resto eu não concordo!

Responder