O sucateamento dos equipamentos do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- lobo_guara
- Sênior
- Agradeceram: 19 vezes
Almofadas a parte o certo é que o EB esta se transformando aos poucos em um museu vivo, pois o que tem de velharia no seu inventário é digno de pena, nenhuma outra força esta tão defasada tecnologicamente falando do que o EB, a ponto de estarmos comemorando a chegada dos Leo 1A5 de segunda-mão, realmente lamentável.
Olha só alista de sucata ainda em uso no EB:
M101, M108, M41 (todos extrearam na guerra da Coréia), Can AAer L60 e Oerlikon GDF 01 (já existe GDF 07), Jeep Willis, Reo, veículos da família Engesa (extinta), M113 (esses até não são tão velhos), Leo 1A1 e M60 (nossos MBTs!), etc, etc, etc, sem falar nos equipamentos individuais (aliás será que quando houver um programa de modernização dos soldados do EB vão finalmente abandonar o uso de baioneta nos fuzis?).
Olha só alista de sucata ainda em uso no EB:
M101, M108, M41 (todos extrearam na guerra da Coréia), Can AAer L60 e Oerlikon GDF 01 (já existe GDF 07), Jeep Willis, Reo, veículos da família Engesa (extinta), M113 (esses até não são tão velhos), Leo 1A1 e M60 (nossos MBTs!), etc, etc, etc, sem falar nos equipamentos individuais (aliás será que quando houver um programa de modernização dos soldados do EB vão finalmente abandonar o uso de baioneta nos fuzis?).
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
É verdade aqui nas guarnições da Baixada Santista as unidades de Artilharia "Anti-Aérea"
ainda usam caminhões REO.
Deve ser para combinar com os canhões "anti-aéreos"
da primeira guerra mundial que ainda usam.
Será que os comandantes do EB sabem que já foi inventado o avião ? Eles estão ainda na época do Bartolomeu de Gusmão com seus balões experimentais.

Deve ser para combinar com os canhões "anti-aéreos"

Será que os comandantes do EB sabem que já foi inventado o avião ? Eles estão ainda na época do Bartolomeu de Gusmão com seus balões experimentais.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Sabem e seu conhecimento não está baseado em internet.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
talharim escreveu:É verdade aqui nas guarnições da Baixada Santista as unidades de Artilharia "Anti-Aérea"ainda usam caminhões REO.
Deve ser para combinar com os canhões "anti-aéreos"da primeira guerra mundial que ainda usam.
Talharim, você já parou para pensar de onde vem sua necessidade de mostrar que os militares brasileiros são burros e você sabe mais que que os generais? Procure um profissional para resolver seu problema... ou melhor, esqueça o que eu disse. Você pode interpretar errado minha sugestão e levar um tiro na calada da noite em algum quartel.
- talharim
- Sênior
A minha crítica é especificamente a AAAer do EB,ou melhor,a falta dela.
Respeito muito o EB.
Mas o que não consigo enfiar goela abaixo é o pq de o Eb nesses últimos 30 anos não ter conseguido manter 1 mísera bateria de mísseis SAM.
Não conseguir manter porque não quer e porque não vê necessidade.E nisso discordo ferozmente.É nesse sentido minhas críticas.
Respeito muito o EB.
Mas o que não consigo enfiar goela abaixo é o pq de o Eb nesses últimos 30 anos não ter conseguido manter 1 mísera bateria de mísseis SAM.
Não conseguir manter porque não quer e porque não vê necessidade.E nisso discordo ferozmente.É nesse sentido minhas críticas.
one behind me."
one behind me."
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1234 vezes
- Agradeceram: 3148 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1234 vezes
- Agradeceram: 3148 vezes
E o que tu fazes com uma bateria? Num Exército tão grande como o Brasileiro, as compras (na minha perspectiva), deveriam ser sempre ao escalão de Brigada para cima, de forma a conseguir o maior número de contrapartidas e/ou o baixar do preço.
A artilharia anti-aérea é por norma, algo que é esquecido pelos governos de países à muito em paz.
A artilharia anti-aérea é por norma, algo que é esquecido pelos governos de países à muito em paz.
Editado pela última vez por cabeça de martelo em Ter Jan 08, 2008 12:52 pm, em um total de 1 vez.
- talharim
- Sênior
Mas assim é demonstração de conformismo.
Ah não vamos fazer porque não temos dinheiro.
As vezes acho que o EB nã acha mesmo necessário manter AAAer.Talvez aja um "acordo de cavalheiros" entre EB e FAB repassando toda a responsabilidade para esta última.
Nunca li nem vi nem ouvi nenhuma declaração de oficial de alta patente do EB com planificações sobre o que pretendem com relação a AAAer.
Mas relegar a zero a AAAer pq o que temos pode ser considerado ZERO é temerário.
Ah não vamos fazer porque não temos dinheiro.
As vezes acho que o EB nã acha mesmo necessário manter AAAer.Talvez aja um "acordo de cavalheiros" entre EB e FAB repassando toda a responsabilidade para esta última.
Nunca li nem vi nem ouvi nenhuma declaração de oficial de alta patente do EB com planificações sobre o que pretendem com relação a AAAer.
Mas relegar a zero a AAAer pq o que temos pode ser considerado ZERO é temerário.
one behind me."
one behind me."
- talharim
- Sênior
Poxa aqui na região onde moro existem 2 brigadas de AAer a 1° brigada em Guerujá e o 2° grupo em Praia Grande.
Fazem exercícios com certa frequência nas praias do Litoral Paulista.
É uma desolação só.No último exercício segundo semestre do ano passado o comandante admitiu que os canhões só podem funcionar de dia pq não os canhões são manuais o cara girando com uma manivela o canhão para girar e não existe radar.Vieram 2 AMX para participar do exercício as baterias tiveram desempenho desesperador.
Fazem exercícios com certa frequência nas praias do Litoral Paulista.
É uma desolação só.No último exercício segundo semestre do ano passado o comandante admitiu que os canhões só podem funcionar de dia pq não os canhões são manuais o cara girando com uma manivela o canhão para girar e não existe radar.Vieram 2 AMX para participar do exercício as baterias tiveram desempenho desesperador.
one behind me."
one behind me."