Defesa da Amazônia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#61 Mensagem por Marino » Dom Set 02, 2007 12:50 pm

[009]

Carlos Mathias

#62 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 02, 2007 3:53 pm

Túlio, eles fizeram tudo isso no Vietnam e sairam de lá em desabalada carreira. Uma gurra pela Amazônia OBRIGATORIAMENTE será uma guerra de ocupação. Eles vão ter que entrar no mato, uma hora ou outra. Ou então as riquezas cada dia mais escassas ficam lá, sem serventia.

Veja o Iraque, destruiram tudo com Tomahawks, JDAM, Black fire, street-fighter, Chuck Norris e... Aquilo virou um pesadelo político. A diferença é que aqui não há entnias conflitantes, nem grupos lutando pela divisão do páis. Serão os 200 milhões de brasileiros contra um INVASOR.

Vão ter que entra no mato sim. Quanto mais bombardeiam, mais aumentam o ódio contra eles. No primeiro casamento em que eles matarem todas as pessoas, mulheres e crianças inclusas, milhares e milhares pegarão seus tacapes, facões, pedras e paus. Fora alguns covardes vendidos, que felizmente serão caçados e fuzilados em praça pública.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6744 vezes
Agradeceram: 7046 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Túlio » Dom Set 02, 2007 4:24 pm

Bueno, Mr. Flanker, eu apenas discuti a charla de detê-los no mar, e usando os ianques como PARÂMETRO, ou seja, não afirmei que isso realmente aconteceria. Sei lá, do jeito que o mundo vai, poderia ser uma coalizão européia + ianques, ou a China, vale qualquer hipótese.

Quanto à parte do 'todo mundo pro mato', creio que aí pouco discordaríamos, aliás, isso já foi discutido à exaustão por aqui, éque nem Flanker x F16... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#64 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 02, 2007 4:32 pm

E essas coisas não acontecem de um dia pro outro. Assim, entretantos, vai que aparecem uns MAN com ogiva nuclear, ou torpedos... Ou uma potência nuclear, que tenha vastíssimos territórios e riquezas naturais inexploradas(ou seja, que não queira nossa matagal), ofereça apoio e suporte tecnológico... Sei lá...

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#65 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 02, 2007 4:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Também sou da opinião que devemos estar preparados para a batalha no Atlântico Sul, ou Norte, ou qualquer oceano que seja.

Concordo com a tese de que a Amazônia verde só não é mais conquistável militarmente justamente por marcarmos nossa presença nela. São os cerca de 25 mil soldados da região que, apoiados por tropas de outras partes do país, fariam dali um inferno na terra pra qualquer um que quisesse entrar.

Convém lembrar que a densa floresta anula bastante boa parte dos aparatos tecnológicos modernos. Os combates seriam olho no olho. E leva extrema vantagem quem conhece bem o local, no caso, nós.

Nesse sentido, o único jeito de assumir o controle da floresta é subjugando o país. Por isso cabe a nós tornar essa tarefa bem cara pra quem quer que seja.

Prezados Amigos

Concordo que as tropas posicionadas na Amazônia são importantes e fundamentais. Entretanto vou colocar uma simples questão para analise: -tropas necessitam de munição em grande quantidade e qualidade para se manterem em combate, principalmente quando o quadro e aquele definido como combate de resistência. Sem munição portanto, sem capacidade de combater. Uma das fabricas fornecedoras de munição para o Exército esta situada no estado de São Paulo a apenas 40 Km do litoral. A destruição destas instalações através de misseis de cruzeiros lançados por um submarino com certeza iria diminuir, com todo o respeito, as bravatas dos generais do EB. Pegunto ao EB onde esta a defesa antiaérea de longo alcanse dos principais centros populacionais e industriais do país. Continuo a defender que qualquer inimigo que tenha o dominio do mar coloca o Brasil de Joelhos. Os grandes centros industriais e populacionais estão concetrados praticamente no litoral fazendo que a maior ameça venha do mar. Foi falado,por exemplo, da Bolivia. Este país mesmo que fosse uma grande potência continental teria que se desdobrar em capacidade de fogo e choque para atingir entre outros lugares o Rio de Janeiro e São Paulo, por outro lado uma FT nucleada em navios-aerodromos e submarinos lançadores de misseis de cruzeiros teriam maior capacidade e liberdade de ação, incluindo nesta condição a capacidade de ocultação

Sds

Lord Nauta

Editado pela última vez por Lord Nauta em Dom Set 02, 2007 4:56 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#66 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 02, 2007 4:45 pm

Amigo, você está pensando com a cabeça de conflito convencional. No Iraque nem marinha tem, e a porrada tá comendo lá.

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#67 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 02, 2007 4:51 pm

Marino escreveu:
Túlio escreveu:Estou estranhando essa charla de 'conter o inimigo no Atlântico Sul': o hipotético inimigo seria a US Navy ou estou entendendo errado? Contê-la no mar com o quê, precisamente? Quantos bilhões (trilhões?) de dólares para comprar e manter uma frota capaz disso? Meia dúzia de NAes do tamanho do Nimitz com suas escoltas e flanqueados por uma dúzia de Seawolves seriam enfrentados em águas azuis com que tipo de força? No mar não tem árvore, só SSNs poderiam fazer algo razoável, mas sempre haveriam as contramedidas, outros SSNs, contratorpedeiros, aviões e helis. Ademais, o modus operandi dos ianques não é esse, mandar uma frota mostrar bandeira, ah não: eles mandam a USAF e uma tempestade de Tomahawks e quando o grosso dos meios de defesa - inclusive navais - for pura sucata, só então mandam a Marinha para transportar o grosso das forças terrestres para a invasão. Só no meio do mato é que se terá alguma capacidade de sobrevivência. Assim, uma MB com oque tem agora ou com o triplo iria pro fundo de qualquer modo, POWS!!!

Mas calma, não estou absolutamente postulando a inutilidade da Marinha que temos: Sempre há os Chávez - :twisted: TINHA que ser o Chávez :twisted: - da vida, e para esses uma MB poderosa como DEVERIA SER é imprescindível, afinal, não somos SÓ NÓS que dependemos do mar para sobreviver... :wink:

Tulio, amigo velho: o que eu escrevi é que um país que não possua capacidades militares relevantes não consegue nada na Amazônia. Os que possuem esta capacidade militar relevante não mandariam seus soldados para a floresta.
Não nomeei nenhum país como ameaçador de nossa soberania, somente fiz um exercício "acadêmico" muito simplório.
Não tenho dúvida alguma de que contra os EUA a MB estaria no fundo rapidinho, mas antes de todos morrermos tentaríamos levar para o fundo também uns 2 PA de 100.000 toneladas, com toda a tripulação.
Capacidade para isso - eles estão vendo agora com o Tikuna, lembrando o que já ocorreu anteriormente na Linked Seas, quando o Principe de Astúrias foi para o "fundo", depois de uma cobertura A/S da OTAN, com todos seus meios, ter sido varada por um humilde sub brasileiro.

Meu Grande Amigo Marino

Este teu texto foi impecável. Demonstrou com todas as letras a grande força motivadora da Marinha do Brasil : O MORAL.

Bravo Zulu

Lord Nauta

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#68 Mensagem por Morcego » Dom Set 02, 2007 5:32 pm

Marino escreveu:
morcego escreveu:
Marino escreveu:
Patton escreveu:
Marino escreveu:Mas quem foi que disse que os americanos foram nomeados os futuros invasores da Amazônia?
O que eu escrevi foi um "exercício acadêmico", sem nomear inimigos, somente descrevendo o que alguem de bom senso faria. Não seria jogar soldados na floresta.
Patton
Os principais responsáveis por armar a Venezuela foram vocês, americanos. Veja porquê:
- queria modernizar os F-16, continuando a comprar sobressalentes nos EUA, e não foi permitido
- queria comprar simples AMX-T, e não foi permitido
- queria comprar turbohélices Surper-Tucano, e não foi permitido
- estavam modernizando suas fragatas Lupo nos EUA
Resposta:
-Compraram SU-30 na Rússia
- compraram sistemas TOR na Rússia
- compraram fuzis na Rússia
- compraram navios na Espanha
Quem motivou isto?
Era melhor eles comprarem AMX e Tucanos, mantendo os F-16A ou SU-30?

AH Certo! Esqecei! Sempre e' a culpa dos EUA. E' a culpa dos EUA que Chaves e' um ditador neo-comunista. Seria a culpa dos EUA a se-armar Venezuela se permitisses os atualizacoes dos seus F-16As. Mas tambem e' a culpa dos EUA quando nao permitissem as atualizacoes? Tenho uma nova frase para voce;

"Damned if you do, damned if you don't."

:roll:

Não Patton, não é assim não.
O que seria melhor para a contenção da Venezuela?
- manter a Força Aérea deles dependente de sobressalentes americanos para seus F-16A, de apoio logístico brasileiro para os AMX e Super-Tucano, ou ter negado a compra destes aviões, em tudo inferiores ao SU-30 comprados e ter jogado suas FFAA nas mãos dos russos?
Não venha com frases feitas, pensando que todos acham vocês os culpados por tudo de mal que acontece no mundo, que não é assim não.
Vocês simplesmente não pensaram nas consequências.
Pensaram que os venezuelanos iriam ficar chorando pela falta de peças para seus F-16 e que não comprariam nada para o lugar dos AMX e Tucanos.
Pensaram que eles iriam ver suas fragatas apodrecendo no cais e não fariam nada.
Pensaram que iriam chorar, até a morte de Chavez, pelos gadgets americanos, que agora não podiam comprar, e que não se voltariam para outros fornecedores.
Jogaram suas FFAA na mão dos únicos fornecedores militares que não dependem dos EUA para nada: os russos e os chineses.
Má avaliação, meu caro.
Vocês tem o péssimo hábito de avaliar outras culturas pelas suas reações.
Típico etnocentrismo.
Que este evento tenha servido, pelo menos, de lição para outras situações.

Olha MARINO, vc vai me desculpar, mas se os americanos tivessem fornecido para a VENEZUELA todo o equipamento do qual eles queriam vc muito provavelmente estaria aqui dizendo que os EUA FALAM FALAM FALAM mas ficam armando o CHAVEZ.

O que eu estou escrevendo é que em caso de um "pega pra capar" o corte de sobressalentes americanos e brasileiros funcionaria.

No caso de um PEGA PRA CAPAR, eles atacariam e nos não teriamos um aumento como o que estamos vendo agora no orçamento.

Marino escreveu:Também que manter F-16 de primeira geração e AMX/Tucanos seria muito menos ameaçador do que SU-30, ou não?

sim, A DIFERENÇA é que eles teriam exatamente o que temos SÓ QUE COM MISSÉIS E UPDATES/UPGRADES que nem os nossos tem, e muito provavelmten teriamos aqui TODOS OS OFICIAIS DAS FA´S BRASILEIRAS DIZENDO: """ OS AMERICANOS VÃO NOS INVADIR, ELES VENDEM ARMA PRO CHAVEZ """

Marino escreveu:O que pode ser escrito aqui, agora, é que os EUA falam, falam, mas continuam comprando o petróleo do Chavez, o que permite que ele continue com suas bravatas, sustentando um ditadorzinho neo-comunista, como qualificado por nosso amigo Patton.

isso é uma questão MAIS ECONOMICA do que militar, devemos levar em conta que SE PUDESSEM os americanos não compravam mais nem banana mesmo, agora DEFENDER QUE ARME O INIMGO ai é uma defesa céga de uma DOUTRINA MILITAR QUE NUNCA SERÁ APLICADA.

Ora MARINO, eu te considero pra caramba, sabemos que se fornecessemos armas pro CHAVEZ teriamos feito uma opção de alinhamento POLITICO e GEO-POLITICO com o ATRASO, esse argumento se sustenta até o ponto em que chega a realidade de que venderiamos AMX PARA O CHAVÉCO com todos os UPDATES/UPGRADES que nem mesmo os nossos tem, e de quebra, VC AI NA MB NÃO ESTARIA ANALISANDO BREMEN´, SUE´S e BLACKHAWK´S AGORA, alias vc não estaria ANALISANDO NADA DE NADA.

ESTARIAMOS A REBOQUE DA GEO-POLITICA DE CHAVEZ, mas se vc prefere seguir essa linha pra justifica a DOUTRINA GAMA.

OKAPA, quem sou eu.

EVIDTEN que devemos manter estudos para enfrentar INIMIGOS além mar, AOGRA ignorar o que vem se avizinhando da nossa estratégia AI NÃO DA.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#69 Mensagem por Morcego » Dom Set 02, 2007 5:36 pm

Carlos Mathias escreveu:Túlio, eles fizeram tudo isso no Vietnam e sairam de lá em desabalada carreira.

LEDO ENGANO, eles sairam correndo PRA CUMPRIR PRAZOS, tu sabe bem quantos vietnamitas morreram sabe bem o arraso que fizeram la e não fosse o POLITICAMENTE CORRETO MANDANDO NÃO AFETAR AS POPULAÇÕES, bem provavel que o VIETNA AINDA IA ROUBAR UMA PARTE DA CHINA.

agora, SE VC FALA FALTOU CULHÃO pra fazer, AI EU CONCORDO, faltou MESMO.

MAS ESPERAR O QEU DO PARTIDO DEMOCRATA

Carlos Mathias escreveu:Uma gurra pela Amazônia OBRIGATORIAMENTE será uma guerra de ocupação. Eles vão ter que entrar no mato, uma hora ou outra. Ou então as riquezas cada dia mais escassas ficam lá, sem serventia.

uma investida americana na região não seria feita sem aliados internos, É AI QUE EU ME PEGO COM A TAL DOUTRINA GAMA.

1

Carlos Mathias escreveu:Veja o Iraque, destruiram tudo com Tomahawks, JDAM, Black fire, street-fighter, Chuck Norris e... Aquilo virou um pesadelo político. A diferença é que aqui não há entnias conflitantes, nem grupos lutando pela divisão do páis. Serão os 200 milhões de brasileiros contra um INVASOR.

Vão ter que entra no mato sim. Quanto mais bombardeiam, mais aumentam o ódio contra eles. No primeiro casamento em que eles matarem todas as pessoas, mulheres e crianças inclusas, milhares e milhares pegarão seus tacapes, facões, pedras e paus. Fora alguns covardes vendidos, que felizmente serão caçados e fuzilados em praça pública.

SIM, vamos nos preparar para o CIRCULOS DE FOGO TUPINIQUIM.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#70 Mensagem por Morcego » Dom Set 02, 2007 5:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Amigo, você está pensando com a cabeça de conflito convencional. No Iraque nem marinha tem, e a porrada tá comendo lá.

O QUE TE FAZ PENSAR QUE TEMOS UMA POPULAÇÃO FUNDAMENTALISTA E FANÁTICA??

PQ imagina que nossos politicos não vão cair com a primeira mala, bom, mala não, É MUITO com a PRIMEIRA NOTA DE 100 DOLARES??

OBS: no IRAQUE temos uma guerra civil pra complicar, 3 povos se odiando.

Carlos Mathias

#71 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 02, 2007 6:57 pm

Morcego, não vou me alongar muito porque você escolheu seu lado, sua posição e assim, respeito teu ponto de vista. Mas acho que você está enganado sobre o povo brasileiro, acho que você está fazendo um juízo muito errado, baseando seu conceito numa parte da população que venderia a alma por um green-card.

A maior resistência virá, eu acho, do Norte, Nordeste, Sul (não sei se ainda estão afiados como antes),e parte do centro-oeste. Rio e São Paulo? A classe média+ iria prá rua com bandeiras a abraçar o american-way-of-life.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#72 Mensagem por Morcego » Dom Set 02, 2007 7:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Morcego, não vou me alongar muito porque você escolheu seu lado, sua posição e assim, respeito teu ponto de vista.

Por favor, com o erro eu não tenho compromisso.

Carlos Mathias escreveu:Mas acho que você está enganado sobre o povo brasileiro, acho que você está fazendo um juízo muito errado, baseando seu conceito numa parte da população que venderia a alma por um green-card.

Não to não, vc não esta analisando o qeu eu falei, VOU DAR UM EXEMPLO, coisa de um ano eu estava com um amigo na STA IFIGÊNCIA EM SP, lá é onde tem um comércio forte de arabes, MEU fomos falar com o cliente e o cara virou e disse: AGORA NUM POSSO BRIMO, TO REZANDO.

com eles é assim, ELES PODEM PERDER O MELHOR NEGÓCIO mas não perdem a hora de rezar, AQUI NO BRASIL NÃO EXISTE ESSE TIPO DE ATITUDE DA POPULAÇÃO PARA COM RELIGÃO (AQUI SÃO CENTENAS) quanto mais para com o PAIS, sem contar que aqui a população esta acostumada a ESPERAR O ESTADO.

acha mesmo que a população da região amazonica vai entrar em alguma guerra? por nossa conta aqui no SUL/SUDESTE??

AINDA MAIS, vamos supor que os americanos entrassem em SANTOS/SP, acha mesmo que teriamos aqui uma resistência CEGA?? sinceramente, PELO QUE VEJO NÃO MESMO, o povo aqui ta importado mesmo é com o CARNAVAL.

por isso que em uma terra desta DA PRA NEGOCIAR, COMO DIRIA O NASCIMENTO NO FILME DO BOPE: PRA QUE TROCAR TIRO SE DA PRA NEGOCIAR.

Carlos Mathias escreveu:A maior resistência virá, eu acho, do Norte, Nordeste, Sul (não sei se ainda estão afiados como antes),e parte do centro-oeste. Rio e São Paulo? A classe média+ iria prá rua com bandeiras a abraçar o american-way-of-life.

tu se engana, redondamente.

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#73 Mensagem por juarez castro » Dom Set 02, 2007 8:08 pm

Boa noite a todos! De nada adiantaria os USA não terem bloqueado as vendas de equipámento com aviônicos by USA, pois alguém aqui acredita em sã conciência que o Chaves pararia por aí, ou seja, comprando aeronaves medianas, que teria impedido ele de comprar aeronaves de alto desempenho, como os SU 30????

Grande abraço

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6744 vezes
Agradeceram: 7046 vezes
Contato:

#74 Mensagem por Túlio » Dom Set 02, 2007 8:14 pm

juarez castro escreveu:Boa noite a todos! De nada adiantaria os USA não terem bloqueado as vendas de equipámento com aviônicos by USA, pois alguém aqui acredita em sã conciência que o Chaves pararia por aí, ou seja, comprando aeronaves medianas, que teria impedido ele de comprar aeronaves de alto desempenho, como os SU 30????

Grande abraço

Um detalhe: a cauda logística dos equipamentos que ele está comprando tem milhares e milhares de quilômetros de extensão. E tudo através de áreas controladas por potências hostis... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
ademir
Sênior
Sênior

#75 Mensagem por ademir » Dom Set 02, 2007 8:18 pm

morcego escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas acho que você está enganado sobre o povo brasileiro, acho que você está fazendo um juízo muito errado, baseando seu conceito numa parte da população que venderia a alma por um green-card.

Não to não, vc não esta analisando o qeu eu falei, VOU DAR UM EXEMPLO, coisa de um ano eu estava com um amigo na STA IFIGÊNCIA EM SP, lá é onde tem um comércio forte de arabes, MEU fomos falar com o cliente e o cara virou e disse: AGORA NUM POSSO BRIMO, TO REZANDO.

com eles é assim, ELES PODEM PERDER O MELHOR NEGÓCIO mas não perdem a hora de rezar, AQUI NO BRASIL NÃO EXISTE ESSE TIPO DE ATITUDE DA POPULAÇÃO PARA COM RELIGÃO (AQUI SÃO CENTENAS) quanto mais para com o PAIS, sem contar que aqui a população esta acostumada a ESPERAR O ESTADO.

acha mesmo que a população da região amazonica vai entrar em alguma guerra? por nossa conta aqui no SUL/SUDESTE??

AINDA MAIS, vamos supor que os americanos entrassem em SANTOS/SP, acha mesmo que teriamos aqui uma resistência CEGA?? sinceramente, PELO QUE VEJO NÃO MESMO, o povo aqui ta importado mesmo é com o CARNAVAL.

por isso que em uma terra desta DA PRA NEGOCIAR, COMO DIRIA O NASCIMENTO NO FILME DO BOPE: PRA QUE TROCAR TIRO SE DA PRA NEGOCIAR.

Agora eu te pergunto uma coisa, nobre amigo, se o povo não resistira, quem garante que o governo fara algum esforço para resistir? eles apenas abandonara o lugar, basta os gringos pedirem :wink:

Responder