Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Em duas bases eles já vão ficar, Anápolis e Rio de Janeiro. O que se pode arguir no momento é se realmente as 28 unidades serão suficientes para todas as demandas da FAB e, demais forças.
Uma coisa é as 28 unidades atenderem plenamente o que a FAB precisa, outra é saber se EB e MB entendem que aquele número é suficiente, ou não, para atender, também, as suas necessidades. Afinal, o avião se presta a servir todas as três forças.
Na minha ignóbil opinião, acho que cedo ou tarde um segundo lote de KC-390 para a FAB será necessário. Via de regra em defesa nunca compramos o que é preciso, mas o que dá. Neste sentido, é possível supor que 28 aeronaves foi o que o governo à época admitiu empenhar do orçamento no projeto para ele sair do papel e justificar-se financeira, comercial e industrialmente. Fora isso teria ficado só apenas como mais uma boa ideia morta, das muitas que existem por aqui.
Agora, alongar o KC-390 eu acho que é questão de tempo, menos pela FAB, e sim em vista do mercado externo, onde o C-130J-30 tem estado sozinho desde que foi lançado, assim como sua versão anterior.
Em todo caso, vai demorar um pouco pois o avião da Embraer ainda está entrando em operação na FAB e em Portugal só a partir de 2023. Como as entregas vão até 2026/2027 é difícil acreditar que a empresa se envolva em alguma modificação mais radical do avião sem que para isso tenha um cliente seguro, e principalmente, que pague por isso. Duvido que seja a FAB.
De qualquer forma a diferença de tamanho entre o KC-390 e o C-130j-30 é apenas no compartimento de carga, com o avião da LM possuindo pouco mais de 3 metros além do avião brasileiro. Possui assim maior volume de carga. Não creio que esticar o KC-390 seja algo complicado em termos de engenharia. Para competir, e superar, aquela versão do Hércules bastaria aumentar talvez em 1,5 a 2 metros o cumprimento do compartimento de carga do KC que, no mínimo, se empata em volume com o C-130. Mas como a ideia é oferecer um avião igual, mas que seja substancialmente melhor, se aumentarmos os mesmos 3 metros do Hércules, temos então vetor praticamente superlativo em tudo e mais um pouco na Embraer.
E detalhe, a LM não tem nada que faça no Hércules que possa superar um KC-390 esticado.
Talvez, depois de 2026, quando o último KC for entregue à FAB esta possibilidade possa ser pensada em termos de um segundo lote. Seria muito bom termos aqui um mesmo avião com capacidades complementares.
E porque não dizer, a aviação naval um dia com certeza vai querer arrumar os seus. Mercado em casa para qualquer versão do avião da Embraer não vai faltar.
abs
Uma coisa é as 28 unidades atenderem plenamente o que a FAB precisa, outra é saber se EB e MB entendem que aquele número é suficiente, ou não, para atender, também, as suas necessidades. Afinal, o avião se presta a servir todas as três forças.
Na minha ignóbil opinião, acho que cedo ou tarde um segundo lote de KC-390 para a FAB será necessário. Via de regra em defesa nunca compramos o que é preciso, mas o que dá. Neste sentido, é possível supor que 28 aeronaves foi o que o governo à época admitiu empenhar do orçamento no projeto para ele sair do papel e justificar-se financeira, comercial e industrialmente. Fora isso teria ficado só apenas como mais uma boa ideia morta, das muitas que existem por aqui.
Agora, alongar o KC-390 eu acho que é questão de tempo, menos pela FAB, e sim em vista do mercado externo, onde o C-130J-30 tem estado sozinho desde que foi lançado, assim como sua versão anterior.
Em todo caso, vai demorar um pouco pois o avião da Embraer ainda está entrando em operação na FAB e em Portugal só a partir de 2023. Como as entregas vão até 2026/2027 é difícil acreditar que a empresa se envolva em alguma modificação mais radical do avião sem que para isso tenha um cliente seguro, e principalmente, que pague por isso. Duvido que seja a FAB.
De qualquer forma a diferença de tamanho entre o KC-390 e o C-130j-30 é apenas no compartimento de carga, com o avião da LM possuindo pouco mais de 3 metros além do avião brasileiro. Possui assim maior volume de carga. Não creio que esticar o KC-390 seja algo complicado em termos de engenharia. Para competir, e superar, aquela versão do Hércules bastaria aumentar talvez em 1,5 a 2 metros o cumprimento do compartimento de carga do KC que, no mínimo, se empata em volume com o C-130. Mas como a ideia é oferecer um avião igual, mas que seja substancialmente melhor, se aumentarmos os mesmos 3 metros do Hércules, temos então vetor praticamente superlativo em tudo e mais um pouco na Embraer.
E detalhe, a LM não tem nada que faça no Hércules que possa superar um KC-390 esticado.
Talvez, depois de 2026, quando o último KC for entregue à FAB esta possibilidade possa ser pensada em termos de um segundo lote. Seria muito bom termos aqui um mesmo avião com capacidades complementares.
E porque não dizer, a aviação naval um dia com certeza vai querer arrumar os seus. Mercado em casa para qualquer versão do avião da Embraer não vai faltar.
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- Cassio
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Re: Sobre o KC-390
Fazem muitos anos que a FAB opera com menos de 12 Hércules (operacionais), e as demandas tem sido atendidas (EB + Marinha). Ou ao menos não vejo questionamentos destas forças quanto a isso.
Acho que nos últimos anos com a disponibilidade dos C-130 se tornando crítica, as demandas postam ter ficado prejudicadas.
Mas com 28 KC390, quantidade que nunca tivemos antes, na vejo porque as demandas de EB + Marinha + outras demandas não possam ser atendidas.
O que eu soube é o contrário do que vc afirma. O número de 28 foi dimensionado para atender as demandas das forças armadas... Que a FAB sabe muito bem quais são
Mas espero que eu esteja errado e você certo, pois um segundo lote de KC para FAB seria ótimo para nós da Embraer.
Acho que nos últimos anos com a disponibilidade dos C-130 se tornando crítica, as demandas postam ter ficado prejudicadas.
Mas com 28 KC390, quantidade que nunca tivemos antes, na vejo porque as demandas de EB + Marinha + outras demandas não possam ser atendidas.
O que eu soube é o contrário do que vc afirma. O número de 28 foi dimensionado para atender as demandas das forças armadas... Que a FAB sabe muito bem quais são
Mas espero que eu esteja errado e você certo, pois um segundo lote de KC para FAB seria ótimo para nós da Embraer.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
A FAB chegou a ter e operar 22 C-130E/H até o começo dos anos 2000. Mas não foi por muito tempo.
Como disse no texto, eu suponho que 28 tenha sido o número aceitável que o governo se dispões a pagar quando do contrato de desenvolvimento do avião para atender a FAB, que por sua vez atende MB e EB.
Se eventualmente eu estiver correto quanto a isso, significa simplesmente que uma hora ou outra a FAB irá solicitar um segundo lote. Nada demais, e bom para a Embraer. Ou o que para mim será o caminho mais lógico, é a marinha comprar os seus para aviação naval - para a qual não faltam espaço e necessidade em diversas configurações e missões - liberando assim a frota da FAB para atender a ela e ao exército.
Eu tenho cá para mim que nenhum governo no Brasil jamais se dispôs a financiar de forma totalmente liberal nenhum empreendimento na área de defesa de acordo com suas reais necessidades. Pelo menos eu não conheço nenhum caso de programa/projeto assim. O que o governo costuma fazer via de regra é:
MD/FFA: preciso de Y valor para desenvolver/fazer esse trabalho.
GF - tá bom. te dou X . vai com Deus.
MD/FFAA - mas isto não dá para bancar o projeto todo. não dá para...
GF - e eu com isso. te vira. dá teu jeito. pega que o filho é teu. é isso ou nada.
MD/FFA - mas não dá para...
GF - tu ainda tá aí?
Bem, a não ser que por um milagres desses da vida as cosias tenham mudado e eu não vi, ou então o KC-390 foi uma jogada de muita, mas muita sorte mesmo.
De qualquer forma, me permito imaginar que ainda temos espaço para mais alguns aviões na FAB e quiçá na MB. Ao menos assim espero.
abs
Como disse no texto, eu suponho que 28 tenha sido o número aceitável que o governo se dispões a pagar quando do contrato de desenvolvimento do avião para atender a FAB, que por sua vez atende MB e EB.
Se eventualmente eu estiver correto quanto a isso, significa simplesmente que uma hora ou outra a FAB irá solicitar um segundo lote. Nada demais, e bom para a Embraer. Ou o que para mim será o caminho mais lógico, é a marinha comprar os seus para aviação naval - para a qual não faltam espaço e necessidade em diversas configurações e missões - liberando assim a frota da FAB para atender a ela e ao exército.
Eu tenho cá para mim que nenhum governo no Brasil jamais se dispôs a financiar de forma totalmente liberal nenhum empreendimento na área de defesa de acordo com suas reais necessidades. Pelo menos eu não conheço nenhum caso de programa/projeto assim. O que o governo costuma fazer via de regra é:
MD/FFA: preciso de Y valor para desenvolver/fazer esse trabalho.
GF - tá bom. te dou X . vai com Deus.
MD/FFAA - mas isto não dá para bancar o projeto todo. não dá para...
GF - e eu com isso. te vira. dá teu jeito. pega que o filho é teu. é isso ou nada.
MD/FFA - mas não dá para...
GF - tu ainda tá aí?
Bem, a não ser que por um milagres desses da vida as cosias tenham mudado e eu não vi, ou então o KC-390 foi uma jogada de muita, mas muita sorte mesmo.
De qualquer forma, me permito imaginar que ainda temos espaço para mais alguns aviões na FAB e quiçá na MB. Ao menos assim espero.
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Re: Sobre o KC-390
Gostaria de pensar assim, mas não penso. Mas na minha opinião ficaremos nos 28, em todas as forças.
- osolamaalua
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Re: Sobre o KC-390
Ola, contribuição. Nunca temos 100% da frota disponível, cada uma tem um tipo de disponibilidade. Já tivemos 23 C130 em dotação, mas dispo'niveis no maximo 10 contando os KC, hoje creio que temos uns 4 C130 com 1 Kc disponível, num esforço "hercúlio" creio que chegariamos de uns 7 a 8 no máximo. O KC390 creio que teremos umas reducao nesse contrato para algo em torno de 22 a 24 aeronaves (chute) pela falta de recursos. Quem acha que a Defesa melhorou com o governo atual, está um pouco enganado, só olhar os sites governamentais e ver que os níveis de recursos empenhados é o mais baixo dos últimos anos. Aeronaves de transporte sempre são úteis em todas as Forças Aéreas, e basta ver que elas que tem sido notícia nas Forças Aéreas do mundo todo.
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Re: Sobre o KC-390
osolamaalua escreveu: ↑Dom Ago 16, 2020 11:29 am Ola, contribuição. Nunca temos 100% da frota disponível, cada uma tem um tipo de disponibilidade. Já tivemos 23 C130 em dotação, mas dispo'niveis no maximo 10 contando os KC, hoje creio que temos uns 4 C130 com 1 Kc disponível, num esforço "hercúlio" creio que chegariamos de uns 7 a 8 no máximo. O KC390 creio que teremos umas reducao nesse contrato para algo em torno de 22 a 24 aeronaves (chute) pela falta de recursos. Quem acha que a Defesa melhorou com o governo atual, está um pouco enganado, só olhar os sites governamentais e ver que os níveis de recursos empenhados é o mais baixo dos últimos anos. Aeronaves de transporte sempre são úteis em todas as Forças Aéreas, e basta ver que elas que tem sido notícia nas Forças Aéreas do mundo todo.
DÚVIDA - A encomenda não foi "congelada" em 28 células no contrato? Se pode ser reduzida, isso também não pode afetar o Gripen, tipo de 28 + 8 cair para 20/22 + 8/6 ou até menos?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Isso pode significar quebra de contrato. Por consguinte a imposição de multas pela repactuação e o desequilíbrio financeiro do mesmo.
Isso aconteceu algumas vezes no contrato do HX-BR por mudanças de prazo de entregas, atraso pagamentos e modificações no escopo do contrato para ajustes as restrições orçamentárias do MD.
Por enquanto a FAB está lutando com unhas e dentes para que o atraso do cronograma seja o maoir problema desses projetos. A luta se concentra no congresso porque no que depender da economia, ela já está perdida.
ans
Isso aconteceu algumas vezes no contrato do HX-BR por mudanças de prazo de entregas, atraso pagamentos e modificações no escopo do contrato para ajustes as restrições orçamentárias do MD.
Por enquanto a FAB está lutando com unhas e dentes para que o atraso do cronograma seja o maoir problema desses projetos. A luta se concentra no congresso porque no que depender da economia, ela já está perdida.
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Re: Sobre o KC-390
Existe na legislaçao, que a administração pública pode suprimir contratos por redução de recursos (ex: covid, queda de arrecadação), chama-se repactuação, se não me engano está na lei 8.666, aconteceu isso na modernização do A1.
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Re: Sobre o KC-390
NO PLOA 2021 o KC-390 e o Gripen E como de resto o orçamento do MD estão novamente protegidos de contingenciamentos.
Se continuar nesse ritmo, mesmo não aprovando os valiores originalmente solicitados, e necessários, já pode ser considerado uma vitoria. Quatro anos sem cortes na Defesa é de um ineditismo histórico.
Pelo menos até 2022 se está assegurando o andamento a contento dos principais projetos. Depois disso só Deus sabe.
abs
Se continuar nesse ritmo, mesmo não aprovando os valiores originalmente solicitados, e necessários, já pode ser considerado uma vitoria. Quatro anos sem cortes na Defesa é de um ineditismo histórico.
Pelo menos até 2022 se está assegurando o andamento a contento dos principais projetos. Depois disso só Deus sabe.
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Re: Sobre o KC-390
Revendo os números da PLOA 2021, o KC-390 só teve duas das quatro unidades originalmente programadas para o ano que vem com verba garantida.
Resta ver se o cmdo da FAB consegue algo por fora no congresso para tentar incluir as outras duas unidades.
Se continuar neste ritmo vamos varar a próxima década recebendo estes aviões.
Isso se algum maluco sentado na cadeira do rei no planalto não resolver dizer cancelar o programa em nome de uma nova bolsa-esmola, combate à fome e/ou outras desgracenças que pululam neste país há mais de quinhentos anos.
abs
Resta ver se o cmdo da FAB consegue algo por fora no congresso para tentar incluir as outras duas unidades.
Se continuar neste ritmo vamos varar a próxima década recebendo estes aviões.
Isso se algum maluco sentado na cadeira do rei no planalto não resolver dizer cancelar o programa em nome de uma nova bolsa-esmola, combate à fome e/ou outras desgracenças que pululam neste país há mais de quinhentos anos.
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Re: Sobre o KC-390
Neste "país" nada é suficientemente ruim que não possa piorar!
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Sobre o KC-390
Em relação ao Gripen, não foi feito um financiamento da compra junto a uma instituição financeira, com parcelamento a perder de vista?
Se sim, o que aconteceu? Essa grana não vai para o(s) fabricante/montadora(s)?
Em relação ao KC-390 não sei se foi feito isso! Presumo que tenham feito o mesmo!
Esse(s) financiamento(s), quando feito(s), pode(m) ser utilizados para outra finalidade pelo tomador?
Se sim, o que aconteceu? Essa grana não vai para o(s) fabricante/montadora(s)?
Em relação ao KC-390 não sei se foi feito isso! Presumo que tenham feito o mesmo!
Esse(s) financiamento(s), quando feito(s), pode(m) ser utilizados para outra finalidade pelo tomador?
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Sobre o KC-390
Quem bancou o financiamento do KC-390 foi a FAB/GF. Assim, o financiamento depende essencialmente de quanto o governo resolva dispor para o projeto no orçamento da defesa.
E isso pode variar, muito, ano a ano. Ou mesmo ser simplesmente cancelado.
abs
E isso pode variar, muito, ano a ano. Ou mesmo ser simplesmente cancelado.
abs
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- Guilherme
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Re: Sobre o KC-390
"Porém, o KC-390 não deve assumir a missão antártica ainda. Diferentemente dos UH-13, que já serão retirados de operação, os C-130 Hércules devem permanecer em serviço pelo menos até 2023. Até lá, a Força Aérea Brasileira deverá evoluir operacionalmente seu uso do KC-390 e desenvolver a doutrina para uso no continente gelado."
https://www.edrotacultural.com.br/brasi ... antartica/