Re: Blindados Policiais
Enviado: Sex Mar 03, 2017 3:18 pm
Juniorbombeiro escreveu:Tulio, se me permite um adendo, como ex bombeiro, mesmo que voluntário...Não existe praticamente NADA específico para combate a incêndio no Brasil, se formos comparar equipamento Europeu e Americano, estamos muito atrás, até demos uma melhorada, principalmente na última década, graças a melhora da economia e aos FUNREBOM's (FUNdo de REequipamento dos BOMbeiros), que a bem dá verdade até funciona, mas é mais um imposto para quebrar o galho daquilo que já deveria ser atendido pelo Estado. Temos alguns equipamentos bons, o que eu considero melhor é o da MITREN Cimasa de, acho, Santa Cruz do Sul -RS, que faz uso extenso de alumínio nas carrocerias e fabrica suas próprias bombas. Agora, eles ganham a maior parte das licitações, pelo que eu vejo, se me perguntares se tem treta, eu é que não boto minha mão no fogoTúlio escreveu:
Ninguém é BONZINHO, Mestre. Mas, como disse, em fins de 2013 eu estava com uma comitiva da BM que incluía dois Oficiais Superiores dos Bombeiros e eles ficaram horas e horas fuçando no Ural, não apenas no caminhão em si mas nos sistemas e equipamentos para combate a incêndios. Como estava junto, é claro que eu ouvia o que falavam e era altamente favorável ao Ural. Um (se não me engano, Major) comentou "é carne de de primeira mas vai se brabo de levar pro Rio Grande, sacumé, é Russo..."
Já no avião, na volta, ficamos de charla e foi aí que me disseram que não tinha caminhão específico para combater incêndio florestal no Brasil (eu nem sabia que existia isso), citando dados e locais. Segundo um deles, "se arrumarmos uma meia dúzia vamos estar grandões aqui no Sul". Ficou em um só e nem sei se está mais lá, sabes que saí da mídia em meados de 2014, não saio mais viajando atrás de news.
Abração, Mestre!. Mas esses caminhões não passam de caminhões comuns adaptados, cumprem a maioria das funções que fique bem claro, e alguns são bem feitos, já outros...nos EUA (na Europa menos) aqueles caminhões quadradões, são desenvolvidos e construídos especificamente para serem viaturas especializadas, não se compra um caminhão na concessionária e se leva para adaptar.
Quando abriu o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, eu era da primeira turma de voluntários, e como eu era Mecânico Industrial, eu quebrava a maioria dos galhos que dava para resolver no quartel. A prefeitura arrumou um "toco" velho que era caçamba, um MB1513, motor OM352 com turbo adaptado e diferencial reduzido (segundo os mecânicos de caminhão, era uma série muito rara, desenvolvida para trabalhar em terrenos mais íngremes, e os desgraçados conseguiram "achar" uma imundícia daquelas para comprar), foi pintado de vermelho (era verde) e foi encarroçado com tanque de 4000 litros de água, bomba de 500 GPM e a famosa "casinha do mico" (aquela cabine para a guarnição que fica atrás da cabine principal), cabine dupla era luxo, e "deêm-se por satisfeitos, pq na minha época, ia todo mundo sentado em cima da carroceria", dizia o velho sargento.
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O encarroçamento foi feito em uma Empresa de Porto Alegre (no melhor estilo melhor preço, pior serviço), que era de um Ex Coronel dos bombeiros Picar...quer dizer, empreendedor.
Vou te contar viu, cada vez que aquela tranqueira dava problema, eu pagava os pecados, para você ter uma ideia, as cornetas da sirene Fá-Dó (como eu amava aquilo) eram pneumáticas, e certo dia pararam de funcionar, e o ar vazava até bloquear os freios do caminhão, eu segui as mangueiras plásticas (PU) de ar e descobri que uma delas passava por cima da carcaça da turbina, não sei até hoje como durou tanto.
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Cortei, coloquei uma emenda, prendi para o lado com cintas plásticas e revesti com uma manta de teflon. Aquele caminhão era lento, inconfiável, instável (chegava a levantar roda em curvas, tudo bem que o sgt, abusava), pouco freio, mas era lindo de doer, a mecânica era cheia de gambiarras, mas veio com umas calotas cromadas Bepo, corrimãos cromados (que a gente chamava de Porta-Justino, um ex-prefeito véio que já tava fazendo hora extra
), umas bandas brancas nos pneus e com aquele vermelho encerado com as letras brancas refletivas a noite, nossa senhora, como brilhava, era o orgulho daquela gurizada deslumbrada que queria ser herói do fogo, bons tempos.
Mas sendo bem específico, caminhão para combate a incêndio florestal, até temos...uns que quebram o galho, em cima desses caminhões 4x4, mas nada como um Ural ou Unimog. Caminhão Auto Escada ou Auto Plataforma, não temos. Quase todos os equipamentos específicos são importados (bombas, canhões e esguichos remotos, sistemas de automação). Caminhões especializados para aeroportos, não temos. Ambulâncias e veículos de resgate...um amigo meu tinha uma empresa de ambulâncias, ele comprou num leilão um daqueles furgões americanos velhos que a Ulbra Saúde tinha (eram doados dos EUA, mas tinha um rolo, não podia utilizar material doado comercialmente e o governo confiscou), a Brigada usou durante anos na operação golfinho, para fazer translado de pacientes do litoral para Porto Alegre. Eram três, mas o Sgt. que fazia o caminhão andar em três rodas, capotou uma na Freeway voltando de Porto Alegre (não existe viatura a prova de Brigadiano, já dizia o velho e sábio sargento), dormiu depois de tirar 48 hs de serviço direto (segundo ele, brigadiano é mentiroso
). Mas aquela velharia de 1983 tinha um motor V8 GM de 454 pol. cubicas (isso dá 7,4 litros
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), transmissão automática, suspensão hidropneumática e até gavetas externas com tubulação instalada para as garrafas de oxigênio, enquanto as nossas ambulâncias até hoje são furgões de entrega adaptados, e demo-nos por satisfeitos, por que eu lembro da época das Caravans e, pasmem...Kombis.
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