Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Enviado: Dom Out 18, 2020 12:57 am
Em live desta noite o Caiafa mencionando entrevista do MD à mídia especializada lá em Brasília, aludiu à possibilidade de o EA receber cerca de 30 VBTP Guarani novos de fábrica. Isto se deve a visita que o atual MD argentino estará fazendo na próxima semana ao Brasil, incluindo uma passagem pela fábrica da Iveco em Sete Lagoas. Não há nada confirmado, mas na entrevista ficou no ar na fala do ministro Azevedo essa possibilidade, embora não se espere nenhum tipo de anuncio agora por parte dos argentinos.
Este ano houveram já vários desmentidos de parte do MD argentino sobre o recebimento de veículos Stryker e chineses da Norinco. Amas refutadas pelo MD e EA respectivamente. Esses seriam em número de 30 unidades. Não foram falados mais detalhes sobre essa visita argentina ao Brasil, mas é bem interessante essa hipotética compra.
Aquela ideia de um Guarani aperfeiçoado que estaria em estudo pelo EB/Iveco pode ser um bom chamariz para um eventual interesse argentino, já que os dois exércitos costumam trocar figurinhas na fronteira e em intercâmbios além de atividades cooperativas operacionais. Quem sabe ouvindo o que os engenheiros militares e o pessoal de cavalaria portenhos não temos mais alguns imputs que oportunizem a melhoria do bldo, e de lambuja nos ajude a exportá-lo pela primeira vez. Talvez finalmente ele consiga deixar de ser apenas um mero táxi para se tornar o que ele deveria ser desde o início.
Alguns meses atrás em live também no youtube um oficial argentino de cavalaria deixou tácito que o EA tem interesse em um bldo 8x8, coisa que o Guarani não é. Mas com a atual dificuldade em obter recursos para adquirir qualquer coisa, a opção brasileira talvez seja a única em condições de oferecer uma chance real de aquisição. A outra alternativa é continuar sem nada.
Notar ainda que a Iveco, como cito na live, tem uma presença massiva na Argentina, com os motores dos Guarani inclusive sendo fabricados lá e enviados para a fábrica da empresa em MG.
Talvez essa compra possa ser um bom prelúdio para uma VBTP Gurani 8x8 no futuro, mesmo que fabricada em solo argentino e revendida para nós. As vezes um passo de cada vez é a solução mais simples e concreta para se conseguir dar maiores passos mais para frente.
abs
Este ano houveram já vários desmentidos de parte do MD argentino sobre o recebimento de veículos Stryker e chineses da Norinco. Amas refutadas pelo MD e EA respectivamente. Esses seriam em número de 30 unidades. Não foram falados mais detalhes sobre essa visita argentina ao Brasil, mas é bem interessante essa hipotética compra.
Aquela ideia de um Guarani aperfeiçoado que estaria em estudo pelo EB/Iveco pode ser um bom chamariz para um eventual interesse argentino, já que os dois exércitos costumam trocar figurinhas na fronteira e em intercâmbios além de atividades cooperativas operacionais. Quem sabe ouvindo o que os engenheiros militares e o pessoal de cavalaria portenhos não temos mais alguns imputs que oportunizem a melhoria do bldo, e de lambuja nos ajude a exportá-lo pela primeira vez. Talvez finalmente ele consiga deixar de ser apenas um mero táxi para se tornar o que ele deveria ser desde o início.
Alguns meses atrás em live também no youtube um oficial argentino de cavalaria deixou tácito que o EA tem interesse em um bldo 8x8, coisa que o Guarani não é. Mas com a atual dificuldade em obter recursos para adquirir qualquer coisa, a opção brasileira talvez seja a única em condições de oferecer uma chance real de aquisição. A outra alternativa é continuar sem nada.
Notar ainda que a Iveco, como cito na live, tem uma presença massiva na Argentina, com os motores dos Guarani inclusive sendo fabricados lá e enviados para a fábrica da empresa em MG.
Talvez essa compra possa ser um bom prelúdio para uma VBTP Gurani 8x8 no futuro, mesmo que fabricada em solo argentino e revendida para nós. As vezes um passo de cada vez é a solução mais simples e concreta para se conseguir dar maiores passos mais para frente.
abs