Santiago escreveu:Carlos Mathias escreveu:
Santiago, justificar o quê cara?
Prá quem?
Prá um jornalista que escreve aquela montoeira de ... Enfim, quem está pedindo justificativas ao MD?
Não me consta que até agora tenha havido qualquer problema, tudo já foi postado aqui e todos nós temos o dever de saber que está tudo sendo feito nos conformes e que os preços apresentados oficialmente estão justos.
Por que pôr em dúvida o trabalho da MB, MinDef e etc por uma nota flagrantemente errada, sem ao mínimo embasamento técnico?
Qual é o problema do acordo Brasil X França? Quem está tão incomodado assim a ponto de começar a jogar merda no ventilador de borracha (aquele pequeno dos helis russos) da mídia comum?
Não consigo ver outro motivo para existir coisa tão absurdamente errada e desprovida de embasamento numa mídia grande como o O GLOBO. Alguém tá muito incomodado.
CM,
O problema é que há questionamentos quanto aos valores versus o que está sendo contratado. Quem não deve não teme! Qual o medo da transparência com o dinheiro público? Dar satisfação à sociedade deveria ser algo corriqueiro...
As auditorias públicas/congressos de países europeus, EUA, Canadá, Australia pegam no pé das FAs e do Executivo desses países no tocante às aquisições militares. Eles avaliam não só sob a ótica financeira e legal, mas também entram no mérito dos processo de seleção e até no desempenho dos equipamentos (tem gente aqui que adora citar relatórios do Congresso americano...)! Contratam auditorias/consultorias externas caso não tenham capacitação interna para tal. Vc tá se descabelando com uma notinha da imprensa, imagino o que aconteceria se o Congresso daqui avaliasse do ponto de vista técnico/desempenho as aquisições militares...
Vc entra no site do DoD-congresso americano/francês/australiano/britânico/etc e obtem o custo das aquisições! As auditorias públicas/congresso norte-americanos, australianos e europeus realizam frequentemente relatórios e avaliações das aquisições militares. E aqui? Quem avalia e controla? o Congresso
? Este último tem que aprovar os financiamentos...
[]s
Um exemplo do que o TCU australiano faz...
DATE:24/06/09
SOURCE:Flight International
Audit backs Australia's cancellation of Super Seasprite deal
By Emma Kelly
The
Australian National Audit Office has published a damning report into the Department of Defence's cancelled project to acquire Kaman Aerospace SH-2G(A) Super Seasprite naval helicopters.
The report identifies technical and contractual failings, plus a massive overspend.
Canberra scrapped its acquisition in February 2008, when the project was seven years late, 47% over budget and not set to deliver full functionality until 2010-11.
Expenditure had topped A$1.4 billion ($1.1 billion) by this point, the report says, highlighting what it says were over-optimistic budget estimates, low contingencies, and a failure to appreciate risks and the complexity of integration issues.
The DoD ordered 11 upgraded former US Navy SH-2Fs in 1997 under a A$746 million deal with Kaman, and had expected deliveries from 2001. But problems, primarily with the aircraft's integrated tactical avionics system (ITAS), forced it to provisionally accept nine aircraft from 2003 in an interim configuration. These were grounded by March 2006 due to automatic flight control system problems.
The report cites "a large number of deficiencies" with the aircraft, also identifying its 'rotorcraft alighting, secure and traverse system', cockpit space constraints, increased all-up weight, and below-standard crashworthiness characteristics. A deficiency review conducted in 2005 recommended that the project be cancelled, but was subsequently removed, it reveals.
The report makes seven recommendations, relating to risk, contracts, certification and processes, all of which have been accepted by the DoD.
Australia's settlement with Kaman has resulted in the helicopters, support and training equipment being returned to the manufacturer, which is seeking new buyers. The company stands by its product and activities under the project, which it says delivered "a safe and highly capable maritime helicopter". Testing of the ITAS has now been completed, it adds.
Australia is now considering the NH Industries NH90 and Sikorsky MH-60R for an urgent acquisition of at least 24 naval combat helicopters.