Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Jan 19, 2020 12:12 am
Meus prezados
De KC-390 para C-390 Millennium: O que mudou?
por Guilherme Wiltgen
Recentemente, a Embraer anunciou uma mudança na denominação do KC-390. O que poucos sabem é que sua nova alcunha, C-390 Millenium, foi escolhida para enfatizar a letra C da sigla de batismo da aeronave a partir de determinado Serial Number (número de série, em português). E o que esse “C” quer dizer? Conheça o significado do alfabeto todo quando se trata de dar nome aos aviões.
A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada.
De KC-390, tornou-se C-390 Millenium, contudo mantendo suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI).
O cargueiro continua com força, robustez e velocidade inigualáveis, e segue destemido em situações adversas como evacuações aeromédicas, missões humanitárias e combate a incêndios, entre outras missões importantes como transporte de tropas, veículos, helicópteros, cargas, etc…
A única mudança, de fato, foi ter perdido a letra “K” de seu nome. Mas por quê? Bom, cada letra das siglas que batizam as aeronaves têm um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pelo que a letra “C” representa. Nesse caso, reitra-se o “K” (do inglês tanker) que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro).
E assim é com todos os aviões, como se a indústria aeronáutica tivesse seu próprio alfabeto.
Veja a seguir outras siglas e abreviaturas, algumas delas utilizadas para batizar famílias de aeronaves, acompanhadas de suas definições:
EMB: Embraer.
ERJ: Embraer Regional Jetliners ou jatos regionais da Embraer, em tradução livre.
E-Jets: Embraer Jets ou jatos da Embraer, em tradução livre.
E2: Embraer Segunda Geração.
VTOL: Vertical Takeoff and Landing ou decolagem e pouso na vertical, em tradução livre.
Abaixo um pequeno glossário com algumas letras utilizadas em designação de aeronaves de uso militar, acompanhadas de suas definições:
A: Attack ou ataque, em português.
B: Bomber ou bombardeiro, em português.
C: Cargo/transport ou cargueiro, em português.
D: Drone control ou controlador de drone, em português.
E: Special electronics ou eletrônica especial, em português.
F: Fighter ou caça, em português.
K: Tanker ou tanque, em português.
H: Helicopter ou helicóptero, em português.
L: Cold weather operations ou operações em climas frios, em português.
M: Missile capability ou capacidade de míssil, em português.
O: Observation ou observação, em português.
P: Patrol ou patrulha, em português.
R: Reconnaissance ou reconhecimento, em português.
S: Anti-submarine ou antissubmarino, em português.
T: Trainer ou treinamento, em português.
U: Utility ou utilitário, em português.
X: Research ou pesquisa, em português.
V: Staff transport ou transporte para funcionários, em português.
W: Weather reconnaissance ou reconhecimento do clima, em português.
Fonte: Embraer via site Defesa Aérea & Naval 18 jan 2020
De KC-390 para C-390 Millennium: O que mudou?
por Guilherme Wiltgen
Recentemente, a Embraer anunciou uma mudança na denominação do KC-390. O que poucos sabem é que sua nova alcunha, C-390 Millenium, foi escolhida para enfatizar a letra C da sigla de batismo da aeronave a partir de determinado Serial Number (número de série, em português). E o que esse “C” quer dizer? Conheça o significado do alfabeto todo quando se trata de dar nome aos aviões.
A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada.
De KC-390, tornou-se C-390 Millenium, contudo mantendo suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI).
O cargueiro continua com força, robustez e velocidade inigualáveis, e segue destemido em situações adversas como evacuações aeromédicas, missões humanitárias e combate a incêndios, entre outras missões importantes como transporte de tropas, veículos, helicópteros, cargas, etc…
A única mudança, de fato, foi ter perdido a letra “K” de seu nome. Mas por quê? Bom, cada letra das siglas que batizam as aeronaves têm um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pelo que a letra “C” representa. Nesse caso, reitra-se o “K” (do inglês tanker) que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro).
E assim é com todos os aviões, como se a indústria aeronáutica tivesse seu próprio alfabeto.
Veja a seguir outras siglas e abreviaturas, algumas delas utilizadas para batizar famílias de aeronaves, acompanhadas de suas definições:
EMB: Embraer.
ERJ: Embraer Regional Jetliners ou jatos regionais da Embraer, em tradução livre.
E-Jets: Embraer Jets ou jatos da Embraer, em tradução livre.
E2: Embraer Segunda Geração.
VTOL: Vertical Takeoff and Landing ou decolagem e pouso na vertical, em tradução livre.
Abaixo um pequeno glossário com algumas letras utilizadas em designação de aeronaves de uso militar, acompanhadas de suas definições:
A: Attack ou ataque, em português.
B: Bomber ou bombardeiro, em português.
C: Cargo/transport ou cargueiro, em português.
D: Drone control ou controlador de drone, em português.
E: Special electronics ou eletrônica especial, em português.
F: Fighter ou caça, em português.
K: Tanker ou tanque, em português.
H: Helicopter ou helicóptero, em português.
L: Cold weather operations ou operações em climas frios, em português.
M: Missile capability ou capacidade de míssil, em português.
O: Observation ou observação, em português.
P: Patrol ou patrulha, em português.
R: Reconnaissance ou reconhecimento, em português.
S: Anti-submarine ou antissubmarino, em português.
T: Trainer ou treinamento, em português.
U: Utility ou utilitário, em português.
X: Research ou pesquisa, em português.
V: Staff transport ou transporte para funcionários, em português.
W: Weather reconnaissance ou reconhecimento do clima, em português.
Fonte: Embraer via site Defesa Aérea & Naval 18 jan 2020