Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#556
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Jul 15, 2009 1:05 pm
Hmmmm...
Não é bem assim não...
A Colômbia estará recebendo alguns BH da versão L que encomendou recentemente também (se eu não me engano esse ano encomendaram ainda mais).
Existe a questão da padronização da frota porque o "L" é bemmmm diferente da versão "M".
Então assim... não é que a aeronave seja boa ou ruim... foi sim o que a FAB "pediu".
E quanto ao NH-90... a questão toda não passa nem pelo que foi pedido... pois isso não existiu para o "725" também... foi basicamente gentilmente "empurrado" !
Tudo em nome do Pré-sal e offshore (quem achar q a resposta está por aí... acho que está correto

).
Quanto a ser pé-de-boi ou não existirão várias versões que vão desde a muuuuuito sofisticada "Pimp my "725""
Até a "básica"
Ou seja... nem tanto ao mar... nem tanto à terra Srs.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#557
Mensagem
por soultrain » Qua Jul 15, 2009 1:06 pm
O 725 foi pedido.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Penguin
- Sênior

- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
#559
Mensagem
por Penguin » Qua Jul 15, 2009 1:14 pm
soultrain escreveu:O 725 foi pedido.
Se minha memória não falha, queriam empurrar aqui um Frankenstein, um tal de Super Cougar - Cougar com algumas coisas do EC-725. Já que teriam que engolir o Super Cougar mesmo, as FAs conseguiram pelo menos mudar para algo muito melhor.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#560
Mensagem
por soultrain » Qua Jul 15, 2009 1:14 pm
O S-70i não é o UH-60L, o 70i, não tem "reloginho", tem quatro displays bem grandes, segundo me lembro.
Mas como disse, não tenho a certeza que o 60L já não se fabrique.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Penguin
- Sênior

- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
#561
Mensagem
por Penguin » Qua Jul 15, 2009 1:17 pm
soultrain escreveu:O S-70i não é o UH-60L, o 70i, não tem "reloginho", tem quatro displays bem grandes, segundo me lembro.
Mas como disse, não tenho a certeza que o 60L já não se fabrique.
[[]]'s
Devem haver N opções de configurações, não? Conforme os gostos e bolsos de cada cliente...
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#562
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Jul 15, 2009 1:19 pm
Santiago escreveu:soultrain escreveu:O 725 foi pedido.
Se minha memória não falha, queriam empurrar aqui um Frankenstein, um tal de Super Cougar - Cougar com algumas coisas do EC-725. Já que teriam que engolir o Super Cougar mesmo, as FAs conseguiram pelo menos mudar para algo muito melhor.
Exato. Então existe "pedido" e "pedido diante das circunstâncias" (o que foi o caso).
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#563
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Jul 15, 2009 1:22 pm
Santiago escreveu:soultrain escreveu:O S-70i não é o UH-60L, o 70i, não tem "reloginho", tem quatro displays bem grandes, segundo me lembro.
Mas como disse, não tenho a certeza que o 60L já não se fabrique.
[[]]'s
Devem haver N opções de configurações, não? Conforme os gostos e bolsos de cada cliente...
Inclusive o que hoje em dia seria "classificado" como "L" ainda, pois não possui diversas das características principais do "M" (eles chamam de "Baseline").
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
soultrain
- Sênior

- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
#564
Mensagem
por soultrain » Qua Jul 15, 2009 1:26 pm
Não,
Estão a falar de dois Helis diferentes mesmo, o L e os outros dois, há muita coisa diferente, por isso a FAB pediu, e no meu entender muito bem, como já disse muitas vezes, manteve o que tinha.
Reparem, a FAB tem uma frota pequena, precisaria requalificar pilotos, logistica separada etc etc.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#565
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Jul 15, 2009 1:28 pm
soultrain escreveu:Não,
Estão a falar de dois Helis diferentes mesmo, o L e os outros dois, há muita coisa diferente, por isso a FAB pediu, e no meu entender muito bem, como já disse muitas vezes, manteve o que tinha.
Reparem, a FAB tem uma frota pequena, precisaria requalificar pilotos, logistica separada etc etc.
[[]]'s
Tá ok Soultrain...
Não me interessa o Lego Land/Super-trunfo... o que importa é que estamos de acordo que a FAB está mantendo a fronta consistente e é isso que é importante pois "L" e "M" são 2 Helis bem diferentes
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
PRick
#566
Mensagem
por PRick » Qua Jul 15, 2009 2:59 pm
cb_lima escreveu:Hmmmm...
Não é bem assim não...
A Colômbia estará recebendo alguns BH da versão L que encomendou recentemente também (se eu não me engano esse ano encomendaram ainda mais).
Existe a questão da padronização da frota porque o "L" é bemmmm diferente da versão "M".
Então assim... não é que a aeronave seja boa ou ruim... foi sim o que a FAB "pediu".
E quanto ao NH-90... a questão toda não passa nem pelo que foi pedido... pois isso não existiu para o "725" também... foi basicamente gentilmente "empurrado" !
Tudo em nome do Pré-sal e offshore (quem achar q a resposta está por aí... acho que está correto

).
Quanto a ser pé-de-boi ou não existirão várias versões que vão desde a muuuuuito sofisticada "Pimp my "725""
Até a "básica"
Ou seja... nem tanto ao mar... nem tanto à terra Srs.
[]s
CB_Lima
A Colômbia é o único grande operador de BH´s por aqui, e eles recebem os bichos de graça, por conta do Plano Colombia. Assim, é fácil, porém, quando quiseram um helo com maior cabine e capacidade de carga, optaram pelos russos.
[]´s
-
Carlos Mathias
#567
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Jul 15, 2009 3:57 pm
Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih Prick, a horda bléquiróquidiana vai te caçar pelo fórum agora.

-
Rodrigoiano
- Sênior

- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
#568
Mensagem
por Rodrigoiano » Qua Jul 15, 2009 4:01 pm
Santiago escreveu:Carlos Mathias escreveu:Mas Santiago, se toda notinha de jornal receber uma explicação e esta explicação for divulgada, não precisamos mais nos preocupar, correto?
Agora, você acha que o jornal vai publicar a réplica do MinDef?
Tirando o tema dos lobbies que para mim é pura m**da, o tema dos valores e objetos envolvidos são passíveis sim de debate e esclarecimentos à sociedade, seja através do Congresso, dos órgãos de fiscalização e controle e da imprensa.
O cerne da questão está na natureza de certas aquisições militares que não precisam seguir os processos licitatórios usuais da aérea pública. Até este ponto, tudo é justificável por muitas razões. Mas como garantir que uma escolha não seja tomada para beneficiar a empresa X em troca de algo? Se existem mecanismos para evitar este tipo de situação, ótimo. Se não existem, devem ser criados ou aperfeiçoados com urgência.
Adicionalmente, para evitar esse tipo de situação, os processos de aquisição deveriam ser o mais profissional e o menos personalista possível. Acho que o Knight mencionou que são mais de 300 pessoas envolvidas na avaliação dos 3 caças do F-X2!! Esse pessoal está há muitos tempo dedicado a isso. Não é brincadeira. E tem um custo alto para o País. A menos que existam fatos geo-político-estratégicos novos, não vejo como não endossar uma escolha técnica. Até para evitar suspeições posteriores.
[]s
X2!
Abs!
-
Carlos Mathias
#569
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Jul 15, 2009 4:04 pm
Olha, então está na hora de ressuscitar o SIVAM?
Ou maracutaia trem data de validade?
Só lembro que "pau que dá em chico, dá em Francisco".
Pessoal, pelo amor do bom Pai, tudo isso por uma notinha merda dessas?
A quem interessa melar o acordo Brasil X França?
-
Rodrigoiano
- Sênior

- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
#570
Mensagem
por Rodrigoiano » Qua Jul 15, 2009 4:24 pm
Penso não em melar o já feito (subs e helis), mas não deixar que também caças entrem na cesta francesa, o que é arriscado. O problema é que todos tem riscos. E grandes!
Grande abraço!