P44 escreveu: ↑Seg Jul 29, 2019 9:06 am
Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019 - Diário da República n.º 143/2019, Série I de 2019-07-29123545115
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a realização da despesa para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo ao consórcio constituído pela Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.
c) A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor.
[...]
J-MUSIC is an advanced DIRCM system that is optimized to protect large aircraft, including transports, tankers, special mission platforms, VIP jets and others. J-MUSIC is lightweight, compact, and easily installed on a broad range of aircraft types, in single or multi-turret configurations. This system provides rapid response and enables superior defense against multiple and simultaneous missile threats.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jul 31, 2019 6:12 am
por P44
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jul 31, 2019 10:10 am
por FCarvalho
São meus óculos ou meus olhos que me enganam ou eu notei uma leve variação de tons nas cores entre os dois modelos acima?
Se sim, há dúvidas sobre qual adotar ou ambos o serão?
E qual é o padrão atual dos Hércules vossos?
abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jul 31, 2019 10:11 am
por Fab-Wan
Ficou bonito no cinzão!
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jul 31, 2019 11:12 am
por cabeça de martelo
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Jul 31, 2019 12:36 pm
por FCarvalho
A meu ver ficou o tom mais escuro. Achei mais bonito. Vai ficar muito legal nos KC-390.
É uma coloração que um dia ainda espero ver na nossa aviação naval.
Só ressaltando que esta concorrência não visava aviões do porte do KC390, digo isso antes que comecem os comentários, "perdemos essa concorrência no nosso quintal", "incompetência da Embraer"...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Ago 13, 2019 12:59 pm
por FCarvalho
O An-178 é um concorrente direto do KC-390 e trabalha na mesma faixa de mercado dele, seja substituindo os Hércules, seja antigos Antonov.
Mas isso é uma decisão particular de cada país. O Peru possui os C-130 em pequena quantidade, mas como a aeronave ucraniana via de regra geral promete entregar praticamente as mesmas capacidades do americano, nada impede que no futuro, ele se provando uma boa alternativa aquele, também não o substitua na FAP.
Isso não seria nenhuma surpresa, já que os peruanos tem experiência longeva com aeronaves soviéticas, incluindo modelos russos e ucranianos.
Lembrar também que a FAP possui os C-27J, salvo engano três unidades.
Por US 55 milhões conseguir uma aeronave com características muito parecidas com a dos Hércules, com certeza é algo a se pensar sim em como ele pode penetrar no mercado latino americano. Preço por aqui costuma ser mais importante do que o material em si.
Ademais, os ucranianos seguem no desenvolvimento da versão a jato do An-188, um derivado do An-70, junto com os turcos.
Esse também é uma avião que se vingar, deve ser observado de perto.
Por enquanto, nenhum dos vizinhos que assinaram cartas de intenção, Chile e Colombia, e a Argentina, partícipe de risco do programa, se manifestaram de forma a concretizar suas intenções.
Para os demais países da região, para os quais o KC-390 é algo fora do alcance, o Antonov pode se constituir em uma alternativa viável.
A ver os desdobramentos concretos desse negócio. Ainda teremos uns 2 a 3 anos para verificar como evolui, já que o primeiro avião a ser entregue a força aérea ucraniana só chega em 2021 conforme a matéria.
abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Ago 13, 2019 1:31 pm
por J.Ricardo
O An-178 é uma avião de capacidade menor que o KC-390, a capacidade dele é 18t.
Parecido tem o propulsão que é a jato.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Ago 13, 2019 8:05 pm
por FCarvalho
J.Ricardo escreveu: ↑Ter Ago 13, 2019 1:31 pm
O An-178 é uma avião de capacidade menor que o KC-390, a capacidade dele é 18t.
Parecido tem o propulsão que é a jato.
O An-178 é equivalente em dimensões e capacidades aos C-130H. A diferença fica por conta da motorização, e obviamente pelo preço mais baixo.
Como não está operacional ainda tem que provar primeiro a que veio. Depois disso veremos se ele realmente merece a atenção devida;
abs
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Ter Ago 13, 2019 10:55 pm
por Cassio
Sim... Não é um concorrente direto... Está um degrau abaixo do KC390, em outra categoria.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Ago 14, 2019 12:13 am
por FCarvalho
Ou foi na verdade o KC-390 que criou uma categoria própria para si, já que ele também é superior em tudo em relação ao C-130 Hércules, com o qual todo mundo diz que ele concorre diretamente, mesmo a Embraer jurando de pé junto que ele não faz isso.
Afinal, são 23 ton max payload e outras 26 ton payload concentrada, 35 mts comprimento e 81 tons max take off contra apenas 19 ton max payload do C-130J e seus 29 mts, e as 18 ton max payload e 32 mts do An178.
Se tem alguém que não pertence a mesma categoria que estes é o KC-390.
Prova mais do que inequívoca do acerto da Embraer e FAB na definição do projeto.