Re: tanques e blindados
Enviado: Sex Ago 05, 2022 9:51 pm
@NaScImEnTToBR não é que a blindagem dele é baixíssima, a frontal segura uma DM-53A1, porém é só isso, nas laterais basicamente não é blindagem. Mas não é um demérito do Type 10, pois ele foi concebido para combater nas ilhas Sul do Japão, aonde majoritariamente ele irá engajar carros de combate de frente a eles. Inclusive a transmissão CVT dele serve para isso, para ele manobrar com mais agilidade nos terrenos difíceis das ilhas do Sul, tanto que em Hokkaido, uma das ilhas centrais, o terreno é mais aberto e quem opera é o Type 90, que é mais protegido que o Type 10.
Em vermelho, é basicamente a blindagem dele toda alocada ali, o restante são capas, blindagem espaçada contra RPGs de ogiva simples ou baús. Na imagem cita "modular armor", mas nem se trata disso, o vídeo do RedEffect é bem elucidativo quanto a isso. O K2 tem blindagem baixa nas laterais, porém já existe solução pra isso no K2PL, com uma blindagem modular que oferece a mesma proteção frontal nas laterais - não em toda a região lateral, claro - que é tomar um APFSDS 125 mm, o Type 10 não tem isso, teríamos que desenvolver.
Quanto a limitações no terreno, sinceramente eu duvido muito. O M60A3TTS foi adquirido pelo EB e ele tem maior pressão sob o solo do que qualquer outro carro de combate moderno que possam imaginar, com prováveis exceções sendo o Challenger 2, M1A2C (SepV3), Arjun e talvez o Altay. K2, M1A1SA, T-90M, Leopard 2A7 e outros possuem pressão sob o solo menor que o M60TTS tranquilamente.
Um IFV com canhão pesando em torno de 45-50 toneladas terá pressão sob o solo superior a qualquer MBT, pois a enorme maioria possuí somente seis polias e a sétima faz uma diferença gigantesca. O K2PL, por exemplo, pesa 5 toneladas a mais que o K2 padrão e a Hyundai adicionou uma sétima polia nele para manter a pressão sob o solo do K2 padrão. Como eu disse antes, IFV é desenhado para transporte de tropas, então o que é maximizado nele não é a proteção e sim o espaço interno, diferente de um MBT, que é maximizada sua proteção, considerando também poder de fogo e mobilidade, no IFV somente o segundo é bem considerado, por isso ele tem um menor poder de fogo e uma blindagem inferior a de um MBT. Pagar para desenvolver um kit que adicione umas 15 toneladas num IFV que não deveria ter essa adição de peso e achar que isso mantenha a pressão sob o solo dele em 1.0 kg, com talvez podendo deter 105 mm APFSDS relativamente antigos é querer sonha também, igual a galera do EB que achou canhão 105 mm que penetra 1200 mm de RHAe a 2 km.
E ainda sim, um IFV pesando 45-50 toneladas não conseguirá resistir a munições APFSDS 105 mm, pois não existe kit de blindagem pra IFV que o faça suportar disparos de calibres "médios" de MBTs.
Em vermelho, é basicamente a blindagem dele toda alocada ali, o restante são capas, blindagem espaçada contra RPGs de ogiva simples ou baús. Na imagem cita "modular armor", mas nem se trata disso, o vídeo do RedEffect é bem elucidativo quanto a isso. O K2 tem blindagem baixa nas laterais, porém já existe solução pra isso no K2PL, com uma blindagem modular que oferece a mesma proteção frontal nas laterais - não em toda a região lateral, claro - que é tomar um APFSDS 125 mm, o Type 10 não tem isso, teríamos que desenvolver.
Quanto a limitações no terreno, sinceramente eu duvido muito. O M60A3TTS foi adquirido pelo EB e ele tem maior pressão sob o solo do que qualquer outro carro de combate moderno que possam imaginar, com prováveis exceções sendo o Challenger 2, M1A2C (SepV3), Arjun e talvez o Altay. K2, M1A1SA, T-90M, Leopard 2A7 e outros possuem pressão sob o solo menor que o M60TTS tranquilamente.
Um IFV com canhão pesando em torno de 45-50 toneladas terá pressão sob o solo superior a qualquer MBT, pois a enorme maioria possuí somente seis polias e a sétima faz uma diferença gigantesca. O K2PL, por exemplo, pesa 5 toneladas a mais que o K2 padrão e a Hyundai adicionou uma sétima polia nele para manter a pressão sob o solo do K2 padrão. Como eu disse antes, IFV é desenhado para transporte de tropas, então o que é maximizado nele não é a proteção e sim o espaço interno, diferente de um MBT, que é maximizada sua proteção, considerando também poder de fogo e mobilidade, no IFV somente o segundo é bem considerado, por isso ele tem um menor poder de fogo e uma blindagem inferior a de um MBT. Pagar para desenvolver um kit que adicione umas 15 toneladas num IFV que não deveria ter essa adição de peso e achar que isso mantenha a pressão sob o solo dele em 1.0 kg, com talvez podendo deter 105 mm APFSDS relativamente antigos é querer sonha também, igual a galera do EB que achou canhão 105 mm que penetra 1200 mm de RHAe a 2 km.
E ainda sim, um IFV pesando 45-50 toneladas não conseguirá resistir a munições APFSDS 105 mm, pois não existe kit de blindagem pra IFV que o faça suportar disparos de calibres "médios" de MBTs.