TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#55051 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 05, 2011 11:48 pm

Ah, é? A MB está nadando em verbas? Eu não sabia disso não...
Nem eu! :roll:

Mas vamos analisar um pouco o que se escreveu e ver o que se passa.

PEAMB(?) e tudo o que escrevi como objetivos da MB são para agora?
Não.
São para daqui um ano?
Não.
São para daqui a dez anos?
Alguma coisa sim, outras tem prazo ainda mais dilatado.

Assim, é de se supor e concluir, logicamente, que se houver compra de caças, essa compra vai começar a pesar no bolso da MB no mínimo daqui a cinco anos, e num prazo normal, mais tempo.
Será um financiamento de longo prazo e uma 12 unidades iniciais, logo, algo que não pesará de forma significativa na Força, eu acho.

Se a crise econômica no Brasil durar mais cinco ou dez anos, então nem a MB nem ninguém nesse país vai fazer mais nada, nem FX nem porra nenhuma. Estaremos falidos, e mais falidos que o resto do mundo, que já começa a se recuperar.

Assim, é de se supor que a MB (mais FAB, EB e MinDef) trabalhe com projeções inclusive sobre a economia do país, que segundo 99% dos economistas, estará bem melhor daqui a um ou dois anos.
Junto com esses 99%, há uma multidão de empresários estrangeiros apostando nisso e trazendo uma avalanche de dólares por Brasil.
Algum fundo de razão essa gente toda deve ter.

Portanto, projetar o futuro orçamento tendo como base o primeiro ano do governo DR, ano este em que ela vai ter de apertar o cinto e mostrar serviço aos mercados, não me parece muito acertado.

Mas é aquilo, é só minha opinião, afinal, depois da vaquinha pros navios da MB navegarem, nada mais me surpreenderia.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1974 vezes
Agradeceram: 2502 vezes

#55052 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 06, 2011 3:02 am

Mas Carlos,

Faz as contas nesse espaco de 15 anos:

todas as escoltas que a MB tem não passam desse período;
Vamos encomendar 2 lotes de NaPaOc;
A gente vai ter de ter um NAe novo até essa data, pois o vovô Sampa também não passa de 2025;
Os NDDs terão de ser substituídos;
Os NTs também;
A classe Inhaúma também;

Enfim, se vc observar a ordem de batalha de superfície da MB, é difícil vc encontrar quais não terão de ser substituídos nesse período. E esse negócio de ficar comprando sucata para ficar remendando e vasculhando atrás de pecas de reposicão é o que eu menos espero continuar vendo na MB...e segundo o PAEMB isso chegou ao fim (bom, pelo menos quase :roll: ). Mas comprar navios zero-bala vai grana...

Eu não sei se seria possível para a MB renovar praticamente toda a sua frota de superfície com navios novos e ter excedente verba que proporcione a Forca folga o suficiente para encomendar um caca de 4,5 Geracão para operar de forma limitadíssima no São Paulo.

Sem falar na necessidade de substituicão de todos os Sea King, os Bell 206...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#55053 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 06, 2011 4:45 am

Repetindo uma teoria minha sobre essa história de PA/MB/F-X 2.0 e com algumas atualizações baseadas em um post do Marino.

... O F-X sendo comprado no próximo ano, não dará as caras na FAB até pelo menos 2015.

Sendo assim dependendo de quantas aeronaves forem encomendadas (36) uma aeronave para a MB pode fazer parte de um outro "lote" sendo esse tendo a entrega iniciada por volta de 2023/5 e com a entrega se extendendo até 3/4 anos.

Daí como no caso indiano as tripulações tem que como treinar e se adestrar na aeronave e mesmo utilizar (quem sabe) o SP para touch and go até a chegada do novo NAe 2025/30.

Isso é claro um chute que para mim faria sentido e daria perfeitamente para encaixar a compra do F-X e a MB.

Novamente, acho que no fim das contas estamos executando o exercício de esmiuçar a coisa de tal maneira até achar um mílimetro de inconsistência com "o pouco" que sabemos e aumentar isso exponencialmente e daí... a coisa vira um problemão e Deus nos acuda.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Booz
Sênior
Sênior

#55054 Mensagem por Booz » Dom Fev 06, 2011 5:19 am

O título na FSP (data-hoje: link para a matéria: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com ... 10045644-0 ) é "Está na hora da oposição berrar" (ou algo assim), um artigo/reportagem que segue assinado pelo ex-presidente FHC (ah! Os políticos... Como falam mal de si mesmos quando falam mal dos outros políticos)

Extraí um parágrafo que é pertinente ao tópico:

"A situação fiscal se agravou”, anota. Cita evidências de que a ficha de Dilma já caiu. Por exemplo: o “reconhecimento maldisfarçado da necessidade de um ajuste fiscal”. Ou o “alerta quanto ao cheiro de fumaça na compra a toque de caixa dos jatos franceses”. Uma operação que Dilma levou ao freezer."

Vou me abster de comentar, posto que, sem mexer um só músculo da face de peroba, nosso ex-mandatário fala de um problema que se inciou em seu governo. Fora o problema da troca da dívida externa pela interna que foi produto da valorização artificial - e sem lastro - do dólar na época.
Mas isto não é assunto para este tópico.

Imagem
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#55055 Mensagem por kirk » Dom Fev 06, 2011 7:29 am

Rodrigoiano escreveu:
kirk escreveu: Olá Rodrigo,

poderia postar o link da entrvista ?

abraço
kirk
Prezado Kirk, segue o site do Jornal da Globo de sexta. Se você ver até segunda a noite, esta edição - de sexta-feira - estará disponível (sempre a última edição fica no site até vir a nova, e como o JG não passa nos fds, estará lá).

Gde abraço!

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/
Vlw Rodrigo !

obrigado

Forte Abraço
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#55056 Mensagem por Penguin » Dom Fev 06, 2011 8:04 am

cb_lima escreveu:Repetindo uma teoria minha sobre essa história de PA/MB/F-X 2.0 e com algumas atualizações baseadas em um post do Marino.

... O F-X sendo comprado no próximo ano, não dará as caras na FAB até pelo menos 2015.

Sendo assim dependendo de quantas aeronaves forem encomendadas (36) uma aeronave para a MB pode fazer parte de um outro "lote" sendo esse tendo a entrega iniciada por volta de 2023/5 e com a entrega se extendendo até 3/4 anos.

Daí como no caso indiano as tripulações tem que como treinar e se adestrar na aeronave e mesmo utilizar (quem sabe) o SP para touch and go até a chegada do novo NAe 2025/30.

Isso é claro um chute que para mim faria sentido e daria perfeitamente para encaixar a compra do F-X e a MB.

Novamente, acho que no fim das contas estamos executando o exercício de esmiuçar a coisa de tal maneira até achar um mílimetro de inconsistência com "o pouco" que sabemos e aumentar isso exponencialmente e daí... a coisa vira um problemão e Deus nos acuda.

[]s
CB_Lima
Bem razoável seu chute Lima.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior

#55057 Mensagem por kirk » Dom Fev 06, 2011 10:30 am

knigh7 escreveu:
Marino escreveu:knight, sobre fazer o SP operar, o mesmo já está andando, participando de todas as fases que o farão voltar à FASE-III.
Sobre a operação com 40% de capacidade, este é o dado que consta no relatório da MB para o MD, quando a mesma foi perguntada sobre os 3 finalistas do FX.
Não sou piloto e o Lynx pode nos ajudar bastante sobre isto.
O que escrevi, foi dado oficial fornecido pela MB.
Ah, esse post do Macegueiro tem cerca de 1 ano (a informacão sobre o estado do São Paulo está desatualizada).

Quanto a operacão do Rafale no São Paulo ele também havia colocado no Fórum esse post:
Macegueiro escreveu: A MB analisou sim a possibilidade de operação do "fantasminha" Sea Gripen. Face à exiguidade de tempo dado e a carência de dados a respeito do avião, foram usados os dados disponíveis para o Gripen NG.
A respeito do aparecimento do Sea Gripen em função de um suposto requisito de que os caças teriam que ter versão naval no F-X2, alerto que ñunca foi enviada à MB qualquer comunicado oficial sobre o Sea Gripen. Esse fantasma teria sido ofertado à Índia, mas aqui nunca foi.
Mais uma vez: a MB deixou bem claro que a operação do Rafale no São Paulo é inaceitável. Até o Pepê, rafalista assumido, comprovou isso. Esqueçam o assunto, pois isso já está virando coisa de Goebbels (repetir uma mentira mil vezes para que ela se torne verdade).
Também está bem claro no relatório que os três modelos poderiam operar de um NAe de 50.000 ton.
A MB nunca teve dúvidas sobre o tipo de operação do futuro NAe. Apesar de EU ser simpático aos STOBAR, todos os estudos sempre foram feitos sobre CTOL.
Concordo com o Steen. Houve uma tentativa de envolver a MB na decisão final (não no processo, mas só na decisão, sem que os parâmetros para uma avaliação coerente fossem apresentados), mas não surtiu efeito. No A-12, nenhum. No futuro NAe, todos.
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... 29d#p99903
Olá knigh7,

Nas Buenas, não foi exatamente por começar a operar o Rafale que a França vendeu o Opalão ? ... agora querem adotar a "desculpa" do Opalão para adotar o Rafale ? .. tsi, tsi, tsi ... [106]

abc
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
DELTA22
Sênior
Sênior

#55058 Mensagem por DELTA22 » Dom Fev 06, 2011 10:32 am

Leiam reportagens do Estadão de hoje com os títulos "Obama não quer Brasil no Conselho da ONU" e "EUA desejam reaproximação com o País". Deixei os textos no 'GEOPOLÍTICA': http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 8#p5130208

[]'s a todos.

-x-
PS.: 2 caças abatidos em plena 'decolagem'. 8-]

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
kirk
Sênior
Sênior

#55059 Mensagem por kirk » Dom Fev 06, 2011 11:27 am

RAAF receive super hornet

que inveja ! :? ... total interoperalidade ... NCW ... putz ...

abc
kirk

Editado pela última vez por kirk em Dom Fev 06, 2011 11:50 am, em um total de 1 vez.
[] kirk

knigh7
Sênior
Sênior

#55060 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 06, 2011 11:41 am

kirk escreveu:
knigh7 escreveu: Ah, esse post do Macegueiro tem cerca de 1 ano (a informacão sobre o estado do São Paulo está desatualizada).

Quanto a operacão do Rafale no São Paulo ele também havia colocado no Fórum esse post:
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... 29d#p99903
Olá knigh7,

Nas Buenas, não foi exatamente por começar a operar o Rafale que a França vendeu o Opalão ? ... agora querem adotar a "desculpa" do Opalão para adotar o Rafale ? . tsi, tsi, tsi ... [106]

abc
kirk

Vc pegou na veia....
Até porque a Marina Nationale planeja manter 2 NAes. Ficou só com o Charles de Gaulle, repassou o Foch para nós e está esperando o seu segundo NAe, ao invés de manter e Foch com eles...

kirk
Sênior
Sênior

#55061 Mensagem por kirk » Dom Fev 06, 2011 11:48 am

DELTA22 escreveu:Leiam reportagens do Estadão de hoje com os títulos "Obama não quer Brasil no Conselho da ONU" e "EUA desejam reaproximação com o País". Deixei os textos no 'GEOPOLÍTICA': http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 8#p5130208

[]'s a todos.

-x-
PS.: 2 caças abatidos em plena 'decolagem'. 8-]
Creio que não Delta !

Se não tivermos o apoio dos gringos para o CS-ONU o apoio francês é absolutamente inócuo ... em outras palavra, francas palavras: não serve pra NADA ...

Não gosto de discutir política ... porém, o que esperava o Brasil ? ... passar a mão na cabeça de ahmadinedjad, que nega o assassinato em massa de judeus na IIWW (holocausto), ficar com fricotes com Cháves ... e ainda pleitear uma cadeira permanente no CS-ONU ? ... esquece, meu ... o Pres. Lula que chegou a ser chamado de "o cara" por Obama, simplesmente perdeu a maior oportunidade "da hixtória defsse paisf" ... tudo isso pra fazer um discurso carregado de ranso ideológico sobre a "igualdade do direito" do Irã de desenvolver energia nuclear ... putz ...

a maior burrice "da história desfe paisf" ! :x

abraços
kirk

[] kirk

DELTA22
Sênior
Sênior

#55062 Mensagem por DELTA22 » Dom Fev 06, 2011 11:57 am

Essa frase: "discurso carregado de ranso ideológico sobre a "igualdade do direito" do Irã de desenvolver energia nuclear", mostra que você não entendeu o simbolismo do feito, assim como não entende o simbolismo de receber o apoio (seja de qual país for) ao CS da ONU, assim como não entende que ter o Chavez por perto é melhor que tê-lo longe (inclusive isso beneficia os EUA, maior financiador --- por meio de compra de petróleo do país que nunca cessaram --- do que você chama "fricotes do Chavez"). Lamento. :?

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Dom Fev 06, 2011 12:10 pm, em um total de 1 vez.
kirk
Sênior
Sênior

#55063 Mensagem por kirk » Dom Fev 06, 2011 12:10 pm

DELTA22 escreveu:Essa frase: "discurso carregado de ranso ideológico sobre a "igualdade do direito" do Irã de desenvolver energia nuclear", mostra que você não entendeu o simbolismo do feito, assim como não entende o simbolismo de receber o apoio ao CS da ONU, assim como não entende que ter o Chavez por perto é melhor que tê-lo longe (inclusive isso beneficia os EUA, maior financiador -- por meio de compra de petróleo do país que nunca cessaram -- do que você chama "fricotes do Chavez". ). Lamento. :?

[]'s.
Caro Delta,

Concordo contigo "não entendi o simbolismo", e nem mesmo quero entendê-lo, pois, minha visão é mais pragmática, separo as coisas considerando "O que é BOM para o País" e "O que NÃO é BOM para o País", alisar o Cháves e o Ahmadinedjad na minha concepção NÃO É BOM PARA O PAÍS.

Se os EEUU querem ter o Cháves no cabresto, eles que se virem, EU não tenho vocação para ser "ferramenta" da política externa dos gringos. Também Lamento !

abc
kirk

Editado pela última vez por kirk em Dom Fev 06, 2011 10:30 pm, em um total de 1 vez.
[] kirk

DELTA22
Sênior
Sênior

#55064 Mensagem por DELTA22 » Dom Fev 06, 2011 12:17 pm

Sua visão não é pragmática. Você está confundindo visão pragmática com visão ideológica. Lamento, infelizmente, ao que tudo indica, você continuará não entendendo. Mas como foi sua escolha, entendo e respeito.

[]'s.

Editado pela última vez por DELTA22 em Dom Fev 06, 2011 12:21 pm, em um total de 1 vez.
knigh7
Sênior
Sênior

#55065 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 06, 2011 12:17 pm

jp escreveu:O título na FSP (data-hoje: link para a matéria: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com ... 10045644-0 ) é "Está na hora da oposição berrar" (ou algo assim), um artigo/reportagem que segue assinado pelo ex-presidente FHC (ah! Os políticos... Como falam mal de si mesmos quando falam mal dos outros políticos)

Extraí um parágrafo que é pertinente ao tópico:

"A situação fiscal se agravou”, anota. Cita evidências de que a ficha de Dilma já caiu. Por exemplo: o “reconhecimento maldisfarçado da necessidade de um ajuste fiscal”. Ou o “alerta quanto ao cheiro de fumaça na compra a toque de caixa dos jatos franceses”. Uma operação que Dilma levou ao freezer."

Vou me abster de comentar, posto que, sem mexer um só músculo da face de peroba, nosso ex-mandatário fala de um problema que se inciou em seu governo. Fora o problema da troca da dívida externa pela interna que foi produto da valorização artificial - e sem lastro - do dólar na época.
Mas isto não é assunto para este tópico.
no artigo, reproduzido em vários jornais, FHC insinua que no FX2 tem maracutaia:
Não basta isso, entretanto, para a oposição atuar de modo efetivo. Há que mexer no desagradável. Não dá para calar diante da Caixa Econômica ter se associado a um banco já falido que agora é salvo sem transparência pelos mecanismos do Proer e assemelhados. E não foi só lá que o dinheiro do contribuinte escapou pelos ralos para subsidiar grandes empresas nacionais e estrangeiras, via BNDES. Não será tempo de esquadrinhar a fundo a compra dos aviões?

http://www.maranhaohoje.com.br/index.ph ... ntra-dilma

Responder