Nem eu!Ah, é? A MB está nadando em verbas? Eu não sabia disso não...
Mas vamos analisar um pouco o que se escreveu e ver o que se passa.
PEAMB(?) e tudo o que escrevi como objetivos da MB são para agora?
Não.
São para daqui um ano?
Não.
São para daqui a dez anos?
Alguma coisa sim, outras tem prazo ainda mais dilatado.
Assim, é de se supor e concluir, logicamente, que se houver compra de caças, essa compra vai começar a pesar no bolso da MB no mínimo daqui a cinco anos, e num prazo normal, mais tempo.
Será um financiamento de longo prazo e uma 12 unidades iniciais, logo, algo que não pesará de forma significativa na Força, eu acho.
Se a crise econômica no Brasil durar mais cinco ou dez anos, então nem a MB nem ninguém nesse país vai fazer mais nada, nem FX nem porra nenhuma. Estaremos falidos, e mais falidos que o resto do mundo, que já começa a se recuperar.
Assim, é de se supor que a MB (mais FAB, EB e MinDef) trabalhe com projeções inclusive sobre a economia do país, que segundo 99% dos economistas, estará bem melhor daqui a um ou dois anos.
Junto com esses 99%, há uma multidão de empresários estrangeiros apostando nisso e trazendo uma avalanche de dólares por Brasil.
Algum fundo de razão essa gente toda deve ter.
Portanto, projetar o futuro orçamento tendo como base o primeiro ano do governo DR, ano este em que ela vai ter de apertar o cinto e mostrar serviço aos mercados, não me parece muito acertado.
Mas é aquilo, é só minha opinião, afinal, depois da vaquinha pros navios da MB navegarem, nada mais me surpreenderia.