HMS Ocean (L12) para MB
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
"apenas para levar misseis AM-39"
Acho que o heli nao esta sofrendo todos esses upgrades para fazer "apenas" essa funcao.
O AH-15 nao 'e um disperdicio de forma alguma considerando o alcance dos seus misseis assim como o tipo de armamento utilizado que 'e bem diferente do SH-16. Alem disso o AM-39 hoje 'e o MAN-1 (versao lancada via aeronaves) amanha.
De forma alguma 'e um disperdicio. Uma plataforma completa a outra.
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Acho que o heli nao esta sofrendo todos esses upgrades para fazer "apenas" essa funcao.
O AH-15 nao 'e um disperdicio de forma alguma considerando o alcance dos seus misseis assim como o tipo de armamento utilizado que 'e bem diferente do SH-16. Alem disso o AM-39 hoje 'e o MAN-1 (versao lancada via aeronaves) amanha.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
e estava pensando em algo bem mais simples: incluir um modo ar-ar no APS-143 usado no UH-15A
OU
buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A
OU
buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Bem, além de lançar o AM-39, poderá fazer o quê? Transporte de tropas, reconhecimento naval, SAR/C-SAR, tudo que os uh-15 já farão. E com um desempenho talvez aquém das outras versões, já que nele está sendo posta uma grande parafernalha de equipamentos eletrônicos. E isso tem um peso, tanto em kg quanto em $.Carlos Lima escreveu:"apenas para levar misseis AM-39"
Acho que o heli nao esta sofrendo todos esses upgrades para fazer "apenas" essa funcao.
O AH-15 nao 'e um disperdicio de forma alguma considerando o alcance dos seus misseis assim como o tipo de armamento utilizado que 'e bem diferente do SH-16. Alem disso o AM-39 hoje 'e o MAN-1 (versao lancada via aeronaves) amanha.
De forma alguma 'e um disperdicio. Uma plataforma completa a outra.
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Ademais, serão apenas 5 undes. Ou seja, disponibilidade, na melhor das hipóteses será de 2 a 3 helos. Não me parece algo muito expressivo.
Enfim, na minha opinião seriam melhor aproveitados se fosses da versão C-SAR ou mesmo básica, já que o CFN tem muito mais necessidade de helos de emprego geral do que a esquadra de helos anti-navio.
Para não esquecer que no futuro a médio/longo prazo haverão caças fazendo essa função na AN.
Mais uma redundância.
abs.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Pelo que vi deste radar, ele não possui modo ar-ar, nem como alternativa. Em todo caso ele tem muitas funções para vigilância marítima. Nisso ele tem muitas qualidades. Não sei se valeria a pena mexer nele para isso.pmicchi escreveu:e estava pensando em algo bem mais simples: incluir um modo ar-ar no APS-143 usado no UH-15A OU buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A
Para a missão AEW seria mais adequado um radar específico a fim de obter um melhor desempenho. Neste caso, existem várias opções, mas nenhuma delas baratas.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Cara... que absurdo.FCarvalho escreveu:Bem, além de lançar o AM-39, poderá fazer o quê? Transporte de tropas, reconhecimento naval, SAR/C-SAR, tudo que os uh-15 já farão. E com um desempenho talvez aquém das outras versões, já que nele está sendo posta uma grande parafernalha de equipamentos eletrônicos. E isso tem um peso, tanto em kg quanto em $.Carlos Lima escreveu:"apenas para levar misseis AM-39"
Acho que o heli nao esta sofrendo todos esses upgrades para fazer "apenas" essa funcao.
O AH-15 nao 'e um disperdicio de forma alguma considerando o alcance dos seus misseis assim como o tipo de armamento utilizado que 'e bem diferente do SH-16. Alem disso o AM-39 hoje 'e o MAN-1 (versao lancada via aeronaves) amanha.
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Ademais, serão apenas 5 undes. Ou seja, disponibilidade, na melhor das hipóteses será de 2 a 3 helos. Não me parece algo muito expressivo.
Enfim, na minha opinião seriam melhor aproveitados se fosses da versão C-SAR ou mesmo básica, já que o CFN tem muito mais necessidade de helos de emprego geral do que a esquadra de helos anti-navio.
Para não esquecer que no futuro a médio/longo prazo haverão caças fazendo essa função na AN.
Mais uma redundância.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Todo o texto.
Se observarmos, o Sea King antes executava essa missao com 6 unidades e sempre foi a plataforma de 'longo alcance' da MB.
O AH-15 esta a'i para continuar essa missao. O SH-16 nao tem como executar essa missao considerando o tipo de emprego e alcance do Penguin.
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Se observarmos, o Sea King antes executava essa missao com 6 unidades e sempre foi a plataforma de 'longo alcance' da MB.
O AH-15 esta a'i para continuar essa missao. O SH-16 nao tem como executar essa missao considerando o tipo de emprego e alcance do Penguin.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Mas até então nós não tínhamos uma aviação de asa fixa.
No longo prazo a MB deve voltar a operar a patrulha naval e aviação embarcada com caças. Ambos podem realizar a função anti-navio do UH-15A. Então, dado estes dois fatores, muda radicalmente o contexto operacional da MB em relação aqueles helos.
Mas esta é uma mudança que só poderá ser vista a partir dos anos 2030/2040. Até lá, mantem-se a atual disponibilidade de missões existente, pela ausência daqueles vetores na MB. Isso embora a FAB possa na teoria operar esta missão com os meios de que dispõe.
abs.
No longo prazo a MB deve voltar a operar a patrulha naval e aviação embarcada com caças. Ambos podem realizar a função anti-navio do UH-15A. Então, dado estes dois fatores, muda radicalmente o contexto operacional da MB em relação aqueles helos.
Mas esta é uma mudança que só poderá ser vista a partir dos anos 2030/2040. Até lá, mantem-se a atual disponibilidade de missões existente, pela ausência daqueles vetores na MB. Isso embora a FAB possa na teoria operar esta missão com os meios de que dispõe.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Com isso o AH-15A 'e mais do que indispensavel.
Principalmente considerando a nossa capacidade de planejar e executar o planejado.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
eu me lembro de versões do antigo APG-66 instaladas num Britten-Norman Islander (http://www.radartutorial.eu/19.kartei/0 ... 15.en.html). Talvez uma versão do Grifo usado nos F-5 fosse possivel e não muito mais caro que o APS-143. De novo, nao precisamos de um super-AEW para vetorar caças mas somente um vetor capaz de detectar alvos em voo baixo para otimizar o uso de misseis AA.FCarvalho escreveu:Pelo que vi deste radar, ele não possui modo ar-ar, nem como alternativa. Em todo caso ele tem muitas funções para vigilância marítima. Nisso ele tem muitas qualidades. Não sei se valeria a pena mexer nele para isso.pmicchi escreveu:e estava pensando em algo bem mais simples: incluir um modo ar-ar no APS-143 usado no UH-15A OU buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A
Para a missão AEW seria mais adequado um radar específico a fim de obter um melhor desempenho. Neste caso, existem várias opções, mas nenhuma delas baratas.
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Um UH-15A equipado assim poderia desempenhar outras funções além de AEW, como SAR e vigilancia ASuW, alem de ataque com MANs.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Em termos de radares próprios existem poucas opções, mas uma delas poderia ser este aqui da Leonardo, que foi lançado em 2016. Pelo pouco que li sobre, ele poderia ser adaptado para funções AEW, sendo adaptável aos UH15A. Só não sei se teria de haver modificações de monta no helo em função dos sistemas já instalados nele.

https://www.ainonline.com/aviation-news ... ance-radar
Por outro lado existe este modelo chinês operando nos Z-8, mas não sei se estaria disponível para exportação. Ele me parece na verdade uma adaptação do Horizon, feitos para operar com os Cougars franceses e já retirado de serviço. Mas pela forma como ele é empregado naquele helo, talvez fosse uma opção para operar conjuntamente com os demais sistemas ASuw do UH-15 sem precisar mexer no helo todo.


Tem também os israelenses que possuem uma industria bastante competente para apor soluções neste quadro. O radar EL/M-2052 poderia ser uma opção, ou até mesmo o EL/M-2032 que serão instalados nos A-4BR. Claro, tudo depende também de se conseguir integrar todos estes sistemas no mesmo helo sem criar problemas ou interferências indesejáveis um no outro.

http://www.iacit.com.br/pt-br/elm-2022- ... vigilancia
Este radar tem capacidades, segundo a IACIT, de cumprir missões ar-ar, já que tem semelhanças com o EL/M-2032. Segundo a empresa, é fabricado aqui.
abs.

https://www.ainonline.com/aviation-news ... ance-radar
Por outro lado existe este modelo chinês operando nos Z-8, mas não sei se estaria disponível para exportação. Ele me parece na verdade uma adaptação do Horizon, feitos para operar com os Cougars franceses e já retirado de serviço. Mas pela forma como ele é empregado naquele helo, talvez fosse uma opção para operar conjuntamente com os demais sistemas ASuw do UH-15 sem precisar mexer no helo todo.


Tem também os israelenses que possuem uma industria bastante competente para apor soluções neste quadro. O radar EL/M-2052 poderia ser uma opção, ou até mesmo o EL/M-2032 que serão instalados nos A-4BR. Claro, tudo depende também de se conseguir integrar todos estes sistemas no mesmo helo sem criar problemas ou interferências indesejáveis um no outro.

http://www.iacit.com.br/pt-br/elm-2022- ... vigilancia
Este radar tem capacidades, segundo a IACIT, de cumprir missões ar-ar, já que tem semelhanças com o EL/M-2032. Segundo a empresa, é fabricado aqui.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.FCarvalho escreveu:Em termos de radares próprios existem poucas opções, mas uma delas poderia ser este aqui da Leonardo, que foi lançado em 2016. Pelo pouco que li sobre, ele poderia ser adaptado para funções AEW, sendo adaptável aos UH15A. Só não sei se teria de haver modificações de monta no helo em função dos sistemas já instalados nele.
https://www.ainonline.com/aviation-news ... ance-radar
Por outro lado existe este modelo chinês operando nos Z-8, mas não sei se estaria disponível para exportação. Ele me parece na verdade uma adaptação do Horizon, feitos para operar com os Cougars franceses e já retirado de serviço. Mas pela forma como ele é empregado naquele helo, talvez fosse uma opção para operar conjuntamente com os demais sistemas ASuw do UH-15 sem precisar mexer no helo todo.
Tem também os israelenses que possuem uma industria bastante competente para apor soluções neste quadro. O radar EL/M-2052 poderia ser uma opção, ou até mesmo o EL/M-2032 que serão instalados nos A-4BR. Claro, tudo depende também de se conseguir integrar todos estes sistemas no mesmo helo sem criar problemas ou interferências indesejáveis um no outro.
http://www.iacit.com.br/pt-br/elm-2022- ... vigilancia
Este radar tem capacidades, segundo a IACIT, de cumprir missões ar-ar, já que tem semelhanças com o EL/M-2032. Segundo a empresa, é fabricado aqui.
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Tambem são opções para uma versão armada do KC-390 que poderia ser muito util para MB, em multiplas funcoes conforme a necessidade.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
Pelo pouco que pesquisei também me surpreendi. Mas é interessante porque se eventualmente viermos a adotar tal solução, não vamos ficar na mão de um ou dois fornecedores. Além, claro, de termos soluções aqui mesmo em casa.pmicchi escreveu:Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.
Tambem são opções para uma versão armada do KC-390 que poderia ser muito util para MB, em multiplas funcoes conforme a necessidade.
Mas acho que para chegar a adotar esse solução, primeiro vamos ter que decidir que tipo de Nae iremos ter. A partir daí, se vai ser helo ou avião, o tempo e as capacidades desejadas irão dizer.
De minha parte, eu acho que a melhor solução para nós está em um meio termo:

abs.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
FCarvalho escreveu:Pelo pouco que pesquisei também me surpreendi. Mas é interessante porque se eventualmente viermos a adotar tal solução, não vamos ficar na mão de um ou dois fornecedores. Além, claro, de termos soluções aqui mesmo em casa.pmicchi escreveu:Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.
Tambem são opções para uma versão armada do KC-390 que poderia ser muito util para MB, em multiplas funcoes conforme a necessidade.
Mas acho que para chegar a adotar esse solução, primeiro vamos ter que decidir que tipo de Nae iremos ter. A partir daí, se vai ser helo ou avião, o tempo e as capacidades desejadas irão dizer.
De minha parte, eu acho que a melhor solução para nós está em um meio termo:
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Também sou da opinião que a MB deveria olhar com atenção o AW 609. Uma das missões seria o AEW.
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Re: HMS Ocean (L12) para MB
FCarvalho escreveu:Pelo pouco que pesquisei também me surpreendi. Mas é interessante porque se eventualmente viermos a adotar tal solução, não vamos ficar na mão de um ou dois fornecedores. Além, claro, de termos soluções aqui mesmo em casa.pmicchi escreveu:Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.
Tambem são opções para uma versão armada do KC-390 que poderia ser muito util para MB, em multiplas funcoes conforme a necessidade.
Mas acho que para chegar a adotar esse solução, primeiro vamos ter que decidir que tipo de Nae iremos ter. A partir daí, se vai ser helo ou avião, o tempo e as capacidades desejadas irão dizer.
De minha parte, eu acho que a melhor solução para nós está em um meio termo:
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Também sou da opinião que a MB deveria olhar com atenção o AW 609. Uma das missões seria o AEW.
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