HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%

Total de votos: 203

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#541 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 09, 2018 3:37 pm

"apenas para levar misseis AM-39"

Acho que o heli nao esta sofrendo todos esses upgrades para fazer "apenas" essa funcao.

O AH-15 nao 'e um disperdicio de forma alguma considerando o alcance dos seus misseis assim como o tipo de armamento utilizado que 'e bem diferente do SH-16. Alem disso o AM-39 hoje 'e o MAN-1 (versao lancada via aeronaves) amanha.

De forma alguma 'e um disperdicio. Uma plataforma completa a outra.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#542 Mensagem por pmicchi » Seg Abr 09, 2018 3:54 pm

e estava pensando em algo bem mais simples: incluir um modo ar-ar no APS-143 usado no UH-15A
OU
buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6223 vezes
Agradeceram: 3501 vezes

#543 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 4:21 pm

Carlos Lima escreveu:"apenas para levar misseis AM-39"
Acho que o heli nao esta sofrendo todos esses upgrades para fazer "apenas" essa funcao.
O AH-15 nao 'e um disperdicio de forma alguma considerando o alcance dos seus misseis assim como o tipo de armamento utilizado que 'e bem diferente do SH-16. Alem disso o AM-39 hoje 'e o MAN-1 (versao lancada via aeronaves) amanha.
[]s
CB
Bem, além de lançar o AM-39, poderá fazer o quê? Transporte de tropas, reconhecimento naval, SAR/C-SAR, tudo que os uh-15 já farão. E com um desempenho talvez aquém das outras versões, já que nele está sendo posta uma grande parafernalha de equipamentos eletrônicos. E isso tem um peso, tanto em kg quanto em $.
Ademais, serão apenas 5 undes. Ou seja, disponibilidade, na melhor das hipóteses será de 2 a 3 helos. Não me parece algo muito expressivo.
Enfim, na minha opinião seriam melhor aproveitados se fosses da versão C-SAR ou mesmo básica, já que o CFN tem muito mais necessidade de helos de emprego geral do que a esquadra de helos anti-navio.
Para não esquecer que no futuro a médio/longo prazo haverão caças fazendo essa função na AN.
Mais uma redundância.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#544 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 4:33 pm

pmicchi escreveu:e estava pensando em algo bem mais simples: incluir um modo ar-ar no APS-143 usado no UH-15A OU buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A
Pelo que vi deste radar, ele não possui modo ar-ar, nem como alternativa. Em todo caso ele tem muitas funções para vigilância marítima. Nisso ele tem muitas qualidades. Não sei se valeria a pena mexer nele para isso.

Para a missão AEW seria mais adequado um radar específico a fim de obter um melhor desempenho. Neste caso, existem várias opções, mas nenhuma delas baratas.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#545 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 09, 2018 5:12 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:"apenas para levar misseis AM-39"
[]s
CB
Bem, além de lançar o AM-39, poderá fazer o quê? Transporte de tropas, reconhecimento naval, SAR/C-SAR, tudo que os uh-15 já farão. E com um desempenho talvez aquém das outras versões, já que nele está sendo posta uma grande parafernalha de equipamentos eletrônicos. E isso tem um peso, tanto em kg quanto em $.
Ademais, serão apenas 5 undes. Ou seja, disponibilidade, na melhor das hipóteses será de 2 a 3 helos. Não me parece algo muito expressivo.
Enfim, na minha opinião seriam melhor aproveitados se fosses da versão C-SAR ou mesmo básica, já que o CFN tem muito mais necessidade de helos de emprego geral do que a esquadra de helos anti-navio.
Para não esquecer que no futuro a médio/longo prazo haverão caças fazendo essa função na AN.
Mais uma redundância.

abs.
Cara... que absurdo.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#546 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 6:39 pm

Qual parte? A que não concorda com a sua?

abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#547 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 09, 2018 7:29 pm

Todo o texto.

Se observarmos, o Sea King antes executava essa missao com 6 unidades e sempre foi a plataforma de 'longo alcance' da MB.

O AH-15 esta a'i para continuar essa missao. O SH-16 nao tem como executar essa missao considerando o tipo de emprego e alcance do Penguin.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#548 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 8:03 pm

Mas até então nós não tínhamos uma aviação de asa fixa.

No longo prazo a MB deve voltar a operar a patrulha naval e aviação embarcada com caças. Ambos podem realizar a função anti-navio do UH-15A. Então, dado estes dois fatores, muda radicalmente o contexto operacional da MB em relação aqueles helos.

Mas esta é uma mudança que só poderá ser vista a partir dos anos 2030/2040. Até lá, mantem-se a atual disponibilidade de missões existente, pela ausência daqueles vetores na MB. Isso embora a FAB possa na teoria operar esta missão com os meios de que dispõe.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#549 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 10, 2018 1:26 am

Com isso o AH-15A 'e mais do que indispensavel.

Principalmente considerando a nossa capacidade de planejar e executar o planejado.

[]s
CB

pmicchi
Sênior
Sênior

#550 Mensagem por pmicchi » Ter Abr 10, 2018 10:53 am

FCarvalho escreveu:
pmicchi escreveu:e estava pensando em algo bem mais simples: incluir um modo ar-ar no APS-143 usado no UH-15A OU buscar um radar com essa capacidade que possa ser instalado no mesmo radome do UH-15A
Pelo que vi deste radar, ele não possui modo ar-ar, nem como alternativa. Em todo caso ele tem muitas funções para vigilância marítima. Nisso ele tem muitas qualidades. Não sei se valeria a pena mexer nele para isso.

Para a missão AEW seria mais adequado um radar específico a fim de obter um melhor desempenho. Neste caso, existem várias opções, mas nenhuma delas baratas.

abs.
eu me lembro de versões do antigo APG-66 instaladas num Britten-Norman Islander (http://www.radartutorial.eu/19.kartei/0 ... 15.en.html). Talvez uma versão do Grifo usado nos F-5 fosse possivel e não muito mais caro que o APS-143. De novo, nao precisamos de um super-AEW para vetorar caças mas somente um vetor capaz de detectar alvos em voo baixo para otimizar o uso de misseis AA.

Um UH-15A equipado assim poderia desempenhar outras funções além de AEW, como SAR e vigilancia ASuW, alem de ataque com MANs.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#551 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 10, 2018 8:21 pm

Em termos de radares próprios existem poucas opções, mas uma delas poderia ser este aqui da Leonardo, que foi lançado em 2016. Pelo pouco que li sobre, ele poderia ser adaptado para funções AEW, sendo adaptável aos UH15A. Só não sei se teria de haver modificações de monta no helo em função dos sistemas já instalados nele.

https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large/public/uploads/2016/05/5-2016-1_osprey_on_aw101.jpg?itok=bQjJEOxO&timestamp=1462291571
https://www.ainonline.com/aviation-news ... ance-radar

Por outro lado existe este modelo chinês operando nos Z-8, mas não sei se estaria disponível para exportação. Ele me parece na verdade uma adaptação do Horizon, feitos para operar com os Cougars franceses e já retirado de serviço. Mas pela forma como ele é empregado naquele helo, talvez fosse uma opção para operar conjuntamente com os demais sistemas ASuw do UH-15 sem precisar mexer no helo todo.

http://4.bp.blogspot.com/-ANWvLt1LJjs/Vj8feC_alrI/AAAAAAAATJ0/yYTlE-Ww0Qg/w1200-h630-p-k-no-nu/Z-8%252CAEW%2526C%2BAWACs%2BAvicopter%2BAC313%2BA%25C3%25A9rospatiale%2BSuper%2BFrelon%2Bradar%2BPeople%2527s%2BLiberation%2BArmy%2BNavy%2B%2528PLAN%2Bor%2BPLA%2BNavy%2529%2BAn%2Bairborne%2Bearly%2Bwarning%2Band%2Bcontrol%2B%2528AEW%2526C%2529%2BAWAC%2BAirborne%2BSurveillance%2Band%2BControl%2B%2528ASaC%2529%2Bka-31%2B%25281%2529.jpghttps://www.army-technology.com/wp-content/uploads/sites/3/2017/09/horizon3.jpg

Tem também os israelenses que possuem uma industria bastante competente para apor soluções neste quadro. O radar EL/M-2052 poderia ser uma opção, ou até mesmo o EL/M-2032 que serão instalados nos A-4BR. Claro, tudo depende também de se conseguir integrar todos estes sistemas no mesmo helo sem criar problemas ou interferências indesejáveis um no outro.

http://www.iacit.com.br/sites/default/files/styles/flexslider_full/public/pr_elm2022_0.jpg?itok=m5Cx-rwi
http://www.iacit.com.br/pt-br/elm-2022- ... vigilancia

Este radar tem capacidades, segundo a IACIT, de cumprir missões ar-ar, já que tem semelhanças com o EL/M-2032. Segundo a empresa, é fabricado aqui.

abs.

Carpe Diem
pmicchi
Sênior
Sênior

#552 Mensagem por pmicchi » Dom Abr 15, 2018 8:05 pm

FCarvalho escreveu:Em termos de radares próprios existem poucas opções, mas uma delas poderia ser este aqui da Leonardo, que foi lançado em 2016. Pelo pouco que li sobre, ele poderia ser adaptado para funções AEW, sendo adaptável aos UH15A. Só não sei se teria de haver modificações de monta no helo em função dos sistemas já instalados nele.

https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large/public/uploads/2016/05/5-2016-1_osprey_on_aw101.jpg?itok=bQjJEOxO&timestamp=1462291571
https://www.ainonline.com/aviation-news ... ance-radar

Por outro lado existe este modelo chinês operando nos Z-8, mas não sei se estaria disponível para exportação. Ele me parece na verdade uma adaptação do Horizon, feitos para operar com os Cougars franceses e já retirado de serviço. Mas pela forma como ele é empregado naquele helo, talvez fosse uma opção para operar conjuntamente com os demais sistemas ASuw do UH-15 sem precisar mexer no helo todo.

http://4.bp.blogspot.com/-ANWvLt1LJjs/Vj8feC_alrI/AAAAAAAATJ0/yYTlE-Ww0Qg/w1200-h630-p-k-no-nu/Z-8%252CAEW%2526C%2BAWACs%2BAvicopter%2BAC313%2BA%25C3%25A9rospatiale%2BSuper%2BFrelon%2Bradar%2BPeople%2527s%2BLiberation%2BArmy%2BNavy%2B%2528PLAN%2Bor%2BPLA%2BNavy%2529%2BAn%2Bairborne%2Bearly%2Bwarning%2Band%2Bcontrol%2B%2528AEW%2526C%2529%2BAWAC%2BAirborne%2BSurveillance%2Band%2BControl%2B%2528ASaC%2529%2Bka-31%2B%25281%2529.jpghttps://www.army-technology.com/wp-content/uploads/sites/3/2017/09/horizon3.jpg

Tem também os israelenses que possuem uma industria bastante competente para apor soluções neste quadro. O radar EL/M-2052 poderia ser uma opção, ou até mesmo o EL/M-2032 que serão instalados nos A-4BR. Claro, tudo depende também de se conseguir integrar todos estes sistemas no mesmo helo sem criar problemas ou interferências indesejáveis um no outro.

http://www.iacit.com.br/sites/default/files/styles/flexslider_full/public/pr_elm2022_0.jpg?itok=m5Cx-rwi
http://www.iacit.com.br/pt-br/elm-2022- ... vigilancia

Este radar tem capacidades, segundo a IACIT, de cumprir missões ar-ar, já que tem semelhanças com o EL/M-2032. Segundo a empresa, é fabricado aqui.

abs.
Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.

Tambem são opções para uma versão armada do KC-390 que poderia ser muito util para MB, em multiplas funcoes conforme a necessidade.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#553 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 15, 2018 8:47 pm

pmicchi escreveu:Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.
Tambem são opções para uma versão armada do KC-390 que poderia ser muito util para MB, em multiplas funcoes conforme a necessidade.
Pelo pouco que pesquisei também me surpreendi. Mas é interessante porque se eventualmente viermos a adotar tal solução, não vamos ficar na mão de um ou dois fornecedores. Além, claro, de termos soluções aqui mesmo em casa.

Mas acho que para chegar a adotar esse solução, primeiro vamos ter que decidir que tipo de Nae iremos ter. A partir daí, se vai ser helo ou avião, o tempo e as capacidades desejadas irão dizer.

De minha parte, eu acho que a melhor solução para nós está em um meio termo:

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2017/02/img_0664-750x500.jpg

abs.

Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#554 Mensagem por Lord Nauta » Seg Abr 16, 2018 3:44 pm

FCarvalho escreveu:
pmicchi escreveu:Não sabia que existiam tantos desenvolvimentos nessa direção que tinha pensado (pequenos radares de vigilancia para helos). Arriscaria num desenvolvimento a partir do EL/M-2032 ou na incorporação modos ar-ar simples no APS-143.
Pelo pouco que pesquisei também me surpreendi. Mas é interessante porque se eventualmente viermos a adotar tal solução, não vamos ficar na mão de um ou dois fornecedores. Além, claro, de termos soluções aqui mesmo em casa.

Mas acho que para chegar a adotar esse solução, primeiro vamos ter que decidir que tipo de Nae iremos ter. A partir daí, se vai ser helo ou avião, o tempo e as capacidades desejadas irão dizer.

abs.

Também sou da opinião que a MB deveria olhar com atenção o AW 609. Uma das missões seria o AEW.

Sds

Lord Nauta

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#555 Mensagem por Lord Nauta » Seg Abr 16, 2018 3:46 pm

FCarvalho escreveu:

abs.

Também sou da opinião que a MB deveria olhar com atenção o AW 609. Uma das missões seria o AEW.

Sds

Lord Nauta

Responder