TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52831 Mensagem por soultrain » Dom Jan 16, 2011 11:13 pm

Mapinguari escreveu:
gomugomu escreveu:Pelos posts que eu leio aqui, se o NG ganhar vai ter muita gente enfiando a cabeça na terra por uns 6 meses.

A autoridade é tanta, a arrogância nos comentários é tanta, o sentimento de superioridade é tanto, que o acordo já deveria estar sacramentado para que pudessem assumir uma postura intransigente como esta.
Eu não digo nem SE o Gripen NG ganhar. Como eu já disse antes, a arrogância francesa é tanta, o medo do caça que "non ecziste" é tanto, que esquecem de olhar pro lado do outro concorrente, que pode vir a passar a perna neles. Basta que os americanos aceitem dar ao Brasil o que a FAB quer no programa F-X.
O senador John McCain veio ao Brasil, junto com outro senador americano, e voltou aos EUA com um exemplar da END debaixo do braço... E ele conversou com o NJ, que disse a ele exatamente o que o Brasil e a FAB querem do F-X2... Se eu fosse da Dassault, estaria roendo as unhas até o toco, chorando nervoso e rangendo os dentes...

?????

Pelo que se vê aqui no forum é exactamente o contrário. Ainda não vi ninguém da Dassault desclassificar ninguem, recorrer a mentiras e joguinhos de crianças de 10 anos, aliás não vi ninguém deles. Já dos outros é um desespero absoluto, junto a incompetência bruta.

Aliás se isso é demonstrativo das pessoas que a FAB terá que lidar se por um acaso fortuito decidir NG...boa sorte.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52832 Mensagem por soultrain » Dom Jan 16, 2011 11:14 pm

Mapinguari escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Em uma configuração de superioridade aérea com 4BVR + 2IR. Coloquemos 1000 kg para esse armamento.
O rafale leva 4.500 kg de combustivel interno (200 kg a menos que a capacidade máxima), o SH leva 5.000 kg de combustivel interno (1.700 kg a menos que a capacidade máxima) e o NG leva 2.000 kg de combustivel interno (1200 kg menos que a capacidade máxima).
Quêisso Luís Henrique?
O Gripen A levava 2.500 kg (ou 2.700 kg, não lembro) de combustível internamente. No Gripen C, com o redesenho das células/tanques internos de combustível, esse total passou a ser de 3200 kg. No Gripen NG, com o reposicionamento do trem de pouso e outras modificações, o total de combustível interno alcançado no Gripen NG Demo passou a 4.070 kg, pois ele tem um novo tanque interno de 1.200 litros no espaço obtido. No NG definitivo, esse valor pode ser um pouco maior. Mas considere que o Rafale tem DOIS motores queimando 4.500 kg de combustível enquanto o Gripen NG só terá UM. Então, se o SFC do SNECMA M88 do Rafale for similar ao SFC do GE F414G, o Rafale queima o dobro do que queima o Gripen NG no mesmo período de tempo, supondo as mesmas condições de voo (velocidade de cruzeiro, sem uso de PC, etc).
Desde quando uma aeronave com o dobro dos motores gasta o dobro??? Contas de merceeiro?





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52833 Mensagem por soultrain » Dom Jan 16, 2011 11:17 pm

Bender escreveu:
Marino escreveu:Sim, temos que esperar para ver como vai ser implementada uma coisa assim.
Eu não sei.
Mas não é minha área. Fiquemos na varanda observando.
Um abraço.
Vou tentar expor somente algumas idéias desconexas e mais ou menos relativas ao que li nas últimas páginas,partindo das perguntas do Orestes,e das argumentações seguintes do Hélio,Suntsé,Carlos,Marino e outros,que acabaram por desembocar no principal tópico das questões da defesa nacional para as próximas décadas,que é a vinculação constitucional intocável por contingenciamentos de verbas como garantia de sustentabilidade das FAs. Nada! nenhuma compra de caças ou outro hardware pontual qualquer , se compara a esta questão fundamental em importância,estas são somente ações correlatas de encaminhamento e de preparação para o que se aspira que deverá se seguir futuramente,vivemos um momento de transição.

Em primeiro lugar eu tento olhar a END desde o seu lançamento não como sonho em uma noite de verão,mas como fundamental ponto de partida e chamamento para o desenvolvimento de um arcabouço sério e perene da estrutura da defesa nacional.

Esta estrutura demandará décadas para ser concretizada,vários governos com bons e maus momentos econômicos e políticos, se sucederão para que ela ganhe seu corpo definitivo,isto não se dará do dia para noite,e a aspiração para uma garantia de verbas para defesa e sua implementação efetiva também não. Não podemos enxergar o desenvolvimento do país por frações e seguimentos que mais nos comovem pela nossa posição na pirâmide social e nossas convicções pessoais,e sim pela necessidade do todo,onde dentro deste “todo” de carências de desenvolvimento, “seguimentos” que afetam diretamente as necessidades básicas da sociedade (Trabalho,Saúde e Educação) se sobrepõe a outros muito importantes também,mas que para ela sociedade carente que vota,não possuem importância primeira (C&T,Defesa Nacional,Programa Espacial,etc).

O Brasil diante da situação econômica mundial não é um país pobre,e dos Brics é o que tem menor preocupação relativa com a necessidade de uma estrutura de defesa maior,ele tem isso sim pelo seu tamanho e grandeza de população,uma grande massa de pessoas pobres e carentes,é para elas que as políticas de governo,investimentos e vinculações orçamentárias devem se voltar em primeiro lugar,dada esta tranqüilidade da situação geoestratégica, o restante vem depois,falta de rancho em quartéis não são mais importantes ou mais humilhantes que uma massa gigantesca de cidadãos sofrendo conseqüências do subemprego,”subescolas”, da falta de saneamento e doenças endêmicas inerentes a sua situação de pobreza e da outra pandemia nacional que é a corrupção e malversação de verbas públicas e distorções orçamentárias acomodativas em relação a arrecadação fiscal dos exercícios correntes .

A busca através de meios políticos do esclarecimento e negociações para que se vincule a constituição verbas para defesa é decisão que até que chegue a um debate e votação definitiva pelo CN será penosa e de difícil compreenção e aceitação,mas é preciso que seja colocada na pauta sua necessidade e seja dado o importantíssimo primeiro passo.

Objetiva justamente livrar a questão da defesa nacional e das FAs,deste debate oportunista e corriqueiro da falta de pão para os pobres obstaculizar de forma demagógica a necessidade de munição nas armas dos militares,ou contingenciamentos movidos por situações fiscais precárias e passageiras,onde a importância de se manter a integridade e proteção da casa onde se abrigam os bem nascidos e os carentes desta nação chamada Brasil, tenha reconhecida sua importância e seja elevada ao patamar das outras e mais importantes necessidades básicas e carências nacionais que indicam diretamente a dignidade de um cidadão e do povo em geral, mesmo tendo no imaginário dos cidadãos um caráter abstrato que as outras carências que o marcam a pele diariamente não possuem.

Para o atual patamar de importância no qual o Brasil se encontra e caminha no âmbito externo,não é mais possível que as questões e carências básicas internas predominem absolutas,pois não será suficiente ter melhorias de postos de trabalho, saúde e educação se tivermos nossa casa saqueada ou tomada,e formos obrigados por alienígenas a morar de favor ou embaixo da ponte,políticos e cidadãos precisarão debater esta questão por mais abstrata que lhes pareça,e se conscientizar disso,e isto demanda tempo mas é na minha opinião inevitável, pois será preciso e fundamental que os futuros e importantes posicionamentos soberanos do país perante outros e o mundo, tenham o imprescindível respaldo da força militar com poder crível.

Formular planos para as FAs, encaminhá-los ao debate criando uma vontade política consciente é o único meio para que isso se concretize em uma nação democrática como o Brasil,não existem formulas mágicas,nem prazo definido nem soluções autoritárias comuns e megalômanas nos seguimentos de defesa como de países com regimes fechados a participação da sociedade.

A partir do dia que a decisão definitiva pela garantia de verbas que suportem a integridade absoluta da nação por FAs fortes e consistentes for compreendida e tomada,poderemos então vislumbrar um horizonte mais definido do que podemos ter e ser nesta questão,que tantos desejam e esperam,sejam quais forem os custos financeiros exigidos para que estas necessidades sejam cumpridas aparecerão e serão empenhados,mas o fato desta decisão ainda não existir não nos obriga ou faz que tenhamos que vegetar impotentes e impassíveis a sua espera resmungando inconformados ou culpando este estado pelo nosso imobilismo.

Assim como os casais jovens não abastados que planejam seu casamento futuro,o fato de vislumbrar a concretização do mesmo para dali 3 ou 4 anos não os impede de ir comprando seus eletro-domésticos mesmo que não tenham noção exata do tamanho da casa na qual deverão morar ou a certeza absoluta de que seu amor durará até lá,é de intenções,logo após planos e na seqüência de seguidas e pequenas ações com determinação que se faz a vida,foi assim com meu pai,comigo e com muitos,e a estes não basta somente querer é preciso criar condições: “para”, e deverá ser assim também com vários tópicos importantes do país inclusive com relação as FAs,se assim não fosse, pobre não casava neste país,e o serviço militar obrigatório já teria sido extinto por falta de rancho regular e insatisfatório.

Bem nascidos e abastados não precisam esperar nem comprar a prestação só precisam querer,o Brasil futuro dos meus netos talvez alcance esta condição a partir das sementes que começam a ser plantadas,hoje ainda é preciso planos e determinação para realizá-los e resignação diante dos reveses inevitáveis de todo caminho,mas que não excluem as críticas construtivas que não contemplem a passividade.

SDS.
Bolas, estes posts magníficos passam sempre batidos...por futilidades!





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52834 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 11:28 pm

soultrain escreveu:
Mapinguari escreveu: Quêisso Luís Henrique?
O Gripen A levava 2.500 kg (ou 2.700 kg, não lembro) de combustível internamente. No Gripen C, com o redesenho das células/tanques internos de combustível, esse total passou a ser de 3200 kg. No Gripen NG, com o reposicionamento do trem de pouso e outras modificações, o total de combustível interno alcançado no Gripen NG Demo passou a 4.070 kg, pois ele tem um novo tanque interno de 1.200 litros no espaço obtido. No NG definitivo, esse valor pode ser um pouco maior. Mas considere que o Rafale tem DOIS motores queimando 4.500 kg de combustível enquanto o Gripen NG só terá UM. Então, se o SFC do SNECMA M88 do Rafale for similar ao SFC do GE F414G, o Rafale queima o dobro do que queima o Gripen NG no mesmo período de tempo, supondo as mesmas condições de voo (velocidade de cruzeiro, sem uso de PC, etc).
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52835 Mensagem por soultrain » Dom Jan 16, 2011 11:36 pm

Enfim... :roll: :roll: :roll:





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52836 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 11:36 pm

Revista Força Aérea

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Editorial

Com o anúncio de que a decisão sobre a compra dos novos caças para a Força Aérea Brasileira ficará para o próximo governo, da Presidente Dilma Roussef, o Presidente Lula encerrou mais uma etapa da longa concorrência que visa estruturar o futuro da Defesa Aérea do país deixando claro que a escolha é por demais importante para que seja tomada em final de governo e sem um detalhado embasamento técnico de quem o irá fazer.

Não se trata apenas de uma preferência por este ou aquele vetor como muitas vezes alguns órgãos da grande imprensa fazem crer de forma leviana. O que se está decidindo, é se o Brasil terá condições de superar qualquer desafio no seu espaço aéreo nos próximos 40 anos ou não. O avião de caça é nada mais nada menos do que a ferramenta decisiva para essa função, e por mais que o que se está escolhendo seja uma entre diversas do tipo, existem especificidades de cada máquina que melhor se adaptam às situações únicas daqueles que as conceberam e construíram. O que serve para um, pode não funcionar para outro. Para um país em desenvolvimento como o Brasil, com tanta coisa por se fazer e um orçamento disputado, um avião de caça é a bala de prata de seu sistema de defesa. Deve estar disponível em grandes números, custar pouco para operar no dia a dia e ser de simples manutenção.

O processo de substituição dos atuais vetores de combate por um único equipamento a partir de meados desta década requer o preparo, não apenas da Força para recebê-lo de forma estruturada, mas a capacitação da indústria aeroespacial nacional para maximizar os ganhos que a escolha trará para si, tanto em nível de conhecimento (leia-se crescimento) quanto comercialmente (leia-se crescimento também).

A polêmica que cercou essa contenda nos últimos anos empurrou todos os prazos para o limite. Não dá mais para esperar. É por isso que estão descartadas opções paliativas como a recente aquisição de um lote de aeronaves Mirage 2000 para equipar Anápolis, caças que serão desativados em breve, uma vez que foram comprados visando prover alguma capacidade de defesa para o esquadrão que protege a capital federal enquanto não era tomada a decisão do F-X2. Os aviões vieram, voaram, e já estão prontos para ir embora, uma vez que a carência e o custo de peças de suprimento no mercado já fazem da continuidade de sua operação um exercício complicado.

A FAB planeja a vida útil de suas aeronaves de forma minuciosa, sabe como estará sua capacidade de defesa projetada no tempo. E com diversos analistas apontando o início de tempos menos auspiciosos na economia, é fundamental que esta decisão seja bem elaborada, sem pesar no orçamento e sem consequências políticas.

Daí a urgência em decidir e a importância em escolher.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52837 Mensagem por orestespf » Dom Jan 16, 2011 11:40 pm

Pai do Céu, o capeta não vai para o inferno por que este ficaria sem representatividade? Se sim, não se preocupe! :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52838 Mensagem por orestespf » Dom Jan 16, 2011 11:42 pm

Oh! Nada a ver a ordem dos post... :oops: :oops:

Mas na desordem, sim. :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52839 Mensagem por midnight » Dom Jan 16, 2011 11:57 pm

Penguin escreveu:Revista Força Aérea

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Editorial

Com o anúncio de que a decisão sobre a compra dos novos caças para a Força Aérea Brasileira ficará para o próximo governo, da Presidente Dilma Roussef, o Presidente Lula encerrou mais uma etapa da longa concorrência que visa estruturar o futuro da Defesa Aérea do país deixando claro que a escolha é por demais importante para que seja tomada em final de governo e sem um detalhado embasamento técnico de quem o irá fazer.

Não se trata apenas de uma preferência por este ou aquele vetor como muitas vezes alguns órgãos da grande imprensa fazem crer de forma leviana. O que se está decidindo, é se o Brasil terá condições de superar qualquer desafio no seu espaço aéreo nos próximos 40 anos ou não. O avião de caça é nada mais nada menos do que a ferramenta decisiva para essa função, e por mais que o que se está escolhendo seja uma entre diversas do tipo, existem especificidades de cada máquina que melhor se adaptam às situações únicas daqueles que as conceberam e construíram. O que serve para um, pode não funcionar para outro. Para um país em desenvolvimento como o Brasil, com tanta coisa por se fazer e um orçamento disputado, um avião de caça é a bala de prata de seu sistema de defesa. Deve estar disponível em grandes números, custar pouco para operar no dia a dia e ser de simples manutenção.

O processo de substituição dos atuais vetores de combate por um único equipamento a partir de meados desta década requer o preparo, não apenas da Força para recebê-lo de forma estruturada, mas a capacitação da indústria aeroespacial nacional para maximizar os ganhos que a escolha trará para si, tanto em nível de conhecimento (leia-se crescimento) quanto comercialmente (leia-se crescimento também).

A polêmica que cercou essa contenda nos últimos anos empurrou todos os prazos para o limite. Não dá mais para esperar. É por isso que estão descartadas opções paliativas como a recente aquisição de um lote de aeronaves Mirage 2000 para equipar Anápolis, caças que serão desativados em breve, uma vez que foram comprados visando prover alguma capacidade de defesa para o esquadrão que protege a capital federal enquanto não era tomada a decisão do F-X2. Os aviões vieram, voaram, e já estão prontos para ir embora, uma vez que a carência e o custo de peças de suprimento no mercado já fazem da continuidade de sua operação um exercício complicado.

A FAB planeja a vida útil de suas aeronaves de forma minuciosa, sabe como estará sua capacidade de defesa projetada no tempo. E com diversos analistas apontando o início de tempos menos auspiciosos na economia, é fundamental que esta decisão seja bem elaborada, sem pesar no orçamento e sem consequências políticas.

Daí a urgência em decidir e a importância em escolher.
Só Faltou escrever autoria de Bengt Janer.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52840 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 17, 2011 12:23 am

Penguin escreveu:Parace que há uma certa tensão entre a ADA e a IAF...

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MONDAY, JANUARY 10, 2011

IAF Grudgingly Accepts Tejas IOC, Wants 83 Mk-IIs
Bom, no título da matéria já dá uma pista disso...

Grudgingly = relutantemente, a contragosto...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52841 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 17, 2011 12:26 am

soultrain escreveu:
Mapinguari escreveu: Quêisso Luís Henrique?
O Gripen A levava 2.500 kg (ou 2.700 kg, não lembro) de combustível internamente. No Gripen C, com o redesenho das células/tanques internos de combustível, esse total passou a ser de 3200 kg. No Gripen NG, com o reposicionamento do trem de pouso e outras modificações, o total de combustível interno alcançado no Gripen NG Demo passou a 4.070 kg, pois ele tem um novo tanque interno de 1.200 litros no espaço obtido. No NG definitivo, esse valor pode ser um pouco maior. Mas considere que o Rafale tem DOIS motores queimando 4.500 kg de combustível enquanto o Gripen NG só terá UM. Então, se o SFC do SNECMA M88 do Rafale for similar ao SFC do GE F414G, o Rafale queima o dobro do que queima o Gripen NG no mesmo período de tempo, supondo as mesmas condições de voo (velocidade de cruzeiro, sem uso de PC, etc).
Desde quando uma aeronave com o dobro dos motores gasta o dobro??? Contas de merceeiro?
Pode não gastar exatamente o dobro, mas quase isso, se os motores forem os mesmos e tiverem o SFC similar e estiverem voando em regimes parecidos, como eu afirmei. Obviamente, vai gastar mais.




Editado pela última vez por Mapinguari em Seg Jan 17, 2011 12:31 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52842 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 17, 2011 12:28 am

soultrain escreveu:
Mapinguari escreveu: Eu não digo nem SE o Gripen NG ganhar. Como eu já disse antes, a arrogância francesa é tanta, o medo do caça que "non ecziste" é tanto, que esquecem de olhar pro lado do outro concorrente, que pode vir a passar a perna neles. Basta que os americanos aceitem dar ao Brasil o que a FAB quer no programa F-X.
O senador John McCain veio ao Brasil, junto com outro senador americano, e voltou aos EUA com um exemplar da END debaixo do braço... E ele conversou com o NJ, que disse a ele exatamente o que o Brasil e a FAB querem do F-X2... Se eu fosse da Dassault, estaria roendo as unhas até o toco, chorando nervoso e rangendo os dentes...

?????

Pelo que se vê aqui no forum é exactamente o contrário. Ainda não vi ninguém da Dassault desclassificar ninguem, recorrer a mentiras e joguinhos de crianças de 10 anos, aliás não vi ninguém deles. Já dos outros é um desespero absoluto, junto a incompetência bruta.

Aliás se isso é demonstrativo das pessoas que a FAB terá que lidar se por um acaso fortuito decidir NG...boa sorte.
Você diz isso por nunca ter participado das Press Conference da Dassault sobre o F-X2, onde passam a metade do tempo alardeando as vantagens do Rafale (até aí tudo bem), e a outra metade denegrindo o Gripen NG...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52843 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 17, 2011 12:28 am

Bender... [100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52844 Mensagem por kirk » Seg Jan 17, 2011 12:39 am

midnight escreveu:
Penguin escreveu:Revista Força Aérea

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Editorial

Com o anúncio de que a decisão sobre a compra dos novos caças para a Força Aérea Brasileira ficará para o próximo governo, da Presidente Dilma Roussef, o Presidente Lula encerrou mais uma etapa da longa concorrência que visa estruturar o futuro da Defesa Aérea do país deixando claro que a escolha é por demais importante para que seja tomada em final de governo e sem um detalhado embasamento técnico de quem o irá fazer.

Não se trata apenas de uma preferência por este ou aquele vetor como muitas vezes alguns órgãos da grande imprensa fazem crer de forma leviana. O que se está decidindo, é se o Brasil terá condições de superar qualquer desafio no seu espaço aéreo nos próximos 40 anos ou não. O avião de caça é nada mais nada menos do que a ferramenta decisiva para essa função, e por mais que o que se está escolhendo seja uma entre diversas do tipo, existem especificidades de cada máquina que melhor se adaptam às situações únicas daqueles que as conceberam e construíram. O que serve para um, pode não funcionar para outro. Para um país em desenvolvimento como o Brasil, com tanta coisa por se fazer e um orçamento disputado, um avião de caça é a bala de prata de seu sistema de defesa. Deve estar disponível em grandes números, custar pouco para operar no dia a dia e ser de simples manutenção.

O processo de substituição dos atuais vetores de combate por um único equipamento a partir de meados desta década requer o preparo, não apenas da Força para recebê-lo de forma estruturada, mas a capacitação da indústria aeroespacial nacional para maximizar os ganhos que a escolha trará para si, tanto em nível de conhecimento (leia-se crescimento) quanto comercialmente (leia-se crescimento também).

A polêmica que cercou essa contenda nos últimos anos empurrou todos os prazos para o limite. Não dá mais para esperar. É por isso que estão descartadas opções paliativas como a recente aquisição de um lote de aeronaves Mirage 2000 para equipar Anápolis, caças que serão desativados em breve, uma vez que foram comprados visando prover alguma capacidade de defesa para o esquadrão que protege a capital federal enquanto não era tomada a decisão do F-X2. Os aviões vieram, voaram, e já estão prontos para ir embora, uma vez que a carência e o custo de peças de suprimento no mercado já fazem da continuidade de sua operação um exercício complicado.

A FAB planeja a vida útil de suas aeronaves de forma minuciosa, sabe como estará sua capacidade de defesa projetada no tempo. E com diversos analistas apontando o início de tempos menos auspiciosos na economia, é fundamental que esta decisão seja bem elaborada, sem pesar no orçamento e sem consequências políticas.

Daí a urgência em decidir e a importância em escolher.
Só Faltou escrever autoria de Bengt Janer.
A autoria na realidade é de gente que CONHECE ... que OPERA ... que PILOTA, não teclados, mas aeronaves de verdade, que já "experimentaram" a reposição de peças by gália ... dos custos impraticáveis de seus vetores ... das dificuldades e oportunismos que praticam depois de assinados os contratos ... até uma opração simples com parafusar um componente se torna ridiculamente cara pois nossos parceiros "criam" ferramentas comploetamente diferentes dos padrões e cobram o que bem entendem por elas ...

Não poderia ser diferente ... não há concorrência naquele país ... seja qual for o avião francês que veio ou virá a existir terão aviônicos Thales ... motores safran ... e células Dassault ... não sai desse triangulo ... então os preços quem dita são eles ... o resto que se exploda ...

Fica dificil entender porque os "pilotos de teclado" de plantão querem porque querem que o Brasil entre nessa fria ... alguns eu até sei ... outros escolhem isso ae só pra fazer um "banana" para os gringos ...

Espero que um dia o amor pelo Brasil supere o ódio pelos gringos ...

Cordiais Saudações
kirk




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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52845 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jan 17, 2011 7:06 am

E que o amor pelo Brasil também supere o ódio pelos franceses, muito mais visto aqui do que o ódio pelo "american way
of life".
Aliás, quando se tem amor supera-se todo o ódio seja por quem for.




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