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Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jul 06, 2024 4:32 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 06, 2024 3:17 pm
knigh7 escreveu: Sáb Jul 06, 2024 2:02 am Fui eu que coloquei a notificação do DSCA. Aviônica, me refiro aos sistemas do painel. Como na notificação do DSCA nem informa os fabricantes, vc não tem base para afirmar que a manutenção do AW aqui seria melhor.
Vale ressaltar que manutenção dos Black Hawks é feitaa no Brasil:
Tem noticia de BH embarcando para os EUA para fazer manutenção :?: (Vai ser difícil encontrar...)
E como informei em post anterior, a revisão e troca das partes quentes das turbinas T700-GE701 C e a D dos BH são feitas no PAMA SP.
Para ser bem honesto, depois de tanto tempo vendo esses altos e baixos da Defesa, mais estes do que aqueles, para mim agora tanto fez como tanto faz. Os planos até 2038 de reequipamento da frota da Avex são tão ou mais medíocres quanto a nova estratégia naval da marinha em termos materiais.
Então, para quê perder tempo discutindo coisas que sinceramente não vão mudar absolutamente uma única vírgula na realidade concreta?
Se os militares querem se encher até o c... de BH, problemas deles. Que sejam felizes.
Desde que depois não reclamem que o barato saiu caro para eles em algum momento.
Quem está reclamando continuamente desde maio com a aquisição do BH, por várias páginas, é só e justamente vc.

Às vezes aparece algum membro com alguma objeção. Mas não é o teu caso, que enche o saco contuamente, vendo problema com pouca ou nenhuma base.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Jul 06, 2024 7:58 pm
por FCarvalho
É um fórum de debate. Se for pra aceitar calado tudo que aparece aqui, melhor fechar o DB de vez, já que debate mesmo não existe mais aqui há muito tempo.
E não, não estou reclamando, estou apontando outros pontos de vista sobre um determinado assunto.
Se contrapor argumentos a um fato qualquer virou reclamação, paciência.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Jul 09, 2024 5:03 pm
por Viktor Reznov
knigh7 escreveu: Sáb Jul 06, 2024 4:32 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Jul 06, 2024 3:17 pm

Para ser bem honesto, depois de tanto tempo vendo esses altos e baixos da Defesa, mais estes do que aqueles, para mim agora tanto fez como tanto faz. Os planos até 2038 de reequipamento da frota da Avex são tão ou mais medíocres quanto a nova estratégia naval da marinha em termos materiais.
Então, para quê perder tempo discutindo coisas que sinceramente não vão mudar absolutamente uma única vírgula na realidade concreta?
Se os militares querem se encher até o c... de BH, problemas deles. Que sejam felizes.
Desde que depois não reclamem que o barato saiu caro para eles em algum momento.
Quem está reclamando continuamente desde maio com a aquisição do BH, por várias páginas, é só e justamente vc.

Às vezes aparece algum membro com alguma objeção. Mas não é o teu caso, que enche o saco contuamente, vendo problema com pouca ou nenhuma base.
Pode me incluir nesse balaio aí também pq essa compra de Blackhawks não faz sentido nenhum quando a mesma função pode ser desempenhada por Super Pumas que seriam inteiramente montados aqui pela Helibrás, numa aquisição que ficaria mais barata, com isso podendo comprarmos mais unidades e teríamos suporte e manutenção completos aqui no Brasil.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Jul 21, 2024 3:49 pm
por FCarvalho
Não estranhem que esse seja o provável sucessor dos Pantera K2 na Avex daqui uns anos, caso os franceses não consigam entubar a montagem do H145M em Minas Gerais, o que a meu ver, seria muito bom, pois os Fennec duram somente mais uns 10 a 15 anos, se muito.

Este helo também seria uma boa opção para a substituição dos Esquilo nos HU da aviação naval, mas por enquanto, eles vão ter que se virar com os H125M para treinamento a serem recebidos, e divididos, entre o HI-1 e os demais esquadrões.

IMAGENS: Helicóptero militar Airbus H160M ganha forma

https://www.cavok.com.br/imagens-helico ... anha-forma

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Jul 21, 2024 3:54 pm
por FCarvalho
Atualização para helicópteros Columbia Model 107-II

https://www.cavok.com.br/atualizacao-pa ... del-107-ii

Algo que deveria interessar as três forças por aqui.
Afinal, é melhor um usado baratinho na mão e voando, do que um monte de helo novo mas sem um tostão no bolso para usar.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Jul 21, 2024 7:49 pm
por Glauber Prestes
FCarvalho escreveu: Dom Jul 21, 2024 3:54 pm Atualização para helicópteros Columbia Model 107-II

https://www.cavok.com.br/atualizacao-pa ... del-107-ii

Algo que deveria interessar as três forças por aqui.
Afinal, é melhor um usado baratinho na mão e voando, do que um monte de helo novo mas sem um tostão no bolso para usar.
Um Cougar mais velho, e sem capacidade plena de manutenção no país.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Jul 22, 2024 2:30 am
por FCarvalho
Bom, para quem está gastando quase 1 bilhão de dólares em uma patética dúzia de helos que fazem basicamente a mesma, diria que comprar Cougar novos de fábrica ao menos nos traria alguma vantagem logística. Além da diferença de quantidades passíveis de serem compradas.

Por outro lado, esse hiato de um helo pesado algum dia terá de ser resolvido na Avex, e demais forças. Conquanto, este problema deve ficar para a década de 2040 em diante. Até lá a Avex ainda terá de se provar ter a importância toda que se diz dela no EB com o mínimo de recursos, e sem reclamar.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Jul 23, 2024 6:06 pm
por knigh7

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jul 26, 2024 1:51 pm
por RobsonBCruz
DESPACHO DECISÓRIO – C Ex Nº 1.039, DE 16 DE JULHO DE 2024

PROCESSO EB 64447.024140/2024-92
ASSUNTO: autorização para a assinatura da Carta de Oferta e Aceitação referente ao Case FMS BR-B-UAJ, objetivando a aquisição de doze aeronaves UH-60M Black Hawk, armamentos, acessórios, bem como todos os itens e serviços relacionados com a aquisição, os quais fazem parte do pacote denominado Total Package Approach, pelo Exército Brasileiro, por meio do programa Foreign Military Sales

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jul 26, 2024 5:42 pm
por FCarvalho
O DstAvex em Belém, ou vira 5o Bavex, o que parece ser cada vez mais provável, e mantém a mesma dotação atual até a chegada dos novos BH, ou será elevado a batalhão com a transferência de um dos dois Bavex estacionados em Taubaté, o que acho pouco provável, já que a demanda pelos serviços do exército nas regiões sul, sudeste e centro oeste está cada vez maior em relação ao seu emprego nas missões subsidiárias.

E o EB nem sonha em negar-se a fazer o que o governo quer, mesmo sem um tostão no bolso para pagar as muitas despesas destas "missões".

A ver como será a nova distribuição de fato dos modelos novos, já que as demandas da Avex, e demais OM de asas rotativas das ffaa's estão com a agenda completamente cheia pelos próximos anos com "missões" que em nada lhe diz respeito, mas, estão lá no planejamento da Avex, sem direito a "não senhor".

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jul 26, 2024 7:28 pm
por FCarvalho
Helicóptero Leonardo AW249 ‘Fenice’ faz estreia pública internacional

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/06/AW249-24001-top.jpg.webp

O helicóptero de exploração e escolta de próxima geração Leonardo AW249 teve sua estreia pública internacional na Eurosatory (Paris, 17 a 21 de junho) durante uma cerimônia oficial com a presença de representantes da indústria, da Defesa Italiana e delegações internacionais.

https://www.cavok.com.br/helicoptero-le ... ernacional

A manter o cronograma atual, um RFI\RFQ para o futuro helo de ataque da Avex só deve ser lançado entre 2028 e 2029, para que o helo seja entregue a partir de 2031.
Negociações levam tempo até a assinatura do contrato de cerca de 1 ano.
O AW-249 entre em operação em 2027 no exército italiano. Ele terá, neste aspecto, pouco tempo ainda de uso para se conhecer todas as possibilidades da plataforma, considerando IOC e FOC.

A Leonardo possui instalações industriais no Brasil, e isto é um adendo importante, mas até agora ela não conseguiu vender nenhum de seus produtos mais recentes para as ffaa's nos últimos 20 anos, o que denota um esforço político e estratégico da empresa em se colocar em condições de oferecer a melhor proposta aos militares a fim de atender seus requisitos, principalmente financeiros.

O T-629 ATAK II da Turquia deve entrar em operação também na segunda metade da presente década, e será um concorrente direto do helo da Leonardo tanto na Europa quanto em outros mercados emergentes e\ou regulares. Ele também deve ser oferecido ao EB quando este lançar seu programa de aquisição de helos de ataque.

Não será novidade que este processo seja atrasado em função de outras compras tidas como mais prioritárias para a Avex, como a substituição dos Fennec e Pantera K2, que deve acontecer, ou ter seu início, até 2035. O processo atual de recebimento de novos vetores da Avex segue até 2038. Difícil imaginar que um helo de ataque não seja jogado para o final da fila entre tantas demandas ao mesmo tempo para as asas rotativas das ffaa's.

A ver.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jul 26, 2024 8:40 pm
por knigh7
Imagem

matéria na íntegra e o link do DOU em:

https://www.forte.jor.br/2024/07/26/bla ... 1-milhoes/

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 06, 2024 7:38 pm
por knigh7

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Ago 23, 2024 3:18 pm
por FCarvalho
Plano de Desativação e Desfazimento das Frotas de Helicópteros HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk do Exército Brasileiro (EB40-P-40.002), 1ª Edição, 2024.

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/bole ... tas_be.php

Vai começar.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Ago 31, 2024 9:59 pm
por knigh7
Na PLOA 2025 A AvEx teve o orçamento aumentado em R$451 milhões. Curiosamente, foi cortado R$200 milhões do SISFRON e R$230milhoes do Programa Forças Blindadas.

Como houve até uma redução de.R$170milhoes no orçamento de investimento do MD, os programas que têm aumento orçamentário são às custas de outros.