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Enviado: Ter Mai 09, 2006 11:58 am
por Morcego
Sideshow escreveu:
Bolovo escreveu:
Sideshow escreveu:
CATAPULTAS

O processo mais importante a bordo de um Navio-Aeródromo é a decolagem de suas aeronaves que, no A-12, é realizada através de lançamento por catapultas.

Havia especulação de que poderia estar havendo uma troca das 2 antigas catapultas Mitchell-Brown BS-5 por outras mais potentes e modernas, que elevariam a capacidade do NAe São Paulo de 20.000 kg (dianteira) e 15.000 kg (lateral) para até 30.000 kg em ambas.

A revalidação pode mesmo significar uma transição para capacidade maior da catapulta dianteira, mesmo sem troca. Com isso, novas aeronaves ainda a serem adquiridas seriam lançadas somente dessa catapulta, enquanto a lateral lançaria os A-4.

As catapultas são curtas e falta espaço para decolagem. Poderia haver até aumento do comprimento dessa catapulta de vante, dos atuais 50 m (o ideal seria chegar-se a 75 m, como na classe Nimitz). Com isso, seria fácil fazer decolar Rafales e até mesmo os tão sonhados Flankers Su-33.

O AMRJ já executou antes uma elevação de pressão da catapulta Mitchell-Brown BS 4 do antigo NAeL A-11 Minas Gerais.
http://www.defesabr.com/Mb/mb_naes_Brasil_a12.htm

UIAAAAAAAA

É nois de F/A-18, Rafale, qualquer coisa!!!! 8-]


Tomara Bolovo.
Já estou até vendo...
Imagem
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tive uma idéia podiamos doar o A-12 com suas 24 moscas voadoras para......

.... uhmmmmmm

deixa ver..



PARA A BOLIVIA.

tudo bem.

a bolivia não tem mar.

mas o A-12 tb não funciona. TA BRANCO.

Enviado: Ter Mai 09, 2006 12:32 pm
por Rui Elias Maltez
Mas você não é a favor da existência do A-12 na MB, Morcego?

Se não, é porque acha que não tem utilidade um PA ou por ser o S.Paulo, ex-Foch , e se fosse um mais moderno já serviria?

Enviado: Ter Mai 09, 2006 12:52 pm
por Morcego
Rui Elias Maltez escreveu:Mas você não é a favor da existência do A-12 na MB, Morcego?

Se não, é porque acha que não tem utilidade um PA ou por ser o S.Paulo, ex-Foch , e se fosse um mais moderno já serviria?


eu acho que ele teria utilidade, SE ELE pelo menos navegasse.

Enviado: Ter Mai 09, 2006 1:00 pm
por Rui Elias Maltez
Eu acho que ele navega, principalmente depois desta operação de manutenção.

Pode é não servir para muito mais, a menos que possa ser integrado em forças-tarefa internacionais, e aí, sim, dar o seu contributo.

Enviado: Sáb Mai 13, 2006 10:29 am
por FinkenHeinle
nemesis escreveu:bonito de ve

Inútil de usar...

Enviado: Sáb Mai 13, 2006 10:32 am
por FinkenHeinle
morcego escreveu:tive uma idéia podiamos doar o A-12 com suas 24 moscas voadoras para......

.... uhmmmmmm

deixa ver..



PARA A BOLIVIA.

tudo bem.

a bolivia não tem mar.

mas o A-12 tb não funciona. TA BRANCO.

Hahahaha...

Enviado: Qua Mai 17, 2006 3:48 pm
por Strider
Acho que alguém já postou dados do A12 mas em todo caso:

Deslocamento (toneladas): 30.884 (padrão) 33.673 (plena carga)
Dimensões (metros): 266 x 51,2
Convés de Vôo (metros): 266
Velocidade (nós): 30 (máxima)
Número de catapultas: 2
Tripulação: 1030 homens
Aeronaves: pode transportar até 37 aeronaves de asa fixa e 2 helicópteros.
Observação: A tripulação do navio é de 1.030 homens. Considerando-se a ala aérea, acrescentar-se-ão 670 homens.

Enviado: Qua Mai 17, 2006 10:51 pm
por Wagner L Carvalho
Hoje eu estava conversando com um oficial da marinha q trabalha no ministério da defesa e perguntei para ele sobre o A-12 e os AF-1.

Ele me disse que o A-12 estará plenamente operacional até o final desse ano. Não perguntei sobre questões de equipamentos e armamento.

Quanto ao AF-1, ele disse que o projeto para revitalização está em andamento. Deve ser modificada a avionica com instalação de radar, chaff, rwr, etc.

Eles tem pleno conhecimento de como essas aeronaves são obsoletas como plataforma, mas q o objetivo é a criação de doutrina de operação de um nae e de aeronaves de asa fixa.

Ele tb falou da decepção qto ao orçamento da marinha e os recursos destinados por lei e q são retidos pelo gov federal.

Conversei ainda com outro oficial do min da defesa q fez parte da equipe recebeu os Af-1. Amanhã eu vou ver se pergunto mais alguma coisa.

Ah, eles são do Rio de Janeiro, mas estão morando em Brasilia.

Um abraço,

Wagner

Enviado: Qua Mai 17, 2006 11:41 pm
por Sideshow
Wagner L Carvalho escreveu:Hoje eu estava conversando com um oficial da marinha q trabalha no ministério da defesa e perguntei para ele sobre o A-12 e os AF-1.

Ele me disse que o A-12 estará plenamente operacional até o final desse ano. Não perguntei sobre questões de equipamentos e armamento.

Quanto ao AF-1, ele disse que o projeto para revitalização está em andamento. Deve ser modificada a avionica com instalação de radar, chaff, rwr, etc.

Eles tem pleno conhecimento de como essas aeronaves são obsoletas como plataforma, mas q o objetivo é a criação de doutrina de operação de um nae e de aeronaves de asa fixa.

Ele tb falou da decepção qto ao orçamento da marinha e os recursos destinados por lei e q são retidos pelo gov federal.

Conversei ainda com outro oficial do min da defesa q fez parte da equipe recebeu os Af-1. Amanhã eu vou ver se pergunto mais alguma coisa.

Ah, eles são do Rio de Janeiro, mas estão morando em Brasilia.

Um abraço,

Wagner


Modernizar os A-4 :roll:
A Marinha tem que jogar esses A-4 no lixo e comprar F-18A.

Enviado: Qui Mai 18, 2006 12:15 am
por REGATEANO
Sideshow escreveu:
Modernizar os A-4 :roll:
A Marinha tem que jogar esses A-4 no lixo e comprar F-18A.


O porta-aviões tb!!!!

Enviado: Qui Mai 18, 2006 8:40 am
por Strider
Francisco Daniel escreveu:
Sideshow escreveu:
Modernizar os A-4 :roll:
A Marinha tem que jogar esses A-4 no lixo e comprar F-18A.


O porta-aviões tb!!!!


Show :D :D :D :D :D :D

Enviado: Sex Jun 09, 2006 10:56 pm
por REGATEANO
Mas finalmente, para fechar o tópico, quanto custa a operação anual do São Paulo com seus "caças"??????????????????????



:?: :?: :?: :?:

Enviado: Sáb Jun 10, 2006 8:16 pm
por Luiz Padilha
Francisco Daniel escreveu:Mas finalmente, para fechar o tópico, quanto custa a operação anual do São Paulo com seus "caças"??????????????????????



:?: :?: :?: :?:


Custa o valor necessário para que a MB possa tê-lo!
O custo é inerente a importância que ela da a ele.
Para alguns ele vale ZERO, para a MB e para mim, particularmente, o valor desta conquista não tem numero.
Quero a MB com ele funcionando e operando, depois pensamos no resto.
São tantas coisas que agragam que não dá para discutir aqui.
Eu sinceramente, após o retorno dele, tenho vontade de pedir autorização para ver se levo alguns aqui do fórum a bordo, para uma rápida, porém, esclarecedora do que é um Nae e o que significa.
Eu não tenho a menor duvida de que as opiniões mudarão.
Por que já vi isso acontecer em outro fórum. :lol:
Céticos, criticos e tudo o mais, quando sairam de lá, depois de explicações e verem in loco como é e como funciona, mudaram de idéia!!
Claro que nem todos tem que comungar comigo, mas, uma conversa rápida com o Cmte do navio já é o suficiente.
Vamos ver. Ele volta no fim do ano para provas de mar ( maquinas), depois vai para a VSA ( verif de seg. aeronautica) e depois o CIASA, para então ser entregue a esquadra como pronto.
Temos tempo.

[]'s

Padilha

PS: Até lá, continuem malhando ele, e não se esqueçam de fazer a lista de quem poderá visitá-lo e me passem a relação.
Esta visita não terá nada a ver com essas de porto e ainda não pode ser considerada como certa. Farei uma tentativa.

Enviado: Sáb Jun 10, 2006 9:33 pm
por Paisano
Paisano se apresentando. [072]

Padilha, sou o primeiro da lista para essa visita ao NAe "São Paulo". :wink:

Nae nas Malvinas, por exemplo

Enviado: Sáb Jun 10, 2006 10:22 pm
por cesarw
Me pergunto o que seria da Inglaterra nas Malvinas se não fosse o seu único porta-aviões e seus Harriers a defender a esquadra, afinal, com ele já tinham sido avariados ou foram pique os navios Glasgow, ct Antrim ,Ardent, CT Conventry, o mercante Atlantic Conveyor.

Sem ele, com certeza outros da Royal Navy estariam debaixo dágua a exemplo da Bradsword, que teve problemas no sistema GWS 5.

Claro que eu não comparo o São Paulo com um Hermes, mas também não penso em guerra contra os EUA, França, Inglaterra ou qualquer um desse porte.

Penso que nossos problemas estão aqui mesmo na América do Sul, como também,sei que a MB sairá desse estágio moribundo, principalemnte se ganharmos a questão dos royalties da Petrobrás. Logo, não serão os AF-1, mas não podemos perder o jeito, a doutrina de lidar com isso. É como aprender a dirigir. Existe melhor do que um popular pra começar?

Quanto aos custos: Depende da empreitada, mas de combustível, a média está entre 130 a 160 mil Reais/ dia (média dos dias em funcionamento).
Claro que fora isso tem Grat, manutenção, diárias, aeronaves, alimentação...

Ahhh... parabéns a todos que fazem parte deste fórum. Extremamente salutar para manter viva a chama da essencialidade das nossas FAs. Peço permissão para diante de tantos catedráticos no assunto, mandar alguns humildes comentários.

Saudações.