No Alasca, com afterburner, em situação de combate, o RM-12 consumiu 20% a mais que o esperado. Exibições não servem como comparativo, apenas como propaganda.Pepê Rezende escreveu: Pode não ser óbvio, mas o site confirmou o consumo maior do F-414 sobre o F-404. O consumo específico é 3/4% por kg/força de empuxo menor quando comparado ao RM-12. Como o F-414 tem um empuxo 18% maior, aplicando-se esse percentual vemos que o gasto de combustível será de 17,46% maior que o do motor anterior... Ou seja, sobram 30% do incremento obtido para ampliar o alcance e esse percentual também é afetado pelo redutor de 17,46% o que dá um aumento real de pouco mais de 24%. A matemática não erra.
Precisamos ver com reservas os dados colocados aqui de um consumo superior em 3 mil quilos apresentados por um F-16C numa demonstração. Não sabemos se os aviões estavam em configuração semelhante nem a rotina apresentada por cada piloto. É mera propaganda.
Abraços
Pepê
FIGHTERCOM escreveu: Caro Paulo,
Eu não questionei os números, até porque os mesmos não foram apresentados no debate, mas sim o argumento utilizado pelo outro colega:
"Combinam com o piloto do Gripen para limitar o uso do PC aos primeiros estágios e usar pouco pois no fim vão fazer uma comparação com o F-16 que não foi programada."
Se ele apresentar uma fonte que confirme o que ele falou, tudo bem. Caso contrário não passou de mais um "achismo".
Abraços,
Wesley
Pepê