JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Re: Consumo do JAS-39 Gripen NG

#5236 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 19, 2008 1:12 pm

Pepê Rezende escreveu: Pode não ser óbvio, mas o site confirmou o consumo maior do F-414 sobre o F-404. O consumo específico é 3/4% por kg/força de empuxo menor quando comparado ao RM-12. Como o F-414 tem um empuxo 18% maior, aplicando-se esse percentual vemos que o gasto de combustível será de 17,46% maior que o do motor anterior... Ou seja, sobram 30% do incremento obtido para ampliar o alcance e esse percentual também é afetado pelo redutor de 17,46% o que dá um aumento real de pouco mais de 24%. A matemática não erra.

Precisamos ver com reservas os dados colocados aqui de um consumo superior em 3 mil quilos apresentados por um F-16C numa demonstração. Não sabemos se os aviões estavam em configuração semelhante nem a rotina apresentada por cada piloto. É mera propaganda.

Abraços

Pepê
FIGHTERCOM escreveu: Caro Paulo,

Eu não questionei os números, até porque os mesmos não foram apresentados no debate, mas sim o argumento utilizado pelo outro colega:

"Combinam com o piloto do Gripen para limitar o uso do PC aos primeiros estágios e usar pouco pois no fim vão fazer uma comparação com o F-16 que não foi programada."

Se ele apresentar uma fonte que confirme o que ele falou, tudo bem. Caso contrário não passou de mais um "achismo".

Abraços,

Wesley
No Alasca, com afterburner, em situação de combate, o RM-12 consumiu 20% a mais que o esperado. Exibições não servem como comparativo, apenas como propaganda.

Pepê

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#5237 Mensagem por piratadabaixada » Ter Ago 19, 2008 10:23 pm

Pepê Rezende escreveu: No Alasca, com afterburner, em situação de combate, o RM-12 consumiu 20% a mais que o esperado. Exibições não servem como comparativo, apenas como propaganda.

Pepê
Forneça a fonte da informação.

Heronim

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#5238 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 21, 2008 11:20 pm

No Alasca, com afterburner, em situação de combate, o RM-12 consumiu 20% a mais que o esperado. Exibições não servem como comparativo, apenas como propaganda.

Pepê
piratadabaixada escreveu: Forneça a fonte da informação.

Heronim
Quando vc sair de trás do computador e visitar UMA BASE fora do país, eu te respondo.

Pepê

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 720 vezes

#5239 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Ago 21, 2008 11:33 pm

Pepê Rezende escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Caro Paulo,

Eu não questionei os números, até porque os mesmos não foram apresentados no debate, mas sim o argumento utilizado pelo outro colega:

"Combinam com o piloto do Gripen para limitar o uso do PC aos primeiros estágios e usar pouco pois no fim vão fazer uma comparação com o F-16 que não foi programada."

Se ele apresentar uma fonte que confirme o que ele falou, tudo bem. Caso contrário não passou de mais um "achismo".

Abraços,

Wesley

Pepê
Caro Paulo,

Desculpe-me, mas sem uma fonte para comprovar tal afirmação isso acaba não passando de palavras jogadas ao vento. Na verdade, mais um afirmação sem comprovação. Sigo esperando por fontes para as duas afirmações.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
soultrain
Sênior
Sênior

Re: JAS-39 Gripen

#5240 Mensagem por soultrain » Sex Ago 22, 2008 12:08 am

Boas,

Meus caros, eu não sou moderador, mas antes que sejam ambos punidos, aconselho-vos a resolverem as vossas questões em privado. Já cansam as provocações do pirata e você Pêpe, está a seguir o jogo.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#5241 Mensagem por piratadabaixada » Sex Ago 22, 2008 12:24 am

Pepê Rezende escreveu:
Quando vc sair de trás do computador e visitar UMA BASE fora do país, eu te respondo.

Pepê
Atacar não resolve nada Pepê, se não tem a fonte basta dizer...

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#5242 Mensagem por piratadabaixada » Sex Ago 22, 2008 12:25 am

soultrain escreveu:Boas,

Meus caros, eu não sou moderador, mas antes que sejam ambos punidos, aconselho-vos a resolverem as vossas questões em privado. Já cansam as provocações do pirata e você Pêpe, está a seguir o jogo.

[[]]'s
Por que eu seria punido, por pedir fontes de uma afirmação ?

Abraços,

Heronim

soultrain
Sênior
Sênior

#5243 Mensagem por soultrain » Sex Ago 22, 2008 12:35 am

Eu não pedi a punição de ninguém, apenas acho que se continuarem este rumo vão ser ambos punidos. Heronim, aqui e noutros fóruns, já demonstrou que têm um problema com o Pêpe, as suas provocações são por demais evidentes.

Sinceramente acho que já ultrapassaram a barreira do razoável e devem resolver os vossos problemas noutro lugar, vão beber umas cervejas.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#5244 Mensagem por piratadabaixada » Sex Ago 22, 2008 12:54 am

soultrain escreveu:Eu não pedi a punição de ninguém, apenas acho que se continuarem este rumo vão ser ambos punidos. Heronim, aqui e noutros fóruns, já demonstrou que têm um problema com o Pêpe, as suas provocações são por demais evidentes.

Sinceramente acho que já ultrapassaram a barreira do razoável e devem resolver os vossos problemas noutro lugar, vão beber umas cervejas.

[[]]'s
Não insinuei que você pediu punição. Não considero provocação pedir fontes de uma informação. Quanto a existir algum problema entre o Pepê e eu, pessoalmente não tenho nada contra o Pepê, apesar de ser hábito dele baixar o nível, meu problema com ele está nos argumentos dele. Friso, não tenho nenhum problema pessoal com o Pepê. Não ataco o Pepê, apenas seus argumentos.

Abraços,

Heronim

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6668 vezes
Contato:

#5245 Mensagem por Túlio » Sex Ago 22, 2008 7:53 am

Pepê e Piratadabaixada: essa picuinha está cansando a Moderação e os demais foristas. Ambos se encaminham para uma punição. Parem imediatamente!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#5246 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Ago 22, 2008 9:21 am

Túlio escreveu:Pepê e Piratadabaixada: essa picuinha está cansando a Moderação e os demais foristas. Ambos se encaminham para uma punição. Parem imediatamente!
Por mim, já teria parado há muito tempo. NÃO SOU COMUNISTA, NÃO APÓIO AS FARC e sou um cara sério, por isso não admito insinuações sobre meu caráter de uma pessoa que não tem qualquer experiência prática. Peça para o senhor Heronin parar com esse jogo.

Pepê

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#5247 Mensagem por piratadabaixada » Sex Ago 22, 2008 11:20 am

Túlio escreveu:Pepê e Piratadabaixada: essa picuinha está cansando a Moderação e os demais foristas. Ambos se encaminham para uma punição. Parem imediatamente!
Pedir fonte para uma informação é picuinha ?

Heronim

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#5248 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 22, 2008 10:10 pm

G-LOC escreveu:
Mapinguari escreveu: De onde foi que você tirou essa história de "combinaram com o piloto do Gripen e esqueceram de avisar ao piloto do F-16"?
Falaram com o piloto do F-16 que no final iriam comparar quanto combustível restaria para comparar com o Gripen? Se eu fosse piloto do F-16 nem tocaria no PC para "ganhar" a comparação.

G-LOC
Não sei. Isso você tem que perguntar para a Força Aérea que promoveu a comparação. Daqui a pouco você vai dizer que fizeram isso para favorecer o Gripen.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#5249 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 22, 2008 10:27 pm

G-LOC escreveu:
Mapinguari escreveu: Você não questiona nada, Fábio. Você quer impor o que pensa, o que é bem diferente. Fez isso por anos e anos.
Táticas de negação ("vc não questiona nada"). Prova = acusou sem provas.

Não foi você que disse que "combinaram com o piloto do Gripen" para ele não atochar a manete nos primeiros estágios? Depois, transformou o que antes era uma informação categórica sua em uma pergunta. E que quem tem mania de negar tudo aqui e em outros fóruns é você, não eu. Não precisa me convencer de nada. Repito: quem tem que ser convencida é a FAB. Há anos venho dizendo isso: se ela considerar que o Su35 é a melhor solução para ela, ótimo. Ficarei feliz, do mesmo jeito. Imagino que, se ela chegar a essa conclusão. é por ter colocado tudo na ponta do lápis (ou da calculadora) e chegado à conclusão que vale a pena operar um caça mais complexo, caro de manter e operar, do que o mesmo número de um caça menor e mais econômico de voar e manter.

Agora vc quer impor que quem defende uma idéia ou tese está simplemente "impondo idéias". É uma boa tática de desqualificação para quem não tem como questionar.
Mapinguari escreveu: Não adianta, não é a mim que você tem que convencer que o Su35 é o caça mais barato de operar e manter. É à Força Aérea Brasileira.
Está colocando palavras na minha boca e desviando o assunto = trollagem. Não estamos discutindo custo de operação de ninguém.

Quem sempre desviou o assunto foi você Fábio. Custo de operação e manutenção sempre foi o cerne da questão. Esse tópico também é sobre isso.
Mapinguari escreveu: E esse negócio de ficar acusando todo mundo que não concorda contigo de fazer trollagem, é a maior trollagem.
já citei está tática de se defender atacando para me forçar a provar que não sou troller. Vc ainda não se defendeu e nem respondeu aos meus argumentos.

G-LOC
Que argumentos? Você só sabe desqualificar. Em todos esses anos sempre apresentei argumentos. Não quero e nem preciso provar nada a você e nem para a FAB. Só apresento minha opinião de que considero o Gripen (principalmente o NG) a melhor opção para a FAB, pelas razões que sempre apresentei e você desqualifica, dizendo que o Su35 é o tal, o que é direito seu. Eu nunca disse que o Su35 é um excelente caça. Pelo contrário, sempre gostei do Flanker. Ele só não é minha primeira preferência para a FAB, pelas razões que sempre listei e que você não aceita de jeito nenhum. Mas, tudo bem. Não perco nem um minuto de meu sono por isso.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

Re: Proposta da Boeing (vou colocar em todos os fóruns específic

#5250 Mensagem por Mapinguari » Sex Ago 22, 2008 10:37 pm

Pepê Rezende escreveu:1. A Boeing aceita transferir tecnologias de UAV para o Brasil;
2. O RFP depende de autorizações adicionais do Congresso
3. Não estão asseguradas transferências de linhas de código
4. A Boeing não acha viável economicamente a proposta da Lockheed-Martin feita ao Saito (preço unitário de US$ 70 milhões)
Bourne escreveu: Interessante, a Boeing aceita transferir tecnologias de UAV para o Brasil.

Será que o ceticismo da Boeing, em relação ao preço do F-35, é por que são concorrentes. Pois quanto mais alto o preço do F-35 for, mais espaço no mercado para o Super Hornet e UAVs vai existir, tanto nos EUA como para possíveis compradores.
Cá entre nós, basta consultar o site do GAO (o TCU dos EUA) para ver que a LM é irrealista ao dizer que vai produzir o avião a US$ 70 milhas. Calculo um valor final igual ou superior ao do Super Hornet, que, aliás, a Boeing não revelou na conversa (rsrsrsrsrsrs)

Pepê[/quote]

Muito bom o artigo, Pepê.
Independentemente de não citarem o valor, considero a proposta da Boeing muito boa. E eles não estão mortos não.
Existe um plus que devemos lembrar, que é o fato de que o Super Hornet foi projetado para operar em navios-aeródromo. Se a FAB escolhe o Super Hornet, aumentam as possibilidades de a MB planejar o substituto do São Paulo considerando a compatibilidade com esse caça.

Mapinguari

Imagem
Responder