Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#4906 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 01, 2017 7:32 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu:Ir contra a aquisição dos KC-390 por Portugal seria a mesma coisa que ser contra a continuidade dos empregos e da cadeia industrial e tecnológica aportada lá pela Embraer. E consequentemente impedir ou no mínimo deixar em banho maria inúmeros projetos de investimento brasileiros com o país.
Não vejo em que Portugal teria a ganhar com a negativa desta compra, muito pelo contrário.
abs
Bastaria teres lido meu post anterior. Porque não é com PATRIOTADA que vais convencer alguém, cupincha. Sustento que Portugal estaria muito melhor com mais um C-130H, no qual a OGMA pode fazer TUDO, e de quebra uns aviões-bombeiros, porque não sei se sabes mas há poucos meses teve um incêndio florestal lá que matou um monte de gente buena. Não foi o primeiro e nem será o último.
E o governo de lá deve se preocupar com a saúde financeira DA EMBRAER???
O governo de lá não Túlio, o nosso. O Temer disse algo que das duas, uma: ou a compra está certa e foi acordado que eles que se poderia fazer tal anúncio - afinal seria uma baita gafe diplomática deixar o presidente de outro país em visita passar por mentiroso - ou então aquilo não foi mais que uma jogada para dar mais uma pressão nos irmãos de além mar por uma decisão favorável ao KC-390.

De resto é como eu coloquei no post anterior. Quanto aos incêndios florestais, tive ciência e acompanhei as notícias. Contudo, este é um fenômeno natural no verão europeu, principalmente em Portugal, Espanha e Itália, onde as temperaturas costumam passar facilmente dos 39 graus, o que para um europeu é quase como estar em uma praia do caribe em pleno Mediterrâneo.

Neste sentido, os KC-390 também podem atuar como aviões bombeiros, como já foi exposto mais de uma vez pela Embraer.

Aí fica a pergunta: melhor investir no futuro pensando no longo prazo, em capacitação da FAP, da industria e da P&D nacional deles ou ficar nessa de quebrar galho com C-130 que, além de serem poucos, apresentam já há tempos baixa disponibilidade tanto para atender as demandas da FAP junto a Otan como as questões internas portuguesas? Se é para investir grana em aviões, que se pense no longo prazo e estrategicamente, de forma que mais de uma área da economia e da sociedade portuguesa saiam ganhando, e não apenas resolvendo um problema pontual fruto das intempéries naturais recorrentes.

Há sim, o C-295 também tem versão anti-incêndio. O CL-415 também, e aviões russos para isso também não faltam no mercado.

O problema como vejo não é exatamente a aquisição ou não de um novo vetor, mas como a questão foi e está sendo tratada a nível de planejamento de Estado.

Tem coisas por lá muito parecidas conosco aqui em termos de gestão pública. E isso não é a toa.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4907 Mensagem por P44 » Sáb Set 02, 2017 8:54 am

Eu até acredito que o KC-39O venha a ser escolhido pela FAP, agora acho que ainda nada está decidido e o temer apenas se limitou a fazer o que melhor faz, mentir.

Agora, depois de toda a publicidade e "fogo de artificio" que o próprio governo portugues fez em relaçao ao aviao, basta relembrar os tweets do PM, seria muito estranho voltar com a palavra atrás.




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Re: Sobre o KC-390

#4908 Mensagem por Túlio » Sáb Set 02, 2017 1:16 pm

FCarvalho escreveu:
O governo de lá não Túlio, o nosso. O Temer disse algo que das duas, uma: ou a compra está certa e foi acordado que eles que se poderia fazer tal anúncio - afinal seria uma baita gafe diplomática deixar o presidente de outro país em visita passar por mentiroso - ou então aquilo não foi mais que uma jogada para dar mais uma pressão nos irmãos de além mar por uma decisão favorável ao KC-390.

De resto é como eu coloquei no post anterior. Quanto aos incêndios florestais, tive ciência e acompanhei as notícias. Contudo, este é um fenômeno natural no verão europeu, principalmente em Portugal, Espanha e Itália, onde as temperaturas costumam passar facilmente dos 39 graus, o que para um europeu é quase como estar em uma praia do caribe em pleno Mediterrâneo.

Neste sentido, os KC-390 também podem atuar como aviões bombeiros, como já foi exposto mais de uma vez pela Embraer.

Aí fica a pergunta: melhor investir no futuro pensando no longo prazo, em capacitação da FAP, da industria e da P&D nacional deles ou ficar nessa de quebrar galho com C-130 que, além de serem poucos, apresentam já há tempos baixa disponibilidade tanto para atender as demandas da FAP junto a Otan como as questões internas portuguesas? Se é para investir grana em aviões, que se pense no longo prazo e estrategicamente, de forma que mais de uma área da economia e da sociedade portuguesa saiam ganhando, e não apenas resolvendo um problema pontual fruto das intempéries naturais recorrentes.

Há sim, o C-295 também tem versão anti-incêndio. O CL-415 também, e aviões russos para isso também não faltam no mercado.

O problema como vejo não é exatamente a aquisição ou não de um novo vetor, mas como a questão foi e está sendo tratada a nível de planejamento de Estado.

Tem coisas por lá muito parecidas conosco aqui em termos de gestão pública. E isso não é a toa.

abs.
Desculpes mas comparar genérico (390, 130, 295) com especializado (e tu mesmo assinalas que ocorrências como a que citei são comuns lá) é sodas, basta comparares o turnaround dos citados com o CL-215/415; aqueles, após esvaziarem seus depósitos de água e retardante, têm que voltar a uma base, pousar, parar, serem lentamente reabastecidos com água de caminhões ou, sei lá, hidrantes, depois voltar á pista, esperar autorização, decolar e descarregar tudo na área afetada. Os CL só precisam deslizar por uma lâmina d'água por NO MÁXIMO 12 segundos e é só ganhar altura (pois não precisam nem devem parar) e tocar para descarregar de novo, e seguem fazendo isso enquanto tiverem combustível.

Sério, se fosses tu ou um parente teu, colhido no meio de um inferno daqueles, não te revoltariam com um governo que não se preocupasse com coisas assim? Que se importa mais com obrigações para com a OTAN do que com seus próprios Cidadãos? Eu nem sou Português mas fiquei revoltado pra caramba com aquilo!

E a EMBRAER não vai quebrar por deixar de vender 5 ou 6 KC-390; basta estabelecer uma central de manutenção na OGMA e não vai faltar Europeu e puxa-saco de Europeu para comprar.

Mantenho, dessa forma, que ~ EUR 350M seriam muito melhor empregados na compra de mais um C-130H, reformar todos os então outra vez 5 na OGMA e o resto usar em aviões-bombeiros. Seria uma solução com custo-benefício (inclusive ELEITORAL) muito melhor. A EMBRAER já perdeu negócios muito maiores (principalmente com a USAF) e não afundou por isso.




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Re: Sobre o KC-390

#4909 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 02, 2017 5:32 pm

Eu nem me preocupo com a questão da Embraer perder ou não o negócio Túlio, que para mim, parece mais que fechado.
Ademais, incêndios acontecem todos os dias e ao longo dos anos mais quentes na Europa, e o que o governo português fez sobre isso? Nadinha de nada. Igual aqui, que temos queimadas o ano inteiro, e das grandes, não raro, e nem por isso possuímos um mísero aivão bombeiro no país. E ainda vão querer que a FAB sirva de bombeira para isso, pode escrever aí.
No mais, lamento e muito as vidas perdidas naqueles incêndios, mas isso não tira o fato de que a FAP continua precisando de um avião novo para substituir os Hércules. De minha parte, se é para resolver dos incêndios tem que se pensar, minha opinião, a coisa no longo prazo. E o longo prazo é o KC-390.
Se eventualmente der para comprarem aeronaves especializadas, ou adaptar as que eles já tem, ótimo, se não, alguém vai ter que pensar em algo, ou no mínimo ser responsabilizado pelo que não foi feito e pelas muitas perdas em vida, recursos mateias e naturais.
Com a palavra o governo português.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4910 Mensagem por P44 » Dom Set 03, 2017 7:44 am

A parte do combate a incêndios foi "marketing" para que a compra seja melhor aceite pela opinião pública, apenas isso. Serão tão utilizados no combate a incêndios como o foram os C-130, ZERO.




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Re: Sobre o KC-390

#4911 Mensagem por Túlio » Dom Set 03, 2017 2:13 pm

FCarvalho escreveu: (...) aqui, que temos queimadas o ano inteiro, e das grandes, não raro, e nem por isso possuímos um mísero aivão bombeiro no país. E ainda vão querer que a FAB sirva de bombeira para isso, pode escrever aí.
(...)
abs.
Desculpes, cupincha, mas há uma incorreção aí: a FAB de fato não sei de ter algum avião para combate a incêndios mas pelo menos dois Corpos de Bombeiros (DF e MT) usam a versão 802 do Air Tractor nesta função.




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Re: Sobre o KC-390

#4912 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 03, 2017 6:12 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu: (...) aqui, que temos queimadas o ano inteiro, e das grandes, não raro, e nem por isso possuímos um mísero aivão bombeiro no país. E ainda vão querer que a FAB sirva de bombeira para isso, pode escrever aí.
(...)
abs.
Desculpes, cupincha, mas há uma incorreção aí: a FAB de fato não sei de ter algum avião para combate a incêndios mas pelo menos dois Corpos de Bombeiros (DF e MT) usam a versão 802 do Air Tractor nesta função.
Isso para mim é novidade, mas vejas como são as coisas. Tais aeronaves nada mais são que uma adaptação de um avião que serve primariamente em atividades agrícolas. Não existem aeronaves voltadas exclusivamente para este tipo de evento no Brasil. São 26 estados e DF e quantos CB''s possuem em suas organizações departamentos voltados para ações contra incêndios naturais a partir de aviões dedicados? A não ser os dois aí em cima, ninguém mais. A maioria das aeronaves que atuam nestas missões são helos Esquilo adaptados, e até mesmo aeronaves privadas.

O mais correto em um país como o nosso é que a defesa civil e os CB's fossem responsáveis diretos por obter, operar e manter aeronaves bombeiras de verdade. Mas nós não temos essa cultura. O que há é a lei do improviso e do me engana que eu gosto.

Penso que enquanto defesa civil e CB's não trabalharem juntos, ou no mínimo integrarem uma só corporação as coisas vão continuar como são, e nós ainda vamos ver a FAB sendo obrigada a apagar incêdios por aí para fazer figuração de "ffaa do bem".

Mas isso é Brasil.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4913 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 03, 2017 6:28 pm

E para não dizer que não falei de flores... :wink:
Quero ver quem vai ser o primeiro no mundo a se habilitar a operar ele nesta versão.
Aposto os centavos do meu salário contra os teus que o Brasil é que não é. :mrgreen:

https://olharesdaserra.files.wordpress.com/2013/12/kc390_dr4_jan2013_firefighting-imagem-embraer-580x369.jpg

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Re: Sobre o KC-390

#4914 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 03, 2017 6:35 pm

FCarvalho, no Brasil não há grande ocorrencia de incêndios naturais.

Sim, há queimadas, que são incendios provocados por pessoas que as vezes fogem do controle, mas os bombeiros tem sido capazes de lidar com eles com os equipamentos que tem.

Mas quando falamos de outros lugares do mundo, em especial, regiões secas de clima temperado então existem incêndios naturais, incêndios que ocorrem sem a intervenção humana e já ocorrem a tanto tempo que a fauna e flora já se adaptaram a tirar proveito deles, esses incêndios se tornam problemáticos quando se aproximam de regiões habitadas por humanos e são muito difíceis de combater (a flora desses locais ajuda esse incêndios, ao contrário da nossa Amazônia), e por ocorrerem naturalmente, não importa o quanto se mude a legislação e o quanto se fiscalize, no ano seguinte ocorrerão de novo. E é nesse quadro que se encaixam aeronaves dedicadas a combater incêndios.




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Re: Sobre o KC-390

#4915 Mensagem por J.Ricardo » Dom Set 03, 2017 10:54 pm

P44 escreveu:
J.Ricardo escreveu:A eleição do presidente em Portugal, é direta ou indireta?
Direta, porque? :?
Teve um ministro do STF daqui que disse que o parlamentarismo não funciona se a eleição pra presidente for direta... :?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Sobre o KC-390

#4916 Mensagem por jambockrs » Seg Set 04, 2017 6:26 pm

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu: Desculpes, cupincha, mas há uma incorreção aí: a FAB de fato não sei de ter algum avião para combate a incêndios mas pelo menos dois Corpos de Bombeiros (DF e MT) usam a versão 802 do Air Tractor nesta função.





Um abraço e até mais...
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Re: Sobre o KC-390

#4917 Mensagem por P44 » Ter Set 05, 2017 2:04 pm

J.Ricardo escreveu:
P44 escreveu: Direta, porque? :?
Teve um ministro do STF daqui que disse que o parlamentarismo não funciona se a eleição pra presidente for direta... :?
Esse ministro deve saber tanto das leis portuguesas como eu sei de astrofisica.

O regime português é semi-presidencialista, mas quem na verdade manda e faz as leis é o parlamento, o presidente quando muito pode vetar as leis ou mandá-las para o tribunal constitucional para apreciaçaõ, mas por ex. se vetar uma lei e esta fôr de novo ao parlamento e de novo aprovada, ele nada pode fazer.




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Re: Sobre o KC-390

#4918 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 05, 2017 2:56 pm

P44, por aqui funciona de forma parecida, o presidente veta, ai vota para o legislativo, se esse aprovar de novo, já era, mas acho que nessa segunda aprovação precisa de mais votos.

Mas enfim, por aqui presidente precisa da benção do legislativo até para soltar um pum, e todos sabem como eles conseguem essa benção.




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Re: Sobre o KC-390

#4919 Mensagem por tgcastilho » Ter Set 05, 2017 8:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:P44, por aqui funciona de forma parecida, o presidente veta, ai vota para o legislativo, se esse aprovar de novo, já era, mas acho que nessa segunda aprovação precisa de mais votos.

Mas enfim, por aqui presidente precisa da benção do legislativo até para soltar um pum, e todos sabem como eles conseguem essa benção.
É parecido não tendo nada a ver.

No Brasil quem dirige de facto o país é o Presidente, ora que no sistema português, quem conduz a política é o Primeiro-Ministro. O Primeiro-Ministro é o líder do Governo. O PR em Portugal é só um fiscalizador e como fiscalizador tem alguns poderes. Em Portugal, o Parlamento nunca pode demitir o Presidente, no entanto, o Presidente pode dissolver o Parlamento, tendo uma forma de intervir na acção governativa. A dissolução do Parlamento provoca a queda do Governo que depende da confiança do Presidente e da Assembleia da República que o pode derrubar através de uma moção de censura. Assim, o Presidente pode demitir o Governo, indirectamente, ao dissolver o Parlamento.




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Re: Sobre o KC-390

#4920 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Set 06, 2017 11:54 am

P44 escreveu:A parte do combate a incêndios foi "marketing" para que a compra seja melhor aceite pela opinião pública, apenas isso. Serão tão utilizados no combate a incêndios como o foram os C-130, ZERO.
Dúvidas há?! Não há nem pode haver!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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