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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2017 12:11 am
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Assim como no ano passado, agora 'e a hora de mostrar a aeronave.
Algo mais do que Natural.
'E torcer e ver no que vai dar.
[]s
CB
Sim, serão 40 dias fora. Tempo mais que suficiente para visitar mais que uma dezena de países.
Com certeza ele voltará para casa com encomendas e negociações em curso.
Sem querer ser ufanista, mas este avião irá marcar a área de carga militar tática no séc XXI.
Os outros agora que corram atrás.

abs.
Fez isso no ano passado e está fazendo o mesmo esse ano.

Todos os fabricantes fazem isso, nada mais natural.

Quem quer vender tem que mostrar o produto. Simples assim.

[]s
CB

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Jul 04, 2017 3:03 pm
por hotm

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 11:45 am
por FCarvalho
SHOW ! ! ! :D

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 11:46 am
por FCarvalho
editado.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 11:47 am
por FCarvalho
hotm escreveu:

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 1:59 pm
por arcanjo
4 de julho de 2017
KC-390 na Arábia Saudita

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/tela-flightradar-kc-390-na-arabia-saudita.jpg

Ontem, dia 3 de julho, o protótipo do avião de transporte KC-390 matrícula PT-ZNJ decolou do aeródromo de Alverca (Portugal) após participar da comemorações do 65º aniversário da FAP http://www.aereo.jor.br/2017/07/03/embr ... ortuguesa/.

A aeronave seguiu para o Oriente Médio, fazendo uma escala técnica no Egito (Aeroporto Internacional do Cairo). Pouco antes das 20h00 (horário local) o KC-390 pousou na Base Aérea Prince Sultan da Real Força Aérea Saudita (RFAS), próximo à localidade de Al Karj.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/base-aerea-prince-sultan-RSAF-1024x580.jpg
Imagem do Google Earth mostrando detalhes da Base Aérea Prince Sultan. Na imagem é possível ver aeronaves C/KC-130 estacionadas e um KC-130 taxiando. Também se destaca um E-3 AWACS.

A base Aérea de Prince Sultan é uma instalação militar de grandes proporções, contando com duas pistas de pouso/decolagem com 4.000 metros de comprimento.

Ali está baseada a 6ª Ala da RFAS que concentra as aeronaves de reabastecimento aéreo, inteligência e vigilância e controle do espaço aéreo. Os esquadrões subordinados à 6ª Ala, bem como as aeronaves que eles operam, estão listados abaixo.
  • 18º Esquadrão – Boeing E-3 Sentry (AWACS)
    19º Esquadrão – Beech Model 350 Super King Air e Boeing RE-3A (SIGINT)
    23º Esquadrão – Boeing KE-3A (REVO)
    24º Esquadrão – Airbus A330-203 MRTT e Airbus A330-243 MRTT (REVO)
    32º Esquadrão – Lockheed KC-130H Hercules (REVO)
    60º Esquadrão – Saab 2000 (AEW&C)
Pelas unidades listadas acima é interessante observar que a função principal da 6ª Ala não é o transporte tático com emprego de aeronaves de médio porte. Estas estão concentradas na na Base Aérea de Prince Abdullah (que compartilha a pista do aeroporto de mesmo nome) e compõem a 8ª Ala com três esquadrões compostos por C-130 Hercules.

O fato do KC-390 ter se dirigido para uma base onde a função principal é o reabastecimento aéreo possivelmente demonstra o interesse dos sauditas numa aeronave de médio porte que faça reabastecimento aéreo como o KC-130.

____________________________________________

ATUALIZAÇÃO 16h40

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/flightradar-kc390-retorno-para-prince-sultan.jpg

Segundo as informações do site flightradar o KC-390 fez um voo entre a Base Aérea de Prince Sultan e a Base Aérea de King Kalid (distante cerca de 800 km a sudoeste da primeira) no dia de hoje e retornou às 14h30 (horário local) para a Base Aérea de Prince Sultan.

A Base Aérea de King Kalid sedia a 5ª Ala da RFAS. Ali estão baseados, dentre outras unidades, dois esquadrões de modernos caças F-15S (versão saudita do F-15E Strike Eagle) sendo um deles de treinamento e conversão operacional. Ali também foi sede, por muitos anos, de um esquadrão de caças F-5E (o 15º Esquadrão, já desativado).

http://www.aereo.jor.br/2017/07/04/kc-3 ... a-saudita/

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 2:10 pm
por arcanjo
5 de julho de 2017
Os sauditas não querem mais C-130J?

OPINIÃO
por Guilherme Poggio


http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/20bc91897ab2b1ccf0dea619cf0e471f74e50956-1024x819.jpg

Em novembro de 2012 a agência de Cooperação em Defesa e Segurança dos Estados Unidos (Defence Security Cooperation Agency – DSCA) notificou o Congresso dos EUA http://www.dsca.mil/sites/default/files ... 2-55_0.pdf sobre a intenção da Real Força Aérea Saudita (RFAS) em adquirir 25 aeronaves de transporte Lockheed C-130J, sendo 20 C-130J-30 de transporte e 5 KC-130J de reabastecimento em voo. O documento mencionava a venda de mais 20 motores sobressalentes, peças de reposição, equipamentos diversos e apoio logístico num valor total estimado em US$ 6,7 bilhões.

Desta maneira foi tornado público o interesse da Arábia Saudita em adquirir a versão mais atual da família Hercules para substituir seus antigos aviões da mesma família. Cabe destacar que a Arábia Saudita é a maior operadora de Hercules (nas diversas versões ‘legacy’) do mundo, excluindo-se a própria USAF.

Menos de um ano depois da notificação ao Congresso, a própria Lockheed Martin (fabricante do C-130) anunciou que havia concluído um acordo http://www.lockheedmartin.com/us/news/p ... 130js.html com o Governo dos EUA, via Foreign Military Sales (FMS), para a venda “dos primeiros dois C-130J de um potencial de 25 aeronaves” para a Arábia Saudita.

Após a conclusão do acordo de outubro de 2013, o pedido saudita para dois KC-130J entrou na longa fila de produção da Lockheed Martin. As aeronaves foram entregues no início de 2016 e se juntaram aos outros KC-130 mais antigos do 32º Esquadrão da 6ª Ala, sediada na Base Aérea de Prince Sultan.

A parte intrigante dessa história é que sobre as demais 23 aeronaves da intenção inicial não se ouviu mais nada. Por outro lado, em dezembro de 2015 o site da fabricante de aeronaves ucraniana Antonov publicou uma nota curiosa. Uma empresa saudita chamada Taqnia Aeronautics havia assinado um Memorando de Entendimento http://www.antonov.com/news/435?lang=en com a Antonov.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/antonov-an-178-foto-antonov.jpg
Protótipo do Antonov An-178. Esta aeronave foi baseada no jato regional An-148. FOTO: Antonov

A intenção do acordo era promover conjuntamente o novo avião de transporte An-178 (em desenvolvimento) em outros mercados do Oriente Médio e, no futuro, produzir o avião de forma cooperada. No dia seguinte a agência de notícias russa Sputnik https://sputniknews.com/business/201512 ... raft-deal/, tendo como base a matéria publicada pela RIA Novosti, anunciou que a Arábia Saudita havia comprado 30 aeronaves de transporte An-178.

O An-178 é um projeto novo derivado do jato regional An-148/158. Um único protótipo foi produzido até o momento, sendo que o mesmo foi exibido pela primeira vez em Le Bourget, em 2015. Há informações de que uma empresa civil do Azerbaijão https://worldairlinenews.com/2015/05/15 ... st-flight/ assinou contrato para a compra de dez exemplares.

Há dúvidas de que o An-178 realmente atenda aos requisitos de uma aeronave de transporte militar de médio porte. A própria Embraer, após diversos estudos, concluiu que adaptar o E-jet não era o melhor caminho e partiu para o desenvolvimento de uma aeronave totalmente nova. Por estes e outros motivos o editor do Poder Aéreo acredita que a RFAS já tenha descartado o projeto da Antonov.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/C-390-proeto-original.jpg
Uma das primeiras concepções do projeto C-390. Semelhanças em certos pontos com a família dos E-Jets são nítidas. A Embraer longo abandonou estas semelhanças e partiu para um projeto dedicado.

Voltando ao C-130J, não são conhecidos os reais motivos que levaram a Arábia Saudita a suspender ou eventualmente cancelar a compra das demais unidades. Descarta-se a hipótese de ausência de recursos para a aquisição. Também não são considerados problemas de ordem técnica, uma vez que a aeronave tem recebido elogios de seus operadores. Portanto, as hipóteses levantadas são: problemas de relacionamento com o fabricante da aeronave ou problemas de ordem política com o Governo dos EUA.

Nesta queda de braço entre Arábia Saudita e Estados Unidos/Lockheed Martin entra em cena o KC-390, aeronave de transporte desenvolvida pela Embraer. Conforme se tornou público, o KC-390 pousou na Base Aérea de Prince Sultan no último dia 3 de julho http://www.aereo.jor.br/2017/07/04/kc-3 ... a-saudita/ para testes e avaliações de autoridades locais.

A grande questão é saber se há interesse real da Arábia Saudita pelo KC-390 após descartar por completo novos C-130J ou se os testes são uma forma de pressionar a fabricante do C-130J/Governo dos EUA por outras vantagens? Os árabes são hábeis negociantes e tomam o tempo que for necessário para concluir um acordo comercial, procurando levar o máximo de vantagens.

http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/os-s ... is-c-130j/

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 2:14 pm
por arcanjo
5 de julho de 2017
KC-390 no ‘ninho’ dos Hercules sauditas

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/kc390-em-jeda-flightradar.jpg

Nesta manhã o KC-390 (matrícula PT-ZNJ) decolou da Base Aérea Prince Sultan da Real Força Aérea Saudita (RFAS), próximo à localidade de Al Karj, e seguiu para a cidade de Jeddah (também na Arábia Saudita), conforme mostra a captura de tela do flightradar acima.

O KC-390 pousou na Base Aérea de Prince Abdullah, que compartilha a pista com o movimentado aeroporto internacional Rei Abdullah Aziz (o aeroporto fica próximo à sagrada cidade de Meca).

A Base Aérea de Prince Abdullah hospeda a 8ª Ala Aérea da Real Força Aérea Saudita (RFAS). Ali estão concentrados os C-130 da RFAS que se distribuem por três esquadrões (sendo um deles de treinamento). Estes são responsáveis principalmente por atividades relacionadas ao transporte de carga e tropas com emprego de aeronaves de médio porte (o próprio Hercules).

Na Base Aérea de Prince Abdullah também são desenvolvidos os trabalhos de manutenção da frota de Hercules de toda a RFAS. Deve-se destacar que atualmente quase todos os c-130 da RFAS são do modelo “H”. Os remanescentes da variante “E” foram vendidos para a Turquia e entregues em 2010.

Além da 8ª e da 6ª Ala (esta última já comentada em post anterior http://www.aereo.jor.br/2017/07/04/kc-3 ... a-saudita/). Há outras unidades que empregam o Hercules na RFAS como O 1º Esquadrão (transporte VIP) e o 33º Esquadrão (Evacuação Aeromédica).

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/RSAF-base-aerea-em-Jeda-1024x650.jpg
Detalhe da Base Aérea de Prince Abdullah onde aparecem diversos C-130 da RFAS com diferentes esquemas de pintura.

http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/kc-3 ... -sauditas/

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 6:51 pm
por arcanjo
5 de julho de 2017
Acidente nos EUA pode atrasar programa do KC-390

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/C-130-USAF-at_McKinley_Climatic_Laboratory.jpg
McKinley Climatic Laboratory na Eglin Air Force Base

Uma explosão ocorreu na manhã de hoje (5/7) na área onde se encontra o McKinley Climatic Laboratory http://www.military.com/daily-news/2017 ... ation.html. Esta instalação encontra-se no interior da Base Aérea de Eglin, estado da Flórida.

Não foram relatadas vítimas, mas as autoridades evacuaram e isolaram um perímetro em torno da instalação para que as pessoas não tenham contato com a fumaça que emanava do local da explosão.

O McKinley Climatic Laboratory é uma instalação especialmente construída para testar aeronaves em climas extremos. Um dos protótipos do KC-390 estava agendado para ser submetido aos testes no segundo semestre desse ano, mas com o acidente de hoje o cronograma poderá sofrer atrasos.

Para saber mais sobre o McKinley Climatic Laboratory clique aqui http://www.aereo.jor.br/2017/03/03/conh ... do-kc-390/.

http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/acid ... do-kc-390/

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jul 05, 2017 10:49 pm
por FCarvalho
Será que este laboratório é o único no mundo? :?

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jul 06, 2017 6:31 am
por cabeça de martelo
Embraer KC-390 no 65.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa em Castelo Branco (LPCB).


Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jul 06, 2017 12:38 pm
por Carlos Lima
Está em Oman agora.

[]s
CB

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jul 06, 2017 2:35 pm
por FCarvalho
Será que vai dar para passar pelo Iraque e Irá? :roll:

abs

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jul 06, 2017 2:36 pm
por FCarvalho
Viu, eu disse que a visita iria se estender pela vizinhança... 8-]

Vamos ver se a gente consegue chegar até o Afeganistão. :mrgreen:

abs

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Sex Jul 07, 2017 2:15 am
por FCarvalho
Só por curiosidade. As novas turbinas P&W dos E-2 na eventualidade de uma versão civil para o KC-390 poderiam ser adaptadas a este sem maiores problemas ou as características destas em relação as IAE V2500-E5 desaconselhariam tal uso?

Imagem

abs.