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Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sáb Dez 14, 2019 12:04 pm
por P44

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Ter Jan 07, 2020 8:36 am
por cabeça de martelo
Revista da Armada JAN20

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Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sex Jan 10, 2020 11:01 am
por cabeça de martelo
Marinha transporta 25 toneladas de bens essenciais para apoiar população da Ilha das Flores

Durante o dia de hoje, a Marinha, através do NRP Figueira da Foz, irá transportar 25 toneladas de bens essenciais (medicamentos, leite, farinha, legumes, gás, entre outros) para apoiar a população da Ilha das Flores, devido às condições meteorológicas e oceanográficas adversas.

O NRP Figueira da Foz, com 51 militares a bordo, largou na noite de ontem da Ilha Terceira estando previsto chegar esta tarde à Ilha das Flores.
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Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sex Jan 10, 2020 11:39 am
por P44
Falta mencionar que o LPD não conseguiu atracar , pelo que se está a proceder ao descarregar dos bens pelas lanchas de desembarque e anfibios, bem como pelos Marlin

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sex Jan 10, 2020 11:50 am
por cabeça de martelo
Falta dizer é que a missão foi cumprida, mesmo tendo em conta os meios não serem os mais correctos para a missão.

Dito isto, se um Navio pode levar toda uma Companhia, também leva umas quantas toneladas de material.

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A tolda, sendo bem visivel o aparelho de força que opera no mono-carril e consegue efectuar transporte de cargas nos dois bordos. A carga pode entrar por cima (através da grua da semi-rigida), e ser colocada por este aparelho aqui ou no porão multi-usos (no nível inferior).

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O convés de vôo permite a operação de um Lynx (ou helicópetros semelhante). Note-se na chaminé (em frente) a "barra do horizonte" para os pilotos se orientarem na aterragem. O restante equipamento de apoio visual está coberto.

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O convés de voo visto do canhão de água. À esquerda, junto à escada para a tolda, a consola de operações do "flight deck officer". Quando se vai operar o convés as redes de protecção ficam rebatidas.

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Agrua que coloca a semi-rigida de 9 pessoas na água também permite o embarque/desembarque de outros tipos de cargas.

http://www.operacional.pt/uma-manha-no- ... 2%80%9D-i/

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sex Jan 10, 2020 3:05 pm
por P44

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sáb Jan 11, 2020 8:23 am
por cabeça de martelo
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Hugo Carvalho escreveu:Da série: "Funcionários públicos essa raça..." lembrem-se que quando todos os meios de auxílio esgotam as suas opções, as Forças Armadas estão lá. E que hoje é a eles amanhã pode ser a qualquer um de vós.

Neste momento "disparamos mísseis" de 25 toneladas de bens de primeira necessidade sobre as nossas belas Ilhas das Flores e Corvo, a populações que ficaram sem nada face à violência das últimas tempestades.

Nem o cais resistiu para podermos mais facilmente descarregar estes mantimentos e assim só de semi-rígida com um mar que também não ajuda. Bilhas de gás, leite, farinhas, legumes, medicamentos e muito mais estão a caminho!

Todas as guerras do Mundo fossem estas...

Siga a Marinha!

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sáb Jan 11, 2020 9:28 am
por P44
25 toneladas..quantas levaria um LPD?

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sáb Jan 11, 2020 9:29 am
por cabeça de martelo
Navio-escola Sagres: Uma família de nome Portugal despediu-se do barco que vai levar os “portugais” pelo mundo

Durante 371 dias, a Sagres espalhará a portugalidade pelo mundo seguindo aos passos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. 144 marinheiros despediram-se de familiares e amigos em Santa Apolónia. A família Portugal, avô e avó, mãe, irmã, mulher e filhas, vieram da Nazaré para dizerem “até já” ao marinheiro Wilson.

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Habituados a ver partir os familiares para o mar, sentem orgulho nos que vão. É esse o espírito dos muitos que hoje acorreram ao Terminal dos Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, para se despedir de maridos, filhos, netos, primos, irmãos, amigos, num total de 144 pessoas que embarcaram na Sagres para uma viagem de 371 dias à volta do mundo na rota de Fernão de Magalhães. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, também lá esteve, a bordo da Sagres, orgulhoso da vocação portuguesa de ser universal e não esqueceu aqueles que ficaram a ver o navio partir. Nem a marinha, nem as forças armadas, nesta viagem que irá reviver e reafirmar Portugal e os portugais no mundo.

Cais de Santa Apolónia. Um local que está umbilicalmente ligado a histórias de partidas em Portugal. Dali, em 1961, partiram milhares de militares para a guerra do Ultramar. Daquele “porto” despediram-se dos familiares chorosos, naquela que é uma das icónicas imagens do século XX português.

Hoje, 5 de janeiro de 2020, a história é outra. E não se trata de guerra, embora o choro e as despedidas (e alguns lenços brancos) tenham marcado a manhã. No novo terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, um barco – navio-escola Sagres – com 144 tripulantes capitaneados pelo comandante Maurício Camilo, capitão-de-fragata, partiu para uma reedição da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, efetuada há 500 anos (1519-1522). Durará 371 dias, regressando a Lisboa a 10 de janeiro de 2021, depois da passagem por 22 portos de 19 países diferentes, em cinco continentes, visitando, de acordo com as previsões da Marinha, 12 cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas, fazendo escala em Tóquio, durante os Jogos Olímpicos, onde será a casa de Portugal durante as olimpíadas.

Na hora da partida, Marcelo Rebelo de Sousa não esqueceu aqueles que ficam a ver o navio partir: os familiares e os marinheiros da Marinha portuguesa. Foram, inclusive, para estes as primeiras palavras, o que lhe valeu um forte e sentido aplauso que seria, mais tarde, retribuído e transformado numa pausada romaria de afetos a filhos, irmãos, cônjuges, pais e avós que ficaram em terra a acenar para quem partia de barco.

Vindos da Nazaré, a família Portugal que também tem Santos no nome, viajou em peso para se despedir de Wilson Portugal Santos, 31 anos. “É um orgulho no homem e no militar que ele é”, soluçou a mulher Raquel, abraçada às duas filhas, Filipa e Sara. “É um orgulho para a família a viagem que vai fazer”, reforçou a irmã de Wilson, Andreza Santos. “Choro de orgulho e também de dor da separação”, continuou Raquel, um sentimento partilhado pela mãe, Ana Maria Portugal.

“É a primeira vez, depois de 11 anos juntos. O mais longo tinha sido duas semanas, mas assim tanto tempo fora de nós nunca aconteceu ...”, sublinhou a mulher de Wilson, o marinheiro que partiu a bordo da Sagres para mais de um ano de viagem pelo mundo. Entre choros e sorrisos de nervosismo, Filipa, a filha, confortou-se a si mesma com palavras. “Vai passar rápido”, atirou, merecendo a aprovação da irmã, Sara.

Maria Antónia Portugal, 76 anos, a verdadeira matriarca da família, de saia nazarena que identifica o local de nascimento e vivência, Nazaré, aparentava mais calma, ou não fosse ela oriunda de uma família de pescadores e, por isso, habituada às ausências, quer do pai, quer do marido, Augusto Santos. “O meu homem ainda era como era, agora um neto custa mais”, soltou. “Até porque o meu marido está, agora, ao pé de mim”, sorriu.

E lá estava, ao seu lado, Augusto, sem soltar um pingo de lágrimas. “O que o meu neto vai fazer, já eu fiz três vezes. Três voltas ao mundo”, exclamou, tantas quantas o navio no qual o neto embarcou já fez até então (1978/79, 1983/84 e 2010). “Filipinas, Indonésias e isso tudo...já andei por lá”, recordou o antigo pescador de “bacalhau e carapau” que passou grande parte da vida na Marinha Mercante. “Comecei no mar a pescar aos 13 anos. Aos 17 fui para a pesca do bacalhau, dos 27 aos 65 andei na Marinha Mercante, voltei à pesca até aos setenta e tal anos. Tenho 80 e parei faz quatro anos”, enumerou na hora de despedida já com o NRP Sagres a ser puxado por dois rebocadores.

“Celebrar o passado, afirmar o presente e construir o futuro”

Passavam 42 minutos das 10 horas quando o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ele também Comandante Supremo das Forças Armadas, subiu a bordo da Sagres para a cerimónia oficial de despedidas e entrega da bandeira ao comandante, Maurício Camilo. Uma cerimónia que contou com a presença dos ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho e do Mar, Ricardo Serrão Santos, do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes e do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

Orgulhoso pela “vocação colada na nossa pele que é ser universal”, Marcelo estendeu o sentimento aos mais diversos quadrantes. “A circum-navegação coincide com um momento significativo para Portugal. É um momento português e celebrar este momento, é celebrar aquilo que nos orgulha na história de Portugal. Orgulham-nos as nossas Forças Armadas, orgulha-nos a nossa Armada, orgulha-nos a nossa paixão pelo mar, orgulha-nos a travessia dos oceanos e o chegar a continentes, orgulha-nos o estarmos permanentemente a fazer pontes entre culturas e civilizações”, disse sobre esta viagem em que a Sagres, um “veículo de portugalidade” conforme a descreveu o Ministro do Mar, terá a honra de “celebrar o passado, afirmar o presente e construir o futuro”, de Portugal, avançou Rebelo de Sousa.

“Durante um ano, seguem dia por dia, semana por semana e mês por mês, a reviver Portugal no mundo. Em Tóquio será a afirmação do presente de Portugal, assim como de porto em porto, nas comunidades portuguesas, nos portuguais pelo mundo. Estamos em todo o mundo e a nossa força é superior ao território de Portugal”, finalizou o presidente não por acaso “o presidente dos afetos”.

A cerimónia encerrou às 11h05 e quase dez minutos depois, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou o navio-escola Sagres e mergulhou na população que procurava no presidente, mais que uma selfie, um conforto. Família Portugal incluída.

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Re: Marinha de Portugal

Enviado: Ter Jan 28, 2020 7:11 am
por P44
Milagre!



A contract recently signed with Leonardo for two 30mm MARLIN WS weapon systems and two Medusa Mk4/B fire control systems for Portuguese NRP Sines and NRP Setúbal OPVs is pending approval by the Portuguese Court of Audit

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Qua Jan 29, 2020 4:00 pm
por P44
https://www.dn.pt/poder/amp/marinha-per ... 61983.html

único navio reabastecedor da Marinha portuguesa, o NRP Bérrio, vai ser abatido. A informação foi transmitida esta terça-feira numa reunião de Comados na base Naval pelo próprio Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA) Almirante Mendes Calado. O porta-voz oficial do seu gabinete confirmou ao DN a decisão em relação a um navio fundamental para a sustentação e apoio logístico de forças navais nacionais e internacionais.

Até ter uma alternativa, que "está a ser estudada", garante esta fonte autorizada, a Marinha fica com a sua capacidade de projeção drasticamente limitada, pois não será possível apoiar navios a longas distâncias no mar - por exemplo em casos de emergência civil, como o que aconteceu em outubro na ilha das Flores.

Há um ano, a Marinha apostava tudo numa reparação profunda do Bérrio - adquirido à Inglaterra em 1993 já com 26 anos de navegação - que permitiria prolongar a sua 'vida' por mais 10 anos. Mas os cálculos estavam errados e agora a Lei de Programação Militar só prevê a aquisição de um novo reabastecedor em 2027.
dn.pt

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sex Jan 31, 2020 2:43 pm
por P44
https://www.dn.pt/poder/amp/abate-do-na ... 68248.html

Abate do navio Bérrio. "É catastrófico, um desastre anunciado", diz ex-Chefe da Armada
O ex-Chefe de Estado-Maior da Armada, Melo Gomes alerta para o desinvestimento na manutenção dos navios da Marinha e antevê que, tal como o reabastecedor NRP Bérrio, outros possam a ter que ser abatidos em breve.

O ex-CEMA lamenta que se tenha chegado a este ponto de "rutura" quando "foi repetidamente anunciado e o poder político alertado. Mas não acreditaram e o resultado está à vista!". Melo Gomes revela que o Bérrio "não ia à doca seca para manutenção e reparação há 12 anos, quando normal é ir de 4 em 4 anos, pelo menos". O problema, assinala, "é que não é só o Bérrio, vai acontecer com outros navios. Há fragatas que também ja ultrapassaram à muito os prazos de manutenção".

Este oficial superior não vê alternativa, a curto prazo, para substituir o Bérrio, tendo em conta que a Lei de Programação Militar (LPM) só prevê a compra de um navio polivalente logístico em 2027. "O problema é que a LPM não é mais que um registo de intenções de uma lei que não se cumpre. A aquisição de um navio desses já esteve também prevista na LPM quando eu era CEMA (2005/2010) e nessa altura as verbas para a manutenção dos navios era mais do dobro do que é atualmente", salienta. "Agora as pessoas não podem ignorar mais a situação catastrófica", assevera ainda, manifestando a sua "tristeza, angústia e uma certa sensação de injustiça na avaliação do que a Marinha e as Forças Armadas têm feito pelo país".

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sáb Fev 01, 2020 6:43 am
por P44
Tu queres ver que...

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Pelo sim pelo não fui lá picar os gajos :twisted:

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Sáb Fev 01, 2020 7:48 am
por cabeça de martelo

Re: Marinha de Portugal

Enviado: Ter Fev 04, 2020 3:46 am
por P44