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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jun 21, 2017 10:06 pm
por FCarvalho
pmicchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu tendo a crer que muito provavelmente se viermos a ter um Kc-390 na MB ele será cargo/revo e principalmente SAR.
A patrulha naval tende a ficar com os E-2.
Mas como estamos no Brasil, tudo pode acontecer. Ou simplesmente nada.
abs
Não discordo dos argumentos sobre as vantagens de usar o E-2 como base para uma aeronave de patrulha ASW. Só tenho dúvidas do mercado para uma aeronave tão sofisticada e da capacidade da FAB/MB adquiri-la em quantidades adequadas.
Um KC-390 MPA/SAR tem um mercado bem maior (um E-2 MPA também mas creio que os custos de desenvolvimento seria mais altos e a aeronave menos versátil).
O mercado total estimado pela Embraer para o KC-390 é de cerca de 700 undes. Os E-2 tem previsão de passarem da casa das 2 mil undes comercializadas nos próximos vinte anos.
Estes números no futuro irão ajudar a determinar quais as melhores chances de um modelo e outro.
Por aqui, um novo patrulheiro naval não deve passar, com alguma sorte, de umas 20 a 30 undes, se muito. Se pudermos contar com alguma exportação já no programa de desenvolvimento, talvez ajude a diminuir os custos de investimento e aquisição. Tendo a crer que o substituto dos P-3 aqui, se nacional, só consegue vir a tona no mesmo esquema de negócios do KC-390. Fora desta perspectiva não vejo futuro para os E-2 na área militar no Brasil, no que depender apenas das demandas internas.
A ver.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jun 21, 2017 11:07 pm
por Carlos Lima
Acho que se o KC-390 chegar a umas 150 unidades produzidas será excelente. Passar de 200... acho complicado.

[]s
CB

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jun 21, 2017 11:32 pm
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:Acho que se o KC-390 chegar a umas 150 unidades produzidas será excelente. Passar de 200... acho complicado.

[]s
CB
Segundo a Embraer, tem muita gente interessada nele. O mercado é grande e fluído. A prioridade agora é assegurar que além da FAB os parceiros de risco fechem suas compras em opção. Só isso nos daria cerca de 60 exemplares. Se acrescer vendas a mercados potencialmente exclusivos de americanos, russos e chineses, pode ser que os números sejam mais auspiciosos.

Talvez, e bota talvez nisso, a FAB, e quiçá a MB, façam aquisições posteriores as 28 iniciais. Isso também ajudaria muito.

Acho que passamos de 200 undes sim. Competência e qualidade o produto e a fabricante tem. E se contarmos com uma pequena ajudinha da Boeing. 8-]

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jun 21, 2017 11:36 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acho que se o KC-390 chegar a umas 150 unidades produzidas será excelente. Passar de 200... acho complicado.

[]s
CB
Segundo a Embraer, tem muita gente interessada nele. O mercado é grande e fluído. A prioridade agora é assegurar que além da FAB os parceiros de risco fechem suas compras em opção. Só isso nos daria cerca de 60 exemplares. Se acrescer vendas a mercados potencialmente exclusivos de americanos, russos e chineses, pode ser que os números sejam mais auspiciosos.

Talvez, e bota talvez nisso, a FAB, e quiçá a MB, façam aquisições posteriores as 28 iniciais. Isso também ajudaria muito.

Acho que passamos de 200 undes sim. Competência e qualidade o produto e a fabricante tem. E se contarmos com uma pequena ajudinha da Boeing. 8-]

abs.
MB comprando aviões assim? :|

Putz. A MB mal consegue modernizar A-4 e C-1. E para completar não pode operar aeronaves assim.

Acho ... muuuito díficil!!

[]s
CB

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Jun 21, 2017 11:44 pm
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Segundo a Embraer, tem muita gente interessada nele. O mercado é grande e fluído. A prioridade agora é assegurar que além da FAB os parceiros de risco fechem suas compras em opção. Só isso nos daria cerca de 60 exemplares. Se acrescer vendas a mercados potencialmente exclusivos de americanos, russos e chineses, pode ser que os números sejam mais auspiciosos. Es
Talvez, e bota talvez nisso, a FAB, e quiçá a MB, façam aquisições posteriores as 28 iniciais. Isso também ajudaria muito.
Acho que passamos de 200 undes sim. Competência e qualidade o produto e a fabricante tem. E se contarmos com uma pequena ajudinha da Boeing. 8-]
abs.
MB comprando aviões assim? :|
Putz. A MB mal consegue modernizar A-4 e C-1. E para completar não pode operar aeronaves assim.
Acho ... muuuito díficil!!
[]s
CB
Esqueças C-1 e A-4. São águas passadas. O futuro da AN naval no curto e médio prazo é retomar a patrulha naval.
No médio prazo, a MB tende a adquirir aviões cargo como o KC-390, não nas quantidades da FAB, mas o suficiente para dar conta de suas demandas, que são um reclamo da aviação naval há anos. No mais, com alguma sorte pode ser que também venhamos a ter alguma versão especial SAR do mesmo avião.
Espaço, compromissos e responsabilidades legais internas e externas é o que não nos falta.
Se vai haver a continuidade da falta de meios para isso, o tempo irá dizer.

abs

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 12:13 am
por Carlos Lima
Essas responsabilidades estão por aí a séculos e até agora ninguém parece muito preocupado em resolver isso.

Prefiro não me iludir e enganar, mas cada um com a sua opção.

[]s
CB

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 1:48 am
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:Essas responsabilidades estão por aí a séculos e até agora ninguém parece muito preocupado em resolver isso.
Prefiro não me iludir e enganar, mas cada um com a sua opção.
[]s
CB
Dizem a roda da história gira e não para. Ontem pensávamos que tínhamos saído do buraco. Hoje, o que vemos é que estamos cavando o fundo do buraco. Amanhã que m sabe. Essas coisas são assim mesmo.
Economia, e menos ainda política, são ou foram ciências exatas.
No Brasil é fácil de manha acordar no céu, almoçar na terra e ir dormir no inferno. Tudo no mesmo dia. E ainda dá tempo de fazer um lanche ou tomar um café no purgatório. Não necessariamente nessa mesma ordem. Mas é nossa realidade.
O jeito é continuar a torcer pelo melhor. É o que há para fazer.
E também para que as novas gerações sejam melhores que nós conseguirmos ser ontem e hoje.
Coisas boas podem sair daí.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 2:11 am
por Carlos Lima
Muito bonito, mas pouco prático!

Tudo bem :)

[]s
CB

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 5:44 am
por Cassio
700 aeronaves é o mercado potencial total, do qual a meta é atender de 20 a 30%. Ou seja a previsão é de vender de 150 a 200 KC390.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 9:10 am
por Bolovo
http://www.youtube.com/watch?v=P9w2gJmJ5KQ

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 11:23 am
por cabeça de martelo
Bruxelas financia projeto da Embraer em Évora com 23,5 ME

A Comissão Europeia atribuiu uma verba de 23,5 milhões de euros do Fundo de Desenvolvimento Regional para o investimento na fábrica da construtora aeronáutica Embraer em Évora.

Imagem

A Comissão Europeia atribuiu uma verba de 23,5 milhões de euros do Fundo de Desenvolvimento Regional para o investimento na fábrica da construtora aeronáutica Embraer em Évora, foi divulgado esta terça-feira em Bruxelas.

A verba destina-se, segundo um comunicado, a financiar um projeto que promove “a coesão social e económica” com a criação de 200 postos de trabalho nos primeiros anos do seu desenvolvimento.

O comissário europeu para o Crescimento e Emprego, que se encontra em Portugal, salientou estar “encantado por ver, em primeira mão, os efeitos positivos dos investimentos que dinamizam os empregos e o crescimento onde estes são mais precisos”.

A verba, atribuída no âmbito da política de coesão da União Europeia, irá, segundo Bruxelas, aumentar a capacidade de inovação da Embraer Portugal, possibilitando a produção de componentes metálicas para os jatos da próxima geração da Embraer.

Há um ano, Paulo Marchioto, presidente da Embraer Portugal, tinha já anunciado os dois novos projetos de investimento nas fábricas de Évora, num valor global de 93,6 milhões de euros, com apoios comunitários, para equipar as unidades para a produção em série dos E2, a nova geração de aviões comerciais E-Jets da construtora.

http://observador.pt/2017/06/20/bruxela ... om-235-me/

Mais 23,5 milhões de euros para dar de mão beijada à Embraer...... acho que a UE já tem direito a 2 KC-390 só com os subsídios já atribuídos!

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 12:24 pm
por FCarvalho
Cassio escreveu:700 aeronaves é o mercado potencial total, do qual a meta é atender de 20 a 30%. Ou seja a previsão é de vender de 150 a 200 KC390.
Eu pelo que consigo acompanhar o programa aqui de longe, ao que se percebe é que esta barreira das 200 aeronaves tende a ser superada.
ganhar o contrato dos parceiros de risco seria o primeiro dever de casa. 60 undes ao todo, contando as da FAB.
Se vendermos na Europa, melhor ainda. Tem muita gente por lá olhando de perto a aeronave.
Oriente Médio e Asia também são mercados com grande potencial.
A Africa do Sul também pode entrar no rol dos clientes.
Temos muitas chances desta aeronave extrapolar as melhores expectativas comerciais da Embraer.
Vamos levar uns 10, pelo menos, para receber apenas 28 aviões. Se neste meio tempo as coisas mudarem por aqui, para melhor espero, pode ser que novas encomendas sejam feitas, assim como a MB com quase certeza irá adquirir alguma versão para si no longo prazo.
A flexibilidade do uso da célula dá ao KC-390 uma potencialidade que a própria LH explorou até o osso no caso do C-130.
Não vejo porque nos próximos 20 anos ser diferente com o nosso avião. Competência nós temos de sobra para isso.

edit: apenas a observar que as 700 undes citas são para a versão cargo militar do avião. certamente a Embraer irá desenvolver várias versões dele, assim como foi feito com o C-130, dos quais foram produzidos várias dezenas de exemplares; outro exemplo é o nosso C-105, que a Airbus já apresentou mais de 10 versões em diferentes aplicações na mesma célula. se isto for comparado ao potencial de adaptação e ao desempenho da célula do KC-390, e a seu feeling comercial, eu creio que vender mais de 200 undes não será exatamente um problema para a Embraer no longo prazo.

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 12:27 pm
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:Muito bonito, mas pouco prático!
Tudo bem :)
[]s
CB
É como as coisas são Carlos. Tudo tem um primeiro passo. Seja lá quando ele resolver ser dado por aqui. :wink:

abs.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 1:56 pm
por Penguin
FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: MB comprando aviões assim? :|
Putz. A MB mal consegue modernizar A-4 e C-1. E para completar não pode operar aeronaves assim.
Acho ... muuuito díficil!!
[]s
CB
Esqueças C-1 e A-4. São águas passadas. O futuro da AN naval no curto e médio prazo é retomar a patrulha naval.
No médio prazo, a MB tende a adquirir aviões cargo como o KC-390, não nas quantidades da FAB, mas o suficiente para dar conta de suas demandas, que são um reclamo da aviação naval há anos. No mais, com alguma sorte pode ser que também venhamos a ter alguma versão especial SAR do mesmo avião.
Espaço, compromissos e responsabilidades legais internas e externas é o que não nos falta.
Se vai haver a continuidade da falta de meios para isso, o tempo irá dizer.

abs
Tirando a US Navy, nenhuma outra marinha opera aeronaves do porte do C-130 para carga.
É muito mais barato MB e FAB se entenderem. Deve-se buscar maximizar recursos e melhorar a gestão e a coordenação e integração entre as forças. Fora desse caminho não tem salvação.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Jun 22, 2017 2:16 pm
por FCarvalho
Penguin escreveu:Tirando a US Navy, nenhuma outra marinha opera aeronaves do porte do C-130 para carga.É muito mais barato MB e FAB se entenderem. Deve-se buscar maximizar recursos e melhorar a gestão e a coordenação e integração entre as forças. Fora desse caminho não tem salvação.
Eu concordo consigo, mas há de se ver se a FAB teria toda essa disponibilidade. Um dos reclamos mais frequentes, e contundentes, das demais forças em relação a questão de transporte/apoio aéreo é que a FAB nunca deu conta integralmente das necessidades das demais forças, mal ou bem priorizando suas próprias necessidades. Tanto é assim que a Avex foi retomada a 3 décadas atrás e a aviação naval só não tem seus aviões de carga por causa de uma lei anacrônica defendida ferozmente pela mesma FAB durante décadas.

Mas eu não vejo problema na MB manter seus próprios KC-390. O que importa no final é ter um bom contrato de CLS para ambas as frotas e economizar onde deve e pode ser economizado, para que os aviões passem a maior parte do tempo fazendo o que foram comprados para fazer: voar.

Mas no caso disso não entrar em pauta, há de se ver se as 30 aeronaves que se supõe irão compor a frota da FAB serão suficientes para atender a todos, o que eu duvido, vide o caso da média da nossa disponibilidade de frota ao longo dos últimos anos. Mesmo quando a FAB operava 22 C-130 as reclamações das forças co-irmãs eram as mesmas de hoje. Óbvio que a FAB nunca conseguiu apresentar uma operacionalidade de 100% daquelas aeronaves, ou mesmo das demais de transporte, mesmo que quisesse, e no curto/médio prazo nada nos diz que com o KC-390 e o C-105 será diferente.

Eu não vejo qualquer óbice para que Avex e AN cheguem a operar o KC-390. Mas se não o fizerem, bem, a FAB então vai ter que rever os seus números de encomendas daquela aeronave, e de seus planos de custeio e investimento. Porque se não funcionou antes com os C-130, dificilmente irá funcionar com o KC-390 também.

Soluções meia boca já não são mais aceitas pelas demais forças. E a FAB é sabedora disso, e tem apoiado onde e como possível o alargamento do horizonte operacional da aviação de suas forças co-irmãs. Nada mais natural para um país onde tudo tende ao mal costume de ou chegar atrasado ou já fora de contexto da realidade atual.

Mas esse é o nosso Brasil... de ontem, de hoje e de sempre.

abs.