eligioep escreveu: ↑Qui Fev 20, 2020 2:57 pm
FCarvalho escreveu: ↑Qua Fev 12, 2020 5:56 pm
Por que a Agrale não tem até hoje um simples SUV?
Toda a família Marruá pode derivar tais veículos sem maiores problemas.
Mas pergunta se a empresa quer qualquer coisa que não seja o que já faz?
abs
Carvalho, você realmente acha que um SUV da Agrale, derivada dos Marruá, teria mercado?
Pelo menos, que fosse rentável? Por cem ou duzentas unidades/ano não vale à pena desenvolver um novo veículo.
Olá Eligío,
Depende do tipo de mercado/clientes a empresa se disponha a atingir. Se for para atender o que ela já atende com a série Marruá, realmente, melhor deixar quieto, mas há outras possibilidades.
As AM-200, li outro dia, o motorista tem que ter habilitação C, ou seja, na mesma categoria de uma Dogger RAM 2500. Quantas dessas pick up a gente vê por aí andando na rua todo dia?
A Fiat (via Dodger/Crysler) nem faz questão de vender muito tal é a especificidade do público que pode ou se interessa em comprar aquele veículo; e ela sequer tem concorrentes no país.Já RAM 1500 o pessoal anda falando até em retomar uma possível linha de produção por aqui.
Da mesma forma, hoje a AM-200 é praticamente um veículo especial/especializado 4x4 com um custo muito alto por tudo exatamente por essa especialização que ela oferece. Não cabe no bolso de quase ninguém, enquanto pessoa física, a não ser que o feliz proprietário seja dono de uma conta corrente sem problemas de limites no cartão e no cheque especial. Ou o comprador seja uma empresa. Sempre vejo rios de reclamações de pessoas que são fãs da Agrale e que gostariam muito de adquirir uma AM-200 ou mesmo os "jeep" da marca, mas o preço e custo simplesmente não permitem. E não é pouca gente.
Enfim, o que custaria à Agrale "civilizar" os seus produtos? Torná-los mais acessíveis a um público muito maior e que via de regra não tem as mesmas exigências de uma empresa ou de fãs do 4x4 radical?
Uma versão civil com carroceria fechada dos AM-2, AM-10 e AM-11 assim como as AM-200, e eventuais versões SUV destes, tem um público - e demanda - hoje bem maior e com capacidade financeira de suportar a compra e a manutenção deles. Isto está posto e é sempre reclamado a empresa por gente que gosta dos veículos que ela faz.
Uma AM-200 ou Marruá e SUV derivados com mecânica mais simples e de prateleira, e consequentemente com preço mais acessível, podem ter maior acesso a mercados antes não vistos como rentáveis.
Ademais, a onda de SUV no Brasil está despertando a atenção até de fabricantes que nunca pensaram em investir neste segmento, e hoje estão revendo suas visões. Pode ser a deixa para a Agrale sair do bioma em que está encrausulada até hoje.
Não estou falando de produzir centenas de veículos, mas milhares, que com um preço equiparável aos das atuais pick up vendidas no mercado pode sim encontrar um público ávido por novidades e por uma marca genuinamente brasileira.
O contrário disso é continuar esperando a próxima compra do EB que garanta mais um ano de sobrevida.
Mas por quanto tempo a Agrale acha que pode sobreviver as custas do conta gotas das ffaa's ou do exclusivismo do mercado off road?
ps: desde que foram lançadas no mercado, as AM-200 deveriam ter na região norte seu maior e melhor mercado. Mas me pergunta quantas vezes eu vi uma pick up dessas por aqui nos últimos 15 anos?
abs