JIPES

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

JIPES

#1 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 30, 2009 7:52 pm

Bom resolvi abri este tópíco pra tentarmos entender e conhecer melhor como os diversos exércitos pelo mundo afora, a partir do EB claro, mantém, operam, adquirem seus "jipes" e quais as atuais doutrinas que referenciam o padrão para estes veículos.

Gostaria de começar comentando o uso, ainda que pontual, dos indefectíveis Willys, que por muito tempo foram a ponta de lança do material motorizado de transporte do nosso EB.

Até onde sei, o contexto da utilização desse tipo material nasce na GM II, com aos alemães disponibilizando tipos diversos que eram utilizados nas faina de ligação, transporte utilitário, apoio aos PC's das OM's, e não raras vezes como "ambulâncias", tratores de reboques, e tantas quantas outras coisas nas quais pudessem carregar ou mover. Os americanos num certo sentido dão vasão industrial a esse conceito e desenvolvem tipos vários como os Willis, Dodge, etc que fornecem a coluna mestra do apoio motorizado das ações. Esses veiculos, que nasceram com uma missão pertinente, acabam durante o conflito, desenvolvendo diversas versões maiores e mais habilitadas a esforços focados onde quer que se apliquem. Mas não deixam de visualizar o objetivo principal que é a mobilidade.

No EB, se alguem puder contar essa história melhor que eu, por favor, os "JIPES" começam a chegar nas ações da FEB/1o Gav na Itália e posteriormente são trazidos para o Brasil depois da Guerra. Começa a nascer assim, uma nova doutrina no EB, a partir desses veiculos utilitários que demandando novas articulações à organização da força terrestre, fazem com que a mesma abandone os principios da guerra imóvel herdada da missão francesa e adote o modelo americano. Mas creio deve ter sido um grande choque para oficiais e praças da época a chegada de tanto material com os quais pouco estavam afeitos.

No Brasil os Willys formam a base de todas as om's. São utilizados tal como na segunda guerra e durante mais de quarenta anos mobiliam as forças operacionais. Mas a aposentadoria chega e nos anos oitenta a Engesa desenvolve a proposição de um substituto: o EE-12.

Apesar de moderno para a época, o modelo já deixa patente as enormes diferenças entre o que se pensa e produz no Brasil e o que é feito nos EUA, onde os primeiros Humvee começas a sair das linhas de produção, e chamando a atenção para um novo modelo de "JIPE" bastante diferente do que nós estávamos acostumados. Padrões e referências diferentes ou só a lógica das distâncias tecnológicas e operacionais?

Amanhã eu escrevo mais...




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
agostinho
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:58 am

Re: JIPES

#2 Mensagem por agostinho » Qui Jul 30, 2009 8:26 pm

hoje em dia jipe sao muito apertados hoje em dia querem carros possam levar um numero grnde de infantes tenham blindagem e sejam bem armados como um dingo alemao...

essa semana meu irmao veio mostrar ao sogro de meu tio um jipe que um amigo dele tava vendendo que jai foi do EB o jipe era apertado ai mostrou a cadeira do comoante do carro entao eu perguntei a ele se esse carro era so pra oficiais andarem por que era apertado so tinha essa cadeira e duas na frente que nao cabiam um anao la dentro e eu que sou alto e um pouqinho fora de forma...kkkk




one shote one kill

http://www.geocities.com/majesticno10/images/sniper.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60777
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

Re: JIPES

#3 Mensagem por Túlio » Qui Jul 30, 2009 9:44 pm

Isso de diferentes jipes, caminhões & quetales me lembram uma declaração do General Guderian, no pós guerra: "Se havia algo que eu realmente admirava no Exército Russo era que eles tinham apenas dois veículos principais: um tanque (o T-34) e um caminhão, com vários itens mecânicos intercambiáveis entre si e os usavam para tudo. Já nós tínhamos uma miríade de viaturas especializadas para cada coisa, e juntando isso a uma linha logística tão extensa..."




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: JIPES

#4 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 31, 2009 6:33 pm

Ate meados da decada de 70, os EUA ainda estavam amparados em termos de motorizaçao, nos velhos e bons Willys, tal era a quantidade e funcionalidade dos mesmos. Verdadeiros pau pra toda obra. No inicio dos anos 80, o exercito americano começou a identificar novas necessidades sobre o campo de batalha e nas quais os velhos jipes nao cabiam mais. Neste sentido a GM acabou por gerar a partir dos requisitos do US Army de um veiculo mais robusto, protegido e que utilizasse o mesmo chassis para varios serviços. Assim depois de uma concorrencia acirrada, o Humvee nasceu para um novo campo de batalha onde a capacidade de aproveitamento de varios modulos pudesse dispor ao novo veiculo a capacidade de se transformar em praticamente outro veiculo.

No Brasil o EB estava as voltas com a substituiçao do Willys e a Engesa disponibilizava naquele momento, o EE-12 que na realidade era o aproveitamento de tudo que a empresa tinha ganho em experiencia em ralaçao aos cascaveis e urutus. Mas com as limitaçoes tecnologicas da epoca, o jipe nacional, apesar de satisfazer as necessidades basicas do EB, nao consegui o mesmo sucesso dos demais produtos da Engesa, nao so por falta das verbas para o desenvolvimento dos prototipos, como o fato do propio EB nao comprar o projeto.

Neste interim, apesar de comprar algumas poucas unidades do EE-12, estes realmente nao vingaram no EB, que ainda veria os seus Willys trabalharem por mais 25 anos ate um novo substituto chegar na forma dos Land Rover. Mas ainda assim em quantidades limitadas as unidades ditas prioritarias em termos de equipamento, treinamento e verba. Mas e interessante notar que mesmo com o advento do Hummvee, o EB por questoes politicas e de visao, nao chegou a se interessar pela aquisiçao do mesmo, apesar de ter testado o modelo basico nos ultimos anos.

Ja no começo dos anos 2000, eis que a Agrale, repensando o antigo EE-12 apresenta ao mercado brasileiro o Marrua, veiculo descendente direto daquele jipe desenvolvido pela Engesa so que melhorado e adaptado aos requisitos do sec. XXI, mas ainda assim com caracteristicas fisicas que lembram a familia Willys. Apesar do modelo aos poucos estar ingressando nas fileiras do EB, o modelo pouco ou nada acrescentou de mudanças estruturais basicas em realçao aos seus antecessores. Na verdade ele aproveita linhas basicas e conceitos ja bastante trabalhados e dando uma nova roupagem a este aquele mito, encerra-se nas fileliras do EB seguindo a velha doutria verde oliva de operar material bom e barato...

Embora o conceiito do jipe tenha mudado bastante nos ultimos 30 anos, ainda existem pelo mundo modelos que hora ou sao uma evoluçao ou adaptaçao daqueles velhos guerreiros ou no mais constituiem-se em imitaçoes do Hummvee.

No Brasil o conceito Hummvee foi tentado por uma firma a alguns anos atras, mas como quase sempre, num pais que pouco ou nada investe em inovaçao tecnologica ficou pelo caminho...

no proximo post falamos mais dele e suas implicaçoes para o desenvovimento da industria de defesa e para o reequipemento das fa's.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: JIPES

#5 Mensagem por jauro » Sex Jul 31, 2009 9:41 pm

Jeep, pronúncia de "GP" General Purpouse ou Uso Geral.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2106
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 212 vezes

Re: JIPES

#6 Mensagem por gogogas » Sáb Ago 22, 2009 12:27 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Gogogas !
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2919
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 178 vezes

Re: JIPES

#7 Mensagem por saullo » Sex Jan 21, 2011 6:15 pm

Tópico direto do sarcófago.
Alguém dos colegas mais de dentro do EB pode informar qual é a dotação média teórica de jipes nas unidades do EB, tipo CiaInfLeve, CiaInfMot, CiaIB, Esq. CM, Esq. CB, Esq. CC, GA, Esq. Cmdo e demais ?

Abraços




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: JIPES

#8 Mensagem por gribel » Sex Jan 21, 2011 6:33 pm

Literalmente "ganhei" minha carteira num jipeenho do EB.
O teste foi no campo de instrução, pro cfc. Sentei na direção cheio de moral, ajeitei os capacetes, botei a primeira e arregacei com força o carro do comandante da companhia, que tava atrás, em comboio.
Não sabia que onde seria a primeira marcha, estava a ré.
Após uma eternidade de escala vermelha no segundo quarto do pabx, e ficar desgraçadamente desmoralizado como pessoal da garagem, a carteira chegou.
O Capitão Newton parava na minha : )




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: JIPES

#9 Mensagem por alex » Sex Jan 21, 2011 10:07 pm

Isso de diferentes jipes, caminhões & quetales me lembram uma declaração do General Guderian, no pós guerra: "Se havia algo que eu realmente admirava no Exército Russo era que eles tinham apenas dois veículos principais: um tanque (o T-34) e um caminhão, com vários itens mecânicos intercambiáveis entre si e os usavam para tudo. Já nós tínhamos uma miríade de viaturas especializadas para cada coisa, e juntando isso a uma linha logística tão extensa..."
Só vi isto hoje... :(
Bem os americanos enviaram milhares de caminhões e jipes para os russos então assim fica facil focalizar em dois veiculos, mas Guderian sabia que a Alemanha na época de Stalingrado fabricava 500 tanques por mes enquanto os russos faziam mais de 2.000 T-34(nesta epoca a ajuda americana era quase nada). Quando houve melhor treinamento, ou seja , os T-34 não iam de afoito contra os canhões de 88 mm os T-34 se tornaram superiores numericamente.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: JIPES

#10 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Jan 23, 2011 8:30 pm

gribel escreveu:Literalmente "ganhei" minha carteira num jipeenho do EB.
O teste foi no campo de instrução, pro cfc. Sentei na direção cheio de moral, ajeitei os capacetes, botei a primeira e arregacei com força o carro do comandante da companhia, que tava atrás, em comboio.
Não sabia que onde seria a primeira marcha, estava a ré.
Após uma eternidade de escala vermelha no segundo quarto do pabx, e ficar desgraçadamente desmoralizado como pessoal da garagem, a carteira chegou.
O Capitão Newton parava na minha : )

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Chorei com essa porra.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: JIPES

#11 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jan 24, 2011 3:04 am

jauro escreveu:Jeep, pronúncia de "GP" General Purpouse ou Uso Geral.
Essa é a história real.
Eu prefiro a história do Eugene the Jeep (do Popeye), um bichinho "pequeno, capaz de viajar entre as dimensões, e resolver problemas virtualmente impossíveis".




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8664
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: JIPES

#12 Mensagem por prp » Ter Abr 12, 2011 3:55 am

Alguem tem fotos do novo blindado da Imbrafiltro?
Ele vai sair com o chassi do marruá. :D Eu acho.
Aqui tem seu antecessor com chassi da landhover.
Imagem

aqui a notícia.

Grupo INBRAFILTRO Apresenta Blindado Gladiador
Além do Gladiador, empresa lança coletes à prova de balas e escudos de proteção balística com tecnologias inéditas na maior feira de defesa e segurança da América Latina
A A A
--------------------------------------------------------------------------------

O Grupo InbraFiltro participa da LAAD 2011, Latin America Aerospace and Defence, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que acontece de 12 a 15 de abril, no RioCentro, Rio de Janeiro.

Durante o evento, a empresa destaca o lançamento de capacetes à prova de balas para uso em CDC - Controle de Distúrbio Civil, escudos com blindagem Nível III, coletes Nível II-A para uso em cães de apoio, colete Camel Back e mala-executiva blindada.

Aproveitando sua expertise em segurança, o Grupo apresenta também o “Carro Escudo”, solução conceito de blindagem focada nas forças policiais e com tecnologias de ponta embarcadas.

Entre os produtos expostos na feira também estão o BLSR Gladiador – Blindado Leve Sobre Rodas, partes da blindagem utilizada em aviões modelo Super Tucano, estruturas de aeronaves, portas blindadas para cockpit de aeronaves de modelos em utilização comercial e diversas inovações em itens de proteção balística.

Gladiador – Blindado Multiuso de Alta Performance

O Grupo InbraFiltro apresenta no evento o blindado leve sobre rodas Gladiador, já em versão cabeça de série, em fase de comercialização. Destinado às múltiplas utilizações das forças armadas ou da segurança pública, civil ou militar de qualquer país, o Multiuso 4x4 Nível IV é uma alternativa eficaz e extremamente segura para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com agilidade.

Muito competitivo, o blindado, de tecnologia 100% brasileira, superou similares desenvolvidos na Alemanha, EUA, França, Rússia, entre outros, alcançando o melhor resultado em comparação com produtos semelhantes nos quesitos peso/performance, capacidade/blindagem e deslocamento/consumo, conseguindo pontuação muito superior à concorrência no índice específico de avaliação “Ação de Choque”.

Pesando aproximadamente sete toneladas, com capacidade para transportar até oito ocupantes incluindo o motorista, o modelo possui diversas aplicações em missões de reconhecimento, ataque ou defesa, conforme a necessidade das forças. Entre os equipamentos que podem ser acoplados, destacam-se vários armamentos e diversos lançadores de granada e fumaça.
Além disso, possui escudo defletor inferior para proteção contra minas terrestres, faróis protegidos, inexistência de parafusos e dobradiças nas faces externas da carroceria, sistema de arrefecimento do motor sob o capô, para-lama dianteiro e fechamento do para-lama traseiro em material não balístico, visando romper explosões de minas terrestres e evitar o tombamento do veículo.
“Nossa empresa está muito satisfeita com o resultado final desse importante e, sem dúvida, complexo projeto. O Gladiador exigiu de nossa equipe muita persistência e estudo, já que foi submetido, durante cinco anos, a séries completas de testes de engenharia para verificar a existência de vulnerabilidade antes de ser homologado pelo Exército Brasileiro”, comenta o presidente do Grupo InbraFiltro, Jairo Candido.

O valor da versão básica é de cerca de US$ 350 mil. Sendo indicado para qualquer tipo de solo, o BLSR alcança até 105 Km/h e é equipado com motor MWM de 185 cavalos.
Neste projeto, a integração da engenharia mecânica e chassi é Agrale.

Materiais de Proteção Individual

Com ampla atuação no mercado de materiais de proteção individual, o Grupo InbraFiltro apresenta no evento lançamentos em capacetes, escudos, coletes à prova de balas e acessórios blindados.
No segmento capacetes, destaque para o capacete antitumulto com proteção balística Nível I. O produto é desenvolvido com a mesma matéria prima dos capacetes e escudos Nível III-A, e resiste a disparos de armas de calibre 22” ao 38”.

Em coletes, a empresa oferece produtos de baixo peso e alta flexibilidade em todos os níveis de proteção, com tecidos em novas configurações, proporcionando maior conforto e absorção de suor. Visando maior segurança, são oferecidos também coletes com sistema de identificação via radiofrequência.

Outra novidade apresentada é o colete com sistema Camel Back. Exclusividade InbraFiltro, o produto, focado em ações militares, possui um dispositivo de ultrafiltragem que permite aos usuários filtrarem instantaneamente líquidos contaminados de qualquer tipo – desde água com dejetos até água salobra, deixando-as próprias para o consumo.

Ainda em materiais de proteção individual, destaque para a ‘mala-executiva blindada’. O material, com blindagem Nível III-A, quando aberto atinge aproximadamente 1,5m x 0,60m, transformando-se em um anteparo balístico portátil.

O Grupo InbraFiltro também apresenta no evento o ‘carro escudo’, solução-conceito que garante blindagem na parte dianteira e nas portas de viaturas, permitindo proteção e posicionamento frontal aos policiais durante ações de confronto. A empresa, além da blindagem específica, também efetua transformação dos veículos, que recebem, se necessário, instalação de sirenes, adesivagem, giroflex e implantação de sistema eletrônico interno e externo de gravação de imagem, com transferência de dados via 3G e tecnologia embarcada para leitura eletrônica de placas.

Blindagem de Aeronaves

Um dos principais destaques do Grupo destinado ao segmento aéreo é a blindagem parcial dos modelos Super Tucano fabricados pela Embraer. No estande os visitantes podem conferir parte do ship set de blindagem desenvolvido pela empresa recentemente, e que já equipa 25 aeronaves da Força Aérea Colombiana e mais de 20 em outros países.

Além de desenvolver partes específicas de aeronaves com blindagens destinadas às metralhadoras 0.50 AP-M2, a empresa também coloca em exposição alguns exemplos da aplicabilidade desta tecnologia, demonstrando a qualidade dos produtos desenvolvidos, fabricados e ofertados aos mercados nacional e internacional.

Os visitantes também podem conferir partes da proteção aplicada em helicópteros modelo AS-350, popularmente conhecidos como Esquilo. As aeronaves receberam reforço balístico contra disparos de fuzil no piso, encostos dos bancos e nas portas.

A porta blindada para cockpit, tecnologia vencedora de concorrência internacional aberta pela Embraer, também está em evidência durante o evento. O produto, que é referência no segmento aeroespacial, pode ser removido facilmente em situações emergenciais e, mesmo contendo proteção balística, é considerado bastante leve. Atualmente, o Grupo InbraFiltro já contabiliza quase 800 aeronaves brasileiras equipadas com esta porta.

Grupo InbraFiltro

O Grupo InbraFiltro, fundado em 1979, iniciou suas atividades como fornecedor de tecidos técnicos industriais e elementos filtrantes, mas logo passou a desenvolver novos produtos no segmento de blindagens automotivas. Hoje, emprega cerca de 550 funcionários e atua em diversas áreas através de suas sete unidades industriais instaladas em Mauá, na Grande São Paulo: InbraFiltro,

InbraBlindados, InbraTêxtil, InbraGlass, InbraAerospace, InbraDefesa e InbraLand.

Um dos principais conceitos oferecidos pelo Grupo é proteção através da fabricação de mais de 680 produtos para segurança no mercado. Além disso, presta serviços diferenciados e possui uma gama de produtos que vão desde tecidos técnicos filtrantes até blindagens de veículos civis, militares e aeronaves.

Empresa 100% brasileira, a Inbra conquistou os mais diversos certificados nacionais e internacionais, incluindo aNBR 15100. A aplicação correta destas normas e o constante treinamento de seus funcionários demonstram a preocupação em estabelecer uma relação harmoniosa entre a empresa e seus colaboradores, visando maior satisfação dos clientes e respeito ao meio ambiente.




Hader

Re: JIPES

#13 Mensagem por Hader » Ter Abr 12, 2011 7:07 am

Ele tem algumas soluções derivadas do Marruá, mas não é o mesmo "chassi". Seus componentes mecânicos estruturais são bem mais reforçados por conta do PBT bem maior, além de possuir caixas de mudança e transferência diferentes, sem falar dos eixos... Ou seja, um carro novo.

[]'s




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: JIPES

#14 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Abr 12, 2011 7:47 am

Realmente adoro essas campanhas publicitárias. O marketing dessas empresas é muito criativo:

"Muito competitivo, o blindado, de tecnologia 100% brasileira, superou similares desenvolvidos na Alemanha, EUA, França, Rússia, entre outros, alcançando o melhor resultado em comparação com produtos semelhantes nos quesitos peso/performance, capacidade/blindagem e deslocamento/consumo, conseguindo pontuação muito superior à concorrência no índice específico de avaliação “Ação de Choque”."

Veja que o protótipo ficou pronto há poucos dias, derivado do veículo que foi apresentado na LAAD anterior, que era só um mockup, e mesmo assim ele já “similares desenvolvidos” em outros países. Realmente ele é um fenômeno.

A verdade que esse veículo descende do antigo VBL, um projeto de um Land Rover 130 blindado, criado por alunos da FEI e incorporado a InbraFiltro para participar do antigo programa do EB para adquirir blindados 4x4. Acontece que o veículo em si, como se tratava de um projeto acadêmico, apresentava muitas falhas e obviamente não conseguiu passa nos rigorosos teste do EB. Agora ele ressurge com novo nome e reprojetado pela empresa MV2 Engenharia Ltda. Vamos ver no que vai dar.

E para quem já quer ver o protótipo antes da LAAD:
Imagem
Imagem


Aproveitando: alguém poderia me explicar o que seria “Ação de Choque” ???

Abraços,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Ter Abr 12, 2011 8:01 am, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: JIPES

#15 Mensagem por jumentodonordeste » Ter Abr 12, 2011 7:53 am

Finalmente um bom nome.


GLADIADOR.




Responder