Jose Matos escreveu:Olá
Um esclarecimento sobre as células de combustível no U212 e no U214.
O U212 alemão tem 9 células de combustível gerando cada uma 34 kw de potência, o que dá 304 kw no máximo. Isto na primeira versão (U31), porque nos restantes (U32, U33, U34) foram colocadas mais duas células da Siemens de 120 kw cada, o que dá uma potência máxima de 544 kw.
Ora foi isto que também aconteceu no U214, ou seja, possui as 9 que o U212 (U1) tinha e tem mais duas de 120 kw, o que dá a mesma potência máxima de 544 kw. Portanto, em termos de potência as versões mais recentes do U212 tem a mesma potência que o U214.
Quanto aos italianos a informação que tenho aponta só para as 9 células de 34 kw cada. Mas suponho que isso será melhorado nas últimas versões deste submarino.
Um abraço
Zé
Agora vou querer as fontes,
Todos os lugares que li dizem que os 214 possuem 02 células de 120KW, somente, estas duas. Tem até um texto dizendo que os Coreanos, estavam querendo um potência igual aos U-212 ou seja, os 304 KW.
Mas nunca li nada em nenhum lugar sobre 544 Kw, mesmo porque os primeiros 214 estão sendo completados agora. E desde o ínicio não usavam as células feitas para os Tipo 212.
No sítio Naval Technology estas informações estão presentes, existem pelo menos alguns outros lugares dando certeza dos 240KW de potência máxima para os 214, com 02 PEM´s. Se você está dizendo que foram acrescentadas 02 PEN novas, a potência seria 240 x 2 = 480 Kw, e não 544 Kw.
Mesmo porque aumentar o número de PEM´s sem aumentar os reagentes a bordo vai resultar em autonomia menor. Mas agora fiquei curioso para saber sobre estas células novas nos Tipo 212 e 214.
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