Tripeiro escreveu:Jose Matos escreveu:Olá a todos
Quanto à ideia da Espanha ser o inimigo de Portugal, isso é uma ideia ultrapassada e que infelizmente existiu em Portugal no meio militar durante muito tempo, pois os nossos militares depois do fim da guerra de África, tinham que arranjar um inimigo para justificar a existência de forças armadas.
Zé
Uma invasão espanhola nos dias de hoje parece realmente uma coisa muito improvável. As ambições de Espanha sobre Portugal no entanto continuam bem vivas. A própria "Espanha", segundo muitos Espanhóis está incompleta sem Portugal. Muitos olham para Portugal como uma província renegada. Eu vivi em Madrid um ano, não tenho nenhum complexo contra os nuestros hermanos (tenho grandes amigos de todos os cantos de Espanha). A verdade é que enquanto Portugal existir como independente é a própria união de Espanha que está em causa. Na realidade já conheci estrangeiros (não Ibéricos) que me diziam, mesmo depois de conhecer Portugal e Espanha, que não compreendiam o porquê de existir esta parcela da Península Ibérica independente. Espanha e Portugal não são países inimigos, é a nossa própria semelhança que coloca em causa a independência de Portugal (e não vamos ser hipócritas, um Português do norte, por exemplo, é muito mais próximo de um Galego que de um Algarvio ou Alentejano). Não defendo nenhuma corrida armamentista com Espanha (que nunca poderiamos vencer), mas um pouco de precaução, tendo em conta a nossa história, seria bom senso, não paranóia.
Eh mais facil a Espanha se desmembrar do a ideia de incorporar Portugal prosperar.
Alem disso no contxto da UE isso seria impossivel.