Rui Elias escreveu:P-44:
Eu não possuo informações priveligiadas, já que não me aceitaram o curriculum para ingressar nos quadros da CIA , mas sempre li, e ouvi que a intenção de Espanha era ter 6 unidades F-100 da classe Alvaro de Bazán.
Os períodos de adjudicação é que estavam dependentes das finanças disponíveis.
Depois desta listagem que o colega Nestor aqui colocou, diga-me se não há um evidente desiquilíbrio estratégico perigoso entre os dois vizinhos peninsulares.
Caríssimo Amigo Rui,
Como já disse, faço minhas as palavras que o nosso Amigo Raul Neto escreveu no tópico dos NPOs.
-Se comparativamente ao orçamento de Estado, Portugal gasta mais do que Espanha com a Defesa (em proporção)e depois é o que sabe, os Espanhois não têm culpa disso.
-Se existisse menos gente a meter ao bolso nas FAs, talvez não existissem tt "despesas correntes" (cof*cof*) e se pudesse investir em meios razoáveis e necessários (p.ex refiro uma noticia, que nem tem a ver directamente com as FAs mas espelha bem a diferença de "comportamentos": isto foi noticiado acho que por ocasião dos incêndios de verão do ano passado-muito maus por sinal-. Enquanto a Espanha aproveitou fundos comunitários pra comprar 40 Canadairs pra combate a incêndios, Portugal "gastou " dinheiro destinado a esse fim sabe-se lá onde (eu não fui, pois cada ano que passa vivo pior!), e qd os incêndios de tornaram de uma proporção alarmante, tiveram de vir aviões de ESPANHA, FRANÇA , ITALIA E MARROCOS (!!!!!!, sim, Marrocos, os "mouros") ajudar!
-É como já disse, se os nossos grandes chefes das FAs, tirassem as palas dos olhos e deixassem de uma vez pra sempre o PAPÃO de ESPANHA em paz, só tinhamos a ganhar...talvez tivessemos conseguido 2 ou 3 fragatas semelhantes ás F-310 norueguesas...
Mas não..."baixamos as calças" a toda a gente, mas a Espanha, ó da guarda!!!!!!
---portanto se eles se equipam como deve ser e nós não temos nada...ele não têm culpa disso, e quem somos nós pra lhes dizer-mos o que devem ou não comprar para as suas FAs??? Se fosse ao contrário (os Espanhois a ditarem-nos os nossos equipamentos, caía logo o carmo e a trindade...)